Que tal um mic condensador para o cantor? Samson C05!

bersan

Administrator
Moderador
Tópico para a discussão do seguinte Teste de Equipamento publicado no Som ao Vivo:

Que tal um mic condensador para o cantor? Samson C05!
<a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=39" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=39</a>

Aqui está um pequeno trecho do teste:
"<p>Quando a gente fala em microfones de mão, desses que os cantores usam, é quase como falar de microfone dinâmico, já que a enorme maioria dos mics de mão são também dinâmicos. <br />
<br />
Existem, porém, microfones de mão que são condensadores, com a enormes vantagens que eles oferecem, como melhor resposta nos agudos..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Som ao Vivo
<a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.somaovivo.mus.br</a>
 
Muito bom o teste, fiquei com vontade de testar na minha voz, achei no mercado livre por R$239,00, vou esperar um preço melhor para poder adquirir um.

Sobre a falta de médios acredito ser pelo realce nos agudos que pode marcarar um pouco os médios.
 
Achei uma otima opção pra quem vai comprar um shure sm 58 e pode comprar esse,mas como opção pois tem microfones que se encaixam melhor pra tipos de vozes, a minha mesmo tenho que tirar uma porção do medios na mesa pra não manchar minha voz e acabar tirando um pouco do grave que tenho mais presença em algumas musicas, tanto que ontem testando alguns microfones que dão certo com voz grave(era pra cello) e vi que a equalização que colocaram pro cello dava certo com minha voz mas deixava sem um pouco de agudos.

Sobre a construção da capsula, é muito identica a ser usado no shure beta 87, suspensa por 3 suporte(se é que é isso) no alto e depois a capsula com uns furinhos...

Continuando,como citado pode ser bom ou não para quem grita, então temos que testar, lembrando para todos os usuarios de microfones que tem que testar o modelo as vezes um sennheiser e 815 pode fazer um serviço melhor na voz da pessoa que um shure beta 87 e dai por diante.

Lembrando de todos os cuidados apesar desses microfones de mão tipo o ,beta 87 A/C, samson C05, eles tem um cuidado especial, deixar quardado numa maleta com silica gel é essencial já vi pessoas colocando um beta 87A da linha U da shure estando jogado entre ensaio e cultos, os pregadores que as vezes deixa o microfone cair e depois tem nada não, aqueles cantores que cospem pra caramba, então sempre lembre de colocar uma espuma anti-puf...



Também acho que isso parece uma copia boa do shure beta 87 de otima qualidade ...
 
A PAZ

Fernando lendo o texto me lembrei que na igreja ainda não coloquei pela microfonia que teria com os mf TSI da vida, então pensei, será que não daria legal em um púlpito onde os pregadores querem o mic fixo?., com esta sensibilidade poderia dar certo em 90% dos usuários em nossa igreja. Estou certo?
 
Fernando,

Para a minha função que é teclado e voz, o fato de poder usar mais de longe me chamou a atenção. Pelo que observei na foto, parece proporcionar um pouco mais de liberdade ao tecladista. Certo ou errado?

sds

Toninho
 
Olá gente,

não deu para notar, pela foto, mas logo ali na frente do teclado estava a caixa com o retorno, de voz e violão, e sem microfonia.

Bem, toda vez que você distancia o mic da fonte sonora, você tem que aumentar o ganho, e com isto a chance de microfonia piora. Não vou dizer que vocês podem usar a uma boa distância sem problema de microfonia, pois isto vai depender MUITO de uma série de fatores.

O que eu posso dizer é que, em comparação a um dinâmico, ele mantém uma boa captação a uma distância bem maior que um dinâmico. Dinâmico quando você afasta perde os graves todos....

Um abraço,

Fernando
 
Eu sabia que alguém ia perguntar... tava esperando...

Eu acho complicado comparar Mics de mão condensadores com dinâmicos. É como comparar suco com refrigerante. Ambos são líquidos gostosos de beber, mas bem diferentes

- Você compra um dinâmico bom e terá anos a fio de bons serviços. Você compra um condenser e com alguns poucos meses ele escorrega e cai no chão.
- Você compra um condenser e fica limitado a mesas com Phantom Power. Você compra um dinâmico e esquece o que é Phantom Power.
- Você tem algumas características no dinâmico, e outras nos condensadores. Por exemplo, tem hora que você quer um mic mais sensível, tem horas que você quer um mic pouco sensível.

Aprendi com o tempo exatamente o que escrevi: não existe mic ruim, mas mic usado errado. Um Shure Beta87 é um excelente microfone? Sim, é. Mas não seria minha escolha para usar no karaokê dos amigos... Por outro lado, aquele mic de karaokê, para o cantor principal... Acabei descobrindo que bom mesmo é ter um monte de mics diferentes. Assim, de oferta em oferta, de usado em usado, comprei aquele monte de mics.

Usados: Sennheiser E845, Shure SM58 (original Japan, olhei antes), Beyerdynamic Opus39, AKG D880
Novos (ofertas): Samson C05 - 175,00, Superlux PRA-D1 (mesmo que o Q7) - 75,00, AT-MB1k e AT-MB3K na Foxtrot nas ofertas (89,00 e 159,00, se não me engano); Caro foi o JTS NX8, na Torau, 200 e alguma coisa, mas como fiquei com voz de Cid Moreira, encantei-me e paguei.


Descobri que cada um tem um detalhe especial, funciona melhor em uma determinada voz.

-----------------------------
Falei, falei falei, mas não respondi. Então vou responder.

É o melhor mic que já usei nos agudos. Melhor que Beta58 (tenho um sem fio), melhor que o AKG D880, que eram os que mais gostava para agudos. Quanto aos graves, não é tão bom quando um Beta58 ou NX8 ou um Opus 39 (este é o melhor que tenho para realçar graves).

De um modo geral, vamos dizer "na média", melhor que o MB-3K mesmo. Mas pela fragilidade, se eu tivesse vários mics, eu teria poucos condensadores, para as vozes principais. O restante eu preferiria usar dinâmico.

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
Caro foi o JTS NX8, na Torau, 200 e alguma coisa, mas como fiquei com voz de Cid Moreira, encantei-me e paguei.

Pela qualidade desse microfone, acho que vale os aproximados R$ 280,00 que costumam cobrar por ele.

sds

Toninho
 
Uma pergunta sobre um trechinho do ótimo artigo em voga:
"(ligação do cabo no microfone e na mesa de som) devem ser feitas com o Phantom Power desligado."

Bersan, se acaso eu precisar ligar um mic condenser no meio de um culto, numa mesa que tenha somente phantom power geral sendo usado por outros condensers?
não poderia ligar o condenser sem desligar o phantom da mesa mesmo com o canal mutado e controles de ganho e volume atenuados ao máximo?
 
Legal!

Pensei em comprá-lo, mas acabei pegando um AKG D5...

Achei bem frágil (pelo menos ao se olhar) a fixação com o corpo do microfone, mas aí já não sei.

Lembrando que o microfone com melhor resposta que já usei para voz foi um M-Audio Pulsar... Pena que não foi pensado pra isso, aí não tem globo (só windscreen), não suporta SPL tããão alto (embora isso não seria problema)...
 
O cabo verde é para não confundir mesmo.

Os da minha igreja são verdes, os pretos são meus, os vermelhos e amarelos são do Anfiteatro.

Como tudo para aqui em casa para consertar, para evitar misturar eu preferi dividir por cores. Aí acabou a confusão!

Fernando
 
Já usei esse mic algumas vezes e realmente ele me surpreendeu, bom preço e uma resposta de som magnifica, certa vez quase comprei para usar em meu home-studio.


Abração
 
Ai.. em comparação com um sennheiser E835, que acho um exelente mic, e fala muito bons agudos e boa qualidade, esse Samson C05 é equivalente na qualidade ou melhor.. não quero saber se é condesado ou dinamico.. e sim as respostas graves, medios e agudos... os sennheiser que tenho voce não pode ficar muito longe não até uns 15cm pega bem.. mas mais que isso tem que atenuar.. é claro que com voz boa..

e ai.. quem vai fazer a comparação..??

Ah.. lembrando que um E835 custa em media R$ 400,00 contra R$ 240,00 do samson é uma tentação... mas no PY o samson custa $50,00 dá pra adquirir uns.. ??!!

[]'s..
 
Não tinha lido o artigo, tenho certeza que esse que insistiu em falar do mic fui eu rsrsrs

Foi com você sim, medrmf. Você elogiou tanto, tanto o mic, que quando eu achei ele barato (175,00), resolvi arriscar.

E sim, os médios dele são pobres. Mas que agudo! Minha esposa agora só quer usar ele.

Fernando
 
Back
Topo