Problema APPOTEK AK3300

Galera a Paz de Cristo!

Nosso salão paroquial possui uma Appotek Ak2200 para retorno e uma Ak3300 para o público. A 3300, está com o canal B sem funcionar. Ele acende o primeiro led da Bargraph avisando que a potência está ligada e o segundo led de -34dB aceso e depois dá um estouro subindo até +6dB mesmo com o atenuador em infinito.
Não há som neste canal de forma alguma. O que será??? Pode ser canal queimado?
 
Amigo, aqui na igreja tem um AK4400 que ja foi a reparo mais de 6X, sempre com problema em um dos canais, concertamos, passa um tempo e novo problema. Desisto!
 
A paz.
caiqueteixeira disse:
Galera a Paz de Cristo!

Nosso salão paroquial possui uma Appotek Ak2200 para retorno e uma Ak3300 para o público. A 3300, está com o canal B sem funcionar. Ele acende o primeiro led da Bargraph avisando que a potência está ligada e o segundo led de -34dB aceso e depois dá um estouro subindo até +6dB mesmo com o atenuador em infinito.
Não há som neste canal de forma alguma. O que será??? Pode ser canal queimado?
Amigo,faça por favor o seguinte teste.
Ligue o amplificador na energia,sem nada conectado na entrada e sem carga.
Verifique o que acontece.
Caso nada aconteça,conecte na saída uma caixa de som.
Faça nova verificação.Se nada acontecer,o problema pode estar nos cabos de entrada.
É possáivel que o amplificador esteja com algum problema no circuito de entrada.
Faça as verificações e retorne com os resultados.

_________________________________________________________________________________
William de Araújo.
 
Não sei o que é pior. As duas AK do rack do salão ou as DBK 360 (retorno - 2 caixas) e DBK 2000 (P.A. - 4 caixas) do rack da igreja! Todas são muito pesadas mas entre o ruim e o menos ruim, prefiro as da série Wattsom (acho que dão menos problema neh?)
 
Olá caiqueteixeira....

Observei seu comentario e quero fazer um comentario a respeito, Nós consertamos muitos desses amplificadores incluindo esses 2 modelos que vc mencionou e não tivemos reclamação dos clientes após o conserto, o fato de ele dar problema constante pode ser por varios motivos, uso incorreto ou até mesmo prcedimento de conserto anterior. Quando recebemos amplificadores para conserto e identificamos no amplificador alguns transistores queimados independente da marca, temos como norma a substituição de todos os transistores, sendo que após o reparo devem ser feitos ajustes de corrente para evitar que o amplificador volte a dar problema. Muitas técnicos consertam o equipamento mas não trocam todos os transistores e sim só o que provavelmente estão queimados, isso não é aconselhavel pois os transistores que aparentemente estão bons na maioria das vezes estão alterados, o aparelho depois de reparado até funciona mas quando o cliente exige um pouco mais do equipamento ele queima novamente. Toda esta explicação é pra informar que quando um aparelho constantemente dá problema algo está errado e isso deve ser analizado na integra. É dificil acontecer aqui na empresa retorno de equipamento consertado, mas quando acontece não liberamos pro cliente enquanto não realizamos um rigoroso teste de desempenho acegurando de que o equipamanto está confiável e de que não irá dar problema.
Provavelmente este equipamento está com problema no bloco amplificador, pois o VU desses equipamentos são ligados no bloco de saida do amplificador, e a amostragem no VU é referente a saida do amplificador e não a entrada como em alguns modelos.
Deve ser analizado e aconselho a não usar o equipamnto só com um canal funcionando pois o outro circuito está sendo alimentado junto com o canal bom. e isto pode ser agravado.

Abraço e estamos a disposição.

Graça e Paz a todos.

Marcos.
 
Puxa vida, perfeito!

o fato de ele dar problema constante pode ser por varios motivos, uso incorreto ou até mesmo procedimento de conserto anterior.

Perfeito! Uso incorreto é a causa mais comum de defeitos. A pessoa usa um cabo beirando o curto e.... pronto, já temos um curto na saída.

Quando recebemos amplificadores para conserto e identificamos no amplificador alguns transistores queimados independente da marca, temos como norma a substituição de todos os transistores

Perfeitíssimo. Isso é o ideal. Trocar todos os transistores do canal queimado! Só que costuma ficar caro, então...

Muitas técnicos consertam o equipamento mas não trocam todos os transistores e sim só o que provavelmente estão queimados

Eles fazem isso, e ainda cobram como se tivessem trocado tudo!

É dificil acontecer aqui na empresa retorno de equipamento consertado, mas quando acontece não liberamos pro cliente enquanto não realizamos um rigoroso teste de desempenho acegurando de que o equipamanto está confiável e de que não irá dar problema.

Acredito que esse aqui é o PIOR PROBLEMA das assistências técnicas. E a culpa não é das assistências não, é de ordem prática mesmo. Em qualquer conserto, é necessário fazer testes, testes e mais testes. Ora, como fazer esses testes demorados sem incomodar todo mundo? Difícil. Lembrando que a gente trabalha com som, e fazem som na igreja é uma coisa, fazer som em um ambiente pequeno e fechado como uma oficina... é complicado. Ninguém aguenta. O dono do imóvel (que mora em cima) reclama, a loja vizinha reclama, todo mundo reclama.

Muitas vezes eu vi o "teste": liga o som, abre no máximo por 5 segundos, diminui e fala: está funcionando! Aí chega na igreja, liga tudo no máximo por 50 minutos e... não aguenta.

Infelizmente, é a realidade que temos. Muito difícil vencer isso.

Eu, pessoalmente, de uns tempos para cá tenho pensado muito em adotar a seguinte política: enviar o produto para o fabricante, para ele consertar.

Fernando
 
Olá bersan...

Ótimo comentario, mas gostaria de comentar com relação a testes a serem feitos no laboratório. Quando disse procedimento de teste rigoroso de rendimento é exatamente como o fabricante faz e orienta, colocar o equipamento em funcionamento não com alto-falantes e sim com cargas especifica com a mesma impedância do Alto-falante.
O teste é feito da seguinte forma:
Após o equipamanto consertado e devidamente ajustado, coloca-se uma carga resistiva com a mesma impedância do alto-falante, em seguida é injetado nas entradas de sinais do amplificador um sinal de teste com uma determinada frequencia, onde o equipamento trabalha com o volume no maximo por um peiodo de meia-hora ("procedimento este feito pelos fabricantes") deixando assim o equipamento trabalhando de forma forçada no seu limite. Após este teste não apresentando nenhum problema por este periodo, o equipmanto está liberado para uso.
O comportamento do equipamento durante este teste é equivalente e em muitos dos casos, superior ao periodo de seu uso normal pelo usuario.

Então posso afirmar que este conseito "melhor a se fazer é levar direto para o fabrincante consertar" dependendo do caso é claro, nem sempre é verdade, isso é uma opção pessoal de cada consumiudor, pois as Assistências Técnicas Autorizadas são devidamente treinadas e Autorizadas pelo próprio fabricante para reparar os seus produtos.
Além de que o processo é o mesmo e em muitos dos casos o prazo de entrega reparando pelo fabricante é maior do que feito pelas assistências, devido a demanda de produção. Por isso a maioria dos consumidores preferem levar as assistêcnias técnicas por causa do prazo, e por que a maioria dos fabricantes são de outros Estados, deixando assim de arcar com custos com relação a fretes ou até mesmo problemas de estravios.


Abraço.


Marcos.
 
levelsound disse:
as Assistências Técnicas Autorizadas são devidamente treinadas e Autorizadas pelo próprio fabricante para reparar os seus produtos.
Abraço.
Marcos.

Bom seria se tivesse como autorizá-los pela honestidade.
 
prezados senhores, não sei se à tempo de ajuda sobre o appotek ak 3300. como o amigo cita sobre o controle de corrente, ele está certíssimo, quanto ao problema reveja o cabo conectado nesta linha do referido canal quase certeza de curto. quanto a uma determinada pessoa achar que os appotek são bombas, infelizmente não sabe o que diz pois para mim particularmente são de preços acessíveis tem qualidade e baixo valor de manutenção (j 4310-j4210) encontrados em qualquer lugar. muitos falam sem saber o que dizem causando confusão ao invès de tirar à dúvida do companheiro que recorre à este fórum no intuito de esclarecimento com aqueles que se acham bam-bam-bam e acabam confundidndo cada vez mais à situação, as igrejas ao qual passei a fazer manutenção troquei todos os ciclotrons por appotek.(5 anos e nenhum problema e olhem quando os usamos em rua são pancada, temos os para usos fixos e os para usos móveis) recentemente fiz manutenção em dois aparelhos usados por um grupo que faz música ao vivo, o defeito foi causado por imprudência. :p :mrgreen:
 
Boa noite

Como já disserão mas em fim concordo com hyderlany costa e com levelsound powers idependente da marca não saem queimando assim a toa.
Deve ter algum moitivo ai ainda não levado em conta o qual deve se estar ocorrendo a queima precose desses powers mas tambem não discarto a pocibilidade de ser por causa mesmo de quem prestou esse reparo ao equipamento existem muitos Tecnicos ruim por ai e tudo isso deve ser levado em conta...

Guilherme Vaini
 
Olá pessoal, sou novo aqui no SaV. Faz algum tempo q acompanho o fórum, mas só agora resolvi postar.
tehno um AK3300, que precisei trocar os transistores, queria saber como ajustar o bias e offset, não consigo achar os valores e nem no esquema tem.


Abs
Fábio Fávero
 
Boa tarde

fvfavero disse:
Olá pessoal, sou novo aqui no SaV. Faz algum tempo q acompanho o fórum, mas só agora resolvi postar.
tehno um AK3300, que precisei trocar os transistores, queria saber como ajustar o bias e offset, não consigo achar os valores e nem no esquema tem.

Abs
Fábio Fávero

Olha aqui nesse link tem o esquema do AK5500
<!-- m --><a class="postlink" href="http://arquivos.audiolist.org/down_db.php?page=cat&id=1">http://arquivos.audiolist.org/down_db.php?page=cat&id=1</a><!-- m -->
não deve ser muito diferente eu acho pelo menos é da mesma serie ai é dar uma boa comparada e analizada juntos acho que dara certo...

Guilherme Vaini
 
Caríssimos amigos,

Na igreja onde opero o som, temos uma potência no mesmo modelo desta que foi referida no tópico. Uma Appotek Ak2200. Alguns dias para cá, uma das caixas de retorno, estava com um dos auto-falantes ruins e o mesmo foi substituído. Até aí tudo bem. Problema aparentemente resolvido.
No entanto, notei em alguns testes de rotina que faço no sistema, que lá na potência, o bargraph do canal B estava sem acender os leds e fui conferir para ver wual era o problema. daí tirei todos da saída do aparelho e comecei a fazer os testes em cada canal isoladamente. Para minha minha infelicidade, confirmei algo muito ruim que é o problema no amplificador, canal B. O mesmo até funciona, porém, com som muito mais baixo do que peviamente ajustado no equipamento e também pelo controle de saída da mesa. Quando aumento o volume individual de retorno de um microfone, por exemplo, a aprtir de um certo valor começa haver pequenos ruídos (parecendo estouros) na caixa de retorno ligada a este canal, em princípio, com defeito. Alguém tem alguma sugestão ?
Estou praticamente há pouco mai de 13 dias para um Congresso de Jovens na minha igreja e tirar a potência de lá agora seria muito ruim para os ensaios e cultos que antecedem este evento.

Aguardo retorno dos amigos.
 
Back
Topo