Problemas....

Olá!

Sempre tivemos problemas com o volume dos instrumentos que ficam ligados em cubos e a bateria.

O fato é que hoje (na verdade ontem, ano passado..) eu percebi que o volume do baixo sobe inexpicavelmente em determinadas notas. Quando o baixista toca notas bem graves ou bem agudas o volume estava agradável, mas nas notas médias o volume explodia!!! A igreja não estava nem com a metade do número de pessoas que costumam vir nos cultos, e acho que isso me ajudou a perceber o problema.

Penso que pode ser problema com onda estacionária, estou certo? Naqueles determinados comprimentos de onda esse problema aparece ou aparece mais, sei lá.. Acho estranho isso porque vi aqui que isso acontece mais acentuadamente com paredes paralelas entre si, não é? Minha igreja não tem em nenhum ponto paredes paralelas. O ângulo entre elas é bem pequeno, mas nunca 0º (ou 180º). Isso impede que ondas estacionárias apareçam? Se sim então o que pode estar acontecendo? Se for um problema com ondas estacionárias eliminar o cubo não vai ajudar, vai? Penso que se tivermos por exemplo um subwoofer este problema continuará porém talvez em outras notas (outros comprimentos de onda).

Fotos da minha igreja podem ser vistas aqui:
<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=5&t=3855&start=15" onclick="window.open(this.href);return false;">viewtopic.php?f=5&t=3855&start=15</a><!-- l -->

Agradeço qualquer ajuda..

Abraços
 
Olá Rafael

Eu creio que essa mudança de volume é causada pelo empenamento de braço do contrabaixo.
Há várias causas que levam a esse tipo de problema tais como:
* Guardar o instrumento de forma errada;
* Afrouxar as cordas do instrumento após o uso;
* Mudanças repentinas de temperatura;
* tensão de cordas e etc.

Solução: Fale pro contrabaixista levar o ctbe dele no Luthier de confiança dele :roll:

Tem problemas que os Operadores de Áudio, Téc. podem resolver. Agora, tem outros problemas que os próprios músicos tem q resolver, não é?

Abraço
 
Rafael Ortiz Sanchez disse:
Penso que pode ser problema com onda estacionária, estou certo?
Certíssimo. Pode ser problema com o baixo? Pode. Mas tenho certeza que o problema é acústica.

Rafael Ortiz Sanchez disse:
Acho estranho isso porque vi aqui que isso acontece mais acentuadamente com paredes paralelas entre si, não é? Minha igreja não tem em nenhum ponto paredes paralelas. O ângulo entre elas é bem pequeno, mas nunca 0º (ou 180º). Isso impede que ondas estacionárias apareçam? Se sim então o que pode estar acontecendo? Se for um problema com ondas estacionárias eliminar o cubo não vai ajudar, vai? Penso que se tivermos por exemplo um subwoofer este problema continuará porém talvez em outras notas (outros comprimentos de onda).
Ondas estacionárias não surgem somente com paredes paralelas. "Paredes não paralelas atenuam um pouco o efeito das estacionárias, mas não eliminam os modos" (Sólon). Faça o seguinte teste: peça para o baixista tocar e vá andando pelo templo. Se as notas problemáticas desaparecerem dependendo da posição, é acústica. Qualquer fonte sonora que reproduza tais frequências irá causar estacionárias, e o problema será nas mesmas frequências.
 
Certo. E se o problemas for mesmo estacionárias, como resolvo?
Porque mesmo que eu tire o cubo para por fones e ligar o baixo em um Subwoofer para a PA, o problema continuaria aparecendo, não? Talvez em outras frequências, pois o posicionamento da fonte sonora agora é diferente, mas a acústica continuaria a provocar o efeito, né? :|
 
Painéis sintonizados na faixa de frequência problemática podem ajudar, mas não é tarefa muito simples, principalmente nas baixas frequências.

Será que o problema é realmente acústico? Já pensou em testar com outro instrumento?

Sugiro um teste: de posse de um CD de testes, ou mesmo dos MP3s da seção de downloads, vá tocando as diversas frequências da região dos graves na sua igreja e escute atentamente em várias partes do templo e veja se o fenômemo se repete.

Abraços,

Eduardo
 
Bom, completando a mensagem anterior, se puder usar uma RTA, ajudaria bastante a identificar a região problemática.

Abraços,

Eduardo
 
edlopessilva disse:
Será que o problema é realmente acústico?
Ainda não sei, vou fazer os testes amanhã..

Assim que tiver resultados aviso aqui!

Mas SE for mesmo problema de acústica, a melhor solução seriam mesmo os painéis, né? Ou quebrar tudo e fazer de novo.. hehe

O problema é que lá o pessoal quer mesmo essa acústica.. Ajuda muito corais e orquestras. Nem microfonamos nada lá nesses eventos, mas atrapalha absurdos nos cultos que por sinal são semanais e não esporádicos como eventos que precisam da acústica... aiai...
 
O problema é que lá o pessoal quer mesmo essa acústica.. Ajuda muito corais e orquestras. Nem microfonamos nada lá nesses eventos,

Rafael,

em outros tópicos abertos por você, me deu a impressão da sua igreja ser tratada acusticamente sim. O que talvez tenha acontecido é que o acústico tenha feito todo projeto baseado no que pediram à ele na época, ou seja, ênfase em corais e orquestras, e não em instrumentos elétricos (teclado/baixo/guitarra/etc).

Seria interessante entrar em contato com o engenheiro e perguntar isto a ele, saber detalhes do projeto. Se for isto mesmo, ninguém melhor que ele para projetar os painés sintonizados, que serão removíveis, sendo instalados ou não de acordo com a necessidade.

Um abraço,

Fernando
 
Eu tenho certeza que é problema da acústica da caixa. Por que?????
Quando a Uníssono começou nós estavamos para fechar a venda de 4 caixas acústicas 2 ativas + 2 passivas, as ativas com 300WRMS de graves e 50 WRMS de agudos. Na elaboração do projeto o eletrônico me disse que devedíamos ter cuidado com a furação da caixa e o duto, pois dependendo da posição umas frequencias ficam com o volume mais alto que as outras.

Qual a marca do cubo do baixo e do SUB?

Abraços
 
unissono disse:
Qual a marca do cubo do baixo e do SUB?
Cara, o cubo é um Hartke... Não temos SUB...

Ontem tive oportunidade de passar meia hora com o baixista. Percebemos que o problema é no baixo esmo, que está com o braço muito empeado. Algumas notas não saem mesmo, não é questão de volume. Vamos providenciar a troca... hehe

Mas obrigado a todos que opinaram..
 
Back
Topo