Dá pra fazer ligação em Bridge na DBK 3000?

CLAUDIO MARSAL

New Member
Olá amigos. Esta semana ganhei de um amigo uma caixa que ele não usava mais (Oxxis Versatile Super Bass - Altofalante Oversound 15" 400W RMS 4 Ohms). Tenho uma DBK 3000 da Ciclotron e queria tocar apenas esta caixa com ela. Esta potencia fornece 375 W em cada canal em 4 Ohms e 225 W em 8 Ohms. Pelo o que eu sei a ligação em Bridge soma as potencias dos dois canais, ou seja, em 4 Ohms daria 375 + 375 W = 750 W de potencia. Certo? Mas e com relação à impedancia? No manual não tem nenhuma referencia à este tipo de ligação. Não quiz tentar nada antes de consulta-los. Pode-se fazer a ligação em Bridge neste modelo de potência? Como faço esta ligação? Se não puder, como posso tirar o maximo de proveito desta potencia para tocar esta caixa?
 
Não vai da pra fazer a ponte pq além da potência a impedância mínima tb é somada, resultando em 8ohms. Se sua caixa é de 4homs, babou...
 
CLAUDIO MARSAL,

1° se no manual do seu amplificador não costa ligação em Bridge é porque não a esta possibilidade
2° se sua caixa bate 400 W rms em 4 Ohms e seu amplificador 375 W em 4 Ohms você pode ligar sem ser em modo bridge, caso você queira mais potencia eu recomendo comprar outro amplificador.
 
Cláudio, apenas completando a informação do Deluna.

Seu power não possui essa opção, ele já disse. Se ele tivesse entradas balanceadas, até daria para simular um bridge, mas não vou em alongar nisso porque com esse falante que você tem, não é possível, pois novamente como o Deluna já disse, ele suportaria impedância mínima de 8 ohms, e como seu falante é 4 ohms, "não se fala mais nisso"...rssss....

Pra você poder utilizá-lo, ligue o falante em um canal da DBK e seja feliz! Não é o ideal mas vai tocar tranquilo...dependendo do uso que você fizer do sistema.

No canal que irá ficar parado, deixe o "volume" atenuado totalmente, e não entre com o sinal no power.

Espero ter ajudado.
 
Ok pessoal. obrigado pelas dicas. Bom. As informações que passei sobre a caixa estão no painelzinho trazeiro onde esta a entrada P-10 da caixa, porem, ontem resolvi dar uma futricada e a retirar a tampa dianteira da caixa constatei que o altofalante montado é um Oversound Sub 15-C e nele está marcado 8 Ohms (e veio montado de fabrica pois o antigo dono não trocou altofalante). Entrei no site da Oversound e as especificações técnicas dele são: 600 W RMS, 8 Ohms. Então, já que o meu amplificador não tem como somar as potencias dos dois canais seria melhor adiquirir um outro amplificador para tocar esta caixa? Até porque, em 8 Ohms ela fornece apenas 225 W por canal. Pelo que li em alguns topicos aqui, é aconselhavel que o amplificador tenha 2 vezes a potencia do altofalante, certo?
 
Isso mesmo.
Para esse falante em questão,o amplificador deve fornecer 1200 watts por canal ou então em ponte(bridge).
Se você deseja usar somente esse falante,sugiro que pesquise para adquirir um amplificador que trabalhe em ponte.
Procure nas linhas da Nashiville,Studior,Etelj,Attack que certamente achará um que atenda suas necessidades.

William de Araújo
 
Olá amigos,

Reativando o tópico, gostaria de tirar mais algumas duvidas. Esta minha caixa tem um altofalante sub 15 C, 600 W 8 Ohms e eu preciso de uma potencia para tocar somente ela. Minha duvida é o seguinte: Uma potencia que toque em bridge, as impendancias dos canais são somados assim como as potencias? Ou seja, por exemplo uma potencia que toque 300 W por canal em 4 Ohms, se eu liga-la em bridge ela vai fornecer 1 canal de 600 W com impendancia de 8 Ohms? Quais modelos potencias vocês me sugerem?
 
Cláudio.

A princípio, seu raciocínio está certo, quando um aparelho é ligado em ponte, a potência é a soma dos dois canais, ou seja, se o aparelho fornece 400watts em 4 ohms por canal, ele irá fornecer 800 watts em 8 ohms nesse canal, já que em ponte ele passou a ser um amp de apenas um canal.

Lembre-se. Veja as especificações do power, pois a impedância da ligação em ponte sempre é maior que a mínima do canal funcionando separadamente.

Agora, em vez de comprar um power pra isso, você já pensou em montar outra caixa igual e ficar com o par? Seria mais interessante...acredite.
 
Junior,

Obrigado pela dica. Com certeza as duas caixas de grave seriam bem melhor. É que se conseguir usar a potencia só desta unica caixa minha ia ficar bom com o restante do meu equipamento. E eu teria que comprar um amplificador bem mais potente pra tocar as duas caixas além de comprar a outra caixa. O "pobrema" é grana.
 
Back
Topo