[AJUDA] Montagem do Som Complicada.

ruancarlosbr

New Member
Olá Galera, estou investindo em um som proficional, mais nao tenho a minima idenha de como ligo todos os perificos corretamente, e veio pedir a ajuda dos belos proficionais.

Vou falar um Pouco do meu som, o que tenho e ai voces poderao me ajuda a ligar isso.

No meu caso sao:

4 Bocas de 18 Selenium serie 18SW4000
4 Bocas de 12 Selenium
7 Drivers
4 Super Tweters Selenium
1 Equalizador G.P.A
1 Crossover SUPER-X PRO CX3400
2 Potencias Feita,
1 Mesa 8 Canais Wattson AMW 8 ES Audio Efeito Ciclotron

No meu caso o som ja esta funcionando, da seguinte maneira
ne uma potencia esta as 4 bocas de 18, duas em cada lado,
na outra potencia, esta ligado as 4 de 12 em 1 lado e no outro lado as 7 driver e 4 twetters
ai puxei o cabo das duas potencia para o equalizador e do equalizador joguei na mesa, esta funcionando perfeitamente, mais minha duvida e agora como ligo o crossover corretamente ?

Aguardo e des de ja agradeco
 
Boa noite

ruancarlosbr disse:
Olá Galera, estou investindo em um som proficional, mais nao tenho a minima idenha de como ligo todos os perificos corretamente, e veio pedir a ajuda dos belos proficionais.

Vou falar um Pouco do meu som, o que tenho e ai voces poderao me ajuda a ligar isso.

No meu caso sao:

4 Bocas de 18 Selenium serie 18SW4000
4 Bocas de 12 Selenium
7 Drivers
4 Super Tweters Selenium
1 Equalizador G.P.A
1 Crossover SUPER-X PRO CX3400
2 Potencias Feita,
1 Mesa 8 Canais Wattson AMW 8 ES Audio Efeito Ciclotron

No meu caso o som ja esta funcionando, da seguinte maneira
ne uma potencia esta as 4 bocas de 18, duas em cada lado,
na outra potencia, esta ligado as 4 de 12 em 1 lado e no outro lado as 7 driver e 4 twetters
ai puxei o cabo das duas potencia para o equalizador e do equalizador joguei na mesa, esta funcionando perfeitamente, mais minha duvida e agora como ligo o crossover corretamente ?

Aguardo e des de ja agradeco

Fica ate dificil te ajudar :lol: :lol: ...
Mas ai uma duvida:
na outra potencia, esta ligado as 4 de 12 em 1 lado e no outro lado as 7 driver e 4 twetters.
No segundo canal dessa potencia ta ligado como serie, paralelo ou misto isso mais parece que esta fechando curto na saida.
Funcio mesmo ligando assim essa potencia :twisted: :?:

Guilherme Vaini
 
Sim Funciona tratase de uma pontencia criada, Eu Tinha comprando um potencia na mao de um amigo, so que quando levei para um amigo aqui da area concerta, ele abril e viu que a potencia tinha dois transformadores gigantescos, entao ele fez duas pontencias com placas novas, pelo que eu ja testei 1 pontencia consegue liga tudo isso, mais optei por duas. cada saida e uma placa, a Potencia tem 2 L e R

Minha duvida nao e nem em separacao e sim como liga o crossover, pois o crosover ele tem 4 vias monos, e 3 esterio, no caso pelo que percebir e que a potencia ela e esterio, e o equalizador tem a zona balanceada que no caso se tornaria esterio tambem ou estou errado, so que a mesa ela nao e esterio, sao os Plugs Mono, Nao sei como liga isso, na minha mesa tem entradas aux 1 e 2, e retorno, microfones e efeitos.


Aguardo Obrigado a todos des de ja
 
Boa tarde

Bom se tratando de power casairo e com varios canais tudo bem mesmo assim não mudo de opinião :twisted: :twisted: :twisted: :!:
Bom mas vamos la a ligação fica assim:
mesa > eq > xover > powers
se for PA e for fazer stereo não recomendo mas se quizer vai precisar de mais 2 powers iguais agora se for mono só fazer a ligação a cima tambem e não presisara de outros powers a mais mas tambem sobrara a via de medio grave vai ter de ver se o xover trabalha tambem com 3 vias mono.

Guilherme Vaini
 
Uma dica muito legal que vou te dar.

Abre esse link abaixo, tem boas coisas para leitura.
http://www.somaovivo.mus.br/download.php?acao=pesq1

E quanto aos seus subs de 2000W RMS os subs selenium 18SW4000, você acredita que estes seus amplificadores tenham potência suficiente para alimentar corretamente esses seus transdutores? Você disse que liga 2 por canal, acredito que estão ligados em paralelo.

Vejamos, você está conectando 2 AF que juntos 4000W RMS em um canal, só aqui você já tem um desperdicio, você precisaria de um amplificador que fornecesse 8000W RMS por canal para ter o máximo rendimento desses seus AF. Pouca potência também queima alto falante, e até com mais facilidade que o excesso. Porque geralmente quando você tem um alto falante com muita potência e um aplificador fraquinho, e você quer mais som, você aumenta até onde o amplificador começa a clipar "distorcer", gerando um sinal que faz com que seu alto falante trabalhe em um extresse mecânico muito alto, gerando deformações na bobina, devido a alta aceleração que essas ondas quadradas exigem do alto falante e ainda podendo queimar a bobina. É muito comum ver o pessoal com o som parecendo caixa de abelha e achando que está o máximo.

Voltando a sua dúvida, como foi falado em uma resposta antes da minha, sobre a ligação do crossover, levando em consideração aquilo que você tem.

Sinal sai da MESA -> entra no EQUALIZADOR -> vai pro CROSSOVER dividido-> vai pros AMPLIFICADORES.

Só espero que você tenha verificado a questão da impedância das associações de transdutores.

Médios-Agudos entra em um canal do amplificador que estão ligados os Tweeters e Drivers.
Médios-grave para o canal do amplificador que estão os seus AF 12".
Sub Graves para o seu amplificador onde estão os seus SUBS.

Um ex: 40-120Hz Sub, 120-2000Hz af 12", 2000 - 18000Hz Drivers e Tweeters, coloca um capacitor nos tweeters.
 
Sim mais o que nao consigo entender e o o seguinte, entao no caso

Eu ligo os Cabos Mono Da mesa que sao duas saidas, Master Left e Master Right, Nas duas entradas do Equalizador, e do equalizar eu pego os dois cabos Mono, e ligo em qual local do equalizador, meu equalizador tem 4 entradas 3 sao aidas e 1 entrada, nos dois lados sao a mesma coisa, mais me lembro de alguem fala que se eu ligace algo ne uma entrada que se diz sinal que poderia da problema ou nas bocas ou nos aparelos, minha duvida e que tem A Entrada do Medio, Agudo, e Bass, isso no caso e de onde vai sair pras potencia ? essa e minha duvida e onde tem input que seria a entrada e de onde vem a saida de som equalizador correto, mais minha maio duvida e que o equalizador tem duas entradas, e pelo que vejo o croosover, so tem uma entrada, pra cada sistema no caso 1 entrada pra mono e uma entrada pra esterio estou errado ou as duas entrada sao indepedentes ?...
 
joctã disse:
Uma dica muito legal que vou te dar.

Abre esse link abaixo, tem boas coisas para leitura.
http://www.somaovivo.mus.br/download.php?acao=pesq1

E quanto aos seus subs de 2000W RMS os subs selenium 18SW4000, você acredita que estes seus amplificadores tenham potência suficiente para alimentar corretamente esses seus transdutores? Você disse que liga 2 por canal, acredito que estão ligados em paralelo.

Vejamos, você está conectando 2 AF que juntos 4000W RMS em um canal, só aqui você já tem um desperdicio, você precisaria de um amplificador que fornecesse 8000W RMS por canal para ter o máximo rendimento desses seus AF. Pouca potência também queima alto falante, e até com mais facilidade que o excesso. Porque geralmente quando você tem um alto falante com muita potência e um aplificador fraquinho, e você quer mais som, você aumenta até onde o amplificador começa a clipar "distorcer", gerando um sinal que faz com que seu alto falante trabalhe em um extresse mecânico muito alto, gerando deformações na bobina, devido a alta aceleração que essas ondas quadradas exigem do alto falante e ainda podendo queimar a bobina. É muito comum ver o pessoal com o som parecendo caixa de abelha e achando que está o máximo.

Voltando a sua dúvida, como foi falado em uma resposta antes da minha, sobre a ligação do crossover, levando em consideração aquilo que você tem.

Sinal sai da MESA -> entra no EQUALIZADOR -> vai pro CROSSOVER dividido-> vai pros AMPLIFICADORES.

Só espero que você tenha verificado a questão da impedância das associações de transdutores.

Médios-Agudos entra em um canal do amplificador que estão ligados os Tweeters e Drivers.
Médios-grave para o canal do amplificador que estão os seus AF 12".
Sub Graves para o seu amplificador onde estão os seus SUBS.

Um ex: 40-120Hz Sub, 120-2000Hz af 12", 2000 - 18000Hz Drivers e Tweeters, coloca um capacitor nos tweeters.


Corrreto eu ja pedir um amigo que monta som pra competicao, testa ele me informo que a potecia suporta ate 8 dessas bocas de 2000w rms, no caso 16000w rms ou 32000w PMPO. 1 Potecia esta segurando somente os graves e a outra os medios e tweters.

Eu nunca aumentei no maximo pois tenho medo de estoura as bocas, o maximo que ja aumente na mesa de 0 a 100 foi 30. e o grave e absurdo, eu so gostaria mesmo de liga o crossover para poder limpar e separa as coisas, des de ja agradeco a todos pela grande ajudas de voces.
 
16000W RMS? um amplificador montado? E 16000W na verdade seria para ligar 4 desses alto falantes "bocas", levando em conta o conhecido Headroom, que é bom conhecer, e potência em PMPO ou potência músical é um valor comercial "para vendedor vender" e não necessariamente diretamente proporcional ao valor RMS.

Mas eu não confiaria nesses 16000W RMS, é muito. e você estava falando que de 1 fez 2 amplificadores, então de quanto seria esse amplificador único? tá me entendendo? Só toma cuidado, porque esses Subs você sabe que não são tão baratos. E ai já conseguiu assimilar a questão do xover(crossover)? :mrgreen:
 
joctã disse:
16000W RMS? um amplificador montado? E 16000W na verdade seria para ligar 4 desses alto falantes "bocas", levando em conta o conhecido Headroom, que é bom conhecer, e potência em PMPO ou potência músical é um valor comercial "para vendedor vender" e não necessariamente diretamente proporcional ao valor RMS.

Mas eu não confiaria nesses 16000W RMS, é muito. e você estava falando que de 1 fez 2 amplificadores, então de quanto seria esse amplificador único? tá me entendendo? Só toma cuidado, porque esses Subs você sabe que não são tão baratos. E ai já conseguiu assimilar a questão do xover(crossover)? :mrgreen:


Nao foi utilizado as placas da potencia que comprei, e sim somente os transformadores, as placas forao feita por esse amigo que monta som para competicao, 1 transformado desse suporta duas placas de boa, como avia dois transformadores ele me falo que foi um disperdicio, os auto falantes sao caros, mil reais cada um, mais nao aumento ao maximo, hoje conseguir liga o crossover com a juda de todos voces aqui do forum obrigado.
 
Boa noite

ruancarlosbr disse:
Nao foi utilizado as placas da potencia que comprei, e sim somente os transformadores, as placas forao feita por esse amigo que monta som para competicao, 1 transformado desse suporta duas placas de boa, como avia dois transformadores ele me falo que foi um disperdicio, os auto falantes sao caros, mil reais cada um, mais nao aumento ao maximo, hoje conseguir liga o crossover com a juda de todos voces aqui do forum obrigado.

Por isso mesmo tambem não confiaria :twisted: :!:
Não é por nada não pessoal mas um power caseiro com trafo de outro power a vai conta outra.
Analizem comigo para se ter um trafo de um outro power para colocar em um de 16kw esse travo deveria tar em um power desse mesmo porte ai então fica a duvida para que só aproveitar o trafo power?
Com quais equipamentos foram medida essa potencia desse power caseiro?
Não é por nada mais fiquei curioso quanto a esse power caseiro de 16kw.
Poderia por fotos para nos matar essa curiosidade....

Mas que bom que sanau sua duvida sobre o xover.

Guilherme Vaini
 
16KW????
Mais um pouco e ele batia o H22 que a Studio-r gastou tanto tempo e dinheiro em pesquisa :lol: :lol: :lol: :lol:
 
Boa noite

ruancarlosbr disse:
Não Sao 16kw em 1 som e sim duas potencias de 8kw, vou abrir ela e posta umas fotos para voces ok.

Isso aqui parece mais é lenda nunca mais veremos essas fotos para matar nossa curiosidade :twisted: :twisted: :twisted: ...

Guilherme Vaini
 
Aos PAZEIROS de plantão que estão na dúvida de como montar seu sistema de som para DJ, eis aí algumas sugestões.

878b81526ffd34b187fe94448dd2f4e0.jpg

48be5428c803522fda48b542340090c6.jpg

36b3c31f0d2f621f3cfdd20d430d03a0.jpg

b740c2de734fb10e9a8336fb0cac7d8b.jpg

cc12bdac629c28749c2a32e5b39bdd8d.jpg

c732866bb8e7b350b8406db4aa1a5893.jpg

ed8c70cecd2a1c10ec66bae5ce0d0be1.jpg
 
Aos PAZEIROS de plantão que estão na dúvida de como montar seu esquema de som para DJ, eis aí algumas sugestões:

1 - Um processador de graves OSP 2, uma potência para os graves e outra para as full range
878b81526ffd34b187fe94448dd2f4e0.jpg


2 - Um equalizador, um processador de graves e duas potências para grave e para full range
48be5428c803522fda48b542340090c6.jpg


3 - Um equalizador com saída de sub-graves e duas potências
36b3c31f0d2f621f3cfdd20d430d03a0.jpg


4 - Um equalizador, Crossover CX 3400 e mais três portências
b740c2de734fb10e9a8336fb0cac7d8b.jpg


5 - Um equalizador, Crossover CX 2310 e mais três potências ( O GRAVE ESTÁ LIGADO EM MONO)
cc12bdac629c28749c2a32e5b39bdd8d.jpg


6 - Um equalizador, Crossover CPX 2341 e mais três potências
c732866bb8e7b350b8406db4aa1a5893.jpg


7 - Um equalizador, Crossover CPX 2341 e mais seis potências (LIGADOS EM MONO)
ed8c70cecd2a1c10ec66bae5ce0d0be1.jpg


Lembrando que não é uma regra geral. É apenas uma idéia de como fazer a ligação dos seus aparelhos!
 
Back
Topo