Será que vale a pena me aventurar em audio ?

Rafael2

New Member
Boa noite pessoasl, primeira vez que posto aqui no forum, sou do interiror de SP, e estou cursando o 2º ano de engenharia elétrica, e gosto muito da area "sonora" :D
É o seguinte, aqui na faculdade tem muitas festas, churrascos, confraternazações ao longo do ano, e 3 MEGA eventos , isso so da faculdade, e sempre vejo eles correndo atras de "alguem empresta um som ai, dai colocamos um ipod e deixa tocar a noite inteira, dai em churrascos alguns deixam o porta mala aberto com o som, dai arria a bateria kkkk

Dai ficou na minha cabeça que se au começar a locar equipamento simples, como com caixa ativa, ja seria muito bom pros churrascos e festas dentro de casas, dentro da cidade onde não dá pra por mais do que 500W.. senão a policia ja chega batendo na porta kkkk

dai conforme eu for evoluindo, começaria a expandir pra quando tem churrasco em chacaras, dai ja dá pra ter um SUB... e pors mega eventos.. so quando eu tiver mais de 6000W em graves e sonorizar bandas..porque até agora, so to falando de deixar um ipod tocando, no máximo um set mixado por algun DJ.. mas nada de banda

Mas o que me preucupa é o dinheiro ( como sempre né..) é que aqui, economizam na carne, nas bebidas, no local, em tudo !.. se eu cobrar que seja 10% do valor do equipamento.. tenho medo de não aceitarem !.. por exemplo, compro uma caixa amplificada ai.. R$2000,00, incluindo cabos,etc.... se eu cobrar R$ 200,00 por evento, nunca vai dar certo... talvez uns R$ 50,00 dê, mas dai vou precisar de no minimo 40 eventos pra não ficar no prejuizo...

Quero a opinião de quem começou seu proprio negocio e foi pra frente, alguma dica..
Obrigado
 
Boa Noite e Bem vindo ao forum.....
Seguinte my little friend.....Se fosse da noite pro dia eu estaria maior que a Cotempo ....Metromix...e a Gabisom seria mocinha perto do meu equipamento....mas a banda não toca nesse ritmo.....
Cara , vc vai terque tirar uns R$5k pra começar legalzinho...Se vc querer ser grande não vai dar muito certo....Achoq q vc já sabe.vc já tem experiencia na área ou algo assim?!Se quiser pode tentar um financiamento pela Caixa ou sei lá...Mas por exemplo eu demorei usn 5 anos pra coseguir um sonzinho "legal" faço umas festinhas por ai mas trabalho pra empresas de pequeno médio porte...
troquei de mesa duas vezes de caixas umas tres e por ai vai ..eu não investi muito já de cara.
Mas uma Caixa Atv e uma Pass(Compre um modelo e marca forte e de qualidade só ver outros tópicos q tem bastante falando nisso) com uma mesinha(Behringuer pra "quebra gáio") vai de boa....Duvidas só perguntar...Pergunte pra quem tem empresas da área aqui..
mas invista uma faixa segura que vc possa pagar e sobre cobranças pegue leve q com o tempo o lucro aparece....mas repito invista pouco e não espere conseguir obter o lucro só fazendo os eventos... Capit?!
Uma dica fale com o grabriel_equalize o guri manja pra caramba!
Abraço
 
Não.. claro que não é do dia pra noite, disso eu sei, mas tenho medo de não ir pra frente devido ao publico restrito (somente som pequeno, e som mecanico)
Pelos proximo 4 anos nem pretendo ser grande... mesmo porque a faculdade ja me toma boa parte de tempo, por enquanto seria assim: "e ai, vamos fazer um chuuras la na chacara, precismaos de um som." dai eu repondo: " beleza, 50 pilas, dai eu vou lá dai é so por o ipod " porque eu não consigo ir em todos eventos.. e nem quero.. dai é como se eu tivesse emprestando, mas rolando uma graninha..

E ninguem vai destruir ou roubar o som.. porque todos conhecem todos na faculdade, ela é pequena até (2000 alunos.)
Mesmo que alguem quebre, com certeza vão ser sinceros.

Quem sabe, depois que me formar eu começa a fazer festas de 15 anos, a mexer com bandar tambem, partir pra eventos cada vez maiores
Pra voçes terem ideia, na ultima festa que teve, com mais ou menos 500 pessoas, em uma grande casa, dentro da cidades, arranjaram um "dj".. que so tocou com 2 caixas ativas CRS.. sem sub mesmo, e foi satisfatorio, porque é dentro da cidade, não tem como levar 4 W-horn e 2 KF.... 5 minutos de festa a policia ja para tudo :lol:

Mas por enquanto seria 1 caixa ativa ( ou uma passiva, e um rack com uma amp normal (UNIC, Mark Audio, Ciclotron) e uma mesa de 6 canais behringer...
Se for de passiva eu mesmo monto, meu tio é marceneiro :D

Edit-----------------
Atualmente só tenho uns 2 mil reais pra começar.. não mais do que isso..
E amanha vou perguntar pro pessoal que organiza as festas, quanto que esses DJ cobram pra ir tocar e levar o equip (tocar no sentido ruim, dar um play no windows media player..) e quantos eventos tem no ano..
 
Com 2K eu ira assim

Caixa Attack MP504TI ( marca boa e caixa com otimo grave )

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ninjasomprofissional.com.br/shop/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=1824&codigo_categoria=177&dep=1">http://www.ninjasomprofissional.com.br/ ... =177&dep=1</a><!-- m -->

Mesa Yamaha MG102C ( mesa muito boa tenho e aprovo)

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ninjasomprofissional.com.br/shop/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=1261&dep=1">http://www.ninjasomprofissional.com.br/ ... 1261&dep=1</a><!-- m -->

Total =1.380,00 + 375,00 = 1.755,00 o resto compra os cabos e pedestal

Galera só pra avisar a mesa da Yamaha ta MUITOOOOO barato perceberam?

Abraço
 
Comprar só 1 caixinha ativa para alugar?
Tem que ter pelo menos uma mesa pequena, uns 2 ou 3 microfones, cabos, pedestais...
Mesmo que seu objetivo inicial seja SÓ essas pequenas festas, se faltam profissionais na sua cidade, vai aparecer demanda para outros tipos de evento.

E eu não sei você, mas eu ODEIO recusar serviço por falta de equipamento.
Me desdobro, vendo minha sogra, mas nunca faltou nada que um cliente pediu.
 
D som disse:
TSA disse:
gabriel_equalize disse:
vendo minha sogra
Ah, isso nunca foi sacrifício!! :twisted: :twisted: :mrgreen: :mrgreen:

Que é isso meninos! Não vendam... so penhorem :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Vixi,coitada.
Mas voltando ao assunto
gabriel_equalize disse:
Comprar só 1 caixinha ativa para alugar?
Tem que ter pelo menos uma mesa pequena, uns 2 ou 3 microfones, cabos, pedestais...
Mesmo que seu objetivo inicial seja SÓ essas pequenas festas, se faltam profissionais na sua cidade, vai aparecer demanda para outros tipos de evento.

E eu não sei você, mas eu ODEIO recusar serviço por falta de equipamento.
Me desdobro, vendo minha sogra, mas nunca faltou nada que um cliente pediu.

O gabriel tem razão,e eu complemento.
Tenha sempre um microfone,alguns cabos sobressalentes,você nunca sabe o que pode acontecer.
Tem cliente que não sabe nem contar até 3 e quando o equipamento está montado ele chega e fala que esqueceu de fulano e precisa de mais um mic.
Outra coisa,se quer ganhar dinheiro com isso,expanda seus horizontes,não fique preso a festinhas de faculdade.
Estude muito sobre a área, sobre o mercado local de sonorização.
Tenha muita paciência,tenha muita cautela.
Em uma festa qualquer,o som é umas das partes mais importantres,senão a mais,porem é nele que os clientes mais querem economizar.
Caso resolva encarar,quando fechar contrato assegure-se que vai receber,receba de preferencia antes do evento.
Tem cliente que paga tudo e deixa o som por último.
Se não sobrar dinheiro o som é que dança.RSRSRSRSRS
Se o evento não der certo o som é que ficou pra receber por último,então...
Prepare-se pra aguentar muito sapo,muita gente chata,muito bebum prepare-se pra ouvir tudo o que não gosta de ouvir.
Caso vá locar o equipamento,no contrato tenha uma clausula sobre danos e/ou roubo pra você não passar raiva.
Quando locamos o equipamento e não estamos presentes,quem opera nem sempre cuida bem(não é meu...).
Mas nem tudo são problemas.
Se você gosta,E TEM QUE GOSTAR,vá em frente.
Se não gostar,desista enquanto antes.
Reflita bem e boa sorte.
Se precisar,estamos aqui.

William de Araújo
 
Bom, hoje o dia foi bem produtivo no termos de pesquisa de mercado.
Perguntei pro pessoal que organiza as festas, geralmente gastam de 50 a 100 reais depende do "Dj".. se ele leva luz ou não, do tempo que ele vai ficar,etc...
Isso so consideram som mecanico mesmo, nenhum microfone
Já quando foi um cara tocar com um violão, um teclado daqueles que gera a musica e um mic, o som foi alugado por 250 reais mais 50 do DJ..

Dai de tarde fui falar com um dos meus professores.
Ele sugeriu o porque de eu mesmo não montar minha caixa amplificada. ja que eu mexo com eletronica a um bom tempo. e ele disse que me ajuda.
ele sugeriu um amplifcador de 300W em 8 ohms, e um de 50 ou 60 W para o driver de titanio. Sem muitas novidades, para o amp mais fraco, usar o tradicional TDA7294, é quase igual ao LM3886, só que custa metade, e é razoavel, e no amp mais forte uma topologia AB bem simples, nem mesmo com limitador VI, nem nenhuma proteção contra curto ou sobrecarga, ja que o usuario não vai fazer nenhuma ligação entre o falante e o amp.
O professor disse para apenas colocar uma proteção de temperatura, e um bom limiter pra evitar barbeiragem. E para completar um equalizador de 3 vias, um crossover interno de 24db/8º e uma fonte parruda..
O custo disso tudo + madeira + um falante 15" steel 300 da oversound e um driver D220 Ti da selenium, conectores, acabamento, tudo, estimado em torno de R$1.100,00, com a vantagem de uma facil manutenção, ja q fui eu que fiz hehe
Se usar um driver Snake SD110 e um 1"2 steel 300 o preço cai pra R$1.000,00
Até dá pra tirar mais o preço, mas dai não confio em uma falante de 12" que custa 120 reais rsrsrrs

Ou uma terceira opção.. montar uma caixa passiva, de 12 ou 15" + Ti e comprar um amplificador simples, como o UNIC ZX400, fazer bridge e ter 400W em 8 ohms.. o preço com um 15" + Ti dos ja citados acima, mais um divisor nenis + esse UNIC dá R$: 1.080,00
 
Back
Topo