Bom Custo x Benefício significa que o produto é barato?

Bom Custo x Benefício significa que o produto é barato?

  • Sim

    Votes: 1 4.5%
  • Não

    Votes: 1 4.5%
  • Não necessariamente

    Votes: 20 90.9%
  • Não sei

    Votes: 0 0.0%

  • Total voters
    22

David Fernandes

Active Member
Toda vez que alguém aqui no fórum fala em Custo x Benefício eu me arrepio... principalmente pq a expressão está sempre vinculada à idéia que "um bom custo x benefício" significa que o produto é barato. Vamos pensar no assunto?

[]'s
 
Pra mim nem sempre... Exemplo: quando comprei o mic Audio Technica MB3K foi R$300 pra muita gente é um microfone caro, mas pra mim foi um bom custoxbeneficio, pois tem um bom timbre, e é resistente.

É uma definição meio complexa, depende muito do ponto de vista e do bolso de cada um.

Abraços
Cassiano Ricardo
 
Não necessáriamente, para isso é necessário analisar o que é benéfico e a que custo. Só que é preciso entender melhor este benefício, o que cada um leva/entende como benefício. Pode ser qualidade, durabilidade, patricidade......

Para mim, CxB deve ser analisado pensendo em qualidade e Durabilidade no mínimo. Por exemplo podemos colocar a ciclotron com um com custoXbenefício se analisarmos DURABILIDADE, mas sabemos que lhes falta qualidade, ao mínimo aceitável. Qualidade essa que as Beringelas tem ( qualidade aceitável, desculpa David mas é verdade) mas durabilidade... qualidade e durabilidade
Por isso acho que para se falar em CxB precisa-se descobrir qual o critério buscado.
 
... para mim custo x beneficio nao se traduz em preco baixo, nao vejo esta ideia ... penso que devemos "linkar" custo x beneficio com outros fatores como qualidade x durabilidade x cuidados no projeto, etc.

[ ]'s
 
tambem axo que nao necessariamente, como os amigos aki de cima ja falaram, vai depender o que voce considera CUSTO X BENEFICIO

como o proprio nome ja diz, voce analisa CUSTO versus BENEFICIO, cada custo tem seu beneficio.
ou melhor dizendo, cada BENEFICIO (durabilidade, qualidade, variedade, acessorios) tem um CUSTO a mais agregado.

EXEMPLO:
vamos dizer que a pessoa quer comprar um carro que custa R$ 10 mil (é soh hipotetico, rsrsrsrsrsr) ele é a gasolina (que cada dia seu preço sobe) e para voce colocar gnv custa R$2 mil (20% a mais no valor do carro) sendo que o valor do gnv é pelo menos a metade do valor da gasolina, entao.... como todo mundo que coloca gnv sabe que esse "investmento" vale a pena.
em resumo: o CustoXBeneficio é de 20% a mais do valor do bem (o produto sai + caro) mas depois de algum tempo voce vai ver (sentir no bolso) que valeu!!!

obs: tenho gnv no carro e sem bem que o custoXbeneficio inicialmente foi alto + compensa depois.
 
Barato sim,na minha opinião ! Pra quem tem dindin sobrando é muito mais fácil comprar uma mesa digital da yamaha,mas, pra quem não tem dindin de sobra como eu, fico com uma beringela mesmo.

Para min CUSTO/BENEFÍCIO=BARATO sim !

Viu, fiz uma rima...
 
Rapaz, eu até hoje não comprei uma mesa de som pra mim, porque decidi só comprar se for uma soundcraft. Potências no mínimo Nashiville ou algumas linhas da Machine.

Mics também. Não tem jeito, se quiser coisa boa tem gastar um bom dinheiro....Se um dia chegar a ter, vou ter a coragem de chegar numa loja dessas e gastar uns R$ 150K à vista. E pensa que isso é dinheiro, isso aí é mixaria. Pra muitos do ramo e pra Deus muito mais. Se eu tiver dinheiro e gostar e quiser para aquele momento, eu pago não me importa se custar 10x mais. Mas que falta faz $$$$....

Aliás só compro agora se for a vista, comprei meu baixo assim, em dinheiro. Ganhei um desconto de 15%.

Por isso o jeito é esperar...

Abç,

Marcelo
 
lim disse:
Barato sim,na minha opinião ! Pra quem tem dindin sobrando é muito mais fácil comprar uma mesa digital da yamaha,mas, pra quem não tem dindin de sobra como eu, fico com uma beringela mesmo.

Para min CUSTO/BENEFÍCIO=BARATO sim !

Viu, fiz uma rima...

Lim, me desculpe, mas isso não tem nenhuma relação com ter ou não ter dinheiro, mas com planejamento. O grande problema é que pensamos antes no custo e depois no benefício, quando deveria ser o contrário. A primeira coisa a fazer é definir o que se precisa para resolver o problema e não pensar numa solução paliativa. Depois disto definido, levanta-se os custos. Em geral, qd se opta por uma solução definitiva (que no momento imediato é a mais cara) observa-se que ao longo do tempo de vida útil estimada do produto ele ficará mais barato que a solução paliativa de hoje, de amanhã, de depois de amanhã...

A relação custo x benefício não está relacionada ao produto mais barato, pq neste caso não estaríamos levando em conta o benefício, somente o custo. Uma boa relação CxB está ligada à uma solução que resolva em definitivo o meu problema pelo melhor custo (não necessariamente o mais barato).

[]'s
 
Acho que perseguir a Behringer só pq suas mesas são péssimas em durabilidade, é julgar o corpo tendo em vista um fio de cabelo.

Ela tem muitos periféricos bons, alguns microfones de boa qualidade e comprar Behringer não significa automaticamente ter feito uma má compra. Eu já equalizadores, microfones e processadores da marca funcionando a mais de 6, 7 anos sem dar nenhum problema, enquanto já vi marcas famosas darem pau na primeira semana.

Acho que essa questão custo/benefício deve ser avalidada caso a caso, produto por produto. Vale lembrar que algumas marcas como a Beh..., tem proutos que valem 20% ou menos do valor de um produto semelhante de primeira linha. Ou seja, se olhar só a durabilidade, vc pode comprar 4 produtos Beh pelo preço de um maior. Mesmo que um dos Beh dê defeito, pelo mesmo preço vc tem outros 3 e com certeza o tempo de uso somado, chegará igual ou superior ao produto de primeira linha.

Acho que taxar marcas ou aplicar conceitos superficiais e generalizados, é tão prejudicial quanto sair comprando sempre o mais barato só pq é barato.

Vale lembrar que uma igreja não é movida só a som. É uma área importante mas não é o todo. Outras áreas tb gastam dinheiro. E abrir mão de algumas "frescurinhas subjetivas" para ajudar um outro setor da igreja, pode ser muito bem vindo. De que vale uma igreja ter microfones shure, caixas bose, amp studio-r, sendo que os membros tem que sentar em bancos desconfortáveis e cheios de cupins, o banheiro todo mal feito e nojento, as paredes com pintura descascando, os portões todos enferrujados e etc?

Bom senso tb é uma qualidade muito bem vinda nesse contexto.
 
brunolw disse:
Acho que perseguir a Behringer só pq suas mesas são péssimas em durabilidade, é julgar o corpo tendo em vista um fio de cabelo.

Em momento algum eu falei de marcas aqui. O que estou tentando esclarecer é o conceito de custo x benefício, que é largamente empregado no fórum como sinônimo de produto barato.

brunolw disse:
Vale lembrar que uma igreja não é movida só a som. É uma área importante mas não é o todo. Outras áreas tb gastam dinheiro. E abrir mão de algumas "frescurinhas subjetivas" para ajudar um outro setor da igreja, pode ser muito bem vindo. De que vale uma igreja ter microfones shure, caixas bose, amp studio-r, sendo que os membros tem que sentar em bancos desconfortáveis e cheios de cupins, o banheiro todo mal feito e nojento, as paredes com pintura descascando, os portões todos enferrujados e etc?

Não vou entrar novamente neste tipo de discussão, mas eu prefiro os irmãos sentados num banco de madeira e entendendo todo o culto (música e palavra), do que sentado em poltronas de luxo sem conseguir compreender nada do que acontece no culto.

E só prá constar, não gostei da expressão "frescurinhas subjetivas". Achei irônica, num sentido pejorativo, e de mau gosto. Vc pode não gostar da minha postura (aliás, como eu não gosto da sua), mas daí a vc taxar o que penso como frescura, vai uma grande diferença. Discorde de mim à vontade, mas respeite as minhas idéias.

[]'s
 
Não vou entrar novamente neste tipo de discussão, mas eu prefiro os irmãos sentados num banco de madeira e entendendo todo o culto (música e palavra), do que sentado em poltronas de luxo sem conseguir compreender nada do que acontece no culto.

É como sempre digo, a fé vem pelo ouvir, não pelo sentar...
 
David...

Que fique registrado aqui que em momento algum citei o seu nome ou enderecei meu post a vc! Só coloquei meu ponto de vista, de que nem tudo que sai da Behringer (que tem um custo/benefício interessante (e é a primeira marca quando pensamos nesse assunto)) é ruim ou fruto de uma péssima compra.

eu prefiro os irmãos sentados num banco de madeira e entendendo todo o culto (música e palavra), do que sentado em poltronas de luxo sem conseguir compreender nada do que acontece no culto.

Nenhum extremo é bom! A razão está no equilíbrio. Agora faça uma pesquisa: faça essa pergunta para uns 100 membros de igreja: o que vc prefere? ir numa igreja com um som deficiente, um pouco dificil de entender as coisas, mas sentar em bancos confortáveis, igreja com ar condicionado e templo bacana, ou ir numa igreja com som excelentíssimo mas com bancos sem encosto, com um calor infernal, chão de concreto batido (ótimo pra ajoelhar)?

Vc acha que a igreja de som perfeito vai sair ganhando?

A igreja pode ter o melhor som do mundo. Mas na hora que as costas começam a doer, o calor começa a fazer suar e etc, num tem santo que faz a pessoa se concentrar na mensagem que "ele está ouvindo perfeitamente".

E outra. Na maioria das igrejas é possivel se fazer um som bom e com inteligibilidade sem gastar fortunas ou comprar tudo do bom e do melhor e mais caro. Dizer que só com equipamentos caros se consegue um ótimo resultado em termos de som, é um exagero. Já vi muita igreja que tinha só uma caixinha amplificada da wattson e o culto era perfeitamente entendível.

====================================

Então, pra resumir minha opinião sobre o assunto: qualidade em som custa caro, e as vezes muito caro. Mas a diferença entre um equipamento de 50 e um de 500, as vezes é muito pouca e não atrapalha o conjunto da obra se optar pelo mais barato. Dependendo do caso, o e 50 pode até servir melhor ao propósito de um determinado lugar.

Em termos de durabilidade, qualidade tb custa caro. Mas se o equipamento inferior custa 20% do valor de um de alta qualidade, é muito melhor comprar 5 usar um por um até todos darem defeito, do que comprar o caro que é quase certo que terá seu tempo e vida muito menor do que o tempo de vida somado dos 5 equipamentos inferiores.

E só prá constar, não gostei da expressão "frescurinhas subjetivas". Achei irônica, num sentido pejorativo, e de mau gosto. Vc pode não gostar da minha postura (aliás, como eu não gosto da sua), mas daí a vc taxar o que penso como frescura, vai uma grande diferença. Discorde de mim à vontade, mas respeite as minhas idéias.

Só pra citar denovo, não citei seu nome ou enderecei isso a vc. Vc se doeu atoa. E sinceramente, não escrevi isso pensando em vc, até pq já lí bastante coisa sua aqui e sei bem o que vc pensa, não creio ser o seu caso.

Frescurinha subjetiva pra mim é gente que olha 2 produtos e sem ler espeficicações ou fazer um teste completo, já sai dizendo que o mais caro é melhor. Ou pior, sai taxando o mais barato de ruim só pq ouviu falar. É aquele tipo de técnico nojentinho que gosta de falar "se não for equipamento o bom e do melhor, do mais caro, eu nem ponho a mão".

Isso pra mim é frecurinha subjetiva. Ficar enchendo o saco com bla bla bla sem nem antes experimentar trabalhar com o que tem em mãos antes de sair jogando tudo no lixo.

Só pra exemplificar, tem caixas da CSR que são bem mais caras do que algumas caixas da Attack. Porem eu acho caixa da CSR um terror se comparadas às da Attack. Se o cara se baseia só em preço, com essa frescuragem de achar que tudo que é mais caro é melhor, vai com certeza comprar gato por lebre e ainda vai ficar com o orgulho em alta, aff.

Creio que pra Deus temos que dar nosso melhor. Mas esse "dar nosso melhor" é uma coisa bem complexa que varia de caso para caso. Para os que acham que tudo na igreja tem que ser do mais caro só pq é mais caro, é bom dar uma olhada lá no Novo Testamento e ler qual foi o lugar que Deus, o rei o universo escolheu para que seu filho nascesse!
 
Ok, Bruno.

Nós temos opiniões divergentes, mas eu respeito vc e me desculpe pq achei que vc se referia a mim. Prá mim, este assunto está encerrado. Sem problemas.

Quanto à questão dos bancos, é lógico que as pessoas vão preferir os bancos, o ar condicionado, o mármore etc. Só que nada disso é essencial na comunicação do evangelho, mas o som é.

Eu já fiz muito som com equipamento ruim, médio e bom. Eu prefiro trabalhar com coisa boa, mas se tiver de fazê-lo com Behringer, vou fazer, pq já fiz muito. Não quer dizer com isso que vou fazer apologia do meia-boca. Vou sempre recomendar o melhor. Mas acho que vc já sabe disso.

[]'s
 
Eu entendo o ponto de vista do Bruno, mas tem que se ter um cuidado em uma coisa, a mentalidade das pessoas pelo menos da maioria (menbros de igreja) para as igrejas é o preço baixo, com certeza o bom senso tem que reinar, e nisso não podemos pensar só em estética e conforto de igreja e desprezar uma das partes mais importatntes que é a comunicação (som), digo isso porque a maioria dos membros da igreja tem a estetica e conforto da igreja como o primordial, creio ser importante, mas deixando claro aos nossos irmãos que a boa compreensão do que é pregado e cantado é de importância também.

E numa coisa eu concordo com o David, planejamento para a area do audio é muito importante, porque eu sou menbro de uma pequena igreja com poucos recursos e o que temos de som e estética da igreja foi fruto de planejamento, e trabalho e quem não conhece nossa história de luta e esforço pessoal acha que a igreja, tinha recursos financeiros.

Peço desculpa porque o David pediu para encerrar o assunto e eu postei essa opinião, mas queria postar que entendo o ponto de vista tanto do David quanto do Bruno.

Grande Abraço
Cassiano Ricardo
 
Cassiano, não há com o que se preocupar. Qd eu disse que para mim o assunto estava encerrado, não estava me referindo à emissão de opiniões por parte das pessoas. Estamos num fórum e um fórum se constrói com as opiniões de todos. Eu me referi ao mal entendimento que fiz em relação à colocação do Bruno.

[]'s
 
Bom, para mim, a melhor relação custo-benefício é quando na sua concepção (pessoal e subjetiva), você acredita que pagou barato por um produto que para você pode custar mais pela qualidade que ele oferece.

Abraços,

Eduardo
 
Back
Topo