ACUSTICA DA IGREJA

Fylipe Fontoura

New Member
Boa noite, preciso urgentemente de ajuda, instrução com a acústica em minha igreja, o som reverbera demais, todas as frequências sobram muito, mas principalmente o MÉDIO E GRAVE. Por favor, em minha cidade não consegui nenhum profissional, e tbm no momento não estamos disponde de muitos recursos. :(
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2018-08-17 at 20.04.58.jpeg
    WhatsApp Image 2018-08-17 at 20.04.58.jpeg
    107.1 KB · Visitas: 61
  • WhatsApp Image 2018-08-17 at 20.04.31 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2018-08-17 at 20.04.31 (1).jpeg
    131.5 KB · Visitas: 59
  • WhatsApp Image 2018-08-17 at 20.01.57.jpeg
    WhatsApp Image 2018-08-17 at 20.01.57.jpeg
    136.6 KB · Visitas: 57
  • WhatsApp Image 2018-08-17 at 20.02.09.jpeg
    WhatsApp Image 2018-08-17 at 20.02.09.jpeg
    130.1 KB · Visitas: 55
  • WhatsApp Image 2018-08-17 at 20.03.18.jpeg
    WhatsApp Image 2018-08-17 at 20.03.18.jpeg
    70.7 KB · Visitas: 56
  • WhatsApp Image 2018-08-17 at 20.03.40.jpeg
    WhatsApp Image 2018-08-17 at 20.03.40.jpeg
    132.5 KB · Visitas: 55
  • WhatsApp Image 2018-08-17 at 20.03.53.jpeg
    WhatsApp Image 2018-08-17 at 20.03.53.jpeg
    136.6 KB · Visitas: 52
  • WhatsApp Image 2018-08-17 at 20.04.31.jpeg
    WhatsApp Image 2018-08-17 at 20.04.31.jpeg
    131.5 KB · Visitas: 49
Seja bem vindo!

Estão dispostos a investir quanto?
Tenha consciência que deverá gastar uma boa grana em alguns pontos.....
 
Bom dia pessoal,
Também estou com uma missão semelhante, aqui na minha igreja estamos reformando um salão de reunião (tipo auditório).
Atualmente o ambiente é muito reverberante.
Não possui forro (laje) com pé direito de 3,5m. Piso cerâmico e bancos de madeira. O salão mede 15 metros de largura por 10m de comprimento.

Estou adquirindo poltronas rebativeis de tecido, estou estudando o projeto de forro acústico (o que é muito caro aqui na minha região) e tbm a instalação de cortinas de tecido nas janelas.

Quanto a sonorização, o ambiente é utilizado apenas para fala (reuniões), gostaria que me indicassem os equipamentos para que o som fosse baixo (bem distribuído) e inteligível, pois creio que se eu tiver poucas caixas eu tenho que aumentar e volume e assim vou aumentar a reverberação.

Fico agradecido por ajudarem, o orçamento é na casa dos 115 mil reais, só as poltronas foram 70. O datashow já temos. Preciso de no mínimo 6 canais.
O ideal seria se pudesse aliar uma mesa digital que também tivesse o controle analógico, mas não é um item obrigatório.

Saudações cristãs.
 
Boa noite, preciso urgentemente de ajuda, instrução com a acústica em minha igreja, o som reverbera demais, todas as frequências sobram muito, mas principalmente o MÉDIO E GRAVE. Por favor, em minha cidade não consegui nenhum profissional, e tbm no momento não estamos disponde de muitos recursos. :(

Isso é o que acontece quando se tem paredes rígidas e lisas.. o som bate nela e reflete! Uma coisa que se pode fazer pra atenuar isso, é trabalhar com caixas de alta dispersão e baixo SPL tipo a Bose L1.. OU fazer um tratamento acústico nesse local! Pegar os pontos acima de 2m (pra ninguém ficar futucando) e colocar espumas pra diminuir as reflexões! E um outro ponto interessante, seria levantar mais essa caixa de alta e direciona-la ao público! Da forma como ela tá, ela tá direcionada às paredes do fundo!

Bom dia pessoal,
Também estou com uma missão semelhante, aqui na minha igreja estamos reformando um salão de reunião (tipo auditório).
Atualmente o ambiente é muito reverberante.
Não possui forro (laje) com pé direito de 3,5m. Piso cerâmico e bancos de madeira. O salão mede 15 metros de largura por 10m de comprimento.

Estou adquirindo poltronas rebativeis de tecido, estou estudando o projeto de forro acústico (o que é muito caro aqui na minha região) e tbm a instalação de cortinas de tecido nas janelas.

Quanto a sonorização, o ambiente é utilizado apenas para fala (reuniões), gostaria que me indicassem os equipamentos para que o som fosse baixo (bem distribuído) e inteligível, pois creio que se eu tiver poucas caixas eu tenho que aumentar e volume e assim vou aumentar a reverberação.

Fico agradecido por ajudarem, o orçamento é na casa dos 115 mil reais, só as poltronas foram 70. O datashow já temos. Preciso de no mínimo 6 canais.
O ideal seria se pudesse aliar uma mesa digital que também tivesse o controle analógico, mas não é um item obrigatório.

Saudações cristãs.

Nesse caso vale a pena tentar pegar algo 'por fora', alguém que entenda de engenharia ou até partir pro DIY! Um forro acústico é relativamente fácil de fazer! Existem vigas nesses 10x15 ou é tudo vão livre? à depender do caso, como o forro não é mto pesado (se comparado à estruturas), dá pra colocar um forro e prender na estrutura do telhado mesmo!

E seguem as mesmas dicas do sistema do colega acima! Caixa de alta dispersão e baixo SPL ajuda MUITO!
 
Um forro acústico é relativamente fácil de fazer! Existem vigas nesses 10x15 ou é tudo vão livre? à depender do caso, como o forro não é mto pesado (se comparado à estruturas), dá pra colocar um forro e prender na estrutura do telhado mesmo!

E seguem as mesmas dicas do sistema do colega acima! Caixa de alta dispersão e baixo SPL ajuda MUITO!

Boa tarde,

Obrigado por comentar.

Tem uma viga aérea que passa de uma lado ao outro, quase no meio do salão, essa viga fica rente a lage e tem 50cm de altura e 30cm de espessura.
O forro que estou pensando deve cobrir esta viga, portanto, vai baixar o pé direito para 3m.
O problema é que aqui no norte há escassez de mão de obra e material específico.

O forro será de gesso acartonado e pretendo colocar algumas placas de gesso perfurado (acústico). Não dá pra colocar muitas pois sai quase 400 reais uma placa aqui na minha cidade.

Quanto as caixas sua sugestão cai de encontro ao que estava pensando, distribuir várias caixas para diminuir o volume (spl). Nesse sentido estava pensando em colocar 9 arandelas ou caixas tipo a JBL C-621.

Se optar pelas arandelas qual marca e modelo indica?

Se eu optar pelas as caixas JBL penso que colocaria 6 (três de cada lado), mas temo que no meio fique sem som, pois o espaço é mais largo do que comprido.

Estou mandando algumas fotos de como está atualmente.

Obrigado por ajudar.
 

Attachments

  • IMG-20180507-WA0038.jpg
    IMG-20180507-WA0038.jpg
    167.6 KB · Visitas: 24
  • IMG-20180423-WA0014.jpg
    IMG-20180423-WA0014.jpg
    125.7 KB · Visitas: 24
  • IMG-20180423-WA0010.jpg
    IMG-20180423-WA0010.jpg
    47.5 KB · Visitas: 21
  • IMG-20180423-WA0015.jpg
    IMG-20180423-WA0015.jpg
    147.5 KB · Visitas: 23
  • IMG-20180423-WA0012.jpg
    IMG-20180423-WA0012.jpg
    109.1 KB · Visitas: 23
  • IMG-20180423-WA0016.jpg
    IMG-20180423-WA0016.jpg
    157.3 KB · Visitas: 22
  • IMG-20180423-WA0017.jpg
    IMG-20180423-WA0017.jpg
    49.5 KB · Visitas: 23
  • IMG-20180423-WA0009.jpg
    IMG-20180423-WA0009.jpg
    100.3 KB · Visitas: 22
Se for trabalhar com steel frame não tem muito mistério! Passei algum tempo pesquisando e tô fazendo por conta própria! A placa de gesso acartonado aqui sai 16 reais, a perfurado eu pego no ML geralmente: https://produto.mercadolivre.com.br...mineral-acustico-encore-lay-in-c-12-pecas-_JM

No seu caso, apenas esse forro já ajudaria MUITO! Pelo menos na reflexão do teto!

Quanto às arandelas, pode ir nessa mesmo.. várias delas + um bom sub e bom processador! Mas esteja ciente de que uma boa caixa profissional (tipo QSC k12) toca por umas 4 a 6 arandelas dessa fácil! rsrs
 
Quanto a caixa, eu vou optar por distribuir mais o som para diminuir o SPL e tbm atenuar reverberação.
Não conhecia esse produto que você indicou para o forro, aqui só tinha vistos trabalhos realizados com materiais da Placo e Knauf.

Vlw pelas dicas.
 
Bom dia.
Segue algumas dicas para somar,
Levantar as caixas, e direcionar/inclinar para público, dividir o espaço para caixa cobrir todo local, evitar direcionar as caixas para paredes e tetos , assim vai evitar um pouco a propagação do som.
Decore o local aos poucos ;Revestir / decorar/forrar... o teto, parede , janelas com materiais acústico ( cortinas, carpetes, tecidos, , fingiras, forros......). Principalmente a parede do púlpito e a da entrada da igreja
Nuca colocar caixas de frente uma para outra.
Direcionar os retorno evitando grandes áreas ( somente próximo de que precisa ouvir), quanto maus próximo melhor.
Reduza as frequências q estão embolando/reverberando.
Use auxiliares e fone(PWS) para os músicos, cada um custa 170 reais, elimine caixas de retorno para eles.
Aos poucos implantes melhorias (equipamentos para ter mais controle do som).
Um aquário total ( lateral e teto)para bateria ( bateria totalmente fechada) vai te ajudar muito.
Deus abençoe
 
Bom dia.
Segue algumas dicas para somar,
Levantar as caixas, e direcionar/inclinar para público, dividir o espaço para caixa cobrir todo local, evitar direcionar as caixas para paredes e tetos , assim vai evitar um pouco a propagação do som.
Decore o local aos poucos ;Revestir / decorar/forrar... o teto, parede , janelas com materiais acústico ( cortinas, carpetes, tecidos, tintas , forros......). Principalmente a parede do púlpito e a da entrada da igreja
Nuca colocar caixas de frente uma para outra.
Direcionar os retorno evitando grandes áreas ( somente próximo de que precisa ouvir), quanto maus próximo melhor.
Reduza as frequências q estão embolando/reverberando.
Use auxiliares e fone(PWS) para os músicos, cada um custa 170 reais, elimine caixas de retorno para eles.
Aos poucos implantes melhorias (equipamentos para ter mais controle do som).
Um aquário total ( lateral e teto)para bateria ( bateria totalmente fechada) vai te ajudar muito.
Deus abençoe
 
Bom dia.
Segue algumas dicas para somar,
Levantar as caixas, e direcionar/inclinar para público, dividir o espaço para caixa cobrir todo local, evitar direcionar as caixas para paredes e tetos , assim vai evitar um pouco a propagação do som.
Decore o local aos poucos ;Revestir / decorar/forrar... o teto, parede , janelas com materiais acústico ( cortinas, carpetes, tecidos, tinta, forros......). Principalmente a parede do púlpito e a da entrada da igreja
Nuca colocar caixas de frente uma para outra.
Direcionar os retorno evitando grandes áreas ( somente próximo de que precisa ouvir), quanto maus próximo melhor.
Reduza as frequências q estão embolando/reverberando.
Use auxiliares e fone(PWS) para os músicos, cada um custa 170 reais, elimine caixas de retorno para eles.
Aos poucos implantes melhorias (equipamentos para ter mais controle do som).
Um aquário total ( lateral e teto)para bateria ( bateria totalmente fechada) vai te ajudar muito.
Deus abençoe
 
Bom dia.
Segue algumas dicas para somar,
Levantar as caixas, e direcionar/inclinar para público, dividir o espaço para caixa cobrir todo local, evitar direcionar as caixas para paredes e tetos , assim vai evitar um pouco a propagação do som.
Decore o local aos poucos ;Revestir / decorar/forrar... o teto, parede , janelas com materiais acústico ( cortinas, carpetes, tecidos, , fingiras, forros......). Principalmente a parede do púlpito e a da entrada da igreja
Nuca colocar caixas de frente uma para outra.
Direcionar os retorno evitando grandes áreas ( somente próximo de que precisa ouvir), quanto maus próximo melhor.
Reduza as frequências q estão embolando/reverberando.
Use auxiliares e fone(PWS) para os músicos, cada um custa 170 reais, elimine caixas de retorno para eles.
Aos poucos implantes melhorias (equipamentos para ter mais controle do som).
Um aquário total ( lateral e teto)para bateria ( bateria totalmente fechada) vai te ajudar muito.
Deus abençoe


Otimas dicas!!!
 
Se for trabalhar com steel frame não tem muito mistério! Passei algum tempo pesquisando e tô fazendo por conta própria! A placa de gesso acartonado aqui sai 16 reais, a perfurado eu pego no ML geralmente: https://produto.mercadolivre.com.br...mineral-acustico-encore-lay-in-c-12-pecas-_JM

No seu caso, apenas esse forro já ajudaria MUITO! Pelo menos na reflexão do teto!

Quanto às arandelas, pode ir nessa mesmo.. várias delas + um bom sub e bom processador! Mas esteja ciente de que uma boa caixa profissional (tipo QSC k12) toca por umas 4 a 6 arandelas dessa fácil! rsrs
 
Aproveitando este tópico, aqui na Igreja temos carpete no Altar e ele mede
6m de cumprimento x 4m de largura

O Altar é de madeira e revestido por completo em carpete, o meu Pastor tem interesse em tirar o carpete, queria colocar algo mais bonito.

Tem algum piso que possa colocar que seja acústico?
 
Back
Topo