Qual microfone usar para coral?

Pessoal mais uma vez estou aqui presisando de ajuda, estou presisando microfonar um coral de umas 30 vozes lá na igreja, qual microfone comprar, acho que dois dá certo? Andei vendo os behinger c2, estão com preço convidativo, oque acham? Aguardo opiniões, obrigado.
 
Uso o AKG Perception 120 e gosto dele, apesar de ser o único condenser que ja usei. Uso 2 deles pra captar um grupo de 20 vozes, mas acho que com 2 você conseguiria captar 30 pessoas sem problemas...
 
tem uns tópicos aqui no fórum mostrando como microfonar um coral e mostra também alguns microfones e qual situação ele é mais indicado. Dê uma olhadinha, acredito que possa te ajudar.
 
Ai vai as dicas:

Voce não vai precisar de muitos microfones, quatro serão o bastante para as 40 vozes (quanto menos, melhor o GBF - gain before feedback, ganho antes da realimentação). Se o grupo estiver bem unido, pode tentar três.

Prefira mics de eletreto (Yoga HT81, Samson CM12, Shure EZO), cardióides (Behringer C-2, Samson C02, Shure PG81) ou hiper (AKG HM1000). As escolhas são muitas, nada crítico. No caso de um coral tradicional, com quatro naipes (sopranos, contraltos, tenores e baixos) será um mic para cada.

Ponha eles cerca de 1/2 a 1 m acima do integrante mais alto e a mesma distância à frente da primeira fila do grupo, apontados para a fila do fundo. A distância entre eles (sendo cardióides) deve seguir a regra dos 3:1, ou seja, deve ser 3 vezes (ou mais) a distância de cada um a fonte sonora. Sendo hipercardióides, a regra pode ser 2:1.

Num coral tradicional (quatro naipes, SATB) bem equilibrado, experimente apontar cada mic para o centro de seu respectivo naipe.

Evite idéias estrambólicas, como pares X-Y, PZM's comuns no chão, headsets para cada membro, etc. Não funcionam. Servem apenas para arranjar dor de cabeça (algumas técnicas servem em gravações, mas não em PA).

Se houver instrumentos acústicos próximos, tenha cuidado para que vazem o menos possivel nos mics de voz. Se puder usar painéis de acrílico na bateria ou percussão, não dispense.

Os microfones de voz devem estar o mais afastados que for possivel das caixas do PA, mas não os deixe proximos demais do coral, ou captarão vozes individuais, e não o conjunto. Nunca ponha seu sinal no retorno, use-o apenas para que os integrantes recebam o playback ou instrumentos que os acompanham.

Se puder usar microfones hipercardióides, ótimo. Eles rejeitam melhor os sinais laterais, que vem do PA. Os AKG C1000 com padrão hiper funcionam bem aqui, desde que voce faça os cortes no PA para amansar seus médios-altos estridentes: abra os canais na mesa e vá elevando aos poucos o nivel do PA (lembre que não deve haver voz no retorno) até a primeira realimentação. Corte 3 ou 4 dB a frequência mais próxima do apito e repita o procedimento mais 2 ou 3 vezes.

Use o low cut em todos microfones, não vai precisar de graves neles. As faixas de frequência abrngidas por cada voz, são:

* barítonos começam em cerca de 100Hz e vão até 350 ou 400 Hz, mas seus harmônicos passam dos 5kHz;

* tenores de 130 a 500 Hz, harmônicos até 6 ou 7 kHz;

* contraltos de 150 a 600 Hz, harmônicos até 8 ou 9 kHz;

* sopranos de 240 a 1200 Hz, harmônicos até perto de 10 kHz.

Ou seja, um pequeno PA respondendo de 100Hz a 10 kHz já basta, mesmo com o acompanhamento costumeiro (violão, teclado, etc). Nas vozes femininas, pode cortar alguns graves (com moderação) e use uma seção do paramétrico do canal para atenuar um pouco entre 2,5 e 4 kHz, pois irão sobressair depois disso.

Nunca use reverb num coral em ambientes fechados. Em externas, claro, é importante para dar "corpo".

As caixas do PA devem ser direcionais, e procure apontar direto para o publico, nunca deixe que "sobre" som para o palco.
 
Rinaldo,

Na sua igreja:

a) Onde o coro é posicionado, no palco centralmente (ou lateralmente), na nave (na congregação) ou numa galeria atrás? Já conheci igrejas em todas essas opções.

b) O coro se apresenta com que frequência? Todo domingo, uma vez por mês ou só em dias especiais?

c) O coro é de adultos, de jovens, ou pode também ser de crianças?

d) Qual o tipo de acompanhamento musical? Com playback, com piano, com piano+órgão, com banda, com orquestra ou com todas as anteriores?

e) Qual a proposta do regente? Isto é, ele desenvolve um trabalho vocal apenas ou também coreografias? Apenas para saber se o coro fica parado ou se mexendo. Normalmente, coro jovem, pode mais facilmente se aventurar em musicais um pouco menos estáticos.

f) Sobre a estética preferida pela igreja: clássico, moderno, black music, pop, etc.

Pode parecer estranho, mas os itens acima podem influenciar a microfonação do grupo.
 
O coro está no começo ainda, mas tem se apresentado quase todo domingo, eles ficam mesmo no meio do altar, pois não temos lugar especifico para o coral, são formados por adultos e jovens, e usam mais teclado mesmo, o trabalho é apenas vocal, e estou presisando também para usar fora, por exemplo outro dia em um culto na praça, não foi possivel ouvir o coral, já na igreja é só mesmo para dar uma sobresaida nas vozes.
 
O principal uso desses microfones do coro, se entendi bem, é para apresentações fora da igreja, principalmente ao ar livre (em lugares abertos), certo?
 
Microfone que eu goso muito para usar em coral é o EZO da Shure. Me atendeu muito bem com um coro de 30 pessoas.


É um microfone específico para ser usado em coral.




Abraço
 
Gerson Araújo disse:
O principal uso desses microfones do coro, se entendi bem, é para apresentações fora da igreja, principalmente ao ar livre (em lugares abertos), certo?

Vc não entendeu bem...

Gerson Araújo disse:
O coro está no começo ainda, mas tem se apresentado quase todo domingo, eles ficam mesmo no meio do altar

Rinaldo Gomes disse:
o coral, são formados por adultos e jovens, e usam mais teclado mesmo, o trabalho é apenas vocal, e estou presisando também para usar fora, por exemplo outro dia em um culto na praça, não foi possivel ouvir o coral, já na igreja é só mesmo para dar uma sobresaida nas vozes.
 
Ai vai as dicas:

Voce não vai precisar de muitos microfones, quatro serão o bastante para as 40 vozes (quanto menos, melhor o GBF - gain before feedback, ganho antes da realimentação). Se o grupo estiver bem unido, pode tentar três.

Prefira mics de eletreto (Yoga HT81, Samson CM12, Shure EZO), cardióides (Behringer C-2, Samson C02, Shure PG81) ou hiper (AKG HM1000). As escolhas são muitas, nada crítico. No caso de um coral tradicional, com quatro naipes (sopranos, contraltos, tenores e baixos) será um mic para cada.

Ponha eles cerca de 1/2 a 1 m acima do integrante mais alto e a mesma distância à frente da primeira fila do grupo, apontados para a fila do fundo. A distância entre eles (sendo cardióides) deve seguir a regra dos 3:1, ou seja, deve ser 3 vezes (ou mais) a distância de cada um a fonte sonora. Sendo hipercardióides, a regra pode ser 2:1.

Num coral tradicional (quatro naipes, SATB) bem equilibrado, experimente apontar cada mic para o centro de seu respectivo naipe.

Evite idéias estrambólicas, como pares X-Y, PZM's comuns no chão, headsets para cada membro, etc. Não funcionam. Servem apenas para arranjar dor de cabeça (algumas técnicas servem em gravações, mas não em PA).

Se houver instrumentos acústicos próximos, tenha cuidado para que vazem o menos possivel nos mics de voz. Se puder usar painéis de acrílico na bateria ou percussão, não dispense.

Os microfones de voz devem estar o mais afastados que for possivel das caixas do PA, mas não os deixe proximos demais do coral, ou captarão vozes individuais, e não o conjunto. Nunca ponha seu sinal no retorno, use-o apenas para que os integrantes recebam o playback ou instrumentos que os acompanham.

Se puder usar microfones hipercardióides, ótimo. Eles rejeitam melhor os sinais laterais, que vem do PA. Os AKG C1000 com padrão hiper funcionam bem aqui, desde que voce faça os cortes no PA para amansar seus médios-altos estridentes: abra os canais na mesa e vá elevando aos poucos o nivel do PA (lembre que não deve haver voz no retorno) até a primeira realimentação. Corte 3 ou 4 dB a frequência mais próxima do apito e repita o procedimento mais 2 ou 3 vezes.

Use o low cut em todos microfones, não vai precisar de graves neles. As faixas de frequência abrngidas por cada voz, são:

* barítonos começam em cerca de 100Hz e vão até 350 ou 400 Hz, mas seus harmônicos passam dos 5kHz;

* tenores de 130 a 500 Hz, harmônicos até 6 ou 7 kHz;

* contraltos de 150 a 600 Hz, harmônicos até 8 ou 9 kHz;

* sopranos de 240 a 1200 Hz, harmônicos até perto de 10 kHz.

Ou seja, um pequeno PA respondendo de 100Hz a 10 kHz já basta, mesmo com o acompanhamento costumeiro (violão, teclado, etc). Nas vozes femininas, pode cortar alguns graves (com moderação) e use uma seção do paramétrico do canal para atenuar um pouco entre 2,5 e 4 kHz, pois irão sobressair depois disso.

Nunca use reverb num coral em ambientes fechados. Em externas, claro, é importante para dar "corpo".

As caixas do PA devem ser direcionais, e procure apontar direto para o publico, nunca deixe que "sobre" som para o palco.
 
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