O som do Bersan - finalmente, o tal do Anfiteatro.

bersan

Administrator
Moderador
Olá gente,

tem 4 anos que eu falo aqui que cuido do som em um tal de "Anfiteatro". Só que eu pouco mostro dele, e sei que muitos tem curiosidade. Este domingo passado tivemos um evento extraordinário, uma reunião de 3.500 pessoas que trabalham com louvor, entre operadores de som (uns 30 no meio de 3.500 pessoas), músicos e cantores. Foi incrível... e acho que está na hora de mostrar.

O Anfiteatro tem dois templos. Neste aqui cabem até 5.000 pessoas (apertadas), depois temos um outro templo para eventos "menores", com possibilidade de até 2.500 pessoas (apertados). Os dois templos são interligados, então dá para colocar 7.500 pessoas lá dentro, limitados a 7.000 pelo fato de só termos isto de cadeiras. Como ninguém sabia quantas pessoas viriam, até aprontamos os dois, mas só precisamos do templo maior mesmo.

O templo principal tem medidas de 49 metros de largura x 40 de profundidade. Vocês verão as pilastras centrais, a largura entre elas é de 6 metros e a distância entre início - meio (pilastras) e fim é de 20 metros cada parte.

Neste evento, tivemos 2.700 cadeiras embaixo mais 800 locais nas arquibancadas superiores. Encheu tudo!

Não é um som maravilhoso, mas a gente faz o melhor que pode. Vocês verão pelas fotos que é um "caixote", e a acústica deixa a desejar. A parede do fundo é praticamente um espelho para as ondas sonoras. Temos muita sobra de 80Hz/160Hz/315Hz e até 630Hz. As caixas, para piorar, são feitas à facão (a história delas é tão triste que vocês chorariam se eu contasse)... Mas fazemos o melhor possível para que a inteligibilidade seja a melhor possível, e realmente temos conseguido ótimos resultados lá. Quase sempre dá muito certo.

Fotos:

anfiteatro_arrum6.jpg


Vista geral (tirada de cima de uma arquibancada). Essa arrumação em forma de meia lua servirá para cordas (um lado) e metais (outro lado). Atrás, nas grandes fieiras de cadeiras, os naipes de vozes.

anfiteatro_arrum5.jpg


Na minha denominação, palco é para pastores apenas, os músicos não ficam lá. Nem cabem...

anfiteatro_arrum4.jpg


O encontro era um tipo de "ensaião", onde um grupo de 16 pessoas (cantores) e uns 10 músicos "puxariam" os hinos e o restante acompanhava. Por isto, alguns microfones de mão somente. Usamos medusas de 16 + 12 + 12 = 40 canais para tudo em baixo, mais 2 canais na mesa de som (mics sem fio). Total geral 42 em uma VEGA de 48. Se tivéssemos mais mics sem fio, teríamos usado tudo, precisamos e não tínhamos.

anfiteatro_arrum3.jpg


Esses aí de camisa amarela são a equipe de arrumação. Chegam a trabalhar 150 a 200 pessoas por evento, entre som, apoio, arrumação, limpeza, médicos, cantina, bombeiros, eletricistas, trânsito, etc. É uma pequena cidade!

anfiteatro_arrum2.jpg


anfiteatro_arrum1.jpg


Para os naipes de vozes, tivemos x microfones (dependia do naipe) para o pessoal que ia ensinar e alguns overs para captar a ambiência.

O evento

Não vai dar para ver pelas fotos, mas tivemos uma média de 50 cordas, 60 metais, dezenas de teclados, contrabaixos, guitarras (ligamos isto em uma mesa de 32 canais e da mesa em caixas para retornos para esses músicos, mas não no PA. Também tivemos umas 4 baterias e mais percussão. NÃO MICROFONAMOS BATERIA, e todo mundo reclamou que as baterias estavam ensurdecedoras.

anfiteatro5.jpg


anfiteatro6.jpg


anfiteatro4.jpg


anfiteatro3.jpg


anfiteatro2.jpg


anfiteatro1.jpg


O som

anfiteatro_som1.jpg


Não tem nada de mais, aliás tem algumas coisas bem erradas. A mesa fica em local péssimo, não ouvimos nada do PA. Até temos uma caixa igual as do templo, mas questões de volume, mixagem e às vezes até equalização são dadas por uma pessoa que faz papel de monitor do som lá em baixo, geralmente do meio do templo para trás. Costumamos dizer que é a função mais importante de todas, quem está lá embaixo "sentindo" realmente como está o som é que manda no operador da mesa.

De periférico, somente um equalizador DEQ2496 que faz papel de eq e a correção de delay (as caixas da frente e de trás estão separadas por 20 metros). Ah sim, um Powerplay, mas desta vez não foi usado. Em geral, os cantores e músicos ficam ali do nosso lado (à esquerda, em outro espaço), mas desta vez foi tudo lá embaixo.

anfiteatro_som2.jpg


Um computador para gravar tudo o que acontece. Nada de mais, Audacity mesmo, na placa on-board.

Nossos mics sem fio são Shure e AKG, todos da época do início do Anfiteatro, 2000. Eles ficam montados ao lado do palco mesmo, para evitar interferências. Não sei se dá para ver, mas tudo nosso é o melhor organizado possível. Ao lado da medusa há um "mapa" de montagem, com o correspondente na mesa de som. Tudo pensado para que qualquer pessoa com algum conhecimento de áudio consiga montar tudo, mesmo sem nunca ter aparecido lá no Anfiteatro. Tudo IDENTIFICADO!

Em geral, conseguimos montar toda a estrutura em 30 minutos ou até menos, quando é lá em cima. Aqui em baixo, até por ser primeira vez, levamos 8 horas para montar e testar tudo, incluindo aí arrumação de cadeiras e praticamente refazer uma medusa de 64 metros x 12 canais, que ninguém usava desde 2004.

E aqui o pessoal que consegue tirar leite de pedra!

anfiteatro_som4.jpg


Todo evento é marcado por partes. Temos o início - fazemos um período de oração, então montamos tudo, testamos tudo. Novo período de oração, muita conversa sobre o evento. Detalhes, possíveis problemas, nós no antecipamos a tudo. Neste aqui, uma dificuldade ENORME - gente de outras cidades, outros Anfiteatros, gente que - se desse qualquer problema - falaria "EU FAÇO MELHOR". Nada poderia sair errado e - graças a Deus, tudo foi perfeito!

Ao final, guardamos tudo e voltamos para nova conversa. Desta vez, chamei os meus conhecidos do som dos outros Anfiteatros, fomos lá tirar dúvidas, levantar os problemas, até porque haverá a mesma reunião nos outros Anfiteatros também. Foi mais de 1 hora de conversa (junto com o pastor responsável) sobre o que fazer, o que não fazer, etc, etc.

Quanto a reunião, vocês precisam ver o que são 3.500 vozes cantando os hinos... parecia que íamos ser arrebatados. Houve um momento de adoração onde todo mundo glorificava muito. Mas não dava para ouvir uma voz, só dava para ouvir tudo! Era como se alguém tivesse colocado ruído rosa nas caixas!

Saímos maravilhados e renovados de um evento como este. Foi literalmente fogo puro!

Este domingo aliás terá outro evento, só que em Anfiteatro com cluster central, mesa Roland V-Mixer digital, tudo novo (são nossos "primos ricos")... Deus abençoe também!

Um abraço,

Fernando
 
Parabéns Bersan, nossa esse anfiteatro é enorme.
Outra coisa, voce fez a gravação desse evento, coloca aí pelo menos o áudio pra gente sentir o som.
 
Parabéns Bersan!!

que Deus continue te capacitando e abençoando essa equipe maravilhosa que voce tem,

ótimo trabalho! Nunca vi nada igual, tantas vozes, instrumentos reunidos num só local, como foi feito isso? todos musicos usavam partitura? porque 4 baterias tocando a mesma coisa só no poder do Espirito Santo mesmo cara!!!
 
Ola equipe Som ao vivo;
O nosso amigo Fernando Falou tudo,a reunião foi muito BOA Graças a DEUS.
Literalmente, parecia que íamos ser arrebatados no momento do louvor.

Thiago Binda
 
Fernado,

Sem palavras, show de bola msm!

Puts o frio na barriga para fazer uma evento desse tamanho. Não tenho experiência nenhuma com mix de orquestra mas deve ser muito bom fazer isso.

Feliz por Ti. Deus o Abençoe muito Bersan!
 
***********.net disse:
Eu que tanto reclamo quando pego uma LS9 9 (E você com uma Vega), quando fico na lateral na frente do PA (E você de lado e acima), quando não tenho uma impressora laser (E você com jato de tinta com mais de 10 anos), quando meu Sound Forge não funciona (E voce de Audacity), quando não tenho rede sem fio pra conexão remota (E você tendo que subir e descer escada).

Acredite, Deus está no seu propósito, pois tanto você quanto tantos que não tem equipamentos ou outros que não tem conhecimento e tocam a obra do Senhor com tanta garra e com resultados fantásticos, somente Jesus mesmo pra abençoar.

PERFEITO!
 
Parabens Fernando,

pelo amor pela obra e pelo cuidado que voce tem.

Depois conta pra gente a historia das caixas feitas a facão fiquei curioso...

Um abraço e que o SENHOR continue te fortalecento, e te direcionando nessa obra.

DEUS abençoe
 
***********.net disse:
Eita! Estou admirado com a distância dos cabos da potencia para as caixas e do power play para.

Eu que tanto reclamo quando pego uma LS9 9 (E você com uma Vega), quando fico na lateral na frente do PA (E você de lado e acima), quando não tenho uma impressora laser (E você com jato de tinta com mais de 10 anos), quando meu Sound Forge não funciona (E voce de Audacity), quando não tenho rede sem fio pra conexão remota (E você tendo que subir e descer escada).


Tiago, infelizmente esta é a realidade de nossa denominição, a grande maioria de nossos Anfiteatros são assim, vou procurar e colcoar umas faoro do local onde trabalhamos também.

A frase "tirar leite de pedra" do Bersan é literalmente isto mesmo, MILAGRE.

Como o Fernando disse, tem histórias e casoas que não ha necessidade de contar, o importante é que ha valentes que VOLUNTARIAMENTE, deixam as vezes outras obrigações e a fazeres, e de dedicam a realizar a Obra de Deus.

Abraços.
 
Chefe, simplesmente maravilhoso!

Pelo visto, extremamente organizado, mesmo com as inúmeras limitações!!!

Parabéns! Deus o abençoe e continue lhe instruindo e dando presentes tão especiais (como nossas amizades :D ) como tem dado!

Um Abraço Fernando, você merece!!!
 
Amém :D

Deus continue Derramando a graça dele sobre vocês amados!

estou aqui imaginado a sonzeira que foi :D... agora também estou curioso pra saber dessa caixa facão e eu aqui reclamando das minhas voxstorm ativa :(

abrass
 
Tambem parabenizo! gostei bastante.

vi uma orquestra tocando. gostaria de saber como microfona eles e quais microfones preferes, por exemplo, para trombones, trompetes, cordas. etc.
 
Hey, que história é essa de primo rico????

O resultado da equipe "primo rico" conseguir o que tem hoje é resultado do trabalho da turma do "leite da pedra".
Foram vocês que nos deram grande parte da capacitação que temos hoje. Aprendemos muito, mas muito mesmo com vocês. Vocês são excelentes professores.

Grande abraço em nome dos "primos ricos". Não ricos materiais, mas sim ESPIRITUAIS.
 
Back
Topo