Afinando A BATERA....

Alô galera massa do SAV...
Gostaria de algumas dicas de como afinar uma batera com as respecticas peças: Desde o Tom 8' ... até contra surdo 20'.
Ela é um pouco reduzida com o bombo tamanho 22'. Ela tem tres tons, um surdo e contra-surdo, caixa 14' ...

Valeu, desde já agradeço a ajuda....

Igreja de Cristo - Apodí/RN
 
Olá Lisanias,

tenho um PDF aqui de 27 paginas explicando alguns metodos para afinar a batera, se quiser manda um MP com seu email que envio pra voce.

[]´s
 
Afinar bateria eu acho que não tem muito segredo,só precisa da chavinha e um ouvido afinado que saiba se o som está medio demais ou grave demais.

Quando eu fazia aula de bateria,se me lembro bem se você apertar demais a pele o som fica com mais agudo,um som mais harmonico,se afrouxar demais fica mais pro grave.

Em um bumbo de 22" é claro que vou preferir um som mais para o grave,com um bumbo de 18" eu vou querer tirar o som mais grave possivel (até mesmo pelo tamanho dele),em um tom de 8" vou querer um som que fique mais agudo que os dos outros tons.

Abafando a bateria fica o seguinte,vou colocar uma tabela.

Abafador e pele - Ataque -Volume Corpo - Sobretons
-----------------------------------------------------------------
pequeno na batedora - maior - alto - longo -
-----------------------------------------------------------------------------
pequeno na resposta - menor - alto - curto e - brilhantes
- potente
------------------------------------------------------------------------------
pequeno em ambas - maior - médio - nitido - menos
------------------------------------------------------------------------------
médio na batedora e
pequeno na resposta - maior - menor - nítido - menos
-------------------------------------------------------------------------------
médio em ambas - ótimo - menor - pesado -(com quase nada
-microfone)

Retirado de: <!-- m --><a class="postlink" href="http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=211">http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=211</a><!-- m -->
 
bustillos disse:
Aqui tem

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.adcidadenova.com/01storage/B%C3%ADbliaBateria.pdf">http://www.adcidadenova.com/01storage/B ... ateria.pdf</a><!-- m -->

[]´s
Bustillos
É essa mesma, valew bustillos!
 
To tentando intender essa tabela ai... meu professor nunca falou isso ai, nunca vi isso, isso porque sou o rodie dele! :shock:

mais afina a batera pelo ouvido não é tao facil assim o quanto parace, primeiro, suas peles são que marca? são porosas? são de filme simples, duplo? existem varios tipo e modelos, acho que colocar as expecificações como marca, modelo, tipo de pele, vai ficar um pouco mais facil em lhe ajudar, apenas os tamanhos dos tambores nao ajuda, quais sãos suas peles?

e tambem.. você microfona a batera?

fala ai que logo agente te ajuda...
 
Rafael Senozien disse:
e tambem.. você microfona a batera?

Lembro que uma vez venho um membro pedindo dicas de afinação,jurando que esse era o problema mas na verdade era os microfones da Leson. :mrgreen:

gabriel_equalize disse:
Vitor, que que foi isso que vc escreveu?

Pera ai,o efeito da injeção já passou,vou revisar,mas é por ai mesmo.
 
Alô galera...
A marca das peles é "Dudu Pontes", com caracteristicas de fio duplo...
Eu ainda não coloco microfone na batera porque a Igreja tem acustica, mas fora ela tem um som muito bom mesmo.


Falô.......

Lisanías Barros
 
Lisanías Barros disse:
Eu ainda não coloco microfone na batera porque a Igreja tem acustica,
Tem acústica o que? Boa, ruim, péssima?

Me lembrei de um irmão me falando sobre a igreja dele. "Lá é bom porque a acústica é alta." :mrgreen:
 
Lisanías Barros disse:
Alô galera...
A marca das peles é "Dudu Pontes", com caracteristicas de fio duplo...

Bacana otima pele, mais as peles são novas?
pra te ajudar precisamos saber qual é o seu problema, a afinação não está boa, resona muito... ? coisas assim...
 
Lisanías Barros disse:
Alô galera...
A marca das peles é "Dudu Pontes", com caracteristicas de fio duplo...
Só corrigindo, a marca é Dudu Portes, e não se fala fio duplo, o correto é Filme Duplo

Quanto afinação ela é igual a equalização, não existe muita receita de bolo, o local que a batera se encontra também influencia muito o som obtido.
Porem existem algumas ressalvas para afinação que podem te ajudar.

1- Ao assentar as peles, limpe bem as bodas da madeira, assente ela na madeira, depois com um secador de cabelo bem de leve, passe nas bordas juntamente com a mão para que ela fique completamente assentada, mais isso BEM DE LEVE.

2- Após assentá-las, aperte com a mão todos os parafusos de modo que todos tenham a mesma tensão sobre a pele.

3- Para trabalhar com a chave de afinação procure dar “meia voltas” será uma boa forma de controlar a tensão em todos parafusos. Trabalhe sempre com o parafuso oposto, escolha um, dê meia volta, siga em linha reta e afine o oposto dele, escolha outra e faça a mesma coisa, isto também ajuda na hora de um ajuste fino.

4- A medida que for tencionando vá batendo com a baqueta bem próximo aos parafusos da pele, bata em todos, eles terão de soar com o mesmo som, caso contrário você terá tensionado um mais que o outro, está é uma bela forma de se controlar o tensionamento manualmente.

5- A pele resposta em um mundo perfeito deveria estar tensionada de igual modo com a batedeira para que ambas vibrem juntas em seus vales e cristas de onda, porem na pratica não é bem assim, isso porque fatores acústicos e gostos pessoais influenciam isso, nem sempre o som te agradará desta forma, então quase sempre ela estará um pouco mais tensionada/folgada que a batedeira, quase sempre, porque isso vai depender do seu gosto sobre a afinação.
Após tencioná-la, bata com a baqueta no centro dela (ainda sem a batedeira), você terá de tirar um som próximo da afinação que você gosta/procura, mais alta ou mais baixa.

6- Assente a batedeira (também com secador), e procure a afinação que tire o melhor proveito da pele, levando em conta, ressonância e o som da sua madeira, esta parte é a mais difícil, mais quando você chegar nela, não terá dúvidas que está nela, lembre-se também que, você não deve procurar na batedeira uma afinação diferente da que você escolheu na resposta, isto será drástico!

CAIXA – É a grande arte da afinação, esta sim tem uma receitinha que quase sempre da certo, aperte bem a resposta (cuidado para não apertar demais ou por desigual) e trabalhe com a batedeira na metade da tensão da resposta, esteira semi-apertada.

BUMBO – Da para fazer quase a mesma coisa, mais bumbo é uma coisa que prefiro não opinar demais... Porem do mais uma dica, caso use almofada dentro do sue bumbo, NÃO A ENCOSTE NA RESPOSTA, deixe a resposta livre.


Espero ter ajudado ;)
 
Back
Topo