Muito mais que áudio, podemos citar exemplos maiores, como Consul e Brastemp (propriedade do mesmo grupo de empresários), ou até a Ambev (indústria de cervejas dona da Skol, Antartica, Bohemia, Heineken e mais muitas outras).
No Marketing (minha graduação), isso é chamado de Falsa Concorrência ou Abertura de Mercado.
Empresas que lançam duas marcas com características/preços iguais tem o objetivo de desenvolver uma concorrência fantasma. O fato de você escolher entre uma marca ou outra na loja não muda nada, já que você está levando praticamente o mesmo produto, apenas faz com que você se lembre da existência das marcas. E mais, as marcas tem estruturas de administração separadas (apesar de serem dos mesmos empresários), ou seja, se uma quebrar, a outra ainda está de pé. É o caso, por exemplo, da Samson e Superlux.
Empresas que lançam marcas com características/preços diferentes, consequentemente, diferenciam o público alvo. Isso é uma abertura de mercado, que faz com que o conceito de "mais ou menos" que você criou ao conhecer os produtos simples não sejam transportados para o produto melhor. Exemplificando, a Ciclotron não quer que você se lembre das AMBW ao comprar uma Vega ou uma CSM, por isso, classifica os produtos de qualidade inferior como Wattsom.