Qual a melhor configuração num PA com T-18?

D som

Active Member
Caros amigos e irmãos!

Gostaria de tirar uma dúvida com quem tem maior experiencia que eu no assunto. tenho um PA com quatro T-18 e duas caixas 15" +Ti (antes eram Tweeters + cornetas ) mas gostaria de mudar pra 12" +TI.

O que ficaria melhor nesse caso: Falantes de médios graves +Ti ou woofer + Ti

Obs: seriam 4 caixas 12"+TI pra ficar mais compacto e o corte que uso hoje é de 40 ~160 Sub, 160 ~1K6 nos medios graves e 1K6 em diante nos médios agudos
 
Ola amigo,

D som disse:
O que ficaria melhor nesse caso: Falantes de médios graves +Ti ou woofer + Ti[/b]

Para se fazer médio grave, já usamos Woofer.

Para acompanhar t18, eu acho melhor duas top dupla.

Mas se não for viavel, o melhor é construi 4 caixinhas separadadas mesmo, e se possivel usalas proximas para aproveitar acoplamento.

Quais os falantes nas T18?

Abraço
 
Lucas!


Eu vou fazer quatro delas que serão usadas duas de cada lado. Eu fiquei em dúvida se usaria falantes próprios pra médios graves como por exemplo o MG 12-400 da oversound ou como o stell 300 que é woofer.

Nas minhas T-18 uso oversound 2.18-600
 
Pelo fato de ser os 18-600rms sugiro stell mesmo, elas proximas terá um bom ganho sim.

Eai gosto do resultado dos 18-600 na T18?

Eu já vi uma vez, mas não lembro direito, atualmente por aqui usamos o 18-800rms que é uma verdadeira porrada.

Abraço
 
lucasoliveira disse:
Pelo fato de ser os 18-600rms sugiro stell mesmo, elas proximas terá um bom ganho sim.

Eai gosto do resultado dos 18-600 na T18?

Eu já vi uma vez, mas não lembro direito, atualmente por aqui usamos o 18-800rms que é uma verdadeira porrada.

Abraço


segundo o fabricante, o ganho do MG 12-400 é de 101 dB e o Stell 300 é de 97 dB (se não me engano). Por isso pensei mais no MG 12-400. Eu já vi eles tocando e realmente eles reproduzem de 200 a 1K6 bem melhor.

Quando ao 18-600, gostei do timbre e ganho sim. Já usei 2 e 2 em pé, 2 e duas deitadas, as quatro juntas em pé (foi uma pancada de som!) e usei as quatro deitadas (boca com boca) em frente ao palco e as tops de lado. nessa última configuração achei que o grave ficou muito bom tambem.
 
Construi 4 T18 com 18.600 Over Sound ficou bom mesmo com um amplificador capaz de gerar até 2000 rms em 4 ohms por canal ou seja 2.2 dB de Headrom não clipa para os medios tem duas PAS6MA1 com Mid Bass Selenium 10mb-3p 300 rms e TI Eros 7200 fala muito. Quem ouviu gostou!!
 
Joctom

qual foi o corte de frequencia que você usou nas t-18 com oversound pra acompanhar os Selenium 10mb-3p
 
Denilson se puder pegar os MG-400 da Oversound vai em frente, já comparei os meus MG-300 com os steel e a diferença é enorme imagina com os de 400 e seus 101db 8)

Só uma duvida qual amplificador você toca os graves?


Cacimba de Dentro é longe de JP ? Se não for quando der vou ai pra ajudar noque precisar!

Abraços
 
Olá hector!

É verdade. A diferença da linha MG é grande em relação a stell (no preço principalmente).

Quanto a distãncia é de 180 Km, o que dá 4 horas de ônibus e 2 horas e meia de carro particular. Agradeço a disposição. quando eu tiver modificando o meu PA, eu te aviso. E saiba que será bem-vindo!
 
D som disse:
qual foi o corte de frequencia que você usou nas t-18 com oversound pra acompanhar os Selenium 10mb-3p

Bom amigo, depois de ter pedido umas dicas para o Professor Walter...

As palavras dele:

Mais ou menos assim. Acho que com esse falante sua caixa T18, não vai alem dos 150. Ao mesmo tempo desconfio que os 10 não descem a menos de 250. Se for cortar assim fica algo do tipo :
Sub HPF 40 LPF 150
10 pol HPF 250 LPF 1k5
Driver HPF 1k5 LPF = bypass
Logo entre 150 e 250 tem um buraco


Mais esse ''buraco'' é sentido apenas pelos ouvidos mais apurados!

abraços!!
 
Jocton, já tentou construir umas caixas de GRAVES, para acompanhar esses sistemas?

Tipo já pensei muito em fazer um PA com SUBs+graves+Médios graves e médio-agudo-agudo...

Tipo SUBs com 18"

Graves com 15"

Médios com 10"

agudos com TI...
 
Joctom

Era isso que eu achava mesmo. Mas dá pra ir até 160 Hz com esses falantes. Realmente é imperceptível esse "Buraco" quando se toca música eletronica. Mas dá pra sentir quando um contra-baixo faz um arranjo que precisa dessas frequencias.

Dener

Já fizeram isso antes. Mas não vale apena por causa do custo com mais amplificadores, mais cabos, enfim, mais tudo.
 
Denilson 180Km :shock: é longe pacas mas pode der certeza que quando você terminar de montar o som é só mi avisar que vou ai conferir :mrgreen: :mrgreen:


Abraços
 
deneripr disse:
Jocton, já tentou construir umas caixas de GRAVES, para acompanhar esses sistemas?

Tipo já pensei muito em fazer um PA com SUBs+graves+Médios graves e médio-agudo-agudo...

Tipo SUBs com 18"

Graves com 15"

Médios com 10"

agudos com TI...
Quanto sairía um sistema destes já contando com os amp's e crossover's? Quanto seria o spl e o peso total?
 
deneripr disse:
Jocton, já tentou construir umas caixas de GRAVES, para acompanhar esses sistemas?

Tipo já pensei muito em fazer um PA com SUBs+graves+Médios graves e médio-agudo-agudo...

Tipo SUBs com 18"

Graves com 15"

Médios com 10"

agudos com TI..

Ja sim, mais é com o Deluna disse sairia muito caro, porque nesse caso iria entrar o processador de P.A mais emplificadores e etc...
 
Dener

Sei que a pergunta não foi dirigida a mim, mas posso te dizer que resultado é bom sim. Sendo bem ajustado, fica uma maravilha.

Mas tem como fazer de outras maneiras e que tambem da um ótimo resultado.
 
joctom disse:
mas é como Deluna disse sairia muito caro
Eu não disse isto, foi o Denilson.


Obs.: Minha pergunta não foi retórica, eu realmente quero saber o custo, o peso e o spl do sitema...
 
Eu entendi que era... hehe

No meu ver, ao invés de se levar por exemplo 4 subs e duas tops para um evento, porque não levar dois SUB e dois graves, e duas TOPS?

O tamanho seria até reduzido...

Quanto aos Amplificadores, dependendo do caso nem faz diferença, no caso se se usar em 4 ohms, vc usaria um canal com SUB e outro com os Graves na mesma potencia...

e Crossover, normalmente são de 4 vias e se já tem pra fazer os outros cortes seria somente acrescentar um corte a mais...
 
deneripr disse:
Mas e o resultado? não vale mesmo a pena?

Com certeza valeria o custo sim, eu teria um sistema mais completo e com cortes mais precisos.
Mais essa plano vai ficar pra quando eu construir meu proprio sistema esse que construi foi para pequenos eventos ao ar livre
de uma congregação!

Deluna disse:
Obs.: Minha pergunta não foi retórica, eu realmente quero saber o custo, o peso e o spl do sitema...

Deluna posso te passar o orçamento mais o SPL fica complicado diser!!

abraços!!
 
Back
Topo