Manutenção do Baixo - captadores

Timóteo

New Member
Pessoal,

Estou em dúvida com relação a uma medida paleativa que estava planejando fazer num baixo aqui da minha Igreja. O baixo nem é meu, mas eu toco nele às vezes.. porém ele é muito mal cuidado, e eu gostaria de fazer alguma coisa por ele, ainda que não seja muito grande, pois aí eu teria que comprá-lo, é claro..

Bem, os captadores dele estão muito enferrujados. Qual a melhor solução?
Ah, o baixo - apesar de de ser Condor - tem as suas qualidades... bom equilíbrio do corpo, boa madeira, leve, braço legal também, 4 cordas, som legal também (se trabalhado com um equalizador e compressor) considerando as limitações de captação, enfim, é o tipo de baixo que vale a pena dar um trato. =]

Na graça de Cristo,
 
Eu indico a você que compre um livreto chamado "Guia Ilustrado do Baixo" ele foi escrito por um dos mais famosos luthiers do Brasil, Edmar Luigui. Nele você encontra diversas informações sobre reparos e ajustes no contrabaixo. Editora HMP
 
Captadores enferrujados não dão nenhuma diferença no timbre. Afinal essa parte metálica é apenas magnetizada pelo imã feito de alnico ou outros materiais, que está dentro do captador. O que pode fazer é lixar com uma lixa bem fina e após usar um esmalte incolor para que o metal seja isolado do meio externo, o ar. Oxidação só ocorre com metal em contato com ar, tirando isso vc terá seus captadores sempre novos.
 
Tiimóteo! (como diria o apóstolo Paulo: - Meu amado filho rsrs)

Leva no Luthier!
Compre o livro:
Guia Ilustrado do Contrabaixo.
p.s.: tem esse livro na seção do google de livros. rsrs

Abraço
 
Valeu pelas dicas..
vou procurar o livro no Google, e quando arrumar dindin, vou ao Luthier.. rsrs

Na graça de Cristo,
 
cuidado com o que vai fazer com seu baixooo


Se for mecher msm tenha certeza do que está fazendo. E se for levar num luthier.. leve em um de confiança e dependendo do que tiver que ser feito Acompanhe o serviço dele.

eu tenho um Cort, por mais que não seja uma máquina é meu primeiro filho, acabo cuidando dele melhor do que outras coisas minhas.
Cuida bem do Bixinho, quem sabe não pode ser uma pérola na tua mão.. Deus te abençoe!
 
Back
Topo