Caixa de medio grave. Escolha de falantes 10``

ssandynight

New Member
Ola pessoal gostaria de ouvir a opniao de vocês. Estou construindo um par de caixas cornetadas. Provavelmente usarei para os agudos um driver TI da JBL (D220ti Trio) e para os graves um sub com falante Oversound de 15pol (600W). O driver ti desce ate uns 2KHz e o sub subiria ate 150Hz.

Gostaria de saber quais woofers de 10 pol vocês recomendam. Estava pensando em algo entre 300W e 400W RMS. De preferencia 4 ohm, já que não ligaria mais falantes.

Tenho uma potencia Crest Audio CA4 para ligar esse médio.
Tambem gostaria de saber algumas recomendações: Essa caixa deveria ser dutada ou selada para esse falante? Um médio que responde nessa banda é viável ser cornetado?
O motivo pelo qual eu gostaria que fosse cornetado seria mais estética do que qualquer outra coisa. Conheço as dificuldades em se projetar um sistema cornetado, mas gosto muito da estética das caixas da Funktion One, Danley Sound Labs, Void, Electro Voice e etc.

Bom vou deixar aqui alguns dos alto-falantes que estou pesquisando.
QVS 10MGS412
QVS 10MGS810
Snake Esv 610
Triton 10SLX600

Agradeço muito qualquer ajuda. Ah nesse projeto estou procurando mais boa qualidade sonora e nem tanto SPL.

Estou deixando em anexo o projeto do qual estou tendo inspiração.
 

Attachments

  • MT 130 1 (1).jpg
    MT 130 1 (1).jpg
    196.3 KB · Visitas: 10
Abençoado bom dia.
Se informe as características de cada falante , quanto a qualidade timbre opinião de usuários etc.
Quanto a caixa ser selada ou dutada , isso também depende ....
A caixa dutada deverá ser maior e será um serviço mais tecnico pois deverá sintonizar a frequencia da caixa ao pórtico.
Tem muita gente aqui no grupo que lhe poderá ser mais útil que eu.
Mas falei enquanto os que realmente dominam na área não chegam.
Se tiver como , faça o projeto de acordo com seu gosto , procure fazer um bom trabalho técnico para aproveitar o máximo que seu sistema possa oferecer.
Me perdoem se passei alguma informação errada.
 
Muito obrigado pela atenção e pela resposta! Sim, sei que tem muita gente muito experiente por aqui :)
Complicado fazer essa decisão sem conhecer o timbre de nenhum deles... :( Estou me baseando puramente em parâmetros TS e em gráficos.

Só para dar uma atualizada na situação:
Decidi mudar o projeto trocando o driver Ti de 1" por outro de 2" polegadas. Acho que assim eu consigo descer mais com ele ate uns 1200Hz, aliviando o trabalho do woofer. Estou aberto também a trocar o falante de 10 por um de 12 para poder também não sofrer com os medio-graves. Dessa forma, o trabalho do woofer seria entre 150~1200Hz. Mais palpável...
 
Back
Topo