Problemas c\ Divisor de Frequência

Cassiano

New Member
De repente uma das caixas de PA, começa a de vez em quando sumir o som do drive, e abrimos a caixa e testando a mesma coloando musica e deixando so o drive tocando descobrimos que os resistores estão com algum problema de mal contato ou coisa do tipo, refiz a solda e nada, a placa é original da Laney. Pergunta: valeria a pena colocar um crossover ativo de 2 vias estereo, presumindo que teria maior controle de processamento além de ter que comprar outro amplificador para os drives ou trocar todos os resistores do divisor da caixa???

Se for para comprar um Crossover ativo de duas vias estereo qual me recomendariam?
E o amplificador de 70 w em 8 ohm?

Obrigado

Cassiano Ricardo
 
Cassiano,

não seria mais fácil tentar consertar o divisor? Em geral é problema na solda, só isso. E trocar resistores é algo fácil, além de serem encontrados em qualquer loja.

Um abraço,

Fernando
 
é isso que vou tentar fazer, mas gostaria de saber se eu teria um resultado significativo com relação a qualidade sonora do meu sistema se eu trocasse o divisor passivo por um ativo?

Ou há diferença é insignificativa? Por que vou tentar conserta a placa, mas de repente posso planeja para o futuro um crossover ativo, minhas caixas são duas vias: falante de 15 e drive titanio

Abração

Cassiano
 
Cassiano,

você pode dar uma olhada aqui:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=1037">http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=1037</a><!-- m -->

Você verá que a grande vantagem do sistema ativo é ser adptável a qualquer tipo de falante. Isso é extremamente útil em locadoras e/ou sistemas de grande porte, que estão sempre trocando de marcas de falantes e/ou de caixas.

Entretanto... considere que você não vai ficar trocando de falantes, vai usar sempre os mesmos. E a Laney (lembrando que é marca de 1a. linha), já aplicou no divisor a melhor regulagem possível para este conjunto de falantes.

Pense comigo: se divisor de frequência passivo fosse ruim, então porque algumas das melhores caixas do mundo usam divisores passivos?

Acho que você corre um grande risco de, ao usar um crossover ativo, usar a mesmíssima configuração que o seu divisor de frequências atuais, obtendo a mesma sonoridade que a atual.

Entretanto, outra vantagem é que você poderá mudar a sonoridade da caixa para o seu gosto pessoal, alterando a sua resposta de frequência. Mas isto um equalizador resolve também.

Um abraço,

Fernando
 
Beleza Bersan.

é acho que não seria realmente muita vantagem fazer um investimento em um amplificador e crossover ativo, vou tentar concerta a placa de divisor e vou aproveitar fazer a revisão nas duas caixas . Valeu mesmo

Abração

Cassiano Ricardo
 
Isso mesmo!

Para quem fica sempre com as mesmas caixas e falantes, não compensa um crossover ativo. É muito dinheiro no próprio aparelho e em mais amplificadores.

Por outro lado, para locadoras, que costumam ter diversos tipos e modelos de caixas (além de em grande quantidade), um único crossover ativo compensa mais que comprar um monte de divisores de frequência, um para cada caixa.

É tudo questão de custo/benefício.

Um abraço,

Fernando
 
boa tarde, sei que é um tópico antigo, tenho 2 caixas ativas Donner Clarity 200A , e percebi que uma parou de sair som, abri e vi que o resistor (atenuador) do crossover estava queimado, a trilha estourada, fiz a troca do mesmo, porém mesmo assim não sai som, o problema está no crossover?
ou será que queimou o falante e driver?
 
Pode ter queimado seu driver. Teste ele com uma bateria 9v. É só encostar os dois fios do driver um em cada polo da bateria. Se nao fizer barulho, queimou msm.
 
Back
Topo