Acho que fui lesado pela Oversound

D som

Active Member
Olá amigos do SaV

Hoje fiquei muito chateado com a Oversound. Ontem pedi a um amigo meu pra comprar falantes oversound stell 300 de 15". Ele procurou e só encontrou o stell 400 15".

Bom, olhei no site da empresa e não encontrei esse modelo. Mas acreditando que se tratava de uma linha de 400 watts RMS , já que o stell 300 é 300 watts RMS, pedi para que trouxesse dois deles. Pois bem, hoje quando abri a caixa tive a triste surpresa de saber que o stell 400 é o mesmo stell 300!

No momento eu não estou com scaner pra colocar o folheto aqui para que vocês vejam. As parâmetros são os mesmos um do outro! Propaganda falsa!

Vou reivindicar meus direitos no PROCON! Como uma empresa lança um produto exatamente igual ao outro e coloca outro título pra enganar o consumidor!

Isso é uma vergonha! Só pra encarecer o produto!
 
Re: Fui lesado pela Oversound

Denilso,


A proposito desse falante, há um mês liguei para a Oversound e falei com o Emerson, acho que é esse o nome, ele explicou que a potência é maior, porém os parâmetros são os mesmos, outra coisa que ele falou que esse alto foi feito para um cliente especial. A diferença é na questão interna, que tem um fio mais grosso (acho que a bobina) , e aguenta mais som, pelo menos foi o que entendi.

Abraço ao futuro proprietário da maior/melhor locadora da paraíba.
 
Re: Fui lesado pela Oversound

Amigo Denilson...

Se realmente tem procedência...registre no site http://www.reclameaqui.com.br ...depois de se tornar um site bastante visitado pelos principais jornais do Brasil, inclusive o Jr Nacional em suas pesquisas ... algumas empresas estão fazendo por onde não pertencer a lista negra do site...vai lá...quem sabe ajuda em alguma coisa...espero que dê tudo certo!!

Grande abraço :wink:
 
Re: Fui lesado pela Oversound

Sérgio Mangueira disse:
Denilso,

Você testou o alto ? achou diferença do Steel 300 W ?


Sérgio, eu testei sim. Os que comprei são de 4 ohms e liguei em um amplificador Auditech que dá uns 1000 watts RMS. Gostei do timbre dos bichinhos :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: , mas é a mesma coisa do stell 300.

As caixas são duas tops 15" + TI e serão usadas como monitores e para pequenos eventos como PA.

OBS: Obrigado pelo que me desejou, mas sei do meu tamanho :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Re: Fui lesado pela Oversound

As fotos da caixa e do folheto com parâmetros da linha stell:



54e949895808ba292b8e8e8840d4c1f1.jpg


99e4ebc3de832403aa2e81f341ce2b0a.jpg


a57a1ab4676d6e22bc04febc8e1d341f.jpg
 
Re: Fui lesado pela Oversound

A única coisa que tem de diferente é forma da bobina.

Stell 300 = Fibra de resina

Stell 400 = Kapton


Será que isso justificaria ?
 
Re: Fui lesado pela Oversound

Denilso,

Eu uso o Stell 300 pra quebrar um galho nas caixas de graves, de vez em quando ele raspa. Estava interessado em comprar dois Stell 400 pensando que dava 400 W.
 
Re: Fui lesado pela Oversound

Sérgio Mangueira disse:
Denilso,

Eu uso o Stell 300 pra quebrar um galho nas caixas de graves, de vez em quando ele raspa. Estava interessado em comprar dois Stell 400 pensando que dava 400 W.


Desista, pois é 300 watts mesmo :twisted: :twisted: :twisted:


Vi na Nordeste WPU 1507 pra vender... aí sim, você terá o que precisa pra seus graves. Pena que é o olho da cara!
 
Re: Fui lesado pela Oversound

Por essas e outras ki num uso over e nao recomendo , meu pa e todo selenium e snake.e olha ki tenho umas 48 caixas....
 
Re: Fui lesado pela Oversound

e isso é tudo KAPTON é a ultima palavra em material para fabricação de bobinas segue breve caracteristica
O KAPTON® pode ser utilizado em aplicações submetidas a temperaturas extremas, atingindo picos entre -269 °C a 400 °C e temperaturas de serviço de até 230 °C .O KAPTON® é um material auto-extinguível e retardante de chamas. A excelente capacidade de manutenção de suas características químicas, mecânicas e elétricas, mesmo quando exposto a altas temperaturas, faz do KAPTON® a escolha ideal para uma longa série de aplicações, especialmente aquelas expostas a temperaturas extremas, sob as quais outros tipos de polímeros se mostraram pouco eficiente

grande abraço
 
Re: Fui lesado pela Oversound

Olá pessoal, olá D Som,


achei muito estranha a história, e é uma coisa fora do padrão, pois geralmente os fabricantes colocam no nome dos produtos as suass características. Nesse caso, se fala 15Setell400 é porque é de 15" e de 400W, e se fala 15Steel300 então é de 15" e de 300", assim como se tivesse um 10Steel100 eu diria que é de 10" e 100".

Assim, eu vou defender a empresa Oversound. Acho que ocorreram alguns erros, um na impressão do folheto, e outro no site, que ficou desatualizado, coisas INFELIZMENTE MUITO COMUNS. Vejam só:

Bom, olhei no site da empresa e não encontrei esse modelo. Mas acreditando que se tratava de uma linha de 400 watts RMS , já que o stell 300 é 300 watts RMS, pedi para que trouxesse dois deles. Pois bem, hoje quando abri a caixa tive a triste surpresa de saber que o stell 400 é o mesmo stell 300!

Mas agora já está lá. Veja:

http://www.oversound.com.br/produtos/alto-falantes/steel-line/15steel-400/

Onde diz que é de 400Watts. O fato dos parâmetros Thielle-Small serem iguais é baseado no fato de que falantes da mesma linha (Steel) e de mesmas dimensões (15") terão parâmetros muito parecidos, já que compartilham a maioria das peças.

Por último, a mudança da bobina, agora para Kapton, esclarece sim o aumento da potência, pois suporta melhor altas temperaturas, permitindo um aquecimento maior (leia-se: maior potência) antes de dar problema.

Assim, acredito que você NÃO FOI LESADO pela fábrica, mas que a falta de informações corretas - por erro deles, diga-se - induziu você a pensar o contrário. Você até me desculpe, mas para evitar certos problemas, vou trocar o nome do tópico para "Acho que fui lesado pela Oversound". "Achar" não é ter certeza, certo?

Por último, sem querer defender ninguém, custa bem pouco dar um telefonema para o fabricante, não é? E às vezes não precisa nem telefonar:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.oversound.com.br/atendimento/">http://www.oversound.com.br/atendimento/</a><!-- m -->
Tel: 12 3637-3302
<!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->

assim a gente evita aborrecimentos e dor-de-cabeça.

-------------------------------------------
Aproveitando o assunto, vamos a uma dica:

Procurando um woofer? Em vez de olhar a potência, procure pela SENSIBILIDADE. O parâmetro sensibilidade é a medida da eficiência do falante. Ela é expressa em dB SPL/1W/1m, ou seja, traduz quantos dB SPL (medida de som) o alto-falante gera quando recebe 1W RMS, isto medido a 1 metro de distância. Quanto mais alto o valor, melhor o falante será (mais som ele conseguirá produzir com uma mesma corrente elétrica).

É fácil guardar o que é a sensibilidade: comparando com um carro, seria o Km/Litro de combustível. Quanto mais alto, melhor.

Os valores costumeiramente encontrado em alto-falantes são:

85 a 92dB/1W/1m - valores para falantes automotivos. Exemplo: Eros 12 Vorax, com 90,5dB/1W/1m.

92 a 96dB/1W/1m - valores para falantes de P.A., modelos de desempenho mais "simples". Exemplo: Eros 412G, de 94 dB/1W/1m

97 a 101dB/1W/1m - valores para falantes de P.A., modelos de alto desempenho, geralmente custo maior. Eros 312V, de 97dB/1W/1m

A questão é importante porque a sensibilidade faz grande diferença no som produzido, mas pouca diferença no preço. A diferença no preço é geralmente por causa da potência.

Vejam o exemplo:

Eros 412G tem potência de 450W. O máximo que ele "fala", a grosso modo, é igual a sensibilidade + 10 x Log 400 => 94 + 10 x (2,60) = 94 + 26 = 120dB SPL.

Eros 312V tem potência de 300W. O máximo que ele "fala" será de 97 + 10 x (2,48) = 97 + 25 (arrondando) = 122dB SPL.

O falante menos potente (e portanto mais barato) FALA MAIS que o falante de maior potência, e mais caro. Lógico, o 412G tem outras características (graves melhores) que levam ao seu custo.

Assim, ao escolher o alto-falante, verifique a resposta de frequência desejada, os parâmetros Thielle-Small, etc. Mas dêem preferência aos falantes com maior sensibilidade sempre que possível. Já temos falantes importados com a incrível marca de 102, 103dB/1W/1m.

Um abraço a todos,

Fernando
 
Na questão da sensibilidade tem várias "pegadinhas" !
Uma delas é a impedância, cada vez menor e mais fora do padrão para que o falante pareça mais sensível!
Outra é a faixa de frequência que o fabricante mede, se utilizando de picos para especificar a sensibilidade, o que obviamente não condiz com a realidade!
Por último e não menos importante tem a compressão de potência (térmica) que ninguém leva em conta quanto calcula o SPL máximo de um falante e talvez seja o parâmetro mais importante dessa brincadeira toda, onde um falante pode dar menos da metade do SPL final que se espera dele!
 
Meu caro Bersan

Que bom ouvir a voz da experiência mais uma vez aqui no SaV. Talvez você tenha razão em relação ao erro de impressão ou do site desatualizado. Fico me perguntando: será que não tem ninguem na oversound que tenha visto minha reclamação? será que a política deles é de não responder nada para um cliente?

Acho um descaso uma empresa do porte desta não se manifestar diante de um fato desses. Não sou um pequeno usuário oversound. No meu PA são no total vinte falantes e 10 TIs da marca!

Isso que me deixa chateado. Mas gosto da marca pelo preço, facilidade de reparos (pelo menos na minha região) e de durabilidade e porque não dizer timbre (não são todos).

Meu e mail está bem nítido e até pensei que a empresa iria entrar em contato comigo, já que o maior interessado deveria ser a mesma (já que não gosta de se pronunciar em foruns).

Estou usando esses stell 400 em duas caixas de graves cornetadas e rende bastante. Quem ouviu gostou muito.

Fernando, meu amigo!

Concordo em partes contigo. Já medi muitos falantes que a impedância está abaixo do especificado e isso provoca uma "sensibilidade aparentemente maior".
 
Olá Xará Fernando Peixoto,

Por último e não menos importante tem a compressão de potência (térmica) que ninguém leva em conta quanto calcula o SPL máximo de um falante e talvez seja o parâmetro mais importante dessa brincadeira toda, onde um falante pode dar menos da metade do SPL final que se espera dele!

Só para explicar ao pessoal...

A compressão de potência (ou compressão térmica) é um comportamento não linear que a bobina apresenta por causa do seu aquecimento, com o uso. Isso se traduz em que, a partir de um certo ganho de potência, não haja um ganho real de dB SPL (som).

Eu apresentei, A GROSSO MODO, como calcular o SPL máximo de um falante. Vejamos:

dB SPL máx = sensibilidade (dB/1W/1m) + 10 x Log (Potência RMS) do falante.

Só que isso não é o que acontece na prática. Precisamos incluir aí a compressão de potência:

dB SPL máx = [sensibilidade (dB/1W/1m) + 10 x Log (Potência RMS do falante )]- compressão de potência

O grande problema da compressão térmica é que o QUASE NENHUM FABRICANTE ESPECIFICA O SEU VALOR. Um dos raros fabricantes nacionais (e olha que isso de uns tempos para cá, somente) que fazem isso é a SELENIUM. Vejam a especificação de um WPU 1509:

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Diâmetro nominal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 380 (15) mm (in)
Impedância nominal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8 W
Impedância mínima @ 190 Hz . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7,1 W
Potência
Programa Musical1 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 900 W RMS
(NBR 10.303)2 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 450 W
AES3 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 450 W
Sensibilidade (2,83V@1m) média entre 100 e 2.000 Hz . . . 97 dB SPL
Compressão de potência @ 0 dB (pot. nom.) . . . . . . . . . . . 3.9 dB
Compressão de potência @ -3 dB (pot. nom.)/2 . . . . . . . . . 2,7 dB
Compressão de potência @ -10 dB (pot. nom.)/10 . . . . . . . 0,3 dB
Resposta de freqüência @ -10 dB . . . . . . . . . . . . . . 40 a 3.500 Hz

Vejam: a 45W, ou seja, 10% da capacidade do falante, existe uma queda de 0,3dB no resultado final. Já a 225W, essa queda é de significativos 2,7dB. Já na potência máxima, 450W, a queda é de incríveis 3,9dB. Assim, fazendo o cálculo correto do quanto esse falante consegue dar de volume de som, temos:

dB SPL máx = sensibilidade (97) + 10 x Log 450W - 3,9 (compressão a 450W).
dB SPL máx = 97 + 10 x 2,65 - 3,9
dB SPL máx = 97 + 26,5 - 3,9 => 119,6dB

Aí a gente fica decepcionado, certo? Puxa... achei que conseguiria quase 124dB SPL máximo com esse falante (a conta sem a compressão)... Não, não é para ficar decepcionado!

O grande problema é que nos é difícil comparar banana com banana, laranja com laranja. Como comparar um falante de um fabricante que especifica a compressão de potência com um outro que não especifica a compressão de potência (Eros, Oversound, etc, etc, e até muitos importados de boa marca). Será que a compressão de potência deles é maior? Será que é menor? Apenas uma coisa é certa: todo alto-falante terá compressão de potência. É característica de qualquer bobina.

Evidentemente, bom seria que todo fabricante informasse esses dados, como a Selenium (parabéns) fez. Isso é - acima de tudo - honestidade para com o cliente. Você está comprando esse produto, com essas especificações, e terá esse desempenho. Por isto pagará X reais.

De qualquer forma, como quase ninguém especifica a compressão, a solução que eu encontro é fazer os cálculos A GROSSO MODO mesmo (claro que eu coloco uma sobra, uma reserva), e nesses cálculos sempre prefiro os falantes com maior sensibilidade. Prefiro muito mais sensibilidade (e pode ser de alto-falante como também em caixa passiva) à potência. Cansei de fazer caixas que falam muito mais que outras que usam falantes muito mais potentes, mas com péssimas sensibilidades.

Ah, minhas comparações com o pessoal que monta caixa com falante automotivo (sensibilidade baixa). Coitados...

----------------------------------
Outra é a faixa de frequência que o fabricante mede, se utilizando de picos para especificar a sensibilidade, o que obviamente não condiz com a realidade!

Mais um ponto a favor da Selenium. Notaram?

Sensibilidade (2,83V@1m) média entre 100 e 2.000 Hz . . . 97 dB SPL

Especificou que 97 é a média entre tal e tal frequência. Claro... ao escoher esse falante você precisa analisar em que faixa de frequência que ele irá trabalhar. Com certeza a sensibilidade entre 20Hz e 100Hz será outra bbbbeeemmm diferente. Mas pelo menos tá especificado a média para uma determinada faixa.

De qualquer forma, nada que uma olhadinha na curva de resposta de frequência que não resolva. A gente olha a curva, vê a faixa que quer trabalhar o falante, vê a região da sensibilidade e pronto, tá feito.

------------------------------------
Uma delas é a impedância, cada vez menor e mais fora do padrão para que o falante pareça mais sensíve

Lembrando que a impedância de um alto-falante é dado pela soma da resistência elétrica (bobina, o valor que a gente mede no multímetro) MAIS a resistência mecânica do conjunto (suspensão, cone, etc). E a impedância varia grandemente com a frequência.

Falando nisso:

Impedância nominal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8 W
Impedância mínima @ 190 Hz . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7,1

---------------------------------------
NÃO É PROPAGANDA NÃO. É ADMIRAÇÃO. Pessoal da Selenium sabe como fazer uma especificação técnica correta. Lembrando que só uma minoria - quem lê o SomAoVivo - que sabe ler esses dados.

Finalmente....

Por essas e outras que eu - decisão pessoal minha - não monto mais caixa. Cansei. Agora, só caixas prontas, de bons fabricantes, e quero saber o dB SPL máximo que ela pode dar. Geralmente é tudo exagerado... mas não tem muito o que fazer, além de comprar sempre a caixa mais potente que o $$ permitir.

Um abraço a todos,

Fernando
 
Bem, não tive paciencia para ler o topico todo, por isso desculpas adiantadas se pisar na bola.
Ao que parece em nenhum lugar a Oversound DIZ que o falante é para 400 Watts, pois o unico documento ESCRITO temos como unica diferença o tipo de forma para a bobina.
Consultando o site ve-se que aparentemente existe uma diferença nos valores da potencia maxima admitida, 330 e 400 watts.

Ao mesmo tempo em que se nota erro em alguns termos, tipo :

Deslocamento Maximo SD = 4m²
Area do cone : 0 Xmax = 0.0085

Em geral, numa ação a tendencia a se aceitar materia escrita em sites ´=e pouca, pois sites podem desaparecer de uma hora para outra, mesmo que se tenha um print screen do mesmo, este pode ser manipulado, etc, etc então o que vale é o questa escrito fisicamente.

MAs é um tanto temerario vc fazer uma acusação direta desse tipo, seria mais pratico FORÇAR um contato positivo com o povo da Oversound e simultaneamente colocar uma descrição do problema aqui no forum, mas sem essa de TER SIDO LESADO.

Np mais atualmente todo e qualquer cliente é importante, pois um cliente bem atendido talvez traga mais 2 ou 3 novos, mas um cliente mal atencido certamente vai espantar mais de 10 ...

E outra coisa o conceito de ser grande usuario dos produtos é muito, muito relativo .. veja a qtidade de falante citados pode corresponder a menos de 10% da quatidade de falantes da marca usada por outras locadoras. AAssim esse argumento não é la muito valido. O de ser CLIENTE obviamente SIM, o da quantidade NÃO !

Em tempo, BERSAN meu idolo ! Satisfação em Le-LO ! rs

Abs
 
a paz

Denilson, Bersan, Ullmann, aprendi mais uma vez muito com voces. Porém devo fazer uma ressalva, esse fabricante em ipigrafe,,rs.rs. rs., é conhecido como péssimo em responder aos usuários., e não é de hoje, pois na audiolist o qual tanto voce como o Bersan eram visitantes frequentes devem ter visto várias vezes as reclamações que o pessoal fazia lá.
Fernando, concordo contigo, não tem um fabricante nacional que nos dê um manual dos falantes tão completo quanto a Selenium,
 
Pois é Ullmann

Talvez tenha me excedido em meu título e no conceito de ser um usuário em potencial da marca. Mas sinceramente no momento foi assim que me senti, pois quando se faz sacrifício pra adquirir um produto e esse passa uma informação errada, a gente se sente muito chateado.

Além disso, é como o Heriberto colocou: eles não gostam muito de responder o que se pergunta. Não sei se no momento presente eles mudaram quanto a isso. Se assim fizerem, serei o primeiro a pedir desculpas aqui mesmo e em outros foruns.
 
Concordo com vcs, realmente a OVERSOUND em si é um problema para atender o pessoal, mas depois que comecei a trocar figurinhas diretamente com o Emerson a coisa melhorou muito.
Alias, parece-me que alguem (Heriberto??? *) fez o mesmo e teve sucesso.
Vc tentou o contato dele ?

(*) Estou usando um LERDIUM de tele pequena (webnote) e fica complicado abrir o editor completo por isso não consigo ver quem mencionou isso ...
 
Back
Topo