Rack Virtual

unformed

Member
O problema de tudo isto é de você ter um micro que na hora que você mais precisar, ele vai travar e o que você vai fazer ?

Este é o grande problema !!!

Mas se você pegar uma boa máquina, com umas 1 ou 2 delta 1010lt da M-AUDIO com certeza dá pra fazer muita coisa, mas vocÊ corre o risco de dar pau na hora H !!!

E u vou testar este fim de semana o processamento de reverb e EQ no P.A. e nosso guitarrista vai testar o Guitar Rig rodando em um macbookpro e ver o que dá !!!

Softwares, eu recomendo o Reaper que é bem leve, mas tem Cubase/Nuendo, Sonar, Logic, etc...
 
medrmf disse:
ele fazia um som com a boca e o cara da mesa através de um soft e um pc fazia esse som tocar em loop, depois ele foi colocando outros sons por cima em loop até ter toda a base e começou a cantar. Provavelmente não tinha muito processamento em cima disso

O processo do loop é muito simples. Funciona muito parecido com o Delay que conhecemos. E ele só era responsável pela introdução da música lá... Sem contar que COM CERTEZA era um Mac (não esses MacBook de brinquedo que tem por aí) dedicado à esse ofício. Não era um notebook do Carrefour usado pra entrar no MSN, Orkut, Counter Strike, e processar um PA nos fins de semana.

Se você for comprar um notebook de verdade + interface de áudio para cada canal que você quer processar, sai mais barato comprar uma O1V96.
 
medrmf disse:
Um notebook para cada canal?
Um notebook controlando uma placa multicanal.

Tá certo... Aí se você quer processar 10 canais, vai precisar ter 10 programas rodando ao mesmo tempo, um para canal. Haja processador.
E tem mais um "detalhe". Chama-se LATÊNCIA.
 
Para o notebook você pode usar placas via firewire com várias entradas, mas o custo sobe, e vale mais a pena pegar uma mesa digital tipo 01v96.

Para coisas simples, você pode usar um micro razoável com uma placa no míniomo full duplex, esquece qualquer tipo de soundblaster que você ouvir falar, vai de M-AUDIO que é barata e boa.

Agora o uso que está muito comum de computadores é como módulo de timbres para se ligar controladores MIDI ou processamento de efeitos em guitarra.
Mas tem de ser micro dedicado, sem joguinhos e outras bugigangas.


gabriel_renascer
Você não precisar ter um software para cada canal, você abre as tracks dentro de qualquer software do tipo e você endereça cada INPUT para cada track do software e lá você inserta os plugins que você quiser, como se fosse em uma mesa digital, ficando limita o número de efeitos em função do processamento da tua placa de som juntamente com a tua máquina, mas a placa de som que faz o trampo pesado
 
gabriel_renascer disse:
COM CERTEZA era um Mac (não esses MacBook de brinquedo que tem por aí) dedicado à esse ofício.

pois é, um note da mac é coisa pra uns 10 paus

outra coisa, experiência própria: meu desktop (micro de mesa) em casa, estou sempre com ele "abaixo de pau", tipo exijo muito dele. e nunca me deixa na mão. isso se eu tiver sozinho, pq é só chegar um cliente... que ele trava... é nas horas que a gente mais precisa, não dá pra entender.

outro dia fui tocar um baile (DJ) sozinho. levei muitos sustos pq quando eu ia escolher a próxima música, o micro travava estranhamente, coisa que nunca fez em casa, sorte que a música que tava tocando continuava, mas foi adrenalina a noite toda.

então, pra som ao vivo (diferente de estúdio, que se travar, volta e regrava tudo), o micro ou note tem que ser muuuito, mas muito bom. leia-se potente.
 
Talvez dê certo com computação em núvem e algum barramento de altíssima velocidade...

Falando sério, se torna inviável, o tráfego de dados é muito grande, o que gera latência, sem contar que para processar esse sinal e implementar os filtros necessários é necessário um poder de processamento ímpar. Acaba se tornando inviável.
 
Podem não ser vários programas simultâneos, mas são muitos fluxos de sinal ao mesmo tempo, o que dá praticamente no mesmo.

Isinho, computação em nuvem não tem muito a ver com esse assunto... além de ser um paradigma ainda pouco desenvolvido, acho que por definição não preta para processamento em tempo real.

Enfim, como muitos já disseram, a questão toda gira em torno da latência que será gerada pelo computador, e da confiabilidade do sistema.
 
Computação em nuvem foi uma brincadeira, e seria por causa da redundância em tempo real em várias máquinas diferentes.
 
... ola medrmf.

... vale uma lida na serie de materias da revista AMT (audio musica e tecnologia) sobre o software ABLETON LIVE ... na edicao 212, maio 2009, o autor ensina como usar o software para literalmente controlar uma banda no palco ... a versao LITE do software eh gratuita.

... como ja foi comentado pelo pessoal, o custo de se montar um sistema de audio neste molde eh muito alto ... por isso vale mais investir numa mesa digital.

... uma citacao do autor da materia: "... o importante é abrir as nossas mentes para que a tecnologia possa mostrar alguns caminhos alternativos." Daniel Raizer.

[ ]'s
 
gabriel_renascer disse:
medrmf disse:
agora imagina vc não depender de marca ou do hardware. Querer mudar seu som e só trocar o software.

Isso é completamente impossível.
Só se o software fosse controlado pela vontade de Jesus Cristo.
... nao concordo ... vc pode usar varios tipos de plugins de eq, efeitos, compressores famosos numa DAW ... na mesa digital isso poderia tambem ser possivel, pois ela tem o mesmo principio de uma DAW ... mas, eh como o med novamente citou, COMERCIALMENTE nao se interessam.

[ ]'s
 
agora imagina vc não depender de marca ou do hardware. Querer mudar seu som e só trocar o software.
Ok, vamos ao que voce pediu no inicio do tópico então, segue a sugestão:

1 interface M-Audio Fast Track 8R US$500
1 laptop PC US$800
1 Ableton Live Full 8 US$500

Com o preço dos cabos somados ao valor dos equipamentos acima daria uns US$2000, preço de uma 01V96.

Se achar que compensa...
 
Alguém já tentou fazer isto alguma vez ?


Acho que o pessoal está exagerando um pouco, pra coisas simples, tipo processar dois canais, até quatro não precisa ter MAC, pode usar máquinas tradicionais (PC com dual core ou core2duo) com uma placa de som média (M-AUDIO 2496, delta 1010lt, fast track, edirol, tascam) que o negócio roda tranquilo !! O que processa o áudio não é o micro e sim a placa, pois quem define a latência é a placa de audio. lógico que não adianta colocar uma placa em um pentium III que não aguenta, mas as máquinas atuais aguentam sim.

Agora esqueça de usar email, internet, joguinhos, office neste tipo de máquina, tem que ser dedicada.

E sobre o preço tem softare bem mais barato por ai e até mesmo free que faça esta função, já que muitos plugins freeware que existem, tem qualidade excelente e não custam nada. Basta verem o conceito hoje usado com o REAPER que é uma daw muito completa e com plugins que já vem embutidos nele de muita qualidade e se não me engano custa us$60 !!!
 
Back
Topo