Como melhorar o som da igreja? E o que comprar??

fabiofrigo

New Member
Primeiramente gostaria me de parabenizar o fórum, pois tem posts bem interessante e respostas por parte dos amigos bem detalhadas e de grande ajuda.
Sou líder de louvor de uma pequena comunidade evangélica e estamos querendo melhorar o som já igreja!!
Os membros as vezes reclamam do volume, bem sei que nossa banda e uma banda jovem e tem um forte tendência a som alto, estamos colocando forração em tecido pois o galpão tem telha de zinco.
A situação real hoje e a seguinte
1 teclado ligado em caixa amplificada
1 guitarra em caixa amplificada
1 guitarra em uma pequena caixa amplificada microfonada para o PA
1 baixo caixa amplificada
1 bateria
1 mini set percussão que esta em sem uso
4 vozes
 
Bem-vindo ao SaV, cara.


Vc fala em melhorar o som. Em que termos? Apenas volume?

Sendo o caso, recomendo o seguinte:

-Educação por parte dos músicos;

-Retirar as caixas amplificadas dos instrumentos, e conectá-los ao PA (p/ que o operador controle o volume, ao invés de os próprios músicos) - via DI, claro;

-Usar retornos por fones.

O básico é isso.


Educação, pq músicos educados não fazem guerra de volume - <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=92">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=92</a><!-- m --> -, sabem cuidar da própria saúde auditiva - <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=62">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=62</a><!-- m --> - e ouvem as instruções do operador.

Retirar as caixas amplificadas pq elas geram bastante volume, principalmente se faltar o 1º item. Além disso, o operador fica sem controle dos volumes p/ fazer a mix (o som final). Com tudo ligado ao PA pode-se ter controle total do som que vai ao público.

Retornos por fones de ouvido substituem as caixas no palco, reduzindo tb o volume dentro do templo.


fabiofrigo disse:
nossa banda e uma banda jovem e tem um forte tendência a som alto
Com todo o respeito, ser jovem não justifica isso. Leia os artigos que eu coloquei acima (os links).

Além disso, há outro fator aí: uma igreja é uma casa de culto, não de shows.
É preciso ter consciência que os sons que os músicos fazem aí são p/ cultuar a Deus, ñ p/ outra coisa.
Então ñ se pode criar uma condição que quebre o ambiente de culto (som excessivamente forte incomoda, faz mal, quebra esse ambiente).


Vc é líder de louvor. Há alguém dedicado exclusivamente a cuidar do som da igreja?
Se não houver, é hora de orar e buscar alguém p/ assumir a função, e dar valor à pessoa. A área de som precisa de alguém tomando conta, dedicado.


OK?
 
segue algumas imagens
cerv1red.jpg


cerv2red.jpg


cerv3red.jpg


cerv4red.jpg

esta caixa so temos uma e esta guardada sem uso!!!
cerv6red.jpg


cerv7red.jpg


cerv8red.jpg


temos tambem 2 retornos de 14"

Perguntas
O que devemos comprar para melhorar o som ??? ou o que devemos fazer ou como posicionar as caixas ??
semttulomj.jpg
 
Obrigado pelas dicas e sugestões e desculpe o tamanho das fotos da próxima vez redimensiono.
Concordo 100% com o que vc disse, não sei se você sabe que educar as pessoas quanto o volume não é uma tarefa fácil, antes de eu ser o líder tocava com outra galera nesta mesma igreja e o problema era exato o mesmo, o vocal não se ouve muito bem e tals , percebo que quanto mais pessoas mais difícil fica, quando era eu no teclado, bateria e 2 vozes não acontecia isso.
bem mais não vou tomar muito o tempo com justificativas o fato e que o som esta muito deficiente mandei concertar os falantes dos retornos que estávamos sem retorno
gostaria de sugestões sobre o que comprar, equalizador...............................e se o que temos e aproveitável ou temos que trocar, só lembrando que a igreja não e muito grande, mais estamos decididos em comprar o necessário.
 
fabiofrigo disse:
não sei se você sabe que educar as pessoas quanto o volume não é uma tarefa fácil
Sei, sei bem. Alertei pq, fácil ou não, é algo necessário.


fabiofrigo disse:
o som esta muito deficiente
Pois bem, vc tem um problema de qualidade aí.


Vc tem noção do orçamento disponível? Ajuda saber quanto se pode investir.

De qq modo, vou passar algumas dicas.


-Suas caixas são feitas a facão (sem marca, feitas em casa), certo? Imagino que o som delas seja ruim.
O primeiro passo que sugiro seria trocar essas caixas por modelos de primeira qualidade. Caixas prontas, nada feito em casa. Como vc tem bateria e baixo aí, ter tb uma via de subgraves.

-Se vc quiser realmente reduzir os problemas com volume, use retorno por fones. Ainda mais pq ñ é um templo muito grande, e a acústica não deve ser muito boa. Quanto menos som, menor a manifestação dos problemas acústicos.

-Não conheço sua mesa (Phonic MM 1805 X - confere?). Mas dependendo de suas demandas (expansões futuras, uso de retorno, etc) pode ser necessário trocá-la.

-É preciso cuidar da energia, tendo boas instalações e equipamentos de proteção (condicionadores de energia). Os Pentacústica são mais que recomendados.


Já que vc quer saber o que pode-se aproveitar, passe uma lista completa de seus equipamentos: microfones, cabos, plugs, acessórios, enfim, tudo.

Um outro detalhe: o local de operação é muito ruim. Procure deslocar lá pro fundo da igreja.


fabiofrigo disse:
estamos decididos em comprar o necessário.
Isso é bom.
Já que estão com essa disposição, que tal resolver por completo os problemas que vcs têm aí?
Contratando um profissional, vcs podem consertar a acústica do local e ainda ter um projeto de som de primeira qualidade, que atenda vcs hoje e no futuro.
Veja uma lista de consultores de áudio, que podem te ajudar: <!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=31&t=4229">viewtopic.php?f=31&t=4229</a><!-- l -->


Por último, não economize em qualidade. Se a igreja ñ puder bancar tudo de vez, faça aos poucos, com planejamento, estratégias. Mas que seja algo bem feito.
Comunicar o evangelho é coisa séria!
 
Olá Fabio a paz!

Realmente, concordo com o Tailan...
problemas acusticos = soluções acusticas, teto de zinco + paredes lisas, muitos cubos + caixas de retorno, bateria sem aquario
e caixas feitas a facão no PA... é claro que as vozes não aparecem, um equalizador nesse momento seria inutil, vai te dar
mais dor de cabeça. elimine boa parte dos cubos, jogue o maximo que puder de instrumentos na mesa para que voce tenha o controle
(é claro instrumentos na mesa via DI, teclado, violao, guitarra e vozes) e saia desse lugar se possivel vá para o fundo da igreja, baixo nao aconselho
na mesa nesse momento a não ser que voce troque as caixas de PA e implemente fones nos musicos e backs, para o ministro deixe
1 caixa no chao por causa da mobilidade, se nao puder montar um aquario para isolar a batera pense em conversar com os baterista para que ele
use baquetas de bambu, elas amortecem os "mãos nervosas" e são baratas.
Não conheço mesas Phonic, mas de potencia voce está bem servido visto que são boas marcas, por fim... poste ae mais detalhes
como a marca dos mics que voce usa e quanto voces decidiram investir no som, assim com certeza o pessoal aqui lhe ajudará com mais precisão.
 
Seja bem-vindo ao SaV!

Acho que o TSA já te deu uma boa base.
TSA disse:
Bem-vindo ao SaV, cara.
Vc é líder de louvor. Há alguém dedicado exclusivamente a cuidar do som da igreja?
Se não houver, é hora de orar e buscar alguém p/ assumir a função, e dar valor à pessoa. A área de som precisa de alguém tomando conta, dedicado.

Enquanto não resolver este primeiro problema, você verá que todos os outros serão mais difíceis!
 
Só pra dizer que não participei ....

Poderia começar com um desses, que tal ?


9ec337db33660f7609454c277c69a6ac.jpg


E é barato.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-145492170-suporte-para-08-microfones-am-08-p-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... m-08-p-_JM</a><!-- m -->
 
Bom to fazendo aula de bateria e baquetas de bambu não vão ajudar muito, o melhor modo mesmo seria investir em um aquario de acrilico com chão e teto de madeira e carpete(incluindo parede trazeira),o acrilico não quebra facil que nem o vidro(qual batera que nunca deixou escabar a baqueta da mão),mas tem que ser de uns 5mm ou 6mm e madeira de uns 15cm.

O melhor modo mesmo seria conversar serio com os musicos (sim precisamos da amizade dele mais do que tudo),tirar os cubos ligar teclado e baixo em DI ativa e guitarra pode ser em uma passiva (as DI's passivas da EAW são boas e baratas),bateria depois que se coloca em aquario necessita de microfonação adequada então da pra colocar 2 overs e mais bumbo e caixa.

Mesa de som e caixas, eu penso em poder trocar a mesa por uma soundcraft ou yamaha ,e caixas da selenium ou RCF (sim o modelo ART 310 é muito barato e de boa qualidade), <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.bhphotovideo.com/c/product/548160-REG/Allen_Heath_ZED_24_ZED24_24_Channel_Recording.html">http://www.bhphotovideo.com/c/product/5 ... rding.html</a><!-- m --> , <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.cborges.com.br/instrumentos.php?p=produto&produto=354">http://www.cborges.com.br/instrumentos. ... roduto=354</a><!-- m --> , <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.playtech.com.br/ch/prod/6507/0/0/7/caixa-acustica-staner-psw-212-sub-ativa---preta.aspx">http://www.playtech.com.br/ch/prod/6507 ... preta.aspx</a><!-- m --> ,retorno pensou em ser via fones, já pensou em contratar um pessoal para fazer a acustica? também já pensou em diminuir essas fotos?
 
Galera segue a relação do que temos La “ não é bem uma relação KKK” vejo pelo que tenho lido no fórum
• Mesa phonic mm 1805x <!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-137530790-mesa-de-som-phonic-mm-1805-x-18-canais-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... canais-_JM</a><!-- m -->
• Potencia a 4000 WVox machine
• Potencia dbk 360wattsom
Caixas amplificadas
• Wattsom prc 360 multi uso –teclado
• Staner gs 150 – guitarra
• Staner bs 150 baixo
Microfones piavey pvi 100
As caixas do facão, uma caixa pronta vide fotos 2 retornos

Já estamos decididos a comprar uma medusa maior e colocar o (pela fé ) técnico de som no fundo da igreja em um mezanino sobre a porta

Quanto a valores não sei bem sei que a igreja e pequena e tratando de som qualquer 5 ou 6 mil não da pra muita coisa mais gostaríamos de começar a investir um pouco nisto.

A palavra leigo resume o meu vasto conhecimento em som !!! então gostaria de saber por onde começar e desculpe as perguntas

1- o retorno de fone de ouvido usa nos dois ouvidos? vc consegue ouvir sinais entre o grupo e como esta reagindo a comunidade?
2- o que é DI
3- as caixas amplificadas são realmente desnecessárias?
4- no caso das caixas a facão, posso comprar so as caixas e usar os falantes e Super tweeter que já temos
5- No caso do aquário, o palco tem 3,20 por 9,20 como posicionar os músicos , vozes, onde construir o aquário e qual a medida normalmente que tem ?

Obrigado por tudo, Deus abençoem
 
fabiofrigo disse:
1- o retorno de fone de ouvido usa nos dois ouvidos? vc consegue ouvir sinais entre o grupo e como esta reagindo a comunidade?
2- o que é DI
3- as caixas amplificadas são realmente desnecessárias?
4- no caso das caixas a facão, posso comprar so as caixas e usar os falantes e Super tweeter que já temos
5- No caso do aquário, o palco tem 3,20 por 9,20 como posicionar os músicos , vozes, onde construir o aquário e qual a medida normalmente que tem ?

1- Sim o retorno se usa nos dois ouvidos, geralmente quando se tem retorno por fones precisa de uma boa quantidade de auxiliares,uns 4 pelo menos ,não se dar pra colocar baixo no fone do guitarrista pois se não der briga o guitarrista fica sem ouvir o som dele por causa da grande quantidade de graves "invadindo" seu ouvido,mas somente para musicos e vocalistas,preletores eles preferem caixas, se eles gostam de se ouvir alto então peça a ele colocar um fone(sem fio e in ear por exemplo),tem o power play muito famoso entre os musicos.

3- Depende,ai tem que avaliar, geralmente amplificadores de caixas ativas (ou amplificadas) são dimencionados para aquele equipamento,mas também requer uma boa gerenciação de energia e dutos separados para passar cabos de energia e das caixas,evitando possiveis interferencias.

2- sim ,não conhece D.I's box,são muito usadas em locais onde os cabos que saem dos instrumentos são desbalanceados ou seja não tem terra, ou a mesa não aceita cabos balanceados,nesse caso cabos desbalanceados conseguem carregar sinal até 7m sem interferencias que possa afetar o som, cabos balanceados carregam sinal até 300m sem interferencias e tem fio terra,além de ser um bom casador de impedancias, em um instrumento com altos niveis de impedancia como teclado,baixo,guitarra eles colocam uma D.I. para diminuir essas impedancias, D.I's ativas precisam de pilha ou phatom power(energia) da mesa de som,D.I's passivas não precisam de energia e são menas sucessiveis a interferencia que D.I's ativas,mas elas trabalham em um espectro menor de frequencia ,mas boas D.I's passivas como eaw trabalham com niveis bons de frequencias, sendo aplicaveis para baixo,teclado,mas custam mais caro que D.i's ativas, as D.I's ativas são recomendadas para teclado,baixo,voz,microfones em geral,guitarra,entre outros instrumentos, D.I's passivas são mais recomendadas para voz,guitarra,e microfones que não exijam tanto de frequencias altas e baixas.

4- acho que não ,como te expliquei, tem que dimencionar, tudo certinho para se adaptar ao ambiente e ao amplificador.

5-Pode ser perfeitamente 3,00m por 3,00m , e colocada no canto direito ou esquerdo.
 
Vou colocar umas fotos para você indentificar.

Direct box ativa por dentro(note a existencia de pilha)

buffer4.jpg


Direct box ativa da behringer, muito usada, eu mesmo já usei muitas, tem uma versão dela que simula caixas 4x12 de guitarra ,
05110260221001m.jpg


direct_box.jpg


Direct box passiva da EAM, que é uma boa marca, trocamos umas D.I.'s da behringer ativas por essas.

m3p.jpg


Exemplo de direct box ativa de Rack 19"
di-4000.jpg
 
fabiofrigo disse:
o retorno de fone de ouvido usa nos dois ouvidos?
Geralmente é nos dois ouvidos.

fabiofrigo disse:
vc consegue ouvir sinais entre o grupo e como esta reagindo a comunidade?
A bem da verdade, o retorno ñ deve ser poluído, com todo mundo junto, pq causa embolação. O retorno é algo limpo, com o que cada um precisa. Por isso a necessidade de vários auxiliares na mesa.
Quanto a ouvir a congregação, é possível, sim. Podem-se usar, por exemplo, fones abertos (como o Porta Pro), p/ que se ouça a ambiência.

fabiofrigo disse:
Na verdade, o nome é DI box, ou direct injection box. Leia esse artigo: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=175">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=175</a><!-- m -->

fabiofrigo disse:
as caixas amplificadas são realmente desnecessárias?
Não é que sejam desnecessárias. É que podem atrapalhar. Vc pode ter um problema de volume com elas. Primeiro, pq o operador não tem controle sobre o volume delas, então fica difícil p/ ele fazer uma mix equilibrada. Segundo, pq os músicos podem pipocar o volume. Não é impossível conviver com elas, mas é um tanto difícil. E, eventualmente, há casos em que não dá.

fabiofrigo disse:
no caso das caixas a facão, posso comprar so as caixas e usar os falantes e Super tweeter que já temos?
Não é recomendado. É uma economia que não vale a pena. Caixas prontas, de fabricantes de primeira, te dão alta qualidade, confiabilidade, e a certeza de ñ ter dores de cabeça p/ construir caixas (ou arriscar comprar de alguém que faça um troço ruim).
Construir caixas envolve toneladas de engenharia. Não é algo fácil. Analisando-se esse fator, percebe-se que vale sim cada centavo cobrado pelas caixas de qualidade.

fabiofrigo disse:
No caso do aquário, o palco tem 3,20 por 9,20 como posicionar os músicos , vozes, onde construir o aquário e qual a medida normalmente que tem ?
Cara, confesso que sou inexperiente nisso, mas a idéia de aquário não me agrada, não. Um aquário tem potencial até p/ piorar a situação. Sinceramente, a solução que proponho, apesar do investimento necessário, é uma bateria eletrônica.
Realmente ñ sei se é o melhor, mas penso ser uma boa opção.


fabiofrigo disse:
Quanto a valores não sei bem sei que a igreja e pequena e tratando de som qualquer 5 ou 6 mil não da pra muita coisa mais gostaríamos de começar a investir um pouco nisto.
Pra isso serve o planejamento. Faça aos poucos, mas faça com qualidade.
Minha igreja passa pela mesma situação, e nossas mudanças são bastante extensas. Mas vamos devagarinho, fazendo o que precisamos.
Investir mal é certeza de dor-de-cabeça.



Qual a altura do templo?
 
Bom a principio eu eliminaria todos os cubos, colocando o pessoal para retorno individual, no qual vc vai gastar unsR$ 330,00 por musico, compre o Powerfhone da PWS (R$ 130,00 ) e fones tipo PortaPro ou Sporta da Koss que são muito bons e tem garantia por muito tempo.

Na igreja que estou eliminei todos os cubos e a diferença foi bem grande, no caso da bateria pelo menos um biombo de acrilico na frente e na parede coloque espuma tipo sonex.

Acredito que o som abaixara muito e a qualidade melhora, é obvio que não dá para fazer milagre com sua estrutura, mas melhorá muito.

Marcio Gomes
Comunidade Hebrom
 
V. do Fly PA:

Direct box ativa por dentro(note a existencia de pilha)

Direct Box ONDE???? :shock: :shock: Direct Box entra desbalanceado (P10) e sai balanceado (XLR), com a mudança feita por transformador ou por circuito eletrônico (CI). Esse negócio que você colocou não tem nada de Direct Box. Aliás, eu nem sei bem o que é, e estou achando melhor nem saber...

Um abraço,

Fernando
 
Para matar a curiosidade:

O postado pelo V. do Fly é um pedal de guitarra, um "buffer". Projeto DIY.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.muzique.com/news/51/">http://www.muzique.com/news/51/</a><!-- m -->
 
Back
Topo