Aquela "pegada"

ivan.freitas disse:
Deluna ... me desculpe pela pergunta mal formulada. Eu estou apenas a 4 posts do início ... acho que compreensão é bom também, mas tá bom ... foi mal ... na próxima vou me policiar para escrever melhor.
Desculpar o que? :p
Mas é bom sempre lermos nossas mensagens mais de uma vez antes de enviar, assim percebe-se alguns erros.
 
Adorei este tópico, pena que o vi somente agora,

Mas vou passar um pouco da minha experiencia nesta area.

em primeiro lugar, um bom som de bumbo começa pelo posicionamento do microfone, quando vc mixa um sistema de jazz, blues, estes estilos, nao existe a necessecidade da pele de resposta do bumbo estar furada, porque a expressao de grave que vc necessita nao obriga a ter frequencias muito baixas.

ja black music, rock, etc a pele de resposta furada é excelente para melhorar a qualidade do seu sinal

o microfone quanto mais dentro do bumbo pior pois o kick (batida do pirulito do pedal na pele fica mais alto)
sendo assim o microfone deve ficar somente com a cupula para dentro.

Já vi muitos tecnicos operarem som, mas o que achei mais inacreditavel, foi um tecnico em um show que fiz junto com o Tihuana (acho que é assim que se escreve), eu estava operando para a banda Pavilhao 9, foi incrivel, o cara tirou um som de rock com o Tihuana com um Shure SM58 fiquei abismado, nao sabia que aquele microfone podia chegar a captar uma frequencia tao baixo, eu continuo com as minhas preferencias
SM91 e D112, sao os mics que mais gosto de usar.

Como gosto de rock e sempre operei rock, OFicina G3, Resgate, Kats, Pavilhao 9, nao tenho o costume de processar demais o microfone do bumbo, gosto do som mais solto no maximo um compressor, mas acho que no caso deste topico, vamos tirar todo o processamento e chegar no som mais simples com qualidade,

O mais importante e vc comecar a saber ouvir

bom mic colocado na posicao, metade para dentro do bumbo, metade para fora do bumbo.

agora vamos para uma equalizacao basica que muitas vezes da certo, ate vc aprender a entender as frequencias e saber que pode melhorar o seu som.

coloque um equalizador de 15 bandas insertado neste bumbo, tinha um tecnico chamado Manivela (infelizmente faleceu) que todos que comecavam a aprender com ele, era obrigado fazer isto.

este Equalizador ira fazer vc aprender a entender as frequencias, vamos la.

graves: levante 6 dB em 50Hz
levante 6 dB em 63 Hz

Medios graves: baixe 12 dB em 450Hz
baixe 6dB em 630 Hz

Medio agudos: levante 6dB em 3kHz

Agudo: flat

e muito legal vc mexer varias vezes, mas esta é a base para equalizacao de um bumbo outro dia falamos sobre os tambores.

Mas lembre-se vc precisa ter na sua igreja uma caixa de Sub grave, para ouvir este 63Hz e um microfone bacana para captar este bumbo.

abracos
 
Achei interessante uma coisa... TODO mundo falou de equipamento, preço de equipamento e NINGUÉM falou sobre o mais importante de todo o processo... a BATERIA.
De nada adianta um som de 1 milhão se a bateria é aquela bateria de igreja que foi comprada a mais barata da loja e tem pele velha, rasgada e desafinada.
Por isso vou fazer a pergunta essencial pro Ivan:

Qual a Bateria da sua igreja?

Qual o tamanho do Bumbo? 22", 20" ou 18"?

Qual a pele do seu Bumbo? Filme simples? Duplo? Hidráulico?

Seu Bumbo é abafado com alguma coisa dentro?

A pele de resposta do Bumbo está com furo?

Ainda estou pra ver um sistema que transforme o som de uma Bateria velha no som da Bateria do Phil Collins :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Back
Topo