01v96i gravação simultânea de 16 canais

grpst

Well-Known Member
Boa noite galera,
Gostaria de gravar 16 canais simultaneamente em pistas separadas utilizando a 01V96I do nosso grupo.

Já efetuei as configurações devidas na mesa, roteei para o direct out os canais 1 a 16, setei o DAW como USB 1-2 lá no DIO/SETUP. No USB OUT, selecionei os direct outs de 1 a 16.

Quando abri o reaper, ele identificou a mesa, mas deixou ela desabilitada. Aparece 01V96I 8x, de 1 a 8. Se eu adicionar qualquer uma delas, na hora de escolher o input do canal de gravação aparece a que selecionei( Entre as 8 ) e, dentro dele, as 16 entradas da mesa, de 1 a 16.

Ocorre que mesmo fazendo isso, deixando a entrada 1 por exemplo, não consegui gravar nada de forma alguma.

Minha principal dúvida agora é: É possível gravar em várias pistas simultaneamente utilizando 01V96I + reaper ou só com o Cubase mesmo?

Caso seja só com o Cubase, qual deles é mais tranquilo de usar, o 5 que vem com a mesa ou algum superior? Vou baixar uma versão trial pra testar.

Um abraço
 
Qual sistema você usa? Eu já gravei com a 01v96i no Reaper e no Logic, em mac.

EDIT: reli sua mensagem e vi que vc já fez a configuração do USB OUT. Você já usou outra DAW para testar? Eu não conheço muito do Reaper, usei somente uma vez pois não tinha outra DAW instalada no momento e era a mais leve para baixar.
 
A configuração no DIO/SETUP é para controle remoto da DAW usando a mesa, não é necessário para gravação. Basicamente é instalar os drivers, rotear o que você quer mandar para cada canal USB OUT (direct, aux, bus, master) e configurar a DAW.

Você não esqueceu de ativar o direct out dos canais, esqueceu?
 
Uso o Cubase 6 que vem com a mesa sem problemas, em windows
Quanto a configuração no DIO/SETUP, não tem necessidade de configurar a DAW, pois como já citado pelo Carlos esta função é para controlar o programa.

Também acredito que tenha esquecido de direcionar os canais que quer gravar!!!
 
Você "armou" os canais no reaper para habilitar a entrada do sinal? para fazer isso, você vai no mixer abaixo da timeline e clica no botão individual de REC em cada canal e visualmente você pode monitorar se há sinal entrando.
 
carlosecg disse:
A configuração no DIO/SETUP é para controle remoto da DAW usando a mesa, não é necessário para gravação. Basicamente é instalar os drivers, rotear o que você quer mandar para cada canal USB OUT (direct, aux, bus, master) e configurar a DAW.

Você não esqueceu de ativar o direct out dos canais, esqueceu?

Carlos, tudo ativado, direitinho!

Só testei com o reaper mesmo. Hoje a noite vou tentar com o cubase.

unformed disse:
Você "armou" os canais no reaper para habilitar a entrada do sinal? para fazer isso, você vai no mixer abaixo da timeline e clica no botão individual de REC em cada canal e visualmente você pode monitorar se há sinal entrando.

Cliquei sim, armei todos mas não entrou sinal de forma alguma, e olha que deixei um playback rodando quase clipando, a entrada do sinal era bem forte. Nem sinal de vida.

Pr Wagner Pacheco disse:
Eu consegui gravar no Pro Tools vários canais... No Reaper nunca tentei...

Dá uma olhada nestes vídeos e confere aí se você fez tudo certinho.

Pr, acredito que eu tenha feito tudo certinho. Hoje a noite vou dar uma reconferida, mas to achando que é alguma coisa com o reaper mesmo :(

Um abraço
 
No repaer você precisa habilitar o range de 16 entradas, tipo a primeira canal 1 e a última canal 16, a partir disso ele entende que está com 16 portas de entrada.
Tenta deixar a fonte de áudio no canal um, pois por default, quando você cria uma track, ele deixa o canal 1 habilitado nela.
 
unformed disse:
No repaer você precisa habilitar o range de 16 entradas, tipo a primeira canal 1 e a última canal 16, a partir disso ele entende que está com 16 portas de entrada.
Tenta deixar a fonte de áudio no canal um, pois por default, quando você cria uma track, ele deixa o canal 1 habilitado nela.

A dúvida é com relação as 8 01V96I que aparecem. Selecionei a 1. Quando vou escolher o o input, tanto faz qual das 8 eu escolhi, sempre aparecem 16 entradas.

Tenho que criar 2 tracks, uma com input do channel 1 e a outra com channel 16, é isso?
 
unformed disse:
Na hora do almoço eu vou em casa e montarei um esquema de como vc deve fazer.

Rapaz, te agradeço, pois semana que vem tenho que fazer uma programação em São Gonçalo e preciso gravar os 16 simultaneamente :eek:

Um abraço
 
Gabriel,
Vamos lá
No reaper eu faço da seguinte forma:

CapturadeTela2.png
[/URL]

Vou nas configurações> "audio device settings" e escolho qual placa eu vou usar, no meu exemplo aqui citado, está a placa que tenho em casa, que é uma Fast Track, mas no seu caso será Yamaha 01v96i, observe que você tanto na entrada quanto na saida há os termos first (primeira) e last (última) então nesta opção você determina a faixa de canais que o software disponibilizará para você usar dentro dele. Então escolha a entrada 01 para first e 16 para last, mas eu fiz assim apenas nos inputs, pois o output eu deixei apenas dois canais.

CapturadeTela3.png
[/URL]
Para inserir os canais, eu clico com o botão direito, eu vou em "insert multiple tracks" coloco a quantidade de 16.
Após isso eu vou e faço como na foto acima. para habilitar sequencialmente as entradas também sequencialmente dos 16 canais, ficando track 1/canal 1, track 2/canal 2 ......
Depois eu armo o canal para gravar, lembrando que desta forma você arma apenas um canal e o software já faz para os 16 de uma só vez, pois todos estão selecionados.

Abraço!!!
 
unformed disse:
Gabriel,
Vamos lá
No reaper eu faço da seguinte forma:

CapturadeTela2.png
[/URL]

Vou nas configurações> "audio device settings" e escolho qual placa eu vou usar, no meu exemplo aqui citado, está a placa que tenho em casa, que é uma Fast Track, mas no seu caso será Yamaha 01v96i, observe que você tanto na entrada quanto na saida há os termos first (primeira) e last (última) então nesta opção você determina a faixa de canais que o software disponibilizará para você usar dentro dele. Então escolha a entrada 01 para first e 16 para last, mas eu fiz assim apenas nos inputs, pois o output eu deixei apenas dois canais.

CapturadeTela3.png
[/URL]
Para inserir os canais, eu clico com o botão direito, eu vou em "insert multiple tracks" coloco a quantidade de 16.
Após isso eu vou e faço como na foto acima. para habilitar sequencialmente as entradas também sequencialmente dos 16 canais, ficando track 1/canal 1, track 2/canal 2 ......
Depois eu armo o canal para gravar, lembrando que desta forma você arma apenas um canal e o software já faz para os 16 de uma só vez, pois todos estão selecionados.

Abraço!!!

Chegando em casa vou testar novamente. A minha dúvida toda é quanto a escolha da placa a usar. Lá aparece 01v96i, mas aparece 8 vezes, numerado de 1 a 8. Qualquer uma que escolho me mostra 16 canais pra escolher no input. Chegando em casa vou tentar fazer exatamente como você citaram e posto as novidades amanhã.

A, instalei o Cubase 6 Al Trial pra testar também.

Um abração
 
Apenas complementando, existe uma maneira mais fácil de definir as entradas de cada track, sem usar o menu de contexto para cada um. Basta apertar Alt + R ou ir em View > Routing matrix, que aparece a seguinte tela:
Routing_Matrix.png

Mais informações aqui.
 
Se não me engando, a mesa tem as 8 portas USB, então na mesa você precisa colocar um número de 1 a 8(eu uso 1) e no PC você coloca o mesmo número.
Eu vou na igreja a noite e vou ver o que eu consigo pegar de informações pra você.
 
unformed disse:
Se não me engando, a mesa tem as 8 portas USB, então na mesa você precisa colocar um número de 1 a 8(eu uso 1) e no PC você coloca o mesmo número.
Eu vou na igreja a noite e vou ver o que eu consigo pegar de informações pra você.

8 portas USB na mesa? Se cada vez que aparecesse a mesa(nessas 8x) aparecesse apenas 1 input, ai eu já ia achar que a mesa manda 8 L/R o que da 16. Mas não é isso que ocorre.

Não entendi bem sua explicação, mas relaxa, a noite eu to em casa e testo com calma rs

Abraço
 
Gabriel, poste sua configuração da mesa na página PATCH - DIRECT OUT e USB OUT. E sua config no Reaper.
 
carlosecg disse:
Gabriel, poste sua configuração da mesa na página PATCH - DIRECT OUT e USB OUT. E sua config no Reaper.

Carlos,
Vou postar lá pelas 22:00, que é a hora que chego em casa :(

Mas já pra adiantar, no Patch-direct out, ta endereçado pra USB 1 a 16. USB out tá configurado pra direct out 1 a 16 (Ficou assim automaticamente quando efetuei as mudanças no patch-direct out).

No reaper, só olhando mesmo rs

Abração
 
Galera, MUITO obrigado pela ajuda. Eis aqui o que estava errado:

Na parte das preferências, pra selecionar "First 01V96I 1" e "LAST 01V96I 16" o" ASIO driver" tem que estar como "Yamaha Steinberg USB ASIO".

Eu cheguei a colocar uma vez, mas não puxava de 1 a 16, ficava em branco. Foi só aparecer que PIMBA, foi direto. Segue o procedimento do Unformed e fiz essa alteração e foi na boa.

Segue print:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://img855.imageshack.us/img855/2733/mqma.jpg">http://img855.imageshack.us/img855/2733/mqma.jpg</a><!-- m -->

Muito obrigado galera!

Aquele abraço!!!
 
Back
Topo