jbl 515xt

Informações retiradas do site Produção Audio ( <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.paudio.com.br/article.php?a=442">http://www.paudio.com.br/article.php?a=442</a><!-- m --> ):

JBL Professional apresenta as EON515XT: EONs ainda melhores

A JBL Professional foi a marca que conseguiu definitivamente popularizar a categoria das caixas de PA e monitores compactos com chassis de poliéster, posteriormente refinadas com módulos de amplificação ainda mais compactos e leves, criando a linha completa de caixas ativas portáteis série EON. Depois de apresentar ao mercado a sua terceira geração EON, há relativamente pouco tempo, a JBL decidiu melhorar algumas das suas especificações, tornando-a ainda melhor com as novas caixas ativas EON515XT. Nestas caixas, a JBL aplicou algumas otimizações que a marca introduziu nas suas novas caixas de PA portáteis PRX600 Series, otimizando a resposta dos amplificadores no estágio de ganho, o que permitiu aumentar o SPL de 129 dB para 132 dB, com melhor resposta de relação sinal/ruído.

22.03.2011


Apesar de já não ser mais novidade para ninguém, o nome EON continua a ser a referência de mercado em termos de qualidade e versatilidade, tendo sido sempre uma das mais fortes apostas da JBL Professional desde o seu lançamento original por parte do grupo Harman Pro, em 1995.
Atualmente, as caixas de terceira geração são um verdadeiro paradigma da enorme evolução que a eletrônica e a tecnologia de transdutores atingiram, permitindo criar sistemas de reforço sonoro extremamente poderosos e versáteis, com uma qualidade de som que é realmente surpreendente para a dimensão destes sistemas.
Com o lançamento da caixas EON515XT, a JBL quis fazer um refinamento dos anteriores modelos EON série 500 que, segundo os responsáveis da marca, já podiam beneficiar-se de novos circuitos e componentes desenvolvidos pela marca, sem justificar o lançamento de uma geração inteiramente nova.
Assim, as EON515XT contam com entradas de sinal melhoradas em termos de sensibilidade (permitindo agora acomodar sinais diretos de instrumento, tal como teclados), o que permitiu também melhorar substancialmente o patamar de ruído.
Outra alteração foi a de tornar o sistema de equalização, existente na seção de entrada, ainda mais simples de entender – agora com graves e agudos, simplesmente. Tal como nos foi explicado, a JBL detectou que as anteriores funções disponíveis nas EON série 500 eram excessivamente sofisticadas para aquilo que os usuários queriam fazer normalmente, sendo que ao invés de melhorar o som acabavam por o limitar. E já que a JBL podia renovar esta linha, porque não corrigir esse “problema”?
Além disso, a resposta das caixas foi redesenhada para se obter um desempenho mais coerente, uma vez que, segundo a JBL parece também ter descoberto, os usuários destas caixas tendem a usá-las sempre perto dos seus limites de potência e era necessário garantir maior margem. Assim, os melhoramentos das JBL EON515XT beneficiaram-se de algumas otimizações que a marca introduziu nas suas novas caixas de PA portáteis PRX600 Series, otimizando a resposta dos amplificadores no estágio de ganho, o que permitiu aumentar o SPL de 129 dB para 132 dB, com melhor resposta de relação sinal/ruído.
No interior das novas EON515XT de duas vias está agora um driver de agudos em neodímio, JBL 2414H, e um woofer JBL 265F-1 Differential Drive com dupla bobina, de 15”, ambos cuidadosamente ajustados ao amplificador Crown Classe D integrado. Desta forma, as EON515XT passam a constituir a referência nesta linha portátil da JBL, garantindo robustez, alto desempenho e maior simplicidade de utilização.
A sensibilidade das entradas foi ampliada em 10dB, permitindo assim acomodar a amplificação direta de instrumentos musicais, tal como sintetizadores, caixas de ritmos e saídas de mesas de mixagem de DJ, por exemplo. As EON15XT têm agora também uma seção de mixagem simplificada de três canais, permitindo a qualquer pessoa ver rapidamente onde pode conectar a saída do seu teclado e microfones, por exemplo. Afinal, estes são os sistemas por excelência usados para pequenas atuações em bares, para reforço de cabine DJ nos clubes e versáteis sistemas para amplificar som em qualquer tipo de evento ou apresentação de empresas.
Construídas para aguentar o transporte frequente, as JBL EON515XT foram também redesenhadas para serem discretas, com um chassis em plástico preto indestrutível, grelha metálica na frente, logo JBL a preto e a capacidade de montar estas caixas facilmente sobre uma vara telescópica em cima de um subwoofer ou tripé com uma abertura de 36 mm. Mantendo o essencial do desenho que popularizou as EON, este novo modelo EON515XT continua a poder ser usado como monitor de chão ou até mesmo suspenso com pontos de suspensão M10 integrados.
As conexões de sinal são dois jacks fêmea TRS de 1/4”, uma combinação XLR/TRS e uma saída loop-through em XLR que permite conectar outra caixa EON em série, embora também possa ser usada para conectar um gravador ou para enviar o sinal para dispositivos externos. O peso de cada caixa EON515XT é inferior a 15 quilos e existem múltiplos pontos de sustentação para a transportar em conforto e segurança.
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.jblpro.com">http://www.jblpro.com</a><!-- m -->

João Martins



Abraços a todos!
 
Olá pessoal...

Bom eu tô numa dúvida danada...

Eu tenho uma RCF ART 710-A e fiquei sabendo que a JBL EON 515XT é melhor que é ela?

É mesmo?

Quero só tirar esta dúvida de alguém que já tenha escutado o som das duas citadas acima.


Abraços.
 
Marcelo Neto Berland disse:
Eu tenho uma RCF ART 710-A e fiquei sabendo que a JBL EON 515XT é melhor que é ela?
Amigo Marcelo!
Sao caixas COMPLETAMENTE diferentes!
Como toda linha JBL turbinada XT e PRX (com 600 Watts e altofalante de bobina dupla) costumam ter um rendimendo extremo(nao vou comentar sobre possiveis problemas de tal combinacao ..).Tem que comparar 515XT com ART725A da RCF ou MILAN M15 da Turbosound.
Abrcs,
andry110
 
Olá foristas, graças a esse debates me decide a comprar as debatidas JBL515TX em vez das RCF, e estou satisfeitissimo com a aquisição.
São caixas muito boas mesmo, e todos que ouviram, inclusive tecnicos de áudio amigos que trabalham com som a anos, ficaram facinados com o desempenho e principalmete com a portabilidade delas, pois são muito leves. Sem sombra de dúvida quem estiver a pesquisar o que comprar nesse patamar, podem comprar que não vão se arrepender de forma alguma.
 
Olá caros amigos, com relação as JBL EON515XT, não tenho dúvidas quanto a qualidade, estou a um passo de comprar duas, minha dúvida é com relação a manutenção, vou usar para locação em festas e eventos, esta caixa aguenta o tranto sem esragar? pois imagino que o para consertar deve ser muuuuito caro. Outra coisa, voces acham que vale a pena comprar 2 Subs da ATTACK para atura com as JBL?

Obrigado
 
oi! quanto a manutenção nunca precisei (nem com a jbl g2-modelo antigo / nem com a nova),mas hoje vc tem condição de importar quase tudo.
Em relação a jbl e a rcf, são duas opções diferentes. se vc precisa de potência vá de jbl (o woofer de 15 e o drive da jbl fará diferença).
grande abç,
washington
 
Já tive uma RCF ART 310-A e agora uma 710-A.
Nenhuma das duas deram problemas, parecem ter um bom acabamento e em questões de tecnologia também.
Funcionam perfeitamente, pois também uso um bom filtro de linha que se der problema, pára primeiro no filtro.
Abraços...
 
Chiados: EON JBL 515 XT

Acabei dando preferência e comprando o par da JBL 515 XT. Só tenho uma dúvida, ao ligar a caixa (somente cabo A/C conectado a caixa, sem mixer e instrumento) na energia ocorre um pequeno chiado no falante, não é um chiado absurdo, pois é totalmente suprimido pelo som dos instrumentos, porém, por ser uma caixa tão cara gostaria de saber dos demais que possuem a JBL 515 XT se este leve chiado ocorre mesmo ou se devo entrar em contato com a loja e pedir para trocar?
OBS: o chiado ocorre com todos controles de volume zerados, ao aumentar os controles de volume o chiado se mantém e não aumenta).

Obrigado!
 
Re: Chiados: EON JBL 515 XT

grrgeo disse:
Acabei dando preferência e comprando o par da JBL 515 XT. Só tenho uma dúvida, ao ligar a caixa (somente cabo A/C conectado a caixa, sem mixer e instrumento) na energia ocorre um pequeno chiado no falante, não é um chiado absurdo, pois é totalmente suprimido pelo som dos instrumentos, porém, por ser uma caixa tão cara gostaria de saber dos demais que possuem a JBL 515 XT se este leve chiado ocorre mesmo ou se devo entrar em contato com a loja e pedir para trocar?
OBS: o chiado ocorre com todos controles de volume zerados, ao aumentar os controles de volume o chiado se mantém e não aumenta).

Obrigado!
Antes de qq coisa, verifique os cabos de sinal....
 
Re: Chiados: EON JBL 515 XT

tonreb disse:
grrgeo disse:
Acabei dando preferência e comprando o par da JBL 515 XT. Só tenho uma dúvida, ao ligar a caixa (somente cabo A/C conectado a caixa, sem mixer e instrumento) na energia ocorre um pequeno chiado no falante, não é um chiado absurdo, pois é totalmente suprimido pelo som dos instrumentos, porém, por ser uma caixa tão cara gostaria de saber dos demais que possuem a JBL 515 XT se este leve chiado ocorre mesmo ou se devo entrar em contato com a loja e pedir para trocar?
OBS: o chiado ocorre com todos controles de volume zerados, ao aumentar os controles de volume o chiado se mantém e não aumenta).

Obrigado!
Antes de qq coisa, verifique os cabos de sinal....

Bom. Vou falar da minha RCF ART 710-A.

A minha também tem o mesmo chiado, não é nada absurdo também, mas me parece ser normal este chiado.
A minha 310-A também tinha, verifiquei cabos que por sinal pela caixa ser nova, mandei fazer tudo cabo novo com bons plugues e continua a mesma coisa.

Abraços...

NETO
 
Re: Chiados: EON JBL 515 XT

Valeu ai Neto, hoje mesmo fui na casa de um amigo que tem dois PAs da Antera (um ativo e outro passivo) e 4 monitores também Antera (2 ativos e dois passivos) e ao ligar o PA ativo na energia o barulho que ouvi foi extremamente mais alto que os da JBL, aliás, nem era somente um chiado, era uma barulho que realmente incomodava. Com os monitores, porém, não teve este barulho, somente o chiado que citei (aquele que não incomoda). Bom saber que isso é algo "normal". Agradecido pelo comentário, precisando estamos ai.

Abraços
 
Re: Chiados: EON JBL 515 XT

grrgeo disse:
Valeu ai Neto, hoje mesmo fui na casa de um amigo que tem dois PAs da Antera (um ativo e outro passivo) e 4 monitores também Antera (2 ativos e dois passivos) e ao ligar o PA ativo na energia o barulho que ouvi foi extremamente mais alto que os da JBL, aliás, nem era somente um chiado, era uma barulho que realmente incomodava. Com os monitores, porém, não teve este barulho, somente o chiado que citei (aquele que não incomoda). Bom saber que isso é algo "normal". Agradecido pelo comentário, precisando estamos ai.

Abraços

Fala amigão, beleza???

Que bom que tirou suas dúvidas a respeito do chiado.
Que bom que pode ouvir várias caixas aí e chegar a sua conclusão.

Eu ligo minha RCF 710-A em uma mesa Mackie Pro FX8 e o que faço pra minimizar esse chiado é trabalhar com o Master em 0dB, aumentar o ganho (Gain) por canal em quase 80% e trabalhar com o volume dos canais livre, assim não fica com muito chiado. E trabalho também com o volume da caixa (Botão de volume atras da caixa) em uns 90% também. Mas na própria mesa dá pra amenizar a situação.

Com microfones na mesa, o bom é trabalhar com Canon e não com P10, pois o Canon da Mackie é bom pra caramba, tem ótimo ganho.

Abraços amigão e qualquer coisa que eu puder ajudar é só falar, não sou técnico, mas entendo um pouquinho, mas pouquinho mesmo.... kkkkkkkkk :D :D :D

NETO
 
Pessoal, sei que o topico ja esta bem antigo, porem me surgiu uma duvida... com a união da JBL e Selenium, alguns vendedores estão falando que o Woofer utilizado na 515xt é Selenium... porem no site da JBL internacional consta que o alto falante é o JBL 265F-1 380 mm (15”) Differential Drive®. O vendedor me argumentou que este mesmo alto falante é fabricado pela Selenium... achei bem estranho... alguem tem alguma informacao sobre isso?

Abracos!
 
Back
Topo