Posicionamento das caixas de P.A.

Gabriel,

Nós também, em um futuro próximo, iremos trocar os bancos, por bancos de madeira estofada ou então por longarinas com cadeiras estofadas, que irão amenizar o problema.

Nosso ponto principal agora é quanto ao altar mesmo, sobre qual piso colocar, tipo de retornos, etc...

abraços
 
Claudio Dornellas disse:
Gabriel,

Nós também, em um futuro próximo, iremos trocar os bancos, por bancos de madeira estofada ou então por longarinas com cadeiras estofadas, que irão amenizar o problema.

Nosso ponto principal agora é quanto ao altar mesmo, sobre qual piso colocar, tipo de retornos, etc...

abraços

Entendo. Como temos meia parede de cerâmica, haverá reflexões com toda certeza.Talvez difusores resolvessem como foi feito na igreja do David, mas é apenas uma hipótese. Outra ideia seria adesivar(Profissionalmente) a parede com uma cor igual ao do resto da parede, com algum tipo de adesivo poroso...é apenas uma idéia, nem sei se seria viável! Vamos esperar o David, sabemos que o David é, nada mais nada menos, que "o" David rsrs

Um abração
 
A parte das paredes laterais e do fundo do templo será uma segunda fase. Primeiro a mudança de posição das caixas, depois a reforma no altar...

abraços
 
Claudio Dornellas disse:
David,

Desculpa explorar de você mas, tenho 2 dúvidas que me surgiram:

Estamos hoje com as caixas da Attack MP 404 e A 400, nas paredes laterais, sendo duas frontais(logo à frete do altar) e duas em delay por volta de 12 metros(estou sem a medida certa, mas é quase isso). Fizemos um teste com as SPM na primeira linha, e a qualidade melhorou bastante.

Estamos pensando em vender as Attack, para investir em caixas melhores, em vista as RCF. Para isso, ainda estamos dependendo da liberação do nosso Pastor e faríamos o seguinte: Colocaríamos as SPM 1202 para retorno(conforme estava, e todos adoravam) e as RCF iriam para o PA. Se não conseguirmos, teremos que colocar novamente as Attack no PA.

1) Pela sua sugestão, que era para a SPM, era para 1 unidade para a primeira linha e outra para a segunda (Delay). Pela nossa programação musical (Banda completa, ritmos variados, mais puxado para o rock). Apenas 1 daria conta? Nós usamos o sub Attack ativo, e tá bem bacana os graves.

2) Eu não achei a dispersão das Attcak MP 404. Será que dá pra fazer o mesmo projeto com elas??

Abraços

Cláudio.

A maioria das caixas comerciais têm ângulo de dispersão horizontal em torno dos 90º, por isso creio que vc pode posicionar qualquer um dos modelos que citou de acordo com o desenho. Eu começaria colocando apenas uma em cada posição e verificaria a eficiência do sistema. Se vc sentir que falta um pouco de potência, pode acrescentar uma caixa no cluster principal, mas saiba que o ângulo de dispersão horizontal vai aumentar e a caixa vai projetar mais som nas paredes laterais aumentando as reflexões.

No que diz respeito a pisos, vcs poderiam pensar nos emborrachados, só que são feios e as igrejas não gostam. De qq forma, não é uma preocupação grande pq as pessoas absorvem boa parte do som antes que atinja o piso. Vcs podem instalar algum tipo de piso que não seja muito liso... já vai ajudar. Carpetes absorvem muito os agudos e acumulam poeira... não acho a melhor ideia.

Quanto a reforma do altar de sua igreja, não me lembro dos detalhes... vc pode me atualizar?

[]'s
 
Olá pessoal, posso pegar uma carona neste tópico?
Postei parte destas perguntas em um outro tópico mas ainda não recebi muitas respostas...
Primeiramente gostaria de parabenizar o criador desse site/fórum pois através dele tenho tirado muitas dúvidas e aprendido bastante. Já baixei quase todas as apostilas disponíveis e boa parte delas já li. O motivo da minha entrada no fórum, é para pedir ajuda/dicas/explicações a respeito de como posso melhorar o som da minha querida e amada igreja. Acredito que muitos aqui têm o mesmo objetivo, e por isso fico à vontade para perguntar.
Estamos passando por obras lá na igreja, e como muitos sabem, quando se fala em obra o som acaba sofrendo ou melhorando por esse motivo. No meu caso é uma situação nova em que as pessoas que operam o som (inclusive eu) ficam um pouco perdidas. Esqueci de mencionar que faço parte do min. de louvor e ajudo na operação do som da igreja.
Nosso templo é um galpão de aproximadamente 21m (comprimento) x 12m (largura) e está passando por um processo de rebaixamento de teto. O projeto que o pessoal fez é de deixar a igreja com "duas" alturas (isso mesmo). Serão duas partes (direito e esquerdo) com 4,40m e o centro com 5,00m ao longo de todo o comprimento da igreja (conseguiram entender?).

Nossos equipamentos são os seguintes:
- Mesa de som Yamaha MG24/14Fx
- 2 Equalizadores Behringer FBQ6200
- 3 Retornos de palco passivos Attack Mva 480
- 2 Retornos Ativos Antera MA215R
- 2 cx PA Antera TS700A
- 2 Subwoofer Antera LF1000A
- 2 Amplificadores (esqueci de anotar a marca...desculpem)
- 5 mics Shure SM58
- 1 Mic Shure sem fio PGX/24BR SM58
- 1 bateria Mapex (nao sei a série) microfonada com 1mic no bumbo, 1 no tom 2 e outro no surdo (todos Lesom) e dois overs pegando mais a caixa, tom 1 e chimbal e o outro pegando os pratos (Lesom)
- 1 amplificador SWR c/ caixa 4x10
- 1 amp fender FM212R

Posicionamento dos equipamentos e pessoas (atualmente).

https://picasaweb.google.com/103840403560626356554/10DeJulhoDe201202#5763677434072598786

As minhas dúvidas são as seguintes:
1- Quantas caixas (PA) são necessárias pra suprir esse templo? Qual o melhor posicionamento delas? A que altura? As pessoas as vezes reclamam da altura do som. Qual o posicionamento ideal dos Subwoofers?
2- Sugeri trocar os retornos de chão por fones (não me deram muito ouvido). Sugeri isso pois os backs as vezes não se ouvem. O som do baixo também é bem alto. Com relação ao sistema de monitoramento/retorno, o que sugerem?
3- A igreja tem um sério problema de reverberação, principalmente de graves. Pra vocês terem uma ideia, um dia desses estava passando o som com o pessoal, e um dos rapazes testando o mic do pastor me pediu: "Aí, tira os efeitos do mic do pastor, por favor." E eu apenas respondi: "está sem nada." Como contornar isso? O pessoal as vezes reclama que lá no fundo não dá pra entender muito bem a pregação.

Pra quem quiser ver as fotos da obra e do templo...https://picasaweb.google.com/103840403560626356554/Igreja?authkey=Gv1sRgCMKWnKqA4cazTw
Bem, acho que a princípio é isso. Se alguém puder ajudar, ficarei extremamente grato. Um grande abraço!
 
Vcs pretendem adquirir algum equipamento novo ou só vão trabalhar com o existente? Qual será a distância do palco à primeira fila? Qual é a distância do palco até o último ouvinte? Qual será a largura do rebaixamento na altura de 5m?

[]'s
 
David Fernandes disse:
Vcs pretendem adquirir algum equipamento novo ou só vão trabalhar com o existente? Qual será a distância do palco à primeira fila? Qual é a distância do palco até o último ouvinte? Qual será a largura do rebaixamento na altura de 5m?

[]'s

Que surpresa, estou vendo o seu 5º video sobre sonorização...muitas ideias legais, parabéns. A princípio estamos podendo gastar pouco por conta da obra da igreja (reforma geral).
A distância do palco à primeira fileira é algo em torno de a 3,5 metros. A distância do palco até o último ouvinte é cerca de 18 metros.
O rebaixamento será de isopor texturizado e ficará dividido em 3,5m (laterais) e 5m (centro)...Logo, teremos as laterais com 4,40m (altura) x 3,5m (comprimento) e o centro com 5,00m (altura) x 5,00m (comprimento)...acho que é isso rsrss :)

Abração
 
David,

Nós faremos uma "adequação" no altar, primeiro na elétrica, pois os pontos de energia são todos nas paredes e com isso, dificulta muito e ficam muitos cabos e extensões de energia por todo lado. O piso do altar hoje é de cerâmica e como iremos cortar para passar os dutos e colocar pontos de energia, pensamos em colocar um piso que "funcionasse" melhor para um altar, em se tratando de acústica.

Outro problema que temos é o bastistério (alguns chamam assim), que é um tanque para batismo que fica no altar. A reverberação é enorme lá por causa disso, pois ele fica aberto. Fechá-lo ajudaria a resolver?? Vou postar uma foto para você ter a noção de como é hoje.

Abrçs
 
53253e655c8c27cc58a1f512956d561e.jpg


Essa é a visão de parte do altar. Dá pra ver a SPM 1202 na parede(provisoriamente). Atrás de onde tem aquela grade(é uma proteção que foi colocada) está o tanque que mede mais ou menos 1,5x2 m e fica aberto e sem água sempre. Só é cheio em dias de batismo. Também dá pra ver as duas caixas de retorno MP404 e 400, que está meio "virada" à pedido do pregador. Do lado contrário aos instrumentos, ficam os vocais e pastores assentados e estes costumam reclamar que não escutam direito, acho que por termos apenas 2 caixas...
 
Olá, David!

Compramos duas EV ELX 115P e estou precisando de ajuda pois sempre pensei em instalar as caixas como vc recomendou ao André, neste tópico, e tenho a oportunidade de fazê-lo da forma correta com a sua orientação.
O templo mede 19,5 m de compr. x 6,5 m de larg. x 3,6 de alt. A distância do palco para a 1ª fila de bancos é de 4 m e para a última fileira é de 16 m . O palco tem altura de 2,7 m.
Aguardo anciosamente sua orienteção.
 
Olá queridos irmãos.

Estou aqui necessitando da ajuda de vocês.

Estamos trocando o som da nossa igreja.
É uma igreja pequena cabe 150 pessoas, medindo 15 metros de largura por 30 metros de comprimento, por 3 metros de altura. Esse prédio é um prédio que tem uma coluna bem no meio e uma equalização ambiental com eco.

São 6 vocais já com o pastor, 2 violão, 1 Cajon ou bateria, 1 teclado. Vai entrar mais instrumentos: baixo, guitarra e bateria, mas pensamos em utilizar caixas amplificadores independentes.

Já possuímos 2 caixas ativas Yamaha e uma mesa pequena Yamaha sem efeito, 2 retorno Attak.
Sendo que essas caixas de som ficam no palco e só vive dando microfonia. O intuito é colocá-las em um suporte no teto e ter mais caixas pelo templos poder ter um som mais lindo e sem ecos.

O nosso orçamento é de até 25mil
 
Oi @Jenyffer Veras , seja bem vinda !!

Vou expor minha opinião e fazer algumas perguntas pois tive a impressão de que vcs parecem estar em uma espécie de loja de comércio e não em um espaço dedicado a Templo (geralmente o pé direito é mais alto)... esta já é a primeira kkk. Você é a operadora lá na sua Igreja ? Quais são esses retornos Attack ? Qual seria a bateria, eletrônica ?? Qual é essa mesa Yamaha ? Cajon já veio com saídas de mic ou usam pedestal ?? Quais são essas cxs Yamaha ?? Qual mesa e vc teria como mandar foto do templo pra podermos visualizar ele ? Com isso poderemos raciocinar melhor !

De qq forma deixa eu te passar minha visão em relação ao que perguntou, antes mesmo de sua resposta. Como EU faria, irmã, posicionamento de caixa levam alguns fatores em consideração como angulo de cobertura do eqp, quanto as mesmas falam, publico alvo pra poder decidir o melhor lugar pra pô-las e as vzs esse melhor lugar não surte o resultado que se espera - daí partimos pro erro x acerto, acontece. Apenas as cxs de Sub que não aconselho pendurar, as outras vamos realocando. Como vc já possui algo da Yamaha, eu venderia as Attack e faria tudo Yamaha, compraria mais duas pro templo, reposicionaria dividindo o espaço nele e diminuiria o volume da nave. Em relação a bateria, a acústica num templo com essas dimensões e reverberação necessitaria de um aquário, o que forçaria a troca da mesa pra uma percepção melhor dela. Em relação à microfonia, muito seguramente se trata de equalização; os sistemas são projetados pra trabalhar entre si... todo Oneal, todo Yamaha e por ai vai... quando misturamos o fabricante costumam haver diferenças de timbragem e isso só acerta alinhando o sistema com o auxilio de um Eq ou processador. Logo, dependendo das suas respostas eu te aconselharia a aquisição de uma mesa Digital da Yamaha (linha TF) e as caixas. Agora... comprando a mesa não precisaria se desfazer das Attack caso gostem do som delas, pois a mesa tem equalizadores por saída.

Caso vc queira posso pesquisar vídeos e postar aki pra auxilio.

Olha Jenyfer, agora deixa eu te falar uma coisa ruim; já participei de um caso de auditório com o pé direito um pouco mais alto que o som só melhorou colocando "arandelas" no teto cobrindo pequenas áreas pois nada trazia clareza ao áudio.

Deus abençoe... vamos aguardar mais experiências e suas respostas !

Paz e Sucesso !
 
Seja bem vinda @Jenyffer Veras!

Sugiro que vc abra um tópico específico para seu assunto e solicite que os moderadores movam os posts correlatos para ele. Ficará bem melhor.
Como o @Elieserfilho disse é realmente imprescindível ver fotos de sua igreja. É preciso tb que vc defina quantos canais vai precisar na mesa, contando só os instrumentos que vc cita são 17 canais o que nos aponta no mínimo uma mesa de 24 canais, no meu entender.
O orçamento vai ficar apertado, mas sugiro:
- Venda as Attack;
- Coloque as Yamaha pro retorno ( são as DBR ?)
- Compre uma Mesa digital Soundcraft UI24;
-Avalie a viabilidade de adotar um Vertical Array tipo Evox ( acho que pra 150 pessoas o Evox 12 atende ), devido ao baixo pé direito e ao longo comprimento do templo acho que pode se encaixar bem em sua aplicação. Isso tb seria ideal pois se pretende microfonar a bateria vai precisar obrigatoriamente de um sub pra acompanhar.
Lembrando que com a informação que temos estamos apenas apresentando opções pra vc poder avaliar a que melhor se adequa a sua aplicação e orçamento.
 
Back
Topo