Posicionamento de Caixas

grpst

Well-Known Member
Bom dia galera.
Desde já agradeço a imensa força que me deram. Hoje, as caixas da minha igreja já encontram-se compradas. Conseguimos encontrar uma loja cuja dona era de nossa denominação e conseguiu um belíssimo desconto. Conseguimos as Attack mp404ti por 1.150,00, rolo de 100m santo ângelo SC 30 por R$ 105,00 e por ai a fora.

Agora temos a seguinte situação.
Compramos suporte de parede da ASK, vamos instalá-los essa semana.
Esse suporte tem um nivelador de altura, mas quando mexemos no nivelador, a caixa desce, porem fica torta, ou seja, pra fazermos a angulação correta, precisamos prender o SUPORTE na angulação em que queremos que a caixa fique, com relação a vertical é claro...na horizontal é só girar as caixas.

Então a minha dúvida é a seguinte...baseado nas fotos da inha igreja, abaixo, e sabendo que elas serão fixadas bem no limite do tapete vermelho dos dois lados formando L/R, o mais alto possível, em qual angulação na vertical devo colocá-las? E horizontal?

hpim2563.jpg


hpim2557q.jpg


hpim2559.jpg


hpim2560.jpg


Grande Abraço
 
No meio do salão, procure enchergar o centro do alto falante. Só que pelo menos duas fileiras talvez não irão ouvir via PA, e sim mais os retornos que vc tem pulpito !!!!
 
marcio gomes disse:
No meio do salão, procure enchergar o centro do alto falante. Só que pelo menos duas fileiras talvez não irão ouvir via PA, e sim mais os retornos que vc tem pulpito !!!!

Rapaz, desse modo as caixas ficarão viradas em 45° praticamente, não é muito não?
E quanto a vertical?

Abração
 
Deluna disse:
marcio gomes disse:
No meio do salão, procure enchergar o centro do alto falante.
O ideal é ver a "garganta" da corneta.

O ideal não seria ver a " garganta da corneta" quando estivesse no fundo do templo, no meio?? É no centro mesmo?? será que entendi correto? no centro as caixas ficariam com uma angulação de 42° H em média.
É isso mesmo?
E com relação a angulação vertical?? uns 25° são o suficiente?? eles vão ficar bem próximas do teto, a base da caixa estará a mais ou menos 2,20 do chão.
Abração
 
Gabriel,

Geralmente eu faço o seguinte para a angulação vertical:

Prendo uma caneta Laser em cima da caixa na direção da saída do drive e nivelo verticalmente o laser a 1m do chão no último banco da Igreja, geralmente dá certo.

O pé direito do templo é um pouco baixo, tente fixar as caixas o mais alto possível e meça milimetricamente a posição L&R nas paredes. É aconselhável que os "centros acústicos" dos falantes esteja digamos que "alinhados" isso requer paciência.

Agora falando horizontamente tente jogar na parede a menor quantidade de som possível, apesar de que o ângulo de dispersão das cornetas geralmente são 60 ou 90 graus e os woofers por uma questão de construção 180 graus.

Geralmente eu traço um triângulo equilátero do centro do salão na posição do último banco a 1m de altura até a garganta dos drives, por isso que o uso do laser ajuda bastante.

Abç,
 
Bom dia amados,

Eu costumo fazer um projeto no autocad por exemplo, pra isso tenho que ter todas as medidas
do templo e das caixas, tamanho dos bancos (ou cadeiras) etc. para fazer o projeto além da corbetura
das caixas. (vou passar a usar o programa cinema 4d para fazer esses projetos).

Um abraço

Nos verermos na AES 2011.
 
om
MarceloCavic disse:
Gabriel,

Geralmente eu faço o seguinte para a angulação vertical:

Prendo uma caneta Laser em cima da caixa na direção da saída do drive e nivelo verticalmente o laser a 1m do chão no último banco da Igreja, geralmente dá certo.

O pé direito do templo é um pouco baixo, tente fixar as caixas o mais alto possível e meça milimetricamente a posição L&R nas paredes. É aconselhável que os "centros acústicos" dos falantes esteja digamos que "alinhados" isso requer paciência.

Agora falando horizontamente tente jogar na parede a menor quantidade de som possível, apesar de que o ângulo de dispersão das cornetas geralmente são 60 ou 90 graus e os woofers por uma questão de construção 180 graus.

Geralmente eu traço um triângulo equilátero do centro do salão na posição do último banco a 1m de altura até a garganta dos drives, por isso que o uso do laser ajuda bastante.

Abç,
Poxa, maravilha, adorei a ideia. Vou providenciar o laser.
Só um detalhe, pras caixas fazerem a angulação vertical, preciso fixar o suporte com essa inclinação pois no suporte só tem ajuste horizontal...o ajuste vertical dele deixa a caixa torta, acho que fica feio esteticamente, fora que ele "abaixa" a caixa apenas, não inclina ela. Como eu faria então?
Abração
 
teria como fixar essas caixas no teto..? seria uma posição melhor... pois perto da parede vai refletir muito, devido a angulação da corneta.. o ideal seria estar a um metro da parede ou mais..

[]'s.
 
Leonardo Go disse:
teria como fixar essas caixas no teto..? seria uma posição melhor... pois perto da parede vai refletir muito, devido a angulação da corneta.. o ideal seria estar a um metro da parede ou mais..

[]'s.
Não tem jeito Leo, no teto é quase impossível prender...ate tem como mas todo pediram pra por na parede, mesmo explicando.
O suporte da ASK deixa as caixas a uns 0,50cm da parede, mas a igreja tem muitas janelas, e via de regra, ficam sempre abertas, isso ajuda né?
Abração
 
Gabriel..

Sobre a questão das janelas abertas, tem os pós e os contras, vamos analisar:

Abertas: dissipa mais o ambiente, se a muita reverberação no local, as janelas abertas, não vai resolver o problema, e ainda tem o lado do vazamento, que pode incomodar os vizinhos;

Fechadas: No local com teto baixo e acústica prejudicada, da a sensação de ambiente sem definição, tipo som andando ou embolado (graves), parece que esta alto, mas não está, se abaixar o SOM e a igreja estiver vazia, piora.. e estiver cheia, melhora um pouco, pois a consumo.

Então, pra saber o que é melhor ou pior, tem que fazer testes.. ver o ângulo e tudo mais, faça testes, e testes.. o pessoal acima já deu boas dicas.. eu inclusive gostei da do Marcelo laser..

[]'s.
 
Já passei pro irmão que é marceneiro na igreja a técnica do laser. Ele disse que não tem laser, então fará com uma linha de pipa, estendendo do ponto central do fundo da igreja a um metro de altura até o centro da corneta das caixas, e colocará as caixas na angulação que a linha fizer...gostei muito da ideia.
Quanto, aos testes, já fiz muitos..e a igreja realmente ficou com o som EXCELENTE com as janelas e a porta dos fundos aberta....vou começar a testar a equalização com tudo fechado, pois època de frio aqui ta chegando, bate 15° de noite, ai já viu.
Grande abraço galera!
 
Back
Topo