Melhorando o som

Olá. Minha igreja estava com um problema sério no som, então com ajuda do SAV fOi indicado uma mesa da behringuer XR12 e duas caixas da rcf art 310a. Então comprei a mesa já vi melhoras mais as caixas eram bem ruins e estava juntando dinheiro para comprar as caixas rcf só que em um belo dia as caixas pararam de vez e como as rcf só tem em manaus, e demorava a chegar, comprei duns caixa da staner sr315 e coloquei elas fixadas no teto de frente para o público.

Aí vai a minha dúvida do que preciso a mais para ter um som de qualidade?

A minha igreja tem 170m2
Temos cerca de 100 pessoas
Acústica não muito boa
Nosso estilo musical é variado

Nossos equipamentos são
1 mesa behringuer XR12
2 caixas ativas staner sr315
1 potência de 8000
1 retorno passivo da staner (velho)

Instrumentos são
1 violão
1 controlador (teclado )
1 baixo passivo
1 guitarra
1 bateria não micrifonada
2 microfone com fio da akg um d3 outro d5
1 microfone sem fio duplo da tsi
 
Bom dia @Rosivan silva, para o melhor aproveitamento de seu som, é posicionamento (pelas fotos parece estar bem posicionadas), equalização do ambiente utilizando o RTA da sua XR12, feito isso já vai melhorar muito seu som, o que pode atrapalhar muito são os retornos, quais e como estão posicionados? Outra coisa que atrapalha é essa bateria acústica, se for possível troque por uma eletrônica, se não for, vai ter que fazer um tratamento acústico para a bateria, colocando um aquário de acrílico apropriado para bateria.
 
Exemplo de aquário para tratamento acústico de bateria.
https://***********.net/wp-content/uploads/2017/07/acrilico-de-vidro.png
 
29492.jpg
 
Bom dia @Rosivan silva, para o melhor aproveitamento de seu som, é posicionamento (pelas fotos parece estar bem posicionadas), equalização do ambiente utilizando o RTA da sua XR12, feito isso já vai melhorar muito seu som, o que pode atrapalhar muito são os retornos, quais e como estão posicionados? Outra coisa que atrapalha é essa bateria acústica, se for possível troque por uma eletrônica, se não for, vai ter que fazer um tratamento acústico para a bateria, colocando um aquário de acrílico apropriado para bateria.

Só tenho um retorno que está em cima do altar posicionado para o púlpito.

@Lucas Sonora há necessidade de microfonar a bateria nesse Modelo de aquário?
Qual a necessidade de colocar um sub?
E há necessidade de colocar cubo para o baixo e guitarra?
 
@Rosivan silva sim, no "jeito certo" o correto é microfonar, colocar pelo menos 1 sub, mas é muito relativo, tudo depende do recurso disponível e avaliação do local, mas dizendo na teoria, o certo é microfonar a bateria.
Cubo de guitarra e baixo pode colocar desde que o controle de volumes dos dois cubos não atrapalhe a equalização no som da igreja, o que acho muito difícil, ter este controle em igrejas, desta forma microfonaria também os dois cubos ou ligaria em linha. (os cubos serviria apenas de retorno para o guitarrista e baixista)
Voltando no assunto do Sub, com certeza te aconselho a colocar pelo menos um de 12'', para fazer o complemento das frequências da equalização no RTA.
 
@Rosivan silva tudo bem?

Antes de tudo, você já tem os cubos? Pois se ainda não tiver, seria mais recomendável usar retornos com fones de ouvido, os custos a principio seriam mais baixos e eliminaria, na minha opinião, a chance de problemas com volume.

Abraço!

Concordo com isso. fica meio que um contra senso diminuir o som da bateria pra secar o púlpito e colocar cubos para baixo e guitarra. Minha única observação é que se a guitarra não usar pedaleira talvez seja mesmo necessário um cubo por causa do timbre. Fora isso retornos por fone para os músicos e uma ou duas caixas de retorno para o vocal/pregador.
 
@Thiago Barbosa minha mesa só tem dois saída aux. Como faria para que pudesse colocar o volume de cada músico e cada vocalistas individual
Não tem como. Pra isso é necessário uma mesa de som grande, com 16 auxílios. Mas mesmo assim é uma escolha melhor. veja um Di com simulação de cubo pro baixo. Não compre cubos.
Quanto à bateria a melhor solução é uma eletrônica. Hoje você encontra bons modelos com sensação de pele real, por preços acessíveis, bem mais acessíveis do que um aquário e microfones e uma mesa de som pra bateria.
 
@Ronaldo1 e @Rosivan silva existe a opção do Powerplay Ha6000 para 6 fones. Ele tem a opção de usar uma MIX (tem duas entradas) e ainda ajustar o volume individual do auxiliar de cada canal, de forma bem parecida com o Power click.

Faz tempo que usei um desses, mas pelo que lembro pode funcionar.

E Direct box com simulação de cubo ajuda muito.

Abraço!
 
Valeu vou tentar seguir as dicas depois digo se ficou bom. Pois tenho certeza que ficará. Já que as dicas anteriores me levaram a melhorar o som bastante. Com a aquisição da mesa e das caixas
 
Primeiramente, o mais urgente. Como essas caixas estão penduradas? O correto é pendurá-las com cabos de aço, pela foto que vi, parece um barbante ou nylon. Segurança em primeiro lugar.

A melhor forma pro som ficar o melhor possível é você ter o melhor operador de som possível. Simples. Vc pode ter o melhor equipamento do mundo e não saber operar não vale de nada!!!

Se você tiver condições de fazer um curso por aí, ótimo. Conversando com a liderança, talvez eles possam bancar. Além disso, leia todos os artigos e documentos pra download aqui no fórum. Na internet, especialmente aqui, existe bastante material didático. Existem livros bons tb como por exemplo Manual Prático de Acústica.

Procure estudar sobre padrão de captação dos microfones, estrutura de ganhos...

Sobre sua igreja, acho extremamente perigoso se indicar o isolamento de um instrumento acústico sem antes saber se isso é um problema que precise ser resolvido. Conheço igrejas que tem 300 membros e a bateria acústica é um espinho na carne do operador em questão de volume. Como tb conheço igrejas com 70 membros que a bateria atua no volume ideal. A diferença em geral é a acústica do ambiente e o baterista(baterista inexperiente adora descer a mão sem nenhum cuidado). O isolamento da bateria é consideravelmente caro e complexo. Com o valor de tudo necessário pro isolamento vc compra uma bateria nova. As vezes resolvemos os problemas da bateria com uma conversa calma com o baterista, talvez com baquetas mais apropriadas...

Respondendo a sua pergunta, a qualidade do seu som vai ser baseada no elo mais fraco. Pode ter ótimas caixas, mas se seus microfones tiverem som de carro do ovo... Suas caixas maravilhosas reproduzirão o som do carro do ovo. Desde a captação até a reprodução seu som deve ser o melhor possível. Invista em bons microfones. Não economize em cabos, afinal, eles tem uma pequena fatia no orçamento e uma ENORME fatia em problemas causados por eles. Sabe aquele conector chinês? Jogue fora antes que a ponta do plug fique presa dentro de sua mesa. Estude sobre processamento de sinais(compressores, gates). Estude sobre alinhamento de sistemas.


Se seu som for bem captado(bons microfones corretamente posicionados), bem processado(compressão ideal, gate, equalização) e bem projetado(caixas bem posicionadas e devidamente alinhadas), seu som será o melhor possível.
 
Back
Topo