Conserto de LeacsVTX300

gabrielgabriel

New Member
estou tentando arrumar meu retorno Leacs VTX300.
o falante maior não funcionava, apenas o twiter.

tirei de dentro da caixa aquela plaquinha que divide as frequências para os 2 falantes.

tenho aqui um bom multímetro, mas não sei como faço para testar os 2 capacitores e o atenuador.

obrigado pessoal.
 
ola gabriel

vc tem certeza de que o falante funciona?
se não tem, coloque uma bateria 9 volts em paralelo e veja se ele responde, depois disto então verifique o crossover.
 
tentei colocar a bateria de 9v no alto-falante...

ele fazia barulho quando eu encostava, mas não mantinha o "chiado".
chegou até a sair umas faíscas, bem pequenas...
 
ele fazia barulho quando eu encostava, mas não mantinha o "chiado".
chegou até a sair umas faíscas, bem pequenas...

Na verdade, é o comportamento esperado. Um "tum" e silêncio. A voltagem DC moveu o cone (e você teve som) e, como é contínua, manteve o som na mesma condição, logo sem som.

O certo é testar com multímetro. Coloque ele na posição de 200 Ohms (200 x ferradura) e encoste as pontas de prova em cada terminal do falante. Depois coloque aqui o valor encontrado.

Um abraço,

Fernando
 
leac's

fica difícil identificar o problema com estes indicativos
provavelmente seu falante esta funcionando,se ele se desloca na colocação da bateria significa que não esta rompido, se os capacitores e resistores não estivrem aparentemente queimados ou cheirando queimado,será nescessário uma averiguação mais detalhada.
teste o falante separadamente(sem os filtros) caso funcione bem,verifique possíveis mal contatos e condutividade dos componentes do filtro.


em tempo- ja me deparei com divisores de frequência nas caixas da leac's montados numa embalagem de papelão sobre o algodão interno, possibilitando assim a combustão .
 
possibilitando assim a combustão

Isso pode realmente acontecer, assim como existem alguns fabricantes que enchem tanto de material absorvente que o mesmo encosta no falante. Dependendo da parte onde encosta (e da potência, claro), podemos ter mais de 100º, e aí só Deus mesmo.

Um abraço,

Fernando
 
bom pessoal, eu medi aqui.. na escala de 200ferradura...

o multímetro ficou apitando direto... o valor inicialmente era I. (nulo) e depois começou a variar em valores muito distantes... chegou a 100, depois ficou um tempo em 4, depois foi para I. de novo...


o que acham?
 
o multímetro ficou apitando direto...

a maioria não tem, mas alguns multímetros tem essa função de emitir um apito quando há continuidade (ou seja, quando há ligação entre um pólo e outro). Bom sinal

o valor inicialmente era I. (nulo)

Nesse momento não havia som, certo?

e depois começou a variar em valores muito distantes... chegou a 100, depois ficou um tempo em 4, depois foi para I. de novo...

é porque a forma de encostar a ponta de teste nos terminais do falante varia também. O correto é segurar bem firme (a 4 mãos é bem mais fácil), e deixar um tempo até estabilizar.

4 pode ser o valor da impedância do falante, mas só um teste mais preciso (um contato mais firme) pode garantir isso. Ah, e tem que ficar apitando.

Um abraço,

Fernando
 
bom, então sabemos que o falante está funcionando bem...

então o problema só pode estar no crossover!
como faço para testar os componentes?
 
Meu amigo, vou tentar explicar:

Resistores, tabela de cores:

Preto, Marrom, Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Violeta, Cinza, Branco. Ela determina o valor dos resitores.

Preto= 0
Marrom= 1
Vermelho= 2
Laranja=3
Amarelo=4
Verde=5
Azul=6
Violeta=7
Cinza=8
Branco=9

Pra decorar é só pegar as letras iniciais de cada palavra e formar a frase:

Prefeito do Município de Varginha LAVA Vários Carros Brancos.


http://www.ime.eb.br/~webde3/LABELOBAS/cores_resistores.htm

Veja a explicação no Link acima de como calcular o valor:

Sabendo o valor de cada resistor, meça-os com o multimetro na escala de Ohms, como disse o Fernado "Ferradura".

Testados os resistores o segundo passo são os capacitores:

Na mesma escala que se medem os resistores meça os capacitores, você vai notar que o multimetro vai estar escrito "OL", mas no momento em que você encostar as pontas de prova no capacitor, uma em cada perna, o valor no multímetro tem que se alterar até o valor máximo da escala selecionada, gradativamente, pois o capacitor vai sendo carregado pela tensão inserida pelo multímetro, se isso não acontecer os capacitores estão ruins.

Os indutores (bobinas), você pode utilizar a menor escala de resistência, tem que dar algum valor, mesmo que seja mínimo, pois se trata de um fio enrolado em várias voltas. Caso não dê nenhum valor os indutores podem estar abertos, muito raro. O valor vai ser bem próximo de zero, ou até mesmo zero dependendo do multímetro e da escala utilizada.

Lembre-se antes de tudo isso o primeiro teste tem que ser o visual, veja se as soldas estão boas, verifique se não há nada solto ou com marcas de queimado.

OBS: Fabricantes costumam utilizar resistores de média potência, eles não têm listras, são verdes, mas o valor de cada um costuma estar impresso no corpo deles. Escala de resistência ohmica não apita, você devia estar usando a escala para medir condutividade.

Faça o teste e depois poste aqui pra gente ver o que aconteceu. Espero ter ajudado. Ando enferrujado com esse tipo de assunto.

Abraço,

Marcelo
 
desde já agradeço a atenção de vocês, mas vamos lá:

a placa não tem resistores... ela tem 2 capacitores de cerâmica e 1 atenuador.

deixei o multímetro na escala 2k ohms, e medi os componentes... os 2 capacitores não indicaram nada, ficou no I.
o atenuador mostrou um valor de 0,034.

o que devo fazer?
 
cara, veja se os capacitores não estão rachados, vazando, estufados, ou qualquer coisa do tipo,

Se for de ceramica, veja se as perninhas dele não quebrou , ou alguma trilha que interliga ele a outro componente na placa....

Esses capacitores são muiiito resistentes, é nunca vi um queimar, Quebrar sim, queimar é mais raro

Quanto ao atenuador, ele deve ser uma bubina, vc tem que medir continuidade nela pra ver se não esta aberta, ou se não fechou curto ,

posta foto ai pra gente, ou os valores do capacitor e se tiver alguma coisa escrita no atenuador da pra te ajudar a falar o que deve aparecer no multimetro...

Procure por trilhas rompidas, com centelha ou oxidadas(ou zinadas), os fios que saem da placa para os falante, e na pior das hipoteses siga o sinal, veja onde ele entra na placa e onde ele deveria sair,
 
Gabriel,

leve em qualquer pessoa que tenha um conhecimento mínimo de eletrônica. Qualquer um que mexa com conserto de rádio, TV e outros conseguirá dar uma olhada.

Também leve em alguém que conserte alto-falantes, eles também resolvem.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo