A diferença de um rack de igreja para um rack de pagode

bersan

Administrator
Moderador
Olá a todos,

este sábado participei de duas situações interessantíssimas que ilustram bem os problemas elétricos que enfrentamos nas igrejas, entre outros.

Pela manhã, das 09:00 às 11:30hs, participei (junto com alguns membros daqui do Fórum) da montagem do rack abaixo:

rack01.jpg


Tudo novo, tirado da caixa.

PC300253.jpg


Só plugue Santo Angelo (P10) e Amphenol (os XLR), cabos todos novos. Completa o rack uma mesa Ciclotron CSM 16 IS R (Full R.F.I. Supression).

Rack montado para a sonorização de um templo em um Anfiteatro. Tudo feito bonitinho, todos os cabos testados, feito RTA do som do local para poder chegar à equalização, tudo o que podemos fazer para ter um som bom e não ter problemas na hora do evento.

Ao final, problemas persistiram:

- a instalação elétrica local é 127V com um disjuntor de 20A. Só o amplificador que mandaram para a nave principal (Oneal Op 8000) tem um fusível de 25A, e o disjuntor desarmou no momento em que ligamos esse amp. Ou seja: a instalação elétrica terá que ser revista totalmente

rack03.jpg


- mesmo a mesa tendo proteção contra Interferência de Radio Frequência (Full R.F.I. Supression), dava para ouvir rádio no fundo nos Auxiliares. E olha que todos os cabos são balanceados ou no tamanho mínimo possível. Ficamos sem conseguir resolver o problema.

- O tomadeiro que compraram, da Oneal, tem 3.300 Watts em 120V, e a firma que vendeu sugeriu colocar todos os equipamentos ligados nele. O problema é que o tomadeiro de 3.300 Watts vem com um fusível de 15A em 120V, o que pela Lei de Ohm dá:

Potência = Voltagem x Amperagem = 120V x 15A = 1800Watts.

PC300259.jpg


Está escrito na serigrafia do aparelho: 3.300 Watts em 120V, 6.600 Watts em 220V. Fusível de 15A em 120V ou 7,5A em 220.

Ou alguém está "exagerando" na potência suportada pelo tomadeiro, ou não conhece a Lei de Ohm, ou está aplicando o valor de 50% de consumo típico dos aparelhos. Não há problema algum nisso, mas deveria estar explícito no manual do aparelho.

Só que o amplificador Op 8000 consome 3.000 Watts, o Op 5500 consome mais 1.400 Watts, fora mesa e equalizador. Pelo sim pelo não, deixamos no tomadeiro apenas mesa, periférico e o Op 5500, consumo aproximado de 1.800 Watts mesmo.

Aí, saio de lá e vou na casa de um primo meu, onde estava havendo um aniversário de um ano de trigêmeos (sim, trigêmeos)! Chego lá, era um sítio, e contratam DJ´s para rolar músicas que iam de Xuxa a pagode, passando por forró e outros gêneros. Vejam só:

PC300301.jpg


PC300298.jpg


Um Micrologic M1000 (excelente amplificador, mas já deve ter uns 20 anos de uso, pelo menos), Gradiente H-2 (mais velho ainda que o Micrologic), um pré e um equalizador Cygnus velhos, já com botões quebrados, e um crossover Rane (excelente marca). Tudo mal-tratado, sujo, imundo, com conectores de 1,00, cheio de adaptadores para fazer as ligações, os cabos todos bagunçados em um "balaio de gato" que acho só eles conseguiam entender. O "menos feio" era um mesa LL Audio, que parecia ser semi-nova.

PC300300.jpg


A energia, puxaram da primeira tomada que encontraram por perto, em um local que parecia ser um depósito velho.

E, segundo me informei, estavam tocando som direto, desde às 09:00hs da manhã, sem parar. Saí de lá às 16:30h, com festa que parecia entrar noite à dentro, e o DJ com o som alto e pessoal dançando.

Fico com a impressão que fazer as coisas na igreja é realmente mais difícil que fazer qualquer coisa relativo à sonorização de músicas mundanas. Por mais que nos esforcemos, o diabo tenta de todas as formas atrapalhar a pregação da Palavra de Deus. Ai de nós se deixarmos de vigiar.

Um abraço,

Fernando
 
Um colega eu de ministerio quando não crente ele fazia som para festas como esses ai da foto, ele usa aqueles receiver antigos de alumio escovado CCE, colocava as caixa enqualquer lugar sem se preo culpar com o posicionamento nem energia nem nada, e hj la na igreja estamos passendoproblema com o nosso equipamento, as vezes ate brinco isso eh problema espiritual.....
 
Nossa. Que horrível.

Agora entendi porque vc disse que não queria ir na festa. :shock:

Em relação ao rack da igreja, provavelmente será feita uma tomada exclusiva para o uso do som e 220 V. No templo principal do anfiteatro de Cariacica toda a aparelhagem de som é 220 V com excessão de alguns periféricos que só funcionam em 127 V.

Acho o uso do 220 V melhor por algumas questôes:
a maior voltagem faz com que a Amperagem consumida seja a metade quando comparada com 127 V.
Permite uso de fios de menor bitola na instalação elétrica.
A rede de 127 V por ser mais utilizada costuma apresentar maior chance de "sugeira" e indução.
Entre outros.

Se estiver errado me corrijam por favor.
 
Mas é bem isso mesmo o que acontece, a guerra espiritual é muito maior do que imaginamos, quando estamos fazendo algo pra Deus. Algo que poderia ser muito simples (como mostra a foto do DJ), se torna algo que se complica em detalhes relativamente pequenos (como mostrado no caso da igreja).

A propósito, tenho um tomadeiro desses na igreja, já liguei nele: Oneal 1000 pro, Oneal 2000 pro, 2 eq, Behringer SL2442fx e CD player, td junto e nunca aconteceu nada... Não tenho idéia de consumo desses equipamentos agora, mas creio que a 1000 pro e 2000 pro consumam mais que as OP.

OBS.: A voltagem aqui é 220V
 
Thiago,

Alguém reparou nos conectores "banana" que eles estão usando?

É comum entre os peazeiros. São plugues baratos, qualquer loja tem e de engate rápido. Um plugue desses sai mais barato que dois bananas, que seriam os substitutos.

Devem ser feitos com atenção. Não há muito problema de inverter fases, desde que os plugues sejam montados corretamente e fiquem na mesma posição (todos para baixo ou todos para cima).

Deiny,

em 220V o bicho diz aguentar 6.600 Watts. O Oneal 2000 Pro tinha um lá, é igual ao OP 8000, são 3.000 Watts. Considerando o 1000 Pro como metade da potência (e do consumo), temos mais 1.500 Watts. Mesa e periféricos, colque 500 Watts. Logo, são 5.000 Watts. Dá e sobra.

Um abraço,

Fernando
 
thiago disse:
Alguém reparou nos conectores "banana" que eles estão usando?

Muito hilário usar tomadas comuns.

hahah nao tinha percebido... sou muito mais 'descascar' o cabo e prender na rosca do borne... além de ser menos 'feio', é mais seguro tb...
 
Régua

Li todas as mensagens cuidadosamente e dou um conselho essas réguas são para aparelhos de baixa potência, nunca confie nelas por maior que seja a potência descrita.
Faça uma extensão de boa qualidade usando tomadas FAME ou PIAL use cabo PP 4,0mm, calcule a corrente utilizada ponha mais 20% e ponha um dijuntor geral para o equipamento, a grande maioria dos aparelhos já vem com fusíveis e alguns amplificadores até com um dijuntor embutido. Ande sempre com fusíveis reservas. E quanto ao ruído pode ter algum aparelho com problema pois aparelho novo também dá defeito ou já vem com ele. Interligue os terras dos aparelhos e evite deixar cabos formando espirais e principalmente verifique se tem alguma fonte de ruído como rádio pirata por exemplo.

As tomadas na sáida é normal, mas só utilize se o som for móvel, se ficar num lugar fixo descasque o fio e prenda no conector, geralmente tem um furo para colocar o fio.

Quanto ao som da festa, são aparelhos de qualidade indiscutível por mais antigos que sejam. Quem nunca ouviu falar do A1, HA1 ou do Pa-1800, conheço gente que tem e não troca...
 
Olá Flaviosdj,

Alguns comentários sobre seu post.

use cabo PP 4,0mm

Que tal 2,5mm²? Isso porque a norma prevê 2,5mm² nas tomadas residenciais. 4mm² só seria interessante se a pessoa puxasse energia direto do quadro de disjuntores. Se eu puxar energia de tomada, não adianta ter 10mm² no fio da extensão, por que o meu limitador é o que está dentro da parede, 2,5mm².

E vou ficar feliz se encontrar realmente 2,5mm². Já vi cada coisa... de 1,5mm² a até fio de telefone...

Interligue os terras dos aparelhos e evite deixar cabos formando espirais e principalmente verifique se tem alguma fonte de ruído como rádio pirata por exemplo

Boas idéias. Rádios piratas tem que ser denunciadas.

Quanto ao som da festa, são aparelhos de qualidade indiscutível por mais antigos que sejam. Quem nunca ouviu falar do A1, HA1 ou do Pa-1800, conheço gente que tem e não troca...

Também acho! Apesar de antigos, muitos funcionam excelentemente bem. Só que, como qualquer coisa com idade avançada, precisam de manutenção e cuidado. E pelas fotos, o pessoal não era lá muito cuidadoso...

Um abraço,

Fernando
 
Agradecimento

Oi Fernando.

Sua observação sobre o cabo está correta, porém quando me referi ao cabo de 4,0mm, é um cabo quepode ser usado em 2 situações, em tomada de residência ou em DG que assim é um fasto só.

Valeu pelas observações.
 
Back
Topo