01v96i + Interface = 8+ aux e 16+ canais de gravação

carlosecg

Administrator
Moderador
Pessoal, vou usar esse tópico para descrever um setup que testei ontem com relativo sucesso. Ainda vou postando aos poucos. Não é nada novo ou revolucionário, mas certamente pode ajudar. Peço desculpas se isso for algo trivial, mas para mim é novidade pois ontem foi apenas a segunda vez que usei uma mesa digital.

Nosso grupo possui 8 músicos. Acabamos de comprar a 01v96i e na primeira utilização já fiquei frustrado por ter usado os 8 auxiliares disponíveis para retorno e não pude usar os efeitos internos.

Compramos também uma interface Focusrite ao invés de um ADA Behringer, e com isso na busca de uma qualidade maior, sem querer acabamos tendo um pouco mais de flexibilidade.

Hoje nossos canais estão assim:

6 vozes
3 violões/guitarra
1 baixo
1 bateria eletrônica

Fora isso temos mais as seguintes entradas:
3 mics no altar
2 entradas para playback

Só aí já se foram as 16 entradas físicas da mesa. Por causa disso e querendo usar uma mix pessoal para cada músico compramos a Focusrite Saffire PRO 40. Comprei uma interface já pensando em poder usar somente ela em setups mais simples.

Na primeira cena que salvei, apenas roteei as 8 entradas da Saffire para os 8 ADAT OUT, e os ADAT IN para as saídas. Como um ADA comum.

Lembrando do que o ************ já falou aqui várias vezes, "pare de usar digital como analógica", ou algo assim. Ora, a Saffire é como uma mesa. Então por que não usá-la como a mesa de palco, e a 01v para PA?

Dessa forma, liguei todos os mics de vocal na Saffire, e continuei enviando-os para a 01v pelo ADAT OUT. Mas saindo da 01v, ao invés dos auxiliares, enviei os direct out dos instrumentos e 1 subgrupo com os mics do altar. Assim a Saffire estava enviando suas entradas para a mesa, e a mesa enviando suas entradas para a Saffire. Posso fazer isso com 10 canais: 8 ADAT + 2 S/PDIF.

Fiz a mix dos monitores no software Saffire MixControl, que me permite fazer 16 mixes diferentes. Com isso liberei os auxiliares da mesa. A desvantagem é que não dá para usar os faders, tem que fazer no mouse.

E para gravar, usando Mac é muito fácil. Basta criar um "dispositivo agregado" com as duas interfaces. No meu caso, já consigo usar 36 canais de saída + 36 de entrada:

dispositivoagregadosaffire01v96i.png

Ontem gravei com o Reaper, mas apareceram alguns ruídos. Não sei se foi problema com o software, ou HD que não aguentou essa quantidade de dados. Ainda vou fazer mais testes.

Isso pode ser usado com qualquer equipamento que tenha DSP embutido: Profire 2626, Studiolive...

Vou ficar devendo screenshots agora porque o software só abre se a interface estiver conectada. Não vou lá no rack a essa hora só para isso, depois de um dia inteiro com dor de cabeça.

Se houver interesse, posso também fazer um vídeo explicando tudo.
 
Acho esses direcionamentos e patchs alternativos pura inteligência e adaptação para uma realidade :)
Mas fez tudo isso para liberar 4 AUX para usar os EFX?
Não seria mais fácil usar os SUBS para isso? Eu mesmo uso desta forma!
 
Talvez. A desvantagem de usar um bus é ele ser pós-fader. Mas dependendo do caso não faz diferença.

Disse que na gravação teve ruído, acho que descobri o problema: no dispositivo agregado a 01v96 estava configurada para usar o clock interno e a interface pela spdif. Individualmente a configuração estava correta: mesa com fonte interna, focusrite recebendo via adat.
 
carlosecg disse:
Talvez. A desvantagem de usar um bus é ele ser pós-fader. Mas dependendo do caso não faz diferença.
Verdade, mas se você parar para pensar, quantas vezes você mexe drasticamente no volume da VOZ PRINCIPAL durante o louvor?
Eu pelo menos mexo muito pouco, o volume dele é quase que constante, então a maquina de efeitos está sempre bem alimentada, e se quando eu abrir o efeito eu achar pouco, eu simplesmente aumento o fader de retorno do EFX e pronto.
Se eu tivesse um AUX para isso com certeza seria melhor, mas como não tenho vou com o BUS.

Por curiosidade... Já parou para pensar que os AUXs POST são os indicados para uso de EFX, como na maioria das analógicas...
Agora jogue para nossa realidade (01V96) qual seria a diferença de usar um AUX POST e um BUS para alimentar a máquina de EFX? Porque pra mim não tem nenhuma!
Se você tivesse um AUX só para isso, usaria ele como PRE ou POST? Porque?
 
Vou experimentar essa configuração usando os buses. O porque de pensar em usar o AUX é para ter controle sobre o nível do sinal de cada canal que chega na máquina de efeitos, quando tenho mais de um canal utilizando essa mesma máquina.
 
Ai sim...
Se tratando do DLY na voz principal pelo menos, não importa muito, mas se mais de um elemento usa a maquina de efeito, ai sim importa!
 
Back
Topo