Processador para caixa ativa e passiva

bones

New Member
A paz! Sou novo aqui no SAV já andei lendo vários tópicos aqui e estou gostando muito das dicas.

Eu estou pra comprar um processador digital e empaquei quando li num tópico que tem o dbx 260 que é para sistema passivo e o dbx pa+ que é para ativo. Só que meu sistema tenho caixas de pa e subs passivos e caixas de reforço ativos. Como eu faço? Isso é pra todas as marcas ou só a dbx? e qual vocês recomendam no caso?.

Desde já agradeço a colaboração de todos que me ajudarem.

Deus o abençoe!!!
 
Bones, primeiramente seja bem vindo!

Quanto a sua informação quanto ao uso dos processadores mencionados ela está bem equivocada, se leu isso aqui no fórum nos passe a fonte que vamos corrigir para não haver erros futuros.....

Ambos modelos podem ser utilizados tanto em sistemas passivos quanto ativos. O DBX260 tem 2in/6outs que podem ser roteados de acordo com a necessidade, praticamente o mesmo que o DBX PA+ -2in/6 outs - porém com menos recursos.
 
tonreb disse:
Bones, primeiramente seja bem vindo!

Quanto a sua informação quanto ao uso dos processadores mencionados ela está bem equivocada, se leu isso aqui no fórum nos passe a fonte que vamos corrigir para não haver erros futuros.....

Ambos modelos podem ser utilizados tanto em sistemas passivos quanto ativos. O DBX260 tem 2in/6outs que podem ser roteados de acordo com a necessidade, praticamente o mesmo que o DBX PA+ -2in/6 outs - porém com menos recursos.

Tonreb, Obrigado

Então eu vou procurar certinho porque eu lembro de uma resposta que indicava o dbx 260 sistema passivo e o dbx driverack pa + para sistemas ativos.


Então mas sobre a minha duvida é se no mesmo aparelho por exemplo eu posso pegar uma saída para sistema ativo e outra saída para sistema passivo. Estou adquirindo o dbx driverack 260.
 
Sem problema algum, do 260 vc encaminha uma saída para a entrada da potencia e outra saída para a entrada da caixa ativa.

Faça os cortes e demais ajustes de acordo com o necessário. Para isso não existe receita de bolo.....
 
Muito obrigado, Tonreb

Sanou minhas duvidas.

Já comprei. agora só esperar chegar para ver como ficará o som.

Abraço.
 
Bones, primeiramente seja bem vindo!

Quanto a sua informação quanto ao uso dos processadores mencionados ela está bem equivocada, se leu isso aqui no fórum nos passe a fonte que vamos corrigir para não haver erros futuros.....

Ambos modelos podem ser utilizados tanto em sistemas passivos quanto ativos. O DBX260 tem 2in/6outs que podem ser roteados de acordo com a necessidade, praticamente o mesmo que o DBX PA+ -2in/6 outs - porém com menos recursos.

Prezado
Alguma chance de ressuscitar o tópico. Tenho uma dúvida...
 
Bones, primeiramente seja bem vindo!

Quanto a sua informação quanto ao uso dos processadores mencionados ela está bem equivocada, se leu isso aqui no fórum nos passe a fonte que vamos corrigir para não haver erros futuros.....

Ambos modelos podem ser utilizados tanto em sistemas passivos quanto ativos. O DBX260 tem 2in/6outs que podem ser roteados de acordo com a necessidade, praticamente o mesmo que o DBX PA+ -2in/6 outs - porém com menos recursos.

Prezado
Alguma chance de ressuscitar o tópico. Tenho uma dúvida...
 
Qual a duvida?

Caro Ronaldo
Tu de novo... obrigado mais uma vez.
Penso adquirir o dbx pa 2. Apesar dos inúmeros recursos que possui esse processador, estou particularmente curioso em relação ao AutoEq, utilizando um microfone RTA. Vou perceber alguma melhora na sala, considerando que tenho apenas um amplificador e 4 caixas passivas (cada uma com woofer, médio e tweeter), e sem divisão de frequência? (ou seja, caixas passivas comuns)
 
Não sei se você já percebeu mas particularmente detesto equalizadores gráficos, eles por muitas vezes pioram o som. O ideal é ter boas caixas, bem projetadas, ativas, ou passivas com amplificação corretas, e uma boa mesa. Só a partir daí partiria para periféricos.
Mas se tu tem 4 caixas, é usa linha de delay, faz se necessário o uso de processador, ou mesa digital com muitas saídas. Recomendo que use equalizador paramétrico, e esqueça o gráfico e auto eq.
 
Não sei se você já percebeu mas particularmente detesto equalizadores gráficos, eles por muitas vezes pioram o som. O ideal é ter boas caixas, bem projetadas, ativas, ou passivas com amplificação corretas, e uma boa mesa. Só a partir daí partiria para periféricos.
Mas se tu tem 4 caixas, é usa linha de delay, faz se necessário o uso de processador, ou mesa digital com muitas saídas. Recomendo que use equalizador paramétrico, e esqueça o gráfico e auto eq.

kkkk... sim, te acompanho e já vi tuas restrições ao equalizador. Minha intenção é justamente trocar o equalizador pelo processador. Deixa ver se entendi. Eu pensei que para ter utilidade, o set precisaria obrigatoriamente ter mais de um amplificador com caixas diferentes (uma p grave, outra p médio, etc). Então não precisa? É isso?
 
Olá @MPB2016;

Sabemos que vc tem 4 caixas passivas mas como elas são usadas? 1 par é usado para delay? 1 par é usado para retorno? É importante informar. Creio que o que o @Ronaldo1 quis ressaltar é que deveríamos priorizar caixas equilibradas e a partir de seu desempenho definirmos a necessidade ou não de periféricos e não economizar com caixas de desempenho inferior contando que equalizadores resolveriam os problemas que podem vir a causar. Na igreja a qual pertenci anteriormente tinha uma Mackie 32.4 e caixas EletroVoice ELX115. No meio do caminho tinha um equalizador FBQ 6400 da Beh. Um dia, por uma intervenção divina, as caixas começaram a apresentar ruídos de forma intermitente, verifiquei todo o sistema e constatei que uma das saídas do equalizador estava dando choque e que era justamente aquela caixa que apresentava o ruído. Refiz toda a ligação retirando o equalizador do sistema e... não só o ruído sumiu como o timbre das caixas ficou sensivelmente melhor, principalmente nos graves. Curioso testei o canal do equalizador que estava bom deixando tudo flat e ainda assim ele alterava pra pior o timbre das EV. Conclusão: enquanto eu operei o som por lá, o equalizador nunca foi enviado para conserto, ficou muito melhor sem ele.
Voltando a sua questão, acho que seria preciso saber como é composto o seu sistema para podermos opinar de maneira mais apropriada para avaliar que medida seria mais eficiente para obter melhoras, explico, pode ser melhor no lugar de comprar um processador, trocar as caixas, ou a mesa. Pode ser que vc não precise obrigatoriamente de um processador ( no caso de vc não utilizar linha de delay ) e então o que manda seria o custoxbenefício entre equalizador e processador. Os microfones usados e os cabos ( tanto os de microfone quanto os do amp para as caixas ) tb influenciam, logo uma descrição completa de seu sistema é necessária.
 
Olá @MPB2016;

Sabemos que vc tem 4 caixas passivas mas como elas são usadas? 1 par é usado para delay? 1 par é usado para retorno? É importante informar. Creio que o que o @Ronaldo1 quis ressaltar é que deveríamos priorizar caixas equilibradas e a partir de seu desempenho definirmos a necessidade ou não de periféricos e não economizar com caixas de desempenho inferior contando que equalizadores resolveriam os problemas que podem vir a causar. Na igreja a qual pertenci anteriormente tinha uma Mackie 32.4 e caixas EletroVoice ELX115. No meio do caminho tinha um equalizador FBQ 6400 da Beh. Um dia, por uma intervenção divina, as caixas começaram a apresentar ruídos de forma intermitente, verifiquei todo o sistema e constatei que uma das saídas do equalizador estava dando choque e que era justamente aquela caixa que apresentava o ruído. Refiz toda a ligação retirando o equalizador do sistema e... não só o ruído sumiu como o timbre das caixas ficou sensivelmente melhor, principalmente nos graves. Curioso testei o canal do equalizador que estava bom deixando tudo flat e ainda assim ele alterava pra pior o timbre das EV. Conclusão: enquanto eu operei o som por lá, o equalizador nunca foi enviado para conserto, ficou muito melhor sem ele.
Voltando a sua questão, acho que seria preciso saber como é composto o seu sistema para podermos opinar de maneira mais apropriada para avaliar que medida seria mais eficiente para obter melhoras, explico, pode ser melhor no lugar de comprar um processador, trocar as caixas, ou a mesa. Pode ser que vc não precise obrigatoriamente de um processador ( no caso de vc não utilizar linha de delay ) e então o que manda seria o custoxbenefício entre equalizador e processador. Os microfones usados e os cabos ( tanto os de microfone quanto os do amp para as caixas ) tb influenciam, logo uma descrição completa de seu sistema é necessária.

Prezado
Me sinto honrado com sua atenção e disposição em ajudar-me. De antemão, muito obrigado.
Ronaldo e Elieser também me ajudam muito, além de terem muita paciência com minhas limitações... hehe
Mas, em verdade, estou adiando algo que, com sua douta resposta, não dá mais para adiar. Levarei um esculacho, tenho certeza. Mas os amigos merecem a verdade. Vamos a confissão...
Claro que me preocupo com a qualidade sonora. A prova é que já troquei vários equipamentos do meu setup, porque não estava satisfeito. Seja por um zumbido aqui, um barulhinho ali, etc. Som tem que ser limpo. Inclusive já troquei 2 equipamentos por 1, devido a essas interferências (já irão entender porque dessa referência...). Entretanto, se a qualidade do som é fundamental, também existe outra coisa pra mim que corre em paralelo. É a questão estética (taí minha heresia...). Ela não é mais importante que a qualidade do som, mas tampouco é menos importante. O que é a questão estética? O hobby pra mim, minha grande diversão é estar sempre ACRESCENTANDO e/ou TROCANDO equipamentos. Gosto de bom som, mas gosto também de ter uma prateleira "cheia de coisas"("o menos é mais...", sei disso...). Não sei se existe essa excentricidade por aí. Nem sei se tem nome pra isso. Que tal "som ostentação". Em breve vou postar uma foto - já prometi para o Elieser e Ronaldo - e os confrades verão que a "ostentação" é ostentação de pobre... hehehe. Na maioria das vezes são equipamentos baratos (amplificador ONEAL, toca-discos Philips, e por aí vai...). Mas quando descubro algo novo, já começo a me informar para adquirir. Meu exotismo, entretanto, tem limite (não limite de quantidade... até porque, quando chegar no limite, perdeu a graça...hehe); a "coisa" tem que servir para alguma coisa. Mesmo que minimamente. Exemplo: outro dia me interessei por uns LEDs que prometiam ser um "Analisador de Espectro". Ao entender que eles não analisavam nada e era só para enfeite, desisti.
O processador se insere nisso. Como já descobri que ele tem (entre tantas outras coisas) um equalizador, vou trocar ele pelo equalizador. Entende? Precisa, pra mim, ter um mínimo de coerência. Pra que ficar com dois aparelhos que cumprem a mesma função. A estande já tem dois "edifícios" lado a lado e já estou indo para o terceiro. Por enquanto estou com vinte aparelhos.
A questão do processador é a seguinte: se serve para alguma coisa, compro; se não serve pra nada, não compro.
Caro Altair, não sei se mereço atenção por tamanha heresia. Mas vamos lá. Meu som é para ouvir música. Minha Mesa de Som (XENYX 2442), serve para conectar meus 8 players (2 por canal). A potência é ONEAL OP1700; e as caixas são passivas (CL 500). 4 caixas antigas da CCE básicas com 1 woffer, 1 médio e 1 Twitter). 2 caixas na esq. e 2 na dir. do amplificador. Não utilizo microfone. Esqueci de algo?
Fiquem à vontade para não responderem por essa concepção pra lá de estranha. Grande abraço!
 
Todo amante de som sabe bem o que é acúmulo de equipamentos e o problema que isso causa com as esposas. Portanto fique a vontade, acredito que a construção de qualquer relacionamento saudável exige respeito, embora não exija concordância.
Não consigo visualizar pra que serviriam "8 players" mas certamente, nesta sua aplicação, acho desperdício adicionar um processador, ainda mais quando as caixas são CCE e de uso doméstico. Vou te falar, pega tudo que tu tem, menos o melhor dos players, vende e compra 1 RCF ART 310 e uma mesa Behringer XR12. Te garanto que vai falar muito, mas muito mais que o que vc tem agora. E vc terá equalizadores paramétricos e gráficos, compressores, gates e efeitos tudo só com esses 2 componentes. Vc poderá até ganhar algum dinheiro fazendo festas.
 
Todo amante de som sabe bem o que é acúmulo de equipamentos e o problema que isso causa com as esposas. Portanto fique a vontade, acredito que a construção de qualquer relacionamento saudável exige respeito, embora não exija concordância.
Não consigo visualizar pra que serviriam "8 players" mas certamente, nesta sua aplicação, acho desperdício adicionar um processador, ainda mais quando as caixas são CCE e de uso doméstico. Vou te falar, pega tudo que tu tem, menos o melhor dos players, vende e compra 1 RCF ART 310 e uma mesa Behringer XR12. Te garanto que vai falar muito, mas muito mais que o que vc tem agora. E vc terá equalizadores paramétricos e gráficos, compressores, gates e efeitos tudo só com esses 2 componentes. Vc poderá até ganhar algum dinheiro fazendo festas.

Prezado
Grato pela atenção. Vou pensar nisso. Nas últimas 2-3 horas ouvi um MD do Milton Nascimento e um CD do Mountain e, nesse exato momento, estou escutando um LP do Fernando Mendes. Acho que mais tarde vou colocar um k-7 (excelente!) da coleção The Big Band Era. Mas, com certeza, na madrugada, vai rolar uma rádio Web com músicas dos anos 30-40. Abraço.
 
Aproveita, já que a sua vibe é acrescentar equipamentos, e compra um gravador de rolo pra ouvir um rolo dos Beatles. Vai ficar show!

Graaaaande Altair. Sabe o nome da tua virtude? (bem rara, hoje em dia...): alteridade! A virtude daqueles que sabem se colocar no lugar do outro. Me curvo. Gravador de rolo...!! Isso não vai sair da minha cabeça...! Muito obrigado!
 
Uai @MPB2016, porque achou que levaria esculacho? Se você for fazer isso numa igreja ou num evento, sim poderá ter problema, mas em sua casa, na sua intimidade o gosto é seu e você é livre. Também gosto de equipamentos assim mas não compro.
Só que se você houve som mecanico, ele já deveria vir bem equalizado e nesse caso processador ou equalizador não ajudam em nada.
 
Muito manero MPB !!

Gravei o video, mas nao to conseguindo colocar aki... sou meio excluido digitalmente ! Mpb, ha alguns anos, eu usava minja aparelhagem ligada num reveiver Gradiente com sintonia de radio, tinha um MD,um toca fitas e um CDP M28 tds Sony, meu DVD, Blue Ray, Video tudo ligado nele... e ja tava partindo ppra novas compras... daí me daparei com o MUTEKI 6.2 e me presentiei com ele... liguei geral no MTK e fiquei loko ... tenho ele na sala de video e no HS aki de casa uso a minha primeira paixao que nao consige me desfazer, uma PDM24 com minhas outras paixoes as B2031A . sei do que vc ta falando e creio ter seu mesmo querer ... somos Vintage !! Kkkkk

Me ligando na sua aparelhagem, como vc nao usa muito mics, essa PDM talvez te servisse mais !! To pensando em por no meu quarto uma Raveo Stadio... ja convenci a patroa... soh falta coragem pra comprar. Mas infelizmente investi no material para RTA e alinhamento.... as em breve minha Raveo chega !!
 
Back
Topo