Cidade Viva em Campina Grande-PB

Túlio Nóbrega

New Member
Olá pessoal,

Mesmo estando sumido, inclusive sem conseguir ler os tópicos, não podia deixar de compartilhar com vc´s bênçãos e desafios.

Seguindo o direcionamento dado por Deus, estamos abrindo uma igreja na cidade de Campina Grande-PB, a segunda maior cidade do estado. Neste primeiro momento alugamos uma casa de festas chamada Casa Bela no bairro do Catolé e, depois que me posicionei fortemente sobre a primazia que deve ser dado ao som, foi-me confiado a tarefa de montarmos o som para esta nova igreja.

O local tem a capacidade inicial para 350 pessoas, expansível para 600 pessoas caso tenhamos que utilizar um segundo pavimento do salão de festas.

De casa eu posto as fotos do local.

O palco tem 6m x 3,5m e onde colocaremos a “nave” tem uma área útil de 14m x 9m.

Como o local não é completamente fechado, resolvemos limitar de cara as fontes sonoras. Então decidimos utilizar uma Bateria Eletrônica e nenhum cubo no palco.

Como o investimento inicial é relativamente alto, não consegui aprovação para comprarmos uma mesa nova, então tive que ressuscitar nossa velha Behringer Eurodesk 3282A e um multi-cabo de 32+4 vias de 50m :shock: que trocamos quase todos os conectores:

Nossa banda é composta por Bateria, Baixo, Teclado, Guitarra, Violão, 1 voz principal e no máximo 4 backs.

O resto do setup ficou assim:

Behringer Eurodesk 3282-A (com 6 anos de vida)
2 RCF ART 410A (diretamente da CBorges) para PA
1 SUB Staner WHX-2000A
2 Staner PS-100 Ativa para retorno de voz (pregador + cantores)
Bateria Eletrônica Roland TD-4KX (com banco e pedal)
DI 800 da Behringer
2 HA 4700 da Behringer
5 PortaPro Koss*
Equalizador Behringer Ultragraph FQB-PRO FQB3102
Mic Shure s/fio PGX24/PG58
1 mic Sennheiser e835 p/ voz princ.
4 mic Behringer XM8500 p/ back´s
Cabos Sparflex e Santo Ângelo SC-20 e SC-30
Conectores: CSR, Santo Ângelo, Alphenol e Newtide (esses 2 últimos especificamente para os fones de ouvido)

Vou arrumar da seguinte forma:

Utilizar a saída pra SUB do equalizador para mandar o sinal pro SUB através do multi-cabo.
Obs: Tenho dúvidas quanto onde efetuar o corte pro SUB, estive pensando em 120hz. Gostaria da opinião de vc´s quanto a isso e quanto a tudo o mais. hehehe

Máster L – PA
Máster R – Main In do HA 4700

Todos os instrumentos serão ligados no DI e dele teremos um cabinho (não sei o nome certo se é um link, um pacth... me ajudem!) saindo do direct out do canal do DI para o Aux In do canal do powerplay que o músico estiver usando.
Terei assim q me preocupar somente em fazer uma mix para o PA e uma mix para o retorno de voz. Minha intenção é que o próprio músico faça sua mix no powerplay entre o seu instrumento e a mix geral que será igual ao PA.

Ah sim, ia me esquecendo... Conseguimos com o dono do local permissão para fazermos nossa própria distribuição, puxando direto do seu quadro de energia. Então eu terei uma fase exclusiva para o som, com aterramento independente!!! 8)
Lembrando que aqui é tudo 220v.

Dicas e sugestões e críticas.
 
Opa!!!
Finalmente vi o projeto da cidade viva aki na minha cidade!!!
Quero ver de perto o sistema hein Túlio, e ajudar no que vc precisar!
O monitoramento por fones vai ficar muito bom dessa forma! já que a bateria vai ser eletrônica nao vai se preocupar com a falta da bateria nos fones!
Mas axo que vc poderia dar uma "diversificada" nos sinais que vão pros fones usando os auxiliares da mesa! pra mandar algo mais especifico pelo menos pro baterista q as vezes gostam de ouvir bem o som do baixo ou algo do tipo!

Quando vc estiver por aqui me da um toq pra gente se encontrar!
Abração!
 
Tulio,

estou a disposição pra ajudar (na verdade aprender).

ficarei antenado no desenrolar do projeto de vcs, algumas dúvidas suas são as minhas.

Túlio, parabéns pelo baby. Deus abençoe esta criança.

Abs!
 
Fala Túlio, grande bênção hein.
Uso todos os mics que vc relacionou, na igreja temos dois PG's 58, seis E-835 e alguns XM's que dificilmente uso, mas estão lá para cumprirem seu papel de reserva.
Gostei da lista de equipamentos, apenas um detalhe me intrigou, pq as PS 100 para retorno? Só curiosidade mesmo, custo x benefício?
A ideia do André é muito boa, o batera e o baixista geralmente gostam de ouvir uma mixagem diferente.
Galera, em janeiro/2011 estarei passeando no Estado da Paraíba, visitarei Boqueirão, Campina Grande e João Pessoa, vamos marcar um encontro do SAV por aí! O que acham? 8)

Abraço
 
Mesinha boa, e por ter 6 anos parece resistente. :mrgreen: Bem ao contrario do que falam da behringer, muito comumente usada como mesa monitor pela quantidade de auxiliar.

Minha dica é a seguinte nos monitores.

R pra as RCFs
L para o subwoofer
1 para o pastor
2 para bateria
3 guitarra
4 teclado
5 baixo
6 back vocal
7 lead vocal
8 violão

Agora tem que implementar mais fones ai, e o sistema tá bom,os microfones são rasoaveis, os subs pode cortar em 120hz, o retorno junto.
 
Vamos lá!

Primeiramento obrigado pelos comentários.

Quase todos falaram em usar o restante dos auxiliares da mesa, e eu também concordo. Lógico que eu vou tentar fazer isso o quanto antes, e todas as vezes que eu estiver operando, mas tem um detalhe importantíssimo que eu esqueci de falar. Nós não temos "staff" de voluntários em Campina Grande. Todos os domingos vamos nos deslocar 120km para poder realizar o culto lá. Nem sempre o time principal de voluntários estará em Campina, por esse motivo eu estou "simplificando" ao máximo a questão dos retornos.
Vamos ter apenas 2 ou 3 horas pra montar tudo e passar o som. Esse será o maior desafio.
Quando a questão das PS-100 é uma questão de praticidade, serão utilizadas somente para voz, e pra isso elas respondem bem demais, são pequenas e leves, já que teremos que montar e desmontar todos os domingos o material. Que aliás ficará guardado numa sala no salão que locamos, no primeiro andar :shock: . Ainda tem mais essa promoção.
Como não estamos ficando mais novos, incluí no nosso material um carrinho para poder carregar o material. Serão quase 150kg para descermos e subirmos 2 lances de escada todos os domingos... :D
André,
Quanto a sua visita, estaremos esperando. O primeiro culto será dia 17/10 às 18h e devemos estar no local a partir das 13h.
No dia que vc não tiver operando na sua igreja, será um prazer ter vc operando conosco. Toda ajuda é bem vinda.

Wellington,
Vamos marcar sim. Será um prazer tê-lo conosco. Podemos combinar em Campina ou em João Pessoa. Se for aqui, pode deixar que o seu açaí será por minha conta.

Fly,
Eu fui bem sincero com o pastor: Disse a ele que a "vida útil"da mesa já tinha passado. O que ela durar daqui pra frente, será lucro. Tanto é que já deixei todos de sobre aviso que poderemos precisar comprar uma mesa no susto. Ainda bem que tenho a disposição aqui um parceiro que sempre tem uma Yamaha MG166C ou mesmo uma Yamaha MG206C.

Então eu estou torcendo para que a Behringer não dure tanto assim :twisted: :twisted: . Basta a gente pagar as prestações e eu vou tentar comprar a mesa nova.

Abraços,
 
Túlio Nóbrega disse:
Tanto é que já deixei todos de sobre aviso que poderemos precisar comprar uma mesa no susto. Então eu estou torcendo para que a Behringer não dure tanto assim :twisted: :twisted: . Basta a gente pagar as prestações e eu vou tentar comprar a mesa nova.
Boa idéia de comprar a mesa depois, com planejamento terão a oportunidade de comprar "uma das boas".
Túlio Nóbrega disse:
Quando a questão das PS-100 é uma questão de praticidade, serão utilizadas somente para voz, e pra isso elas respondem bem demais, são pequenas e leves, já que teremos que montar e desmontar todos os domingos o material.
Ok, só foi curiosidade, elas são bem leves mesmo.
Túlio Nóbrega disse:
Se for aqui, pode deixar que o seu açaí será por minha conta.
Opa vou querer esse acaí com certeza!!! Estarei em João Pessoa no período de 23 a 27/01, levando minha linda esposa para conhecer a praia, podemos marcar em qualquer um desses dias, é só marcar. Ao todo faremos a viagem no período de 18/01 a 02/02, visitando as raízes da minha família (parte de mãe), como falei, estarei em Boqueirão e Campina Grande tb, gostaria de visitar as igrejas dos amigos do SAV no Estado, ficaria feliz. :D
 
Rapaz ela já está um pouco velha mesmo :| , na verdade todas as mesas dessa idade já começam a ficar velhas, mas é fazer manutenção ,por exemplo, abrir e limpar ela, lubrificar os potênciometros e fader, tomar cuidado com a energia, mas é ai, se o dinheiro não da pra uma nova, vamos improvisar.

Alias essa mesa é bastante utilizada por empresas de locação , ela é como fosse uma mesa melhor do que a CSM 32/8, que alias vaza muito e se a mesa for de palco e monitor, dificulta muito a mixagem do monitor,no monitor o som não parece tão claro e os musicos meio que acham ruim pois o som sai mais baixo as vezes.

E Wellington ,gosta de uma festa. :mrgreen:
 
V. do FLY PA disse:
E Wellington ,gosta de uma festa. :mrgreen:
Já ouviu aquela velha frase depois do culto: E aí vamos lanchar??? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Ainda me lembro do encontro SAV aqui em BSB, lembro muito bem daquele sorvete com calda quente, magnífico. Vou parar, senão engordo!!!! Vou separar um cantinho na barriga para o Acaí :oops: !
Mas é só pressão, não sou de comer muito, gosto mesmo é da galera junta.
 
Wellington_ADCN disse:
Fala Túlio, grande bênção hein.
Uso todos os mics que vc relacionou, na igreja temos dois PG's 58, seis E-835 e alguns XM's que dificilmente uso, mas estão lá para cumprirem seu papel de reserva.
Gostei da lista de equipamentos, apenas um detalhe me intrigou, pq as PS 100 para retorno? Só curiosidade mesmo, custo x benefício?
A ideia do André é muito boa, o batera e o baixista geralmente gostam de ouvir uma mixagem diferente.
Galera, em janeiro/2011 estarei passeando no Estado da Paraíba, visitarei Boqueirão, Campina Grande e João Pessoa, vamos marcar um encontro do SAV por aí! O que acham? 8)

Abraço

Concerteza vamos ver se da certo agnte fazer um encontro mesmo! Vai ser um prazer para mim tbm encontrar alguem do SAV vindo de fora!
hehehe

Quando tiver mais perto agnte pode marcar! vou estar em janeiro por campina grande fazendo curso de férias na universidade :cry: mas estarei sempre a disposição!

Abração!
 
olá! fico feliz que aqui na paraíba já tenha alguns membros do SAV. Eu sou bem novo (novíssimo) aqui, mas gostaria de participar desse encontro em campina Grande, pois minha cidade fica a apenas 80 km de Campina. Preciso ouvir, aprender, visualizar tudo sobre som de igreja, pois minha denominação está construindo um novo templo (Assembléia de Deus) e ficarei responsável em instalar o som. assim que terminarem de cobrir o templo, vou postar fotos pra análise do local pra sugestões. A paz e a graça estejam com todos. Abraços.
 
D som,

Olá irmão! Seja muito bem vindo ao SomAoVivo! Que maravilha mais um paraibano no SomAoVivo!!! Cara, tenho tia e primos que moram em Cacimba! Que benção!

Quanto a aprender, todos estamos aprendendo sempre e ajudando uns aos outros para crescermos em conhecimento e oferecermos nosso melhor para Deus.

Em relação ao som que vc pretende montar para sua igreja, conte comigo para ajudar no que for preciso. Desde já ofereço meus contatos aqui em João Pessoa para conseguir o melhor preço possível para a compra deste material, e se for possível ainda vou até aí para visitar minha tia e, quem sabe, ajudar você a instalar o som!

Conte conosco. Abraços,

Túlio
 
V. do FLY PA disse:
abrir e limpar ela, lubrificar os potênciometros e fader
Lubrificar me lembra óleo, WD40, óleo singer... tudo isso pode estragar uma mesa.
Use limpa contatos no máximo grafite em pó.
 
Obs: Tenho dúvidas quanto onde efetuar o corte pro SUB, estive pensando em 120hz. Gostaria da opinião de vc´s quanto a isso e quanto a tudo o mais. hehehe

Achei meio alto esse corte (opinião minha)...
A RCF fala de 50hz a 20Khz -3dB, eu aproveitaria mais a resposta linear da RCF e faria o corte la pelos 80Hz.
As frequencias de 100hz a 250Hz costumam dar um trabalhão, causando embolamentos. Imagina 100Hz saindo do sub que estara no chão, penso que será mais facil controlar se elas estiverem saindo das RCF que provavelmente estarão no alto e mais afastadas das paredes.

É so uma coisa que pensei, se o problema acontecer nao custa nada tentar ne?
O pessoal que tem maior experiencia, isso causaria uma melhora? Não tenho como fazer esse teste para descobrir.
Quando vejo que o pessoal cortou nessa faixa e pq a caixa tem uma resposta muito ruim abaixo disso(ex, SPM1202A).

Não achei um grafico com a resposta desse sub para ver como ele responde em 120Hz.
 
hector sanchez disse:
Tulio sou do Conde(10 min de JP) quando precisar de ajuda em João Pessoa me avisa, ajudo em que puder!

Olá Hector,

Seja muito bem vindo ao SomAoVivo! Aparece lá na igreja que a gente conversa e troca umas ideias.

Pra começar, vai lá no Painel de Controle de Usuário, Perfil e coloca lá tua cidade e tua idade.

Abraços,

Túlio
 
É serio, pega um fone de ouvido bom , roda uma frequencia senoidal, incrivel como o ouvido dos meus 3 amigos perceberam menos 70hz igual a mim, já 100hz, parecia "linear" ao ver, só um que sentiu diferente de nos, parecendo ter mais grave.
 
Back
Topo