Gravação multipista na Roland M300

gabriel_equalize

Moderator
Moderador
Boa noite pessoal.

Hoje eu fui à uma loja aqui em Brasília para namorar uma M300 da Roland, a irmã mais nova da M400, que já foi muito comentada por aqui.

A M400 tem 3 conexões RJ45, permitindo ligação de 2 Stage Boxes, e sobra 1, chamada SPLIT/BACKUP, que o pessoal usa para ligar ao computador e gravar multipista.
Maravilhoso isso.

Porém, na M300, só há 2 conexões RJ45. Para usar 32 entradas e 16 saídas, tem que usar 2 Stage Boxes, e não sobra nenhuma porta para gravação.
Como poderia ser feito?
Pensei em ligar através de Hubs de rede, mas não sei como "misturar" os sinais do REAC A e REAC B.
Seria possível usar um computador com 2 placas de rede, e o sonar identificando tudo?

Ou quem sabe usar a saída ótica da mesa em uma interface da Edirol, que vai Firewire para um computador...
Sei lá, muitas opções passam na cabeça, mas não sei qual funciona de fato.

Help!
 
gabriel_equalize disse:
Porém, na M300, só há 2 conexões RJ45. Para usar 32 entradas e 16 saídas, tem que usar 2 Stage Boxes, e não sobra nenhuma porta para gravação.
Como poderia ser feito?

Meu caro Gabriel... você pode utilizar o S-4000 em apenas uma entrada REAC e deixar a outra vaga...

top_M.jpg

http://www.roland.com/products/en/S-4000S-3208/

No site da Rolando existe varias formas de fazer esta ligação como o deste esquema abaixo...logo segue o link

m300_sys3.gif


http://www.roland.com/products/en/M-300/features.html

Abraços
 
Danilo, pensei nessa possibilidade... O lance é que preciso das 16 saídas.
Sei que a mesa só tem 8 aux + 4 matrix, mas preciso fazer alguns direct outs também.

Se houvesse uma "S-3216", seria perfeito.
 
É Gabriel, neste caso vc vai ter que fazer um investimento a mais e comprar o S4000D que é como se fosse um SPLIT....

No meu ponto de vista seria assim... vamos ver se surgem mais algumas opiniões. Em todo caso, vou tentar contato com um amigo que conhece bem o sistema e vou ver se ele da uma luz.

Abraços
 
Esse S-4000D parece uma opção para "misturar" os REACS A e B.
Só falta agora achar um D-Link de R$300 que substitua ele :D

Se essa parada custar caro, já começo a pensar em comprar a M400 logo.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.musitechinstrumentos.com.br/p-1862/Distribuidor-Roland-RSS-S-4000D-E-8-MIXERS.html">http://www.musitechinstrumentos.com.br/ ... IXERS.html</a><!-- m -->
Nesse anúncio ele custa 5 barões :shock:

Sem contar que não imagino como ficará as ligações...
Da mesa vai sair A e B para as entradas desse Splitter.
Depois pego 2 das saídas deles e levo pro palco, para ligar os Stage Boxes?
Como a mesa vai saber qual é o A e qual é o B? Muito esquisito.
 
Realmente, no manual do S4000-D, só há exemplos de ligações para os M48, aqueles mixerzinhos de monitoração pessoal, veja: <!-- m --><a class="postlink" href="http://lib.roland.co.jp/support/en/manuals/res/3907456/S-4000D_e04.pdf">http://lib.roland.co.jp/support/en/manu ... 0D_e04.pdf</a><!-- m -->

Acho que não serve para o que queremos.
 
Outra ideia: Usar aqueles S-0808.

info_07R_L.jpg


Dessa forma só se usa 1 porta REAC, e a outra fica para gravação.
Só não sei se compensa financeiramente.
 
Gabriel.

O esquema de ligação é o seguinte:

M-300REACConfig.jpg


Vc vai precisar, como se vê na imagem, do S-4000M, que é um distribuidor digital. O S-1608 tb pode ser usado com ele. No entanto, acho que, em termos de preço, compensa ficar com a M-380, que é padrão rack 19", tem as mesmas funcionalidades de M-400 e já vem com a porta RJ45 para split.

[]'s
 
Realmente David, esse sistema deve ficar mais caro que a M380.
É uma decisão a tomar: se vale a pena pagar quase R$10.000 a mais por uma mesa com a saída Split ou não.
Como no meu caso o objetivo é ter um sistema de áudio que interaja com o broadcast, a saída Split é fundamental.

E também parece que, usando apenas um S-3208 no REAC A, e usufruindo apenas de 8 saídas no palco, a REAC B não funciona como Split.
Será que estou certo nessa afirmação? Não achei nada no manual que comentasse sobre isso.
Nesse caso, poderíamos usar um Hub D-Link para jogar para o computador.

Quanto à ideia da saída ótica, de acordo com o manual ela só faz LR.

Confesso que caí do cavalo agora.
 
Gabriel,

se você "olhar" dentro do cabo de rede em qualquer uma das duas portas você "verá": 40 canais de entrada e 40 de saída! Se você conectar na ponta uma S1608, você terá ACESSO a 16 canais de entrada e 8 de saída, no entanto ainda existe "espaço"para transmitir os demais canais! Se você colocar um switch GIGABIT você pode conectar a mesa, a medusa e o computador, então você endereça os canais para a medusa normalmente e os demais canais de saída. No computador você enchergará os 40 canais.

No seu caso o que você deve fazer: vamos supor que você tenha 2 S1608. Na porta REAC A você conecta uma S1608, na REAC B você conecta a outra S1608 e o computador (lembrando que deve usar um switch GIGABIT). Na hora de endereçar a REAC B, o que você colocar como saída, ou seja, 40 canais, você enchergará pelo computador e pela medusa. No entanto a medusa "enchergará" somente os 8 primeiros canais e o computador "enchergará" todos os 40 canais!

espero ter ajudado, mas se ainda tiver dúvida, estou à disposição! Trabalho com 2 M400, 1 S3208 e 1S1608!
 
Gabriel,

Se você tiver o switch GIGABIT e um pc com o Sonar, eu disponibilizo a mesa pra que possamos fazer os testes. Eu também tenho interesse nesse assunto.
 
Aí Samuel, com certeza cara...
Aproveito e conheço sua igreja.

O PC com Sonar é fácil de conseguir, o GIGABIT também posso dar um jeito.
 
SOLUCIONADO!

Israel Chaves de Sousa disse:
Na porta REAC A você conecta uma S1608, na REAC B você conecta a outra S1608 e o computador (lembrando que deve usar um switch GIGABIT). Na hora de endereçar a REAC B, o que você colocar como saída, ou seja, 40 canais, você enchergará pelo computador e pela medusa. No entanto a medusa "enchergará" somente os 8 primeiros canais e o computador "enchergará" todos os 40 canais!

O Israel está correto. Para me certificar, enviei um e-mail para a Roland, pedindo que entrassem em contato comigo.
Vou aproveitar e postar meu elogio. Demoraram menos de 48h para me retornar, e a pessoa foi bem atenciosa, e tirou todas as minhas dúvidas sobre o produto.

Enfim, dá para gravar multipista.
Um dos S-1608 você conecta normalmente ao REAC A.
O outro, deve-se conectar a um switch GIGABIT. Desse switch, sai 2 cabos, um para o REAC B e o outro para um computador.
O computador deve reconhecer todos os 32 canais.

Magavilha, ein? Só falta ver funcionando na prática.
 
Opa!!!!! Pode estar pintando mais um vídeo para o SAV???
Se precisarem, disponibilizo os equipamentos para a gravação, que poderá ser em HD. :wink:
 
Para não abrir um novo tópico, gostaria de tirar uma dúvida.

Na igreja utilizaremos a mesa M300, da mesma forma descrita aqui pelo Gabriel, mas só que ao invés de mandar multipista enviaremos um auxiliar para a transmissão do culto.

Ai que entra minha dúvida. Se estiver mixando para o PA, outra pessoa pode controlar remotamente a saída auxiliar simultaneamente, sem interferir no PA?

Abraços!
 
Leandro disse:
Ai que entra minha dúvida. Se estiver mixando para o PA, outra pessoa pode controlar remotamente a saída auxiliar simultaneamente, sem interferir no PA?
Tranquilamente! É só definir o auxiliar como Pré-Fader. Assim os controles são independentes.
 
Valeu Gabriel, eu pensava que quando fosse mexer no aux alterava os "layer´s" da mesa.

Só mais uma coisa que não ficou muito claro para mim. Eu consigo fazer a transmissão do culto ao vivo através do cabo de rede ou só consigo gravar mesmo?

Abraços!
 
Leandro disse:
eu pensava que quando fosse mexer no aux alterava os "layer´s" da mesa.
No caso das Yamaha, que tenho mais experiência, isso é configurável no programa.
No seu caso, é melhor que as Layers sejam independentes.

Leandro disse:
Eu consigo fazer a transmissão do culto ao vivo através do cabo de rede ou só consigo gravar mesmo?
Não faz sentido você transmitir ao vivo um sinal multipista, concorda?
Sinceramente eu não sei de algum programa que faça mixagem ao vivo. Essa parte "informatizada" não é meu forte.
Caso esse programa exista, daria para fazer.
 
gabriel_equalize disse:
Leandro disse:
Eu consigo fazer a transmissão do culto ao vivo através do cabo de rede ou só consigo gravar mesmo?
Não faz sentido você transmitir ao vivo um sinal multipista, concorda?
Sinceramente eu não sei de algum programa que faça mixagem ao vivo. Essa parte "informatizada" não é meu forte.
Caso esse programa exista, daria para fazer.

Eu entendi o que você falou, o problema foi que eu me expressei errado.

O que eu quero dizer é o seguinte. Eu gostaria de saber se eu consigo enviar o aux. para o computador (ao invés de mandar os canais separados) via cabo de rede, para fazer a transmissão do culto ao vivo pela net.

Abraços!
 
Não dá para fazer isso não.
A melhor solução é endereçar um auxiliar para uma conexão XLR na carcaça da mesa.
Aí você conecta através de uma interface de áudio bem simples, como a M-Audio Fast Track.
 
Back
Topo