[Ajuda] Altura padrao das músicas mecânicas

xxnsra

Member
Boa noite.

Desculpe-me caso eu esteja abrindo esse tópico na área errada.

Entao pessoal, eu possuo uma caixa ativa da RCF e uso ela diretamente no meu celular. Como só gosto de ouvir som mecânico e nao tenho tanto interesse ou tempo para me aprofundar nos conhecimentos sobre caixas/mesas de som/programas e etc, essa foi a melhor alternativa que achei para mim.

Eu só tenho tido um problema e dúvidas sobre a "altura" do som.

Quando eu conecto o meu celular galaxy s4 na caixa, o volume das musicas ficam mais baixos do que quando eu conecto um ipod. Eu coloco ambos no máximo (o galaxy e o ipod), e, teoricamente, o volume de saída da música para a caixa deveria ser o mesmo, mas nao é. Alguém sabe por que isso acontece? Isso é chato porque quando eu quero usar a caixa até o "talo" mesmo, a melhor opçao é o ipod.

Caso nao tenha solucao, existe algum programa que mude o volume de cada musica? Eu sei que cada musica é gravada de diferentes formas e logo resulta em diferentes decibéis, mas queria saber se existe algum programa que dê ganho nas músicas automaticamente até o ponto de nao deixar distorcer ou perder a qualidade. É possível? Porque fica inviável eu ver manualmente música por música até que ponto dá para aumentar o ganho delas sem distorcer ou perder qualidade.

Pela forma com que eu falei dá para perceber que tenho zero conhecimento. Acho que nao consegui me expressar direito também.

Qualquer ajuda é bem vindo e muito obrigado pela atençao.
 
Boa noite, o celular não tem saída com a tensão para excitar a caixa ao nível necessário, uma pequena mesa de som resolve o problema mas aconselho uma de boa qualidade pra não alterar o timbre da RCF que é bem legal
 
Boa noite! Obrigado pela ajuda, galera.

Mas o que seria uma mesa de som de qualidade? Dá pra conseguir algo com menos de 400 reais e bem pequeno? (transporto muito)

Aí entao seria celular -> mesa de som -> caixa?
 
Como seu uso é bem simples, não precisa ser um equipamento caro.
Vai aí uma sugestão que vai atender, nessa faixa de preço que você citou:

http://www.playtech.com.br/Mesa-Analogica-Phonic-AM-105-24826.aspx/p

Se puder gastar um pouco mais, procure Yamaha e Mackie, também desse porte.
E se você transporta bastante, vale a pena pensar em fazer um case para sua mesa, como essa foto:

foto_195_foto_principal.jpg
 
xxnsra disse:
Quando eu conecto o meu celular galaxy s4 na caixa, o volume das musicas ficam mais baixos do que quando eu conecto um ipod.
Se as músicas testadas foram as mesmas, então o problema deve ser só a diferença entre os aparelhos.
Eu coloco ambos no máximo (o galaxy e o ipod), e, teoricamente, o volume de saída da música para a caixa deveria ser o mesmo, mas nao é.
Não existe até onde eu sei nenhum padrão para qual deve ser a saída máxima de um aparelho de consumidor (especialmente de tratando de uma saída de fone de ouvido). Portanto não, teoricamente não existe nenhum motivo para pensar que deveriam ser iguais.
Caso nao tenha solucao, existe algum programa que mude o volume de cada musica? Eu sei que cada musica é gravada de diferentes formas e logo resulta em diferentes decibéis, mas queria saber se existe algum programa que dê ganho nas músicas automaticamente até o ponto de nao deixar distorcer ou perder a qualidade. É possível? Porque fica inviável eu ver manualmente música por música até que ponto dá para aumentar o ganho delas sem distorcer ou perder qualidade.
A única coisa parecida que eu conheço é o replaygain, mas ele faz algo um tanto diferente, normalizando todas as músicas para um mesmo volume -- para a maioria das músicas estragadas, digo, masterizadas hoje em dia, acaba reduzindo o volume. Mas quem sabe seja possível mexer em alguma configuração, ou usar outro programa que faça processamento em lotes para isso. De qualquer forma, como é um programa interessante para quem mantém uma biblioteca de músicas, vai o link.
 
Opa, obrigado pela ajuda rafael. Foi bem esclarecedor.

Vou aproveitar e dar uma olhada nisso que você falou. Mas como provavelmente, como você disso, ele vai mesmo apenas normalizar todas as faixas de música para o mesmo volume, acredito que vá ficar mais baixo ainda. Acho que a saída para o problema vai ser a mesa de som mesmo!
 
nasrodrigo disse:
Boa noite, o celular não tem saída com a tensão para excitar a caixa ao nível necessário, uma pequena mesa de som resolve o problema mas aconselho uma de boa qualidade pra não alterar o timbre da RCF que é bem legal
Com certeza uma boa mesa vai fazer muita diferença
 
Alguém já ouviu falar na mesa Behringer Xenyx 502? Com 5 canais.

Estou perguntando porque ela é papo de 200 reais e pequena. Mas se for vagabunda demais e tirar a qualidade da minha caixa prefiro gastar mais então.

Me recomendaram também uma Mackie 402VLZ3, com 4 canais. Mas aí já sai por mais de 500 reais.

E o ideal é eu conectar a mesa na caixa pelo cabo XLR, correto? E da mesa para o celular através do P10-P2?
 
LucasAlvarenga disse:
sim o corretor seria isso,

celular p2---p10 mesa xlr --- p10 ou xlr (entrada line da caixa).

8) 8)

Beleza, valeu! Só falta agora escolher a mesa. Acho que vou arriscar a behringer vagabunda mesmo.
 
uma vez que você só quer amplificar o sinal do celular, pode ser usado um pré-amp externo para isso também, agora não sei quanto a valor se seria mais barato, mais quanto a qualidade bem provável que melhoraria em relação a mesa.

Um exemplo de utilização de pré amp

agora uma outra solução seria comprar um ipod kkkkkkkkkkkkk

o nano esta saindo bem barato no ML

8) 8)
 
xxnsra,

O que você está querendo, "algum programa que dê ganho nas músicas automaticamente até o ponto de nao deixar distorcer ou perder a qualidade", se chama normalização. Mas o que ele faz é deixar o pico da música em um valor estipulado, por exemplo 0dB, e ele aumenta todo o áudio de forma ao pico chegar a 0dB.

Quanto a usar em equipamentos diferentes, é assim mesmo. Cada aparelho possui um DAC (digital-to-analog converter), que vai converter o sinal digital (simplificando, arquivo mp3) em um sinal analógico, que vai trafegar pelo seu cabo P2 em direção às caixas de som. DACs diferentes podem produzir resultados diferentes: mais altos, mais baixos, "melhores", "piores"...

Como usando o equipamento mais "baixo" você sente que falta potência, verifique: Você chega a abrir o botão de volume todo nas caixas? A luz de clip acende? Se nenhuma das situações acontecem, você não precisa de equipamento externo. Aumente o volume e seja feliz.

Se depois de abrir todo o volume a caixa ainda não está reclamando que o sinal está muito alto (pela luz de clip), aí sim você precisa que o sinal que chega na caixa esteja maior. As formas de fazer isso são as que já citaram: uma mesa de som externa, um pré-amplificador... Eu iria na mesa de som.

A Xenyx 502, apesar da reputação da marca (que vem melhorando nos últimos tempos), é escolha boa e barata. Além do que você terá ali um canal de microfone para usar se for necessário. Quanto à qualidade, ela não vai piorar tanto quanto um cabo P2 ligado diretamente à saída de fones de ouvido de um aparelho reproduzindo um MP3 comprimido. Invista em bons cabos, e você não terá maiores problemas com isso.

Mas se você deixou o volume no talo e a luz de clip continua acendendo, está faltando potência para você. Vai ser necessário pegar caixas mais potentes, ou adicionar mais caixas.

Quanto à ligação na entrada XLR (que provavelmente estará em nível de mic) ou P10 (nível de linha), leia esse artigo: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.org/artigos/mic-in-e-line-in-em-mesas-de-som-uma-tremenda-confusao/">http://www.somaovivo.org/artigos/mic-in ... -confusao/</a><!-- m -->. Apesar de falar de mesa de som, o mesmo princípio se aplica às entradas de uma caixa ativa.
 
carlosecg disse:
xxnsra,

O que você está querendo, "algum programa que dê ganho nas músicas automaticamente até o ponto de nao deixar distorcer ou perder a qualidade", se chama normalização. Mas o que ele faz é deixar o pico da música em um valor estipulado, por exemplo 0dB, e ele aumenta todo o áudio de forma ao pico chegar a 0dB.

Quanto a usar em equipamentos diferentes, é assim mesmo. Cada aparelho possui um DAC (digital-to-analog converter), que vai converter o sinal digital (simplificando, arquivo mp3) em um sinal analógico, que vai trafegar pelo seu cabo P2 em direção às caixas de som. DACs diferentes podem produzir resultados diferentes: mais altos, mais baixos, "melhores", "piores"...

Como usando o equipamento mais "baixo" você sente que falta potência, verifique: Você chega a abrir o botão de volume todo nas caixas? A luz de clip acende? Se nenhuma das situações acontecem, você não precisa de equipamento externo. Aumente o volume e seja feliz.

Se depois de abrir todo o volume a caixa ainda não está reclamando que o sinal está muito alto (pela luz de clip), aí sim você precisa que o sinal que chega na caixa esteja maior. As formas de fazer isso são as que já citaram: uma mesa de som externa, um pré-amplificador... Eu iria na mesa de som.

A Xenyx 502, apesar da reputação da marca (que vem melhorando nos últimos tempos), é escolha boa e barata. Além do que você terá ali um canal de microfone para usar se for necessário. Quanto à qualidade, ela não vai piorar tanto quanto um cabo P2 ligado diretamente à saída de fones de ouvido de um aparelho reproduzindo um MP3 comprimido. Invista em bons cabos, e você não terá maiores problemas com isso.

Mas se você deixou o volume no talo e a luz de clip continua acendendo, está faltando potência para você. Vai ser necessário pegar caixas mais potentes, ou adicionar mais caixas.

Quanto à ligação na entrada XLR (que provavelmente estará em nível de mic) ou P10 (nível de linha), leia esse artigo: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.org/artigos/mic-in-e-line-in-em-mesas-de-som-uma-tremenda-confusao/">http://www.somaovivo.org/artigos/mic-in ... -confusao/</a><!-- m -->. Apesar de falar de mesa de som, o mesmo princípio se aplica às entradas de uma caixa ativa.

Amigo,

Sem comentários para a sua resposta. Foi muito bem escrito e esclarecedor. Muito obrigado pelo seu tempo!

Entao, eu abro o botao de volume todo tanto na caixa como no celular, e a luz de clip nao acende e nem pisca. Só uma vez pelo Ipod que chegou a acender, mas foi apenas uma música e nem acendeu tanto (e foi quando eu senti o som muito alto mesmo). Por isso que vim aqui e percebi, com a ajuda de todos, que a melhor soluçao é uma mesa de som mesmo.

Sobre a Xenyx 502, depois de você dizer que acha uma opçao boa e barata, você disse que a qualidade nao deve piorar muito comparada a um cabo P2 ligado diretamente. Como assim? Nao entendi. Pelo que eu entendi da sua frase a qualidade do som vai piorar comparado a ligar o celular diretamente. Porque se for trocar um pouco de qualidade para ter a minha caixa mais no talo, prefiro manter a qualidade, ou seja, direto no celular.

Sobre a quaildade dos cabos, acredito que um bom nao deve ser muito caro. Vocês poderiam me indicar uma marca? Vou procurar pela busca do fórum também mas se alguém tiver algo a aconselhar eu agradeço.

E obrigado pela recomendaçao do artigo, vou ler hoje mesmo depois do trabalho.

Um abraço.
 
Ao meu ver, o que o Carlos quis dizer é que já que você vai escuta musicas em "mp3" utilizando a "saída de fones de ouvido" de um celular ou ipod, tanto faz comprar uma Xenyx de 200,00 ou uma digital de 20.000,00... não seria tão perceptível a mudança de qualidade na caixa.
 
Back
Topo