O maior absurdo que eu já vi!!!

Spurgeon

Active Member
Pessoal,

Acreditem se quiser, mas o que vou narrar é fato! Aconteceu comigo.

Bem, um amigo me liga me pedindo ajuda no som na igreja dele, o técnico deles tinha acabado de ser demitido. Dai, como o cara é muito amigo e grande músico eu fui lá.

É uma igreja que cabe 1200 pessoas sentadas. Um templo até grande para os padrões dos que temos. Como de praxe templo muito bonito, mas como a maioria também, acusticamente defeituoso.

Bem, o sistema deles é um Line, centralizado, com sete elementos, no site da igreja tem algumas fotos, dai é possível ver mais ou menos a diposição das caixas. http://www.batistadobarreiro.com.br/home/

As caixas são todas do modelo Staner Lan 800P, caida caixa vai perto de R$ 7.000, só que o sistema não fala, é um dos piores que eu já ouvi ultimamente, um som terrível. Só que o erro não estava nas caixas, e sim na forma como as caixas estavam, ou estão sendo trabalhadas.

Como eu sei que caixa tem um bom timbre, alguma coisa estava errada, fui caçar defeitos. O primeiro baque que tive foi o que sistema estava sem gerenciador, sendo "processado" unicamente por um x-over da JBL com dois cortes apenas, como são dois canais, tinha quatro cortes, todavia, todos errados. O buraco nos graves e a transição agressiva entres as vias estava explicado.

Vamos lá: o primeiro corte estava em 900 Hz, este sinal, na saída do x-over estava indo para o sub, acreditam nisto? Eu quase cai de costas quando vi. O segundo corte estava em 1KHz e o terceiro em 5 KHz. Tipo, para aqueles que tiverem curiosidade, leiam o manual da caixa e vejam os cortes recomendados. Na verdade este x-over usado ( JBL M533) nem tem corte para este tipo de caixa.

Tentei mixar um culto e só tomei pancada por todos os lados, era toda hora vindo gente me falando que o som estava embolado e etc... mas também pudera, era basicamente um bom carro, entretanto sem roda.

Nesta hora todo seu conhecimento técnico vai embora, tipo, para dar um brilho na voz eu tive que chamar algo perto de 15 dB em 10 KHz, sendo a mesa digital o "Q" do filtro estava bem baixo, ou seja lambendo tudo, uma coisa terrível de se ver, mas só assim que os agudos vieram, que coisa!!

Neste final de semana eu vou levar um DBX para gerenciar, vou tirar umas fotos e posto aqui para vcs verem e também comento os resultados.

Ufa....

Abraços,
 
É cada coisa que a gente vê por ai...

Não adianta ter o melhor equipamento do mundo se não souber como operá-lo.

Vamos aguardar as fotos e o desfecho dessa história. Esperamos que tenha um final feliz.
 
rapaz..

um bom final feliz, seria essas caixas indo la pra igreja e as da minha igreja indo pra la, minha igreja tem 6 caixas, quase o mesmo Nº de caixas e digo mais, falam muito mais agudo que essas ai, e la na igreja a acustica puxa muito pros medios e agudos...

que tal fazermos negócio?...ambas as partes saem ganhando :lol:


Forte Abraço
 
É realmente impressionante, um dos maiores e melhores investimentos, é a capacitação do pessoal, não adianta vc ter tudo do melhor e com pessoas destreinadas, é o mesmo que colocar uma ferrari numa auto-escola... Eh acho que viajei na maionese kkkkkk.

Abraços
Cassiano Ricardo
 
talvez , o erro pode ter acontecido por vairias coisas.
1° talvez o cara tinha o crossover que foi dito e foi muito bom no passado dele .
2° talvez falta conhecimento tecnico do tecnico .
3° talvez foi a liderança que disse" não podemos comprar mais nem uma agulha agora" ai fica aquele velhor tamporario permanente.
mas creio que com um processador e fazendo o alinhamento e cortes corretos ficará otimo o som, e digo mas dependendo do que for fazer nem precisará de grave. tenha uma bom trabalho!
 
O mais absurdo é o cara conseguir comprar um Line Array sem o sistema de gerenciamento adequado. É um "queima-filme" de marcas... aliás, que irresponsabilidade de quem quer que tenha instalado.
 
Pessoal,

Olhem só, acabei de ligar para a engenharia da Staner, justamente para passar a eles este queima filme do produtos deles. Na verdade eu paquei o pato, os caras xingaram demaissssssssssssssss!!

Me disseram que na ocasião da instalação do equipamento, o técnico da empresa foi até a igreja, alinhou o sistema, e segundo eles o som ficou condicionado ao ambiente dentro das limistações acústicas.

O que aconteceu foi que devido a descargas atmosféricas o DCX queimou (não sei pq, me lembor de ter visto um pentacustica no rack).

O técnico que estava lá, orientado então por um dono de empresa de sonorização meio que do período jurássico, indicou para ele este x-over. É justamente isto que o Giorgio falou, o cara deve ter usado este equipamente no passado, e deve te sido para ele muito bom, só que ele se esqueceu que o sistema não é convencional é um Line, na verdade eu desconfio que ele nem sabe como funciona um Line, dai o erro.

Abraços,
 
GGGGRRRAAANNNNDDDEEE SPURGEON,

sinto muita falta sua por aqui. Por mim, você deveria acessar todos os dias.

Vamos lá: o primeiro corte estava em 900 Hz, este sinal, na saída do x-over estava indo para o sub, acreditam nisto? Eu quase cai de costas quando vi. O segundo corte estava em 1KHz e o terceiro em 5 KHz.

Quando li sua mensagem inicial, notei logo que é corte de caixa de 3 vias, com woofer, driver de médio (tipo o D250 da Selenium) e um supertweeter (ST300, etc). As mensagens posteriores do Giorgio e a sua (alguém dono de um sistema jurássico) confirmam.

Sempre digo: o PRIMEIRO e MELHOR investimento que se faz em qualquer sistema de sonorização é TREINAMENTO do operador. Tinham Ferraris (lines, mesa digital), e um motorista de bicicleta para operar!

Um abraço,

Fernando
 
A Staner tem um Software muito bom para alinhamento de PA, o EASE Focus, como ainda não tenho grana pra compra fico "brincando" com ele, tem os cortes, algulos, quantidade de caixas, mostra o nivel de dB é bacana mesmo.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.staner.com/produtos/easefocus/ease/EaseFocus%20-%20Win%20XP.exe">http://www.staner.com/produtos/easefocu ... n%20XP.exe</a><!-- m -->
 
Uma foto que aparece o line

12g.jpg

8g.jpg
 
o absurdo não é em relação ao line especificamente e sim ao processamento do sinal enviado ao line, feito com cortes totalmente improprios e de forma aleatoria...

Principalmente levando em conta o valor do investimento no line que é bem alto.
 
***********.net disse:
A minha dúvida é: se o line é ativo e processado, pra que o crossover?

Se estivesse saindo 2 vias do crossover, até justificava, tipo até 90hz pro sub e fulll pra alta, usando assim pra alta somente como controle de volume.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.staner.com/produtos/caixas_acusticas/lan800p.php">http://www.staner.com/produtos/caixas_a ... an800p.php</a><!-- m -->

Potência Máxima de Saída
> High Amp: 160 W
> Mid-High Amp: 435 W
> Low-Mid Amp: 760 W

Alimentação
> Tensão: 127/220 Vac; 50 ~ 60 Hz
> Consumo máximo: 900 W

Quem sabe porque ?:)
 
Back
Topo