LINE IN dispensa Direct box???

leandrolima_jc

New Member
Galera ao comprar umas caixas Antera ativa e passiva CP15 para a igreja que congrego o vendedor me aconselhou comprar direct box para instrumentos, pois, comentei que os intrumentos são ligados na mesa. Só que reparei que a caixa ativa possui entradas MIC e LINE e antes de simplesmente ligar a mesa na caixa decidi estudar a diferença entre essas entradas; foi então que li em artigo aqui no site que essa entrada LINE é para instrumentos. Minha mesa de som possui 16 canais em cima e em baixo e quando perguntei ao vendedor sobre as entradas de baixo ele disse que era pra instrumentos mas ainda não dispensava o uso do direct box.

Bom só depois que comprei o equipamento que vim estudar isso e ja sei que no caso da caixa não devo ligar a mesa de som na entrada MIC da caixa(pois mesa não é microfone...rs), mas na mesa o que o vendedor me disse é verdade? ainda preciso dos direct box para ligar os intrumentos na mesa?
 
Veja só: direct boxes são feitos para interagir com as mesas de som exatamente como se fosse microfones. Eles ajustam o nível de sinal, a impedância de saída, e balanceiam o sinal.

Quanto ao nível de sinal, pode-se ligar um instrumento à entrada LINE sem problemas. Mas há outras questões envolvidas: a impedância e, crítico, a falta de balanceamento do sinal.

É preciso lembrar que cabos longos, não-balanceados, captam interferência eletromagnética, que se converte em ruído no som.

Além disso, a impedância das entradas de linha em geral não é a ideal p/ conexão de certos instrumentos (os de captação passiva) - acaba-se tendo prejuízo nas altas frequências (agudos).

O direct box resolve todas essas questões; se a distância entre o instrumento e a mesa (ou qq outra coisa, uma caixa ativa, por exemplo) for longa, ele se torna essencial p/ evitar ruídos (pelo balanceamento de sinais, lembra?).

Se a distância for curta, pode-se ligar o instrumento em LINE IN sem problemas (a interferência ñ se manifesta tanto, e a entrada é preparada p/ os níveis de sinal mais altos dos instrumentos, então não sofre danos). Mas ainda fica em aberto a questão da impedância: se for um instrumento de impedância alta (guitarras passivas, digamos), há perda dos agudos.
Já se for um instrumento ativo (teclado, por exemplo), que, por sua natureza tem impedância baixa, não há nem prejuízo na sonoridade.
Mas note que é uma situação bem específica: instrumento ativo, próximo da mesa de som. Quebrou-se um desses "elos", p/ manter a qualidade, é necessário o DI.

Resumindo:

Respondendo à pergunta inicial: Não. Não dispensa. Há situações em que se sobrevive sem DIs, mas geralmente não dá. Vc resolve, de uma vez só, 3 problemas ao usar DIs (balanceamento, nível de sinal e não prejudica a sonoridade do instrumento).

Ficou claro?

EDIT: Só p/ esclarecer, me refiro aqui à ligação instrumentos->mesa; da mesa p/ as caixas/amps, ñ é necessário DI (e a mesa vai conectada na entrada LINE).


Abraço!
 
Cara... uma coisa não tem NADA a ver com a outra.

A primeira ligação é: INSTRUMENTOS/MICROFONES -> MESA DE SOM
Nessa situação, os Direct Boxes são recomendados na ligação dos instrumentos caso o comprimento do cabo tenha que ser maior do que 8 ou 9 metros, aproximadamente.
Se o cabo P10 + multicabo (se houver) não passar dessa medida, não precisa.
No caso dos microfones, entre sempre na porta MIC da mesa.
No caso dos instrumentos usando DI, o sinal deve entrar no MIC da mesa também.
No caso dos instrumentos sem DI, o sinal deve entrar no LINE da mesa.


A segunda ligação é: MESA -> CAIXA ATIVA

Nesse caso, ligue no LINE da caixa e ponto final.
Só use o MIC da caixa ativa caso queira ligar um microfone (ou instrumento com DI) diretamente à caixa, sem passar por mesa de som nenhuma.

OQAAAFVsF3xizuntGDSV6raxYO2PMRBQvxxwNwggJ55kKHEL1SEQApVIFwPzDi_j48M3CrBruB7fyVjap6nVQ_CQH74Am1T1UJaWriMIWmG4cF2U4WcBOW5BR4TA.jpg
 
Galera valeuw! minha preocupação era se teria jogado dinheiro fora.rs
Mas observando as demais vantagens do direct box que vocês me apresentaram acredito que ele será bem vindo la na igreja.rs

brigaduu!
 
Duas considerações:

Rodrigo, acredito que todas as mesas minimamente aceitáveis hoje em dia usam conexões balanceadas em conectores P10, mas como o David disse, o problema é a fonte, não o receptor de sinal.

Só use o MIC da caixa ativa caso queira ligar um microfone (ou instrumento com DI) diretamente à caixa, sem passar por mesa de som nenhuma.

E com o sinal do Direct Box ATENUADO!
 
isinho disse:
acredito que todas as mesas minimamente aceitáveis hoje

Aí é que tá, tem muita gente que nao ta nessa ainda, como exemplo tem um primo meu que possui essa mesa, que deixa qualquer soundcraft no chinelo:

mesa.jpg


Ele usa ela em eventos!

Realmente, quando falei das mesas com linha balanceada, não lembrei que a maioria dos instrumentos não possui saídas balanceadas.
 
Meu Deus!!! que mesa maraviglóriasss!!! :shock: :shock: :shock: :shock:

move pro "Humor"... :mrgreen:

Obs. detalhe nos botoes de aluminio... tipo, parece que foi tirado daqueles 3x1 National....
 
Aí é que tá, tem muita gente que nao ta nessa ainda, como exemplo tem um primo meu que possui essa mesa, que deixa qualquer soundcraft no chinelo:

A comecar pela ferrugem...
Já abriu para ver o estado dos componentes internos e dos conectores?
O estado de conservação dela e indiscutivel...ele toma muito cuidado com ela...

A Soundcraft EFX12 tem prés GB30 usados na LX7II...dispensa comentarios...

move pro "Humor"... :mrgreen: [2]
 
Ele mora em outra cidade,

Gente postei só pra discontrair!

Ja até pensei em abrir uma vez que fui visitar minha família, mas tenho medo de pegar tétano!
 
bom, em minha igreja usamos uma gambiarra em lugar da medusa, são colocados conectores P10 femea em todos os canais, não balanceados, detalhe o multicabo tem 25m e os cabos em geral uns 5 dai já são trinta metros, e o mais legal não são usados direct box para os instrumentos exeto o baixo, e na mesa são todos colocados na entrada mic, até o teclado, que eu sei que deveria ser utilizado ou com DI e na entrada de line, mas como o pessoal já estava na igreja antes de mim e não querem entender isso usam o teclado no line e sem DI mesmo, tenho que deixar o ganho zerado pra poder operar.
corro risco de estragar o canal na entrada mic?
 
Denerip,

o dia que você conseguir um Direct Box razoável e puder testar na sua igreja, o pessoal vai perceber o quanto de sonoridade que estão perdendo. O teclado vai soar melhor, o violão, a guitarra, tudo!

E sim, pode queimar.

--------------
Digosoul,

comecei no som exatamente com uma mesa dessas. 20 anos atrás....

Fernando
 
Aproveitando a deixa...

La onde eu congrego, não se usava-se DI em nenhum instrumento, e conseguir verba para investir, porem não é muita, ja que quero colocar um compressor com gate, bom andei pesquisando e gostaria de saber se vale a pena comprar aqueles Direct Box que são tipo rack e pegam 4 instrumentos, ou é melhor comprar mesmo individual (que sai mas caro).

Digo isso pois vou precisar exatamente de 04 unidades, e se comprar separado o mas barato que achei da Behriger custa R$150,00 (ativo) dai os 04 ficaria R$ 600,00, porem achei o padrão rack por R$400,00. e ai o que vcs me dizem.

E também sobre a sonoridade destes da behringer, eles mudam o timbre do instrumento ?
 
deneripr disse:
corro risco de estragar o canal na entrada mic?
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=185">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=185</a><!-- m -->

Muda isso o quanto antes. Se algum músico chiar, MANDA ELE... se preocupar em tocar, que é a função dele :mrgreen: .


Abraço!
 
James,

uso um Direct Box DI 800 da Behringer, comprei após um "Teste de Equipamentos" disponível aqui mesmo no SomAoVivo. Dê uma olhada.

O David também fez um ótimo teste com vários directs individuais, vale a pena dar uma olhada.

Um abraço,

Fernando
 
Estou com um problema na igreja, a mesa de som é antiga e o out delas são P10, não sei dizer se é balanceado ou não, mas provavelmente não, fica a 15 metros da caixa de som, ativa donner com line in XLR, está com ruido, onde fui comprar o cabo, me aconselharam a comprar um Direct box para balancear o sinal da mesa para a caixa, mas não sei se daria certo, nunca ouvi falar de usar direct box entre mesa e caixa, alguém pode me ajudar nessa questão? o que eu posso fazer para eliminar o ruido?
 
nem vi que era um tópico de 1
Estou com um problema na igreja, a mesa de som é antiga e o out delas são P10, não sei dizer se é balanceado ou não, mas provavelmente não, fica a 15 metros da caixa de som, ativa donner com line in XLR, está com ruido, onde fui comprar o cabo, me aconselharam a comprar um Direct box para balancear o sinal da mesa para a caixa, mas não sei se daria certo, nunca ouvi falar de usar direct box entre mesa e caixa, alguém pode me ajudar nessa questão? o que eu posso fazer para eliminar o ruido?
0 anos atrás , desculpe
 
Back
Topo