Comprando caixas acústicas para estúdio

Felipe Domingues

New Member
Fala, pessoal. Beleza?

Há um tempo atrás eu trouxe algumas questões aqui para o fórum sobre a sonorização da minha igreja e, antes de mais nada, queria agradecer por terem me ajudado a tomar a melhor decisão na época. Não consegui seguir todas as dicas por conta do impeditivo de $$$ mas o que eu consegui foi só sucesso! Vocês são demais.

Em tempo, eu e meu irmão montamos em casa um estúdio com tratamento acústico (paredes de drywall com as placas de lã de rocha dentro, piso laminado de madeira e afins). Como meu irmão é arquiteto, ele estudou um pouco a parte de acústica e afins para fazer o estúdio e tentar fazer um tratamento acústico bacana para o orçamento. Atualmente, falta colocar o forro (teto é telhado + laje de isopor) e colocar a porta, mas só de ter um espaço para colocar os equipamentos e tocar, já estamos bem felizes. O estúdio tem 31m².

Eis que chegou a hora de comprar as caixas e eu estou com milhões de dúvidas. Andei lendo bastante o fórum e vejo que a RCF é uma unanimidade por aqui e eu não tenho nem a intenção de contrariar isso, pois vi vídeos de vocês, na internet também e vi que ela é realmente uma boa escolha.

O meu porém é que no orçamento de agora eu não consigo comprar duas caixas, mas consigo comprar uma só. O intuito do estúdio atualmente é de ensaiar com banda (baixo, guitarra, bateria e voz). Aí surge minha dúvida: se eu pegar, de repente, só uma RCF 310 ou até mesmo uma RCF 710 (fazendo o esforço financeiro) eu consigo levar um ensaio com banda completa durante alguns meses, até aliviar, e eu conseguir pegar uma segunda pra fazer um par? Ou será que dá ruim/some som e tal?

Meu orçamento tá aí na casa dos R$ 3.100,00.

Mais uma vez, muito obrigado por todo conhecimento que vocês compartilham! Isso aqui é um tesouro.
 
Ah, algumas imagens do "Shangri-la" que eu tenho fácil aqui no celular agora :)
 

Attachments

  • 71591959_417130058998572_5370196995455582208_n.jpg
    71591959_417130058998572_5370196995455582208_n.jpg
    167 KB · Visitas: 4
  • 71666304_1025928121089392_4101756834979774464_n.jpg
    71666304_1025928121089392_4101756834979774464_n.jpg
    120.8 KB · Visitas: 4
  • 72192563_434026540559344_9025374607149891584_n.jpg
    72192563_434026540559344_9025374607149891584_n.jpg
    43.6 KB · Visitas: 4
  • 72674704_1156066427917122_2955563551260934144_n.jpg
    72674704_1156066427917122_2955563551260934144_n.jpg
    41.4 KB · Visitas: 4
Parabéns pelo espaço @Felipe Domingues ;

Por esse valor, creio que seja difícil comprar duas cxs top !! EU PRA ESSE OBJETIVO PREFIRO AS DE 15". Irmão, NA MINHA OPINIÃO, guarda essa grana, tenta arrumar um sistema qq emprestado, junta mais um pouco e compra as duas, a galera gosta de ouvir em duas caixas mesmo que a mandada seja mono !

Muito manero mesmo !

Abc e sucesso !
 
Parabéns pelo espaço @Felipe Domingues ;

Por esse valor, creio que seja difícil comprar duas cxs top !! EU PRA ESSE OBJETIVO PREFIRO AS DE 15". Irmão, NA MINHA OPINIÃO, guarda essa grana, tenta arrumar um sistema qq emprestado, junta mais um pouco e compra as duas, a galera gosta de ouvir em duas caixas mesmo que a mandada seja mono !

Muito manero mesmo !

Abc e sucesso !

Opa, @Elieserfilho! Muito obrigado mesmo pela resposta!

Então, pensei nessa hipótese de guardar uma grana e tal e esperar, mas sempre fico com medo dos valores aumentarem por conta dessa variação maluca do dólar e toda a questão com as importadoras! Em tempo, pelo menos no próximo ano, eu pretendo usar o estúdio só para fins pessoais mesmo, sabe? Pra eu treinar bateria, guitarra e tocar com as bandas que eu to tocando agora. Por isso pensei na hipótese de ter uma e depois ter outra pra complementar o kit!

Mas, juntar uma grana é uma opção que tá no meu radar, pra poder comprar as duas.

E se eu usar uma outra caixa passiva como escrava? Acho que eu consigo uma da igreja que tá parada lá, talvez... Seria uma boa hipótese?
 
Com as cxs importadas eu creio que não rola cx escrava não ! Elas não são projetadas pra serem ligadas dessa forma, apenas as cxs nacionais fazem isso. Uma cx desse nível de 15" ta uma boa verba... pra vc casaria como uma luva !

Caso vc tenha como ir à alguma loja próxima de sua casa, tenta colocar as cxs pra funcionar, veja as JBL e Stanner... são boas, porém vc ainda não conseguirá comprar um par com essa verba ai !

Pensa no empréstimo ! kkkkk ou nakele cartão de crédito maroto !!

Abc
 
Com as cxs importadas eu creio que não rola cx escrava não ! Elas não são projetadas pra serem ligadas dessa forma, apenas as cxs nacionais fazem isso. Uma cx desse nível de 15" ta uma boa verba... pra vc casaria como uma luva !

Caso vc tenha como ir à alguma loja próxima de sua casa, tenta colocar as cxs pra funcionar, veja as JBL e Stanner... são boas, porém vc ainda não conseguirá comprar um par com essa verba ai !

Pensa no empréstimo ! kkkkk ou nakele cartão de crédito maroto !!

Abc

Valeu, @Elieserfilho pelo help! O pior que o valor que eu tô vendo já é no cartão hahaha

Eu vi por aqui que o @tonreb sonorizou uma banda completa com uma caixa só RCF para uma galera ao vivo e tal. Por isso fiquei pensando se pra início não daria pra colocar uma só e ir tocando até a verba aliviar e colocar um par! E confesso que tô na vontade de comprar uma RCF dessas haha
 
O estúdio será só pra ensaio é isso?
É uma boa a sugestão do @Elieserfilho, e eu tb prefiro trabalhar com um par de caixas, uso assim em meu estudiozinho. Mas em um ambiente fechado de 31m2, vc não irá precisar de 2 RCF 310 ( que são as que eu tenho ). Provavelmente, como o ambiente é pequeno vc preferirá, se microfonar a bateria, colocar o retorno ela por fones logo acredito que tb não precisará de um falante de 12", então, no seu lugar, eu pegaria tranquilamente uma RCF310MKIV e depois compraria mais outra.
 
O estúdio será só pra ensaio é isso?
É uma boa a sugestão do @Elieserfilho, e eu tb prefiro trabalhar com um par de caixas, uso assim em meu estudiozinho. Mas em um ambiente fechado de 31m2, vc não irá precisar de 2 RCF 310 ( que são as que eu tenho ). Provavelmente, como o ambiente é pequeno vc preferirá, se microfonar a bateria, colocar o retorno ela por fones logo acredito que tb não precisará de um falante de 12", então, no seu lugar, eu pegaria tranquilamente uma RCF310MKIV e depois compraria mais outra.

Opa @AltVan13 muitíssimo obrigado pela resposta e dica! É então, é só pra ensaio mesmo. E microfonar a bateria é algo que eu penso só mais pra frente (e mesmo assim, com retorno direto no ouvido, como você mesmo disse).

Vou procurar essa caixa pra dar uma ouvida no ao vivo nela, caso eu encontre! Eu tô me coçando pra botar uma caixa lá e conseguir ensaiar mesmo com a banda.
 
Back
Topo