Ai vai as dicas:
Voce não vai precisar de muitos microfones, quatro serão o bastante para as 40 vozes (quanto menos, melhor o GBF - gain before feedback, ganho antes da realimentação). Se o grupo estiver bem unido, pode tentar três.
Prefira mics de eletreto (Yoga HT81, Samson CM12, Shure EZO), cardióides (Behringer C-2, Samson C02, Shure PG81) ou hiper (AKG HM1000). As escolhas são muitas, nada crítico. No caso de um coral tradicional, com quatro naipes (sopranos, contraltos, tenores e baixos) será um mic para cada.
Ponha eles cerca de 1/2 a 1 m acima do integrante mais alto e a mesma distância à frente da primeira fila do grupo, apontados para a fila do fundo. A distância entre eles (sendo cardióides) deve seguir a regra dos 3:1, ou seja, deve ser 3 vezes (ou mais) a distância de cada um a fonte sonora. Sendo hipercardióides, a regra pode ser 2:1.
Num coral tradicional (quatro naipes, SATB) bem equilibrado, experimente apontar cada mic para o centro de seu respectivo naipe.
Evite idéias estrambólicas, como pares X-Y, PZM's comuns no chão, headsets para cada membro, etc. Não funcionam. Servem apenas para arranjar dor de cabeça (algumas técnicas servem em gravações, mas não em PA).
Se houver instrumentos acústicos próximos, tenha cuidado para que vazem o menos possivel nos mics de voz. Se puder usar painéis de acrílico na bateria ou percussão, não dispense.
Os microfones de voz devem estar o mais afastados que for possivel das caixas do PA, mas não os deixe proximos demais do coral, ou captarão vozes individuais, e não o conjunto. Nunca ponha seu sinal no retorno, use-o apenas para que os integrantes recebam o playback ou instrumentos que os acompanham.
Se puder usar microfones hipercardióides, ótimo. Eles rejeitam melhor os sinais laterais, que vem do PA. Os AKG C1000 com padrão hiper funcionam bem aqui, desde que voce faça os cortes no PA para amansar seus médios-altos estridentes: abra os canais na mesa e vá elevando aos poucos o nivel do PA (lembre que não deve haver voz no retorno) até a primeira realimentação. Corte 3 ou 4 dB a frequência mais próxima do apito e repita o procedimento mais 2 ou 3 vezes.
Use o low cut em todos microfones, não vai precisar de graves neles. As faixas de frequência abrngidas por cada voz, são:
* barítonos começam em cerca de 100Hz e vão até 350 ou 400 Hz, mas seus harmônicos passam dos 5kHz;
* tenores de 130 a 500 Hz, harmônicos até 6 ou 7 kHz;
* contraltos de 150 a 600 Hz, harmônicos até 8 ou 9 kHz;
* sopranos de 240 a 1200 Hz, harmônicos até perto de 10 kHz.
Ou seja, um pequeno PA respondendo de 100Hz a 10 kHz já basta, mesmo com o acompanhamento costumeiro (violão, teclado, etc). Nas vozes femininas, pode cortar alguns graves (com moderação) e use uma seção do paramétrico do canal para atenuar um pouco entre 2,5 e 4 kHz, pois irão sobressair depois disso.
Nunca use reverb num coral em ambientes fechados. Em externas, claro, é importante para dar "corpo".
As caixas do PA devem ser direcionais, e procure apontar direto para o publico, nunca deixe que "sobre" som para o palco.