ouvido mau treinado

JediRoquer

New Member
Amados irmãos,

Essa semana tive a oportunidade de visitar uma outra Igreja, com outra equipe , outros equipamentos e descobri uma coisa: Meus ouvidos estão mau treinados.
Mas não é para ouvir e opinar no som dos outros não, na verdade é muito pelo contrario, percebia quando sobrava alguma coisa, quando faltava, alguma coisa, quem tava tocando o desnecessário.... Mas na minha igreja (minha não, na que eu congrego), é eu sentar no banco e pronto, fico cego dos ouvidos. Talves seja por que já me acostumei com o som ruim das minhas caixas, ou as vezes por não exigir mais da equipe de louvor 9 ou menos nesse caso), por acomodação , desanimo , mas a coisa tá feia. O som nunca fica BOM, fica audivel, mas BOm é raro. Pra piorar a Sala do Audio fica literalmente em uma sala, com uma janelinha só pra dentro da igreja. acho que já me acostumei aos exessos de grave que sobram na salinha ....
Como todo técnico de Audio de igreja pequena, nós somos em poucos, e eu saio muito pouco da minha igreja, raramente visito outras igrejas. Resumindo Não tenho uma referencia do que é um SOm BOM, para aplicar na minha igreja!

Amados, existe alguma forma "magica" de treinar meus ouvidos de novo?
Estamos para investir em equipamentos novos, mas não quero que a igreja gaste uma grana enorme e continue com os mesmos problemas....
 
Eu não sei, mas sempre que faço som com o conjunto acho que fica maravilhoso! hehehe

Ou pelo menos bom/muito bom...
 
O começo é ouvir bastante CDs. Uma pergunta, como devem usar sempre as mesmas coisas provavelmente vocês não fazem nenhuma passagem longa de som ou algo assim, correto? Cada um já sabe o que fazer então provavelmente muda-se o mínimo(isso é o que imagino com base em minha própria igreja)... Minha sugestão é que você tente acertar o som do zero, primeiro com CD, dar uma boa lida nos artigos sobre equalização, se possível até imprimir prausar na hora(mas sem deixar de confiar nos ouvidos). Depois passar com a banda, do zero também, tentando novas equalizações pra cada um. Tudo isso feito sem pressa alguma, passo a passo.
 
////Graça e paz.


>>É irmão....melhor treino para ouvidos é FONE DE OUVIDO PROFISSIONAL....e uma camerâ anecoica :lol: :lol: ...

>>Eu escuto todos os dias CD's de diferentes estilos...gravações ótimas e péssimas...acho que assim dá pra treinar legal...

________________
Um Abraço.B
 
cara não sei se é seu caso, mas se vc tem equipamentos ruim e local onde a acústica é ruim ,tambem fica complicado vc fazer um som de qualidade ,por mais que vc treine seus ouvidos chega na hora de fazer vai ser aquela embolação só.
 
Acredito que SÓ ouvir CD´s não seja a solução!! Deve-se ter atenção na fonte do CD !! Um bom microsystem, sony de preferencia e uma sala ampla aberta e com uma boa tranquilidade irá deixar seus ouvidos bem treinados, procure dar atencao a todas as nuances musicais! Nao escolha qualquer CD, escute varios estilos, com vocal, sem vocal, intrumentais, procure ouvir e identificar todos os intrumentos, NAO ESCUTE MUITO ALTO NEM COLOQUE AQUELAS PRE EQUALIZAÇOES DOS MICROSYSTEM, isso engana muito e deixa vc com uma referencia musical horrivel !!! Acredito que depois disso vc deveria ir brincar na sua igreja mesmo, coloque esse mesmo CD la, e tenha bom censo no som, procurando sempre acertar aquilo que lhe agrada. Bom espero que possa lhe ajudar!
 
Irmãos,

meu problema é so com o som da minha Igreja, essa técnica de ouvir CD não tem dado muito retorno não...

A equipe muda sempre, cada dia é um diferente, tocando um instrumento diferente, com uma regulagem diferente....
 
Uma vez tive um treinamento (palestras) sobre audio, e o palestrante disse que não tinha nem som no carro para não viciar o seus ouvidos, agora creio que isso que vc quer venha com o tempo, mas as recomendações normalmente são: Ouça, estimule seus ouvidos com reproduções de qualidade (Cd,DVD bem produzidos e gravados) e tenha um bom referêncial (fone de boa qualidade ou umas Genelec kkkk), só por experiência vc poderia pegar um cd que vc conheça bem e de boa qualidade, e escutar em um bom fone em um lugar tranquilo, ouça varias vezes pelo menos uma música e depois escute na sua igreja e veja as diferenças que vem na sua mente, isso é só para treinar os ouvidos e sempre que possivel ouça outros sistemas de som e análisando o que vc ouvi dai vc vai percebendo as diferenças de timbre e estimulando seu ouvidos de maneira mais critica, acho que é mais ou menos por aí...

Abraços
Cassiano Ricardo
 
Desculpe a ignorancia, o que EDIFIER ????

Caixas de som.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.edifier.com/eng2005/product/speaker_index.htm" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.edifier.com/eng2005/product/ ... _index.htm</a><!-- m -->
 
Ahh só um detalhe use o fone com moderação (pouco tempo) e com volume moderado também, lembre que o cuidado com os nossos ouvidos é essencial.

A equipe muda sempre, cada dia é um diferente, tocando um instrumento diferente, com uma regulagem diferente....

aí também entra a questão de gosto pessoal.

E com relação a equalização, temos que lembrar que é um processo que vc vai tentar equilibrar as frequências em um ambiente, tentando deixa-las no mesmo nivel, onde as frequencias que sobram seram atenuadas e as que faltam dar o reforço necessário, e lembrando rolloff, nas pontas mais graves e mais agudas do equalizador, e a arte vc faz na mesa de som nos botões de equalização de cada canal.

Abraços
Cassiano Ricardo
 
Fico com o que o Marcos falou,concordo plenamente !

Paulinho,liga não,você viu a idade do Isinho do lado , é pura imaturidade rsrsrrsrsrsrrsrsrsr
 
???????

Não entendi!

Disse isso porque acho o som de microsystem's muito pouco lineares - não que as edifier sejam referência nesse lado, mas tenho mais controle por estarem ligadas no PC...
 
Bom dia amigos


Opero audio desde 1981 quando trabalhava com os tops da MPB,desta estrada tirei algumas lições que clarearam meu entendimento a respeito do assunto.
Eu aprendi que o resultado de nosso trabalho depende de fatores diversos, e que infelismente a maioria deles não temos controle:
banda disciplinada e competente
equipamento honesto e compatível
acústica local adequada
tempo para alinhamento e passagem de som
bom senso dos músicos em não alterar os volumes e timbres após a passagem
competência do operador
Se estas regras forem cumpridas ,é muito provável que tenhamos um bom som.
No entanto se qualquer uma delas não for observada não temos nenhuma garantia, pois uma coisa ruim tocada só vai ficar uma coisa ruim mais alta no pa,se o equipo nãofor bom, no mínimo soará estranho,se o local não for adequado poucos ou ninguem ouvira corretamente,se os músicos solarem na pausa, o resultado é comprometido e se o operador tiver(uma banana na orelha)¨termo usado na estrada¨fica difícil, portanto são muitas variáveis.E aproveito aqui para deixar uma observação, salvo exeçóes os musicos seculares ouvem muito mais os técnicos do que os "gospel",pois js perceberam que se não houver união não funciona.
 
Beto!
Gostei, das observações é isso mesmo.
No inicio da sua carreira o que vc fazia para ter boas referências em suas audições, como fazia para deixar os ouvidos treinados? Só não vale dizer que puxava peso com eles. kkkkk Brincadeira heim.

Abraços
Cassiano Ricardo
 
Olá gente,

treinamento auditivo começa na igreja, nos próprios ensaios, principalmente se você tem um ministro de louvor bom, que sabe reconhecer uma voz e/ou instrumento desafinado. Você aprende assim, ouvindo a situação e vendo ele falar o erro. Depois de um tempo, você se acostuma e consegue perceber você mesmo o problema, começa a aprender quem canta firme e quem "dá umas rateadas", quem "toca de verdade" e quem "só sabe bater" no instrumento.

Hugo, sua mensagem original me deixou preocupado.

percebia quando sobrava alguma coisa, quando faltava, alguma coisa, quem tava tocando o desnecessário.... Mas na minha igreja (minha não, na que eu congrego), é eu sentar no banco e pronto, fico cego dos ouvidos. Talves seja por que já me acostumei com o som ruim das minhas caixas

Bem, realmente suas caixas podem ter uma grande parcela de culpas. Onde você foi, você ouviu detalhes, e são exatamente os detalhes que diferenciam uma caixa boa de uma porcaria. Em boas caixas, você ouve cada nuance, em caixas ruins...

Pra piorar a Sala do Audio fica literalmente em uma sala, com uma janelinha só pra dentro da igreja. acho que já me acostumei aos exessos de grave que sobram na salinha ....

Hugo, isto aqui me chamou a atenção. É IMPOSSÍVEL se fazer algo de qualidade dentro dessas situações. Simplesmente NÃO DÁ. Saia daí urgentemente.

Como todo técnico de Audio de igreja pequena, nós somos em poucos, e eu saio muito pouco da minha igreja, raramente visito outras igrejas. Resumindo Não tenho uma referencia do que é um SOm BOM, para aplicar na minha igreja!

Ter novas experiências é sempre bom, mas você só não, o pessoal da liderança também. O seu pastor tem que ir em uma igreja com som BOM e pregar lá, e querer ter o mesmo som bom dentro da sua própria igreja.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo