Adir resistências a entrada a fim de diminuir sinal...

isinho

Administrator
Moderador
Olá amigos...

Fui a igreja da minha namorada Sábado. Geralmente quando vou lá, não fico no som (por razões mais que óbvias :wink: ). Já haviam me pedido para dar "uma mão" por lá, mas como frequento outra igreja - da mesma denominação - não tive tempo ainda; mas lá, eles estão enfrentando uma problema bem ruim...

Hoje, usam uma Yamaha da linha MC como mesa, porém, não podiam aumentar muito o fader que o volume já ficava estourando. Fui dar uma checada, e vi que o sinal sai P10 da mesa, porém entra em RCA's na potência. Haveria como colocar um resistor ou uma associação dos mesmos para atenuar o sinal ou assim, poderia filtrar alguma frequência???

Se alguém já teve de fazer alguma "gambiarra" assim, e puder me ajudar, agradeceria e muito...

Obrigado

Israel
 
Creio eu que, seja P10, RCA ou até mesmo XLR, as entradas dos amplificadores de potência são sempre entradas no padrão Line, e não Mic.

Tente diminuir o volume de saída das potências, podendo assim, liberar mais sinal da mesa. Certifique-se também que as potências não indicam Clip após esse teste.

E os ganhos da mesa, estão bem regulados?
 
Isso tenho certeza...
Por se tratar de baixa potência, acredito que esse amplificador seja de uma linha um tanto caseira, talvez esse o motivo de ter uma entrada de baixo nível de sinal.

Os ganhos estão bem regulados e a potência não clipa.

Ps.: Nunca vi RCA's que aceitassem impedâncias mais altas.
 
Isinho,

faltou você falar a marca/modelo do amp. De qualquer forma, vamos lá.

Amplificadores de potência com entradas RCA eram comuns nas décadas de 1970 a 1980. Já vi Staner e Cygnus assim (tenho um PA400), além dos Gradiente e Polivox.

Apesar de serem produtos com construção muito robusta, e muito utilizados em PA, eles tinham conectores P10 pelo fato de serem projetados para uso doméstico. Naquela época era comum, em vez de se comprar um microsystem inteiro como hoje, ter as partes modularess, cada peça (equipamento) separada da outra. E as pessoas (ricos) concorriam para ver quem tinha o melhor som, o melhor e mais potente amp. Tudo isso em casa.

Mas tem mais um detalhe também: as entradas RCA são padrão de linha sim, mas de -10dBV, o que equivale a 0,316V (se não me engano). Ou seja, se você entrar com 0,316V o amplificador já dá o máximo de potência. Esse padrão existe até hoje, e é próprio para equipamentos domésticos.

Atualmente, os amplificadores destinados a PA seguem outro padrão, e dão sua potência máxima quando recebem 0,775V (0dBu). Entretanto, por uma questão de compatibilidade com diversos equipamentos e outros padrões, eles tem um "controle de volume", que nada mais é que um atenuador do sinal de entrada. Com esse atenuador, ele aumenta a impedância de entrada, atenuando o sinal.

Bem, o detalhe é que muitos amps antigos não traziam os controles dos atenuadores. Aí...

Hoje, usam uma Yamaha da linha MC como mesa, porém, não podiam aumentar muito o fader que o volume já ficava estourando.

Tecnicamente, isso não é problema. A mesa trabalha com um padrão (profissional, +4dBu, com a marcação de 0dB em 0,775V), enquanto o amplificador trabalha em outro (-10dBV, doméstico). Apesar do descasamento de padrões, é possível trabalhar bem, desde que sabendo que não pode aumentar muito o volume do master da mesa. Exatamente como você descreveu.

Mas isso pode se tornar um problema: se o usuário exagerar no volume, vai clipar o amp, podendo trazer uma série de transtornos (queimar falantes, etc). Mas ainda bem que temos o ouvido para nos guiar!

Haveria como colocar um resistor ou uma associação dos mesmos para atenuar o sinal ou assim, poderia filtrar alguma frequência???

Eu faria o seguinte: pegaria um desses esquemas de amplificadores Ciclotron aqui no próprio fórum, e veria qual os potenciômetros que eles usam como "controles de volume" dos amps. E faria uma caixinha com eles.

Agora, pense bem. Se este amp usa entradas RCA, deve ter uns 15 anos de idade ou até mais. Não tá na hora de mandar ele para o backup não?

Um abraço,

Fernando
 
Então, não sei o modelo...

E sim, DEFINITIVAMENTE deveria ser substituído, porém, a igreja está sem verbas no momento, aí, já viu né...
Acho que nem compensa fazer uma caixinha com esses atenuadores não, melhor mobilizar a igreja a dar uma recauxutada no som mesmo.
Mas obrigado, a velocidade de resposta do fórum está impressionante ein!

Estão de parabéns!
 
Back
Topo