AES'12 - Painel Áudio nas Igrejas

David Fernandes

Active Member
Pessoal.

Este ano, na AES'12, no que diz respeito nosso segmento (Áudio nas Igrejas), teremos um painel, no qual serei o mediador, com o título "A interação dos sons do palco e PA e suas consequências em ambientes fechados". Participarão da mesa Aldo Soares (ARS Áudio), Fernando Bersan (Som ao Vivo) e Ivo Sakihara (técnico de som da banda Oficina G3). Com os três participantes, que têm ramos de atuação diferentes (projeto, igreja e banda), procuraremos abordar os aspectos principais que envolvem esta questão. O painel será realizado no dia 9/5, das 16h às 17h30min, na Sala 3. Contamos com a participação de vcs, que é o que de fato enriquecerá a discussão.

[]'s
 
Opa... que legal... O fernando tambem vai estar lah... pena que não posso ir....

Pra rever o Aldo conhecer o resto do pessoal e participar desse painel...
 
heriberto disse:
A PAZ

David voces irão gravar o video? e poderão depois postar aqui na SAV?

Era minha dúvida pois tenho um belo acerto de palestras do David Fernandes, do ALdo e David Distler, fiz até um DVD pra poder assistir em casa quando tiver duvidas.

Seria mais um para minha coleçao!!

Abraços
 
Acabei de ser autorizado pelo presidente da Câmara a participar... IIIURUUUUUU!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Terei uma credencial de expositor da DB, com essa credencial posso me inscrever em algum painel/seminário/palestra? :?:
 
Legal hein Dener... corre atrás e associe-se à AES para poder usufruir dos benefícios da entidade aos associados.

Nos vemos lá!

Abrç.
 
Olá pessoal.

Ontem realizamos, durante a AES'12, o painel Áudio nas Igrejas - Interação entre o som do palco e PA. Depois de um início um pouco fora do tema, conseguimos debater algumas soluções imediatas para tentar amenizar o problema que a maioria de nós enfrenta dominicalmente.

As pessoas que compuseram a mesa foram Fernando Bersan, Aldo Soares, Ivo Sakihara e eu. Procuramos colocar na mesa de painelistas, pessoas com diferentes experiências para que pudéssemos ter uma abordagem mais ampla: o Fernando com sua experiência em igrejas, Aldo como projetista de áudio e acústica, e o Ivo como operador de PA de uma grande banda.

untitled2.png


untitled.png


As principais ideais surgidas foram as seguintes:

- No quesito acústica, o Aldo argumentou que as reflexões que voltam da parede de fundo do palco devem ser amortecidas o mais possível. Prá isso, recomendou que fossem colocadas cortinas grossas com um revestimento de lã de rocha por trás. De acordo com ele é uma solução que melhora o som no palco com um custo aceitável;

- A questão da utilização dos fones de ouvido também foi abordada por diversas pessoas que participavam do painel. Algumas pessoas reclamaram que seus músicos não gostam do fone de ouvido por causa da distorção que ocorre. O técnico de monitor do Oficina G3, que também participava do painel, sugeriu então que se faça um corte em cerca de 100 Hz no auxiliar do músico, pq de acordo com ele, são estas baixas frequencias que causam a distorção no fone. Alguns perguntaram se os músicos não sentem falta dos graves e segundo ele, nunca recebeu reclamações da banda.

- Outra questão levantada, pelo Dener aqui do SaV, a quem tive o prazer de conhecer aqui, foi como fazer para diminuir o volume no palco quando os músicos não querem usar fones. Várias pessoas colaboraram na resposta, cuja suma é amenizar as reflexões que voltam da parede do fundo do palco (como o Aldo já havia recomendado), posicionar os cubos próximos à linha de audição dos músicos, ter um técnico de monitoração etc.

Bom pessoal... isso foi o que me lembrei. Havia várias pessoas aqui do SaV participando do painel: Fernando Bersan, Marcelo Cavicholli, Everton, Ebert, Wellington, W. Christian, ************, Pr Wagner e seus pupilos, Dener, dentre outros. Por favor, colaborem acrescentando coisas que esqueci.

De qq forma, foi muito bom rever alguns, conhecer outros. Abaixo, mais algumas fotos.

b05149f8.jpg


6037843b.jpg


Abraços a todos.
 
Graça e Paz (SAV'S),galera de peso hein! gostaria muito que uma turma da minha igreja participasse de um debate destes, de repente aquela famosa frase (O IMPORTANTE É QUE EU DIMINUA E QUE ELE CRESÇA) se tornaria , o importante é que o som dos cubos sumam para que o do PA apareça, mas vida que segue né e quem sabe um dia isso se torne realidade para todos nós, DEUS os abençoe !!!!!!!!!!!
 
Vejam quem foi flagrado pelo Edu KVG nos corredores da AES'12:

Fernando Bersan

545605_328696153868511_100001843861839_801836_2023057089_n.jpg


Carlos Correa e nosso amigo Walter Ullmann

531594_328698033868323_100001843861839_801872_904280017_n.jpg


Outras fotos de autores diversos:

Vista panorâmica dos PA's, foto feita da FOH.

538679_351951451527321_100001374067359_850935_645095310_n.jpg


[]'S
 
Back
Topo