Dúvida: PA só fala bem em volume ALTO

gabrielgabriel

New Member
Pessoal, estou um pouco sumido, mas estou sempre lendo as coisas aqui!
Continuo aprendendo muito, obrigado a todos.

Rapazes, minha dúvida é a seguinte:
O PA da minha igreja não tem falado bem em volumes reduzidos. São 2 caixas de 3 vias (15", 12" e driver fenólico).
Para tirar um som bacana da banda (definição dos agudos, peso nos graves, médios gostosos), o som precisa estar alto. Quando eu seguro os PAs na mesa, o som abafa e os graves murcham.

Não temos barulheria no palco. Como já disse por aqui, a bateria é fechada com aquário e bem microfonada, usamos cubos, mas em volumes bem tranquilos, apenas para referencial dos músicos, todo mundo nos fones, exceto o pastor.
De forma geral, a captação é boa. Os músicos tem ótimos instrumentos, microfones todos AT MB-3K, Sennheiser 835 e Shure SM-58. A mesa é uma ciclotron CSM32.8.

Será que é falta de qualidade das caixas? Mesa? Algum erro na regulagem?

Muito obrigado.
 
HA, e para completar...
quando estou passando o som, procurando pela qualidade, acabo aumentando muito o som.
Principalmente quando a igreja está mais vazia (de 10 a 30% da lotação), fica absurdamente alto (mas o som lindo).
 
Você já mediu o volume em spl(com um decibelimetro)?
Outra coisa as caixas são mais lineares de acordo com o volume(são mais planas em torno de 100 dB).
rcf_art712A.jpg
grafico da art310
 
Po, mas as caixas tem crossover passivo. Não tenho como mudar as frequencias de corte.
Quanto aos 100dB, eu nunca medi, mas é bem mais alto que isso. É o suficiente para, a 20 metros das caixas, ter que gritar para conversar.

Os graves sumirem um pouco eu até entendo. Mas a falta de agudos prejudica o entendimento das palavras, fica complicado.
 
o equalizador gráfico é um Alesis MEQ230.
A equalização está de forma que fica bom com o som alto (nos cultos cheios não incomoda, e o som fica ótimo).
Em cultos LOTADOS, chega até a faltar potência. Os amplificadores tocam no vermelho. Sei que é errado, mas o evento tem que ter som, e o equipamento é esse.

Agora (to olhando para ele), tá cortando 400, 600, 800, 1.6k e 2.5k.
As frequencias de 8k a 16k estão levemente aumentadas.
 
Outra coisa as caixas são mais lineares de acordo com o volume(são mais planas em torno de 100 dB).

Acho que não é bem isso que os gráficos querem dizer. O gráfico é a resposta em frequência em dB de 1 sinal de 1W medido a 1 metro da distância da caixa. Por isso é que algumas marcas colocam por exemplo 98 dB SPL 1W/1m.
É como se você pegasse um gerador de sinais e variasse a freqüência mantendo a potência do sinal em 1W e medindo quantos dB SPL ela fornece através um decibelímetro a 1 metro de distância da caixa.

Gente, se eu estiver errado quanto a isso me corrija.

Quanto ao problema da PA que só fala bem em volume ALTO, tente verificar a impedância dos cabos e mais que isso, a capacitância dos cabos.
Existem aparelhos que medem capacitância, porém talvez seja difícil de você encontrar.
Você pode fazer um teste ligando as caixas através de um outro cabo mais próximo das caixas e verificar se o problema continua ocorrendo.
 
A falta de agudos pode ser justificada pq suas caixas só possuem drivers fenólicos que não respondem bem nas altas frequências, sugiro vc a trocar por drivers de diafragma de titânio, que respondem desde os médios agudos até os agudos de forma eficiente e econômica.
 
Alvaro_Dominicini disse:
A grande questão é o que Tiago falou: ACÚSTICA.

Abraço

Se as superfícies forem muito refletoras, em volumes mais baixos as pessoas podem estar ouvindo mais o som indireto do que o direto causando cancelamentos e afetando a qualidade do som. Quando aumenta o volume, aumenta a reflexão mas o som direto é mais perceptível mascarando um pouco as reflexões. Pode ter alguma relação com o seu caso.

2º - Já ouviu as caixas bem de perto quando o volume está baixinho e percebeu se os itens da caixa estão funcionando normalmente? já vi acontecer de dar mal contato nas vias de médias-altas e quando aumenta o volume ela funciona.

3º - Outra coisa também, caixas muito velhas expostas à poeira acredito que possa prejudicar o funcionamento dos falantes, principalmente tweeters.
 
Caro colega, possa ser que no seu caso não seja a mesma coisa , mas isso já aconteceu comigo em um tempo atrás. Foi simplesmente auto-falantes que depois de vários anos de uso, estavam com cones gastos e os reparos dos drives da mesma forma. tente verificar retirando um deles e flexionanda pra dentro e pra fora pra sentir o movimento do conjunto. abraços.
 
Back
Topo