Que tipo de Caixas comprar para uma Igreja de forro baixo e estreita?

Odilson Cristo

New Member
Bom dia, boa tarde e boa noite meus amigos!
É o meu primeiro post nesse fórum que tem sido de muita valia para o meu aprendizado já há alguns anos.

Sou responsável pela parte de áudio e vídeo da minha Igreja e estamos pensando em fazer um Upgrade no sistema de som da mesma, porém não quero errar no que sugerir ao Pastor para comprar, bem como quero poder propor algo que mesmo que seja concluído a médio prazo, já possa desde agora começar com aquisições das coisas que futuramente irão compor todo um sistema "ideal" para nosso ambiente.
A nossa igreja tem as seguintes medidas
Comprimento Total: 25,15 m (Salão + Altar) | Largura Total: 5m | Altura Total: O Forro da Igreja (PVC) tem diferentes níveis (Conforme Desenho de Corte Lateral): 1. Na área do Altar a altura é de: 2,73m 2. Na primeira parte do Salão é de: 2,90m 3. Na segunda parte do Salão é de: 2,55m | Comprimento do Altar: 3,37m | Largura do Altar: 5m | Altura do Altar em relação ao chão: 0,47m | Distância do Altar até o primeiro ouvinte: 3,0m | Distância do Altar até o último ouvinte: 21,80m
plantabaixa_superior-jpg

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/plantabaixa_superior-jpg
vistalateral-jpg

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/vistalateral-jpg


Minhas dúvidas são:
1. Que tipo de caixas seriam "ideais" para esta estrutura física? (Um vendedor me disse que Coaxiais seriam a melhor opção para o ambiente) levando em consideração o seguinte:
- Costumamos usar 2 vozes, 1 violão, 1 baixo, 1 teclado, 1 bateria eletrônica e 1 guitarra.
- Caixas de "padrão normal" horizontais não teriam como ser penduradas pois o teto é baixo;
- O forro é PVC;
- O piso todo é de lajota.
2. Colocar 1 única caixa do tipo Line no teto/centro na frente do altar + um sub no chão + 1 outra caixa uns 10m a frente no salão (com delay) seria uma opção?

Obs.:
O TEMOS DE SONORIZAÇÃO ATUALMENTE:

1. Caixa de som Ativa Oneal – Opb 620
2. Caixa de som Passiva Oneal – Opb 620
3. Mesa X2442USB Behringer
4. Equalizador Oneal – Oge 1020
5. PowerPlay HA4700 (Usado para monitoração por Fones para os Instrumentistas)
6. Compressor MDX2200 (Usados via Insert para os microfones principais)
7. Bateria Eletrônica Xpro-Ed100
8. Teclado Yamaha PSR-550
9. Violão Yamaha FX 370C
10. Microfones sem fio Vokal-VLR 502 (Para Pregador e Ministrante do Louvor)
11. 2 Microfones com fio – Genéricos (Para Backvocals)
12. Medusa e multicabo para 12 canais de 15m
 

Attachments

  • 20190122_184921.jpg
    20190122_184921.jpg
    1.9 MB · Visitas: 20
  • 20190122_184933.jpg
    20190122_184933.jpg
    1.9 MB · Visitas: 19
  • 20190122_184949.jpg
    20190122_184949.jpg
    1.6 MB · Visitas: 17
  • 20190122_184955.jpg
    20190122_184955.jpg
    1.7 MB · Visitas: 18
Bom Dia Odilson,
Aki vai um post meio extenso; mais até por não termos como te visitar pra juntos TENTARMOS algo que seja satisfatório pro templo. Os templos dificilmente são planejados para os operadores de áudio facilitando acústica !

Irmão, no mercado existem diversas caixas de som, e dependendo do que vc precise/queira/seja exigido poderá até ter que criar ou fazer uma. EM ÁUDIO NÃO HÁ RECEITA DE BOLO como muita gente acha.

Vendo sua planta baixa creio que vc terá dificuldade em acertar as coisas ai, mas vou orar a Deus pra que a área verde em torno da planta baixa se torne todo templo de vcs num piso elevado ! Amém irmão... ??

Vamos lá...

1. O primeiro local em que me ouviram para instalar eqp de som foi em um teatro de quartel sem nenhum tratamento acústico e com teto de PVC com uns 9m de lateral e uns 17 de fundo, um pé de quase 4. Haviam poltronas e carpetes e mais nada para servir como qq tipo de trato acústico, várias caixas foram tentadas até eu ser zoado ao falar pra por falantes no teto cobrindo áreas específicas usando o corpo do pessoal como barreira pra diminuir a reverberação... tentaram mais dois cjts acústicos até usar falantes coaxiais de carro no teto e ficou lá por anos até a Selenium sair com esses cjts pra rebaixamento... PODE TENTAR ELES. Lembrando que eles são de cobertura de área não funcionam como caixas convencionais, vc terá de por alguns ai com reforço de grave.

2. Igreja Batista com pé direito imenso e cúpula de vidro no teto, além de ser estreita em relação a altura; o Pastor já tinha gastado tanto que se stressou com o rapaz da Disconildo que EMPURROU nele o sistema Meteoro vertical dizendo que cobriria o templo. Como ele não queria gastar e devolveu o Sistema, disse pra ele que o prob eram as paredes e piso muito vivos e que o melhor seriam as caixas existentes serem penduradas no teto (como os sistemas array de hj) voltadas pras colunas de banco no centro dessas colunas... dei idéia de correntes, ele fez dois braços, colocou-as mais alto que estavam, e inclinou-as pro público. Fez teste com as duas, depois mandou fazer outros 4 braços pras caixas restantes. ficou lá por anos e não gatou uma fortuna.

3. Reinstalei esse Sistema Meteoro em outra Igreja afastando ele das especificações técnicas pra cobrir área de sombra... o cara encorpou graves e supriu todo templo, depois o próprio operador inclinou ele pra cima e o tiro chegou na galeria... vai entender ???

4. Transportei todo áudio de um templo para outro com 1/3 de seu tamanho, o Pastor disse que queria tudo instalado mas que eu o deixasse gostoso como havia feito no outro templo... lá com carpete, vários móveis e paredes tratadas, nesse.... chão de cimento pois saíra do aluguel pro próprio... Glória... problema pra nós !!!

5. Estive noutra Batista que disseram que o som era muito forte e agredia o ouvido... irmão duas caixas passivas do tempo do ronca na cara do povo conservador, sabe o que é isso, tu não vai acreditar no tamanho do templo... bem, pedi um Eq... pedi pra colocarem as caixas mais alta, distante do público virei um pouco elas pra cobrir o templo e equalizei o som... pararam as reclamações.

Pois bem Odilon, lendo isso vc já deve estar imaginando o que fazer... te pergunto: ja tentou fazer o que vc disse ser ruim ??? Pô-las horizontalmente ??

. Colocar 1 única caixa do tipo Line no teto/centro na frente do altar + um sub no chão + 1 outra caixa uns 10m a frente no salão (com delay) seria uma opção?

Vai ser top... mas pode ser muito se a galera não tolerar barulho.... essas caixas são muito show vai ser sonzeira !!!

Irmão, antes de gastar TESTE, pois depois que chega o eqp vc pode ter dor de cabeça pra trocar/devolver. Em áudio tudo influencia !!! TESTE !!

Abc

Deus abençoe
 
Olá @Odilson Cristo , Melhor opção seria uma caixa convencional em cluster central. Atenderia a igreja toda tranquilamente. Qual a verba disponivel pra investir? Caixas tipo line são feitas para serem acopladas em no mínimo quatro pra produzir o efeito desejado.
@Elieserfilho, caixas convencionais na horizontal não me entregaram uma experiencia satisfatoria. A posição dos drives influencia muito. Se for Rcf da certo.
 
Back
Topo