Ajuda com audição do retorno

Jesiel

New Member
Bom pessoal eu sou da IEADBLU cong. Milano aqui em Blumenau
e estou sofrendo um problema que tem me encomodado muito
eu sou um iniciante na parte do audio na minha igreja, entrei
no final do ano passado, ja cuidei em 2008 mais depois o pastor colocou outro
por outros motivos.... mais enfim, o problema que venho enfrentando é em relação
ao monitor da minha igreja, eu fiz um esquema pra vocês verem como que esta
o posicionamento na minha igreja, segue na imagem abaixo.

30bhi5d.png


tipo vocês ja perceberam pela imagem que eu fico entre o monitor e o PA
então o problema e que eu nao consigo escutar o PA direito causando assim
um transtorno muito grande, pois os cantores pedem direto pra aumentar
abaixar o volume isso realmente fica "feio" para o sonoplasta.
Eu ja tentei fazer seguinte, antes do culto deixar o volume do master no 0
e ir regulando o volume do monitor ate chegar ao ideal, so que na hora do culto
existem play-backs que nao tem tanto som assim, e vozes de cantores que nao
cantam alto, dai isso atrapalha muito na hora do culto, pois tira a atenção do povo

Por favor pessoal se vocÊs acharem uma ideia ou uma solução por favor me digam

abraços.
 
Vamos por partes, você falou vários problemas!
Jesiel disse:
tipo vocês ja perceberam pela imagem que eu fico entre o monitor e o PA então o problema e que eu nao consigo escutar o PA direito
Para resolver isso, você (e os equipamentos) devem estar à frente do PA, para que ouça o mesmo que a congregação.

Jesiel disse:
os cantores pedem direto pra aumentar abaixar o volume isso realmente fica "feio" para o sonoplasta.
Não entendi, eles pedem para aumentar o retorno? o PA? o Playback?

Jesiel disse:
existem play-backs que nao tem tanto som assim
Não entendi direito se é o caso de vocês, mas gravação mal feita só tem uma solução: Pagar um bom estúdio e gravar de novo.
 
Jesiel,

Seja bem vindo ao SAV.

Vc tem algumas opções para tentar resolver seu problema.

De cara.

Tem como sugerir a aquisição de um multi cabo? ( ou medusa não sei como chamam ai no sul).
ele vai te permitir colocar a mesa mais para o meio ou fundo da igreja, possibilitando um melhor rendimento seu como Técnico de Som.

Que mesa é a sua? tem qto auxliares?
As suas caixas são ativas ou passivas? tem quantos amplificadores?

entendendo o que vc possui de equipamento, talvez consigamos lhe sugeir algo que talvez te ajude já de cara.

a[]'s
 
ok pessoal desculpa eu sou novato rssrsrssr
sei que ficou meio confuso

vou resumir o equipamento

Mesa: oneal omx 12

Monitor 1: é ativa esta ativa é ligada a outra passiva (essas duas sao os retornos)

e o problema é que eu nao consigo escutar direito o retorno
ja pensei em comprar um fone pra mim escutar somente o retorno
pois as caixas da que jogam o som pra igreja(são duas ativas) elas eu ja consigo escutar melhor
mais o pior é o retorno, que por eu nao escutar direito acabo colocando som muito alto ou muito baixo
 
Ok, agora eu entendi seu problema.
Você, como técnico, nunca vai escutar o retorno dos músicos.
A solução é passar o som antes do culto.
Deixe os volumes dos retornos zerados, e vá colocando até eles dizerem que tá bom.
Simples assim.

Quanto aos playbacks, que tem volumes diferentes, tem que se virar mesmo.
 
jesiel

Pensei q sua igreja fosse essa daqui
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ieadblu.com/">http://www.ieadblu.com/</a><!-- m -->

Jesiel,

nesse problema seu, vc entra em duas funções.
-possibilitar que o músico/cantar consiga se ouvir ou ouvir o que ele precisa para executar sua função.
-Mandar o que este indivíduo ta cantando/tocando para o público.

Sua prioridade é fazer com que a mensagem seja enviada ao público.

Essa mesa acho que tem um auxiliar para monitor. estou certo?

Vc ta fazendo o retorno com esse auxiliar ou o retorno é uma cópia do PA?
Se vc usar o Aux para fazer o retorno ( retorno/monitor/ aux send só muda o nome), vc poderá por exemplo aumentar o playback só no retorno sem que ele fique alto no PA.

Vc precisa ficar ouvindo o PA!!!!!!!! e não o retorno!!!!!
Qto a fonesss... sem maldade, mas acho sua mesa simples para se colocar um sistema de retorno.

Qdo vc fala que o volume do Playback fica alto, vc ja colocou ele no máximo e msm assim não fica legal?
 
e o problema é que eu nao consigo escutar direito o retorno
ja pensei em comprar um fone pra mim escutar somente o retorno
pois as caixas da que jogam o som pra igreja(são duas ativas) elas eu ja consigo escutar melhor
mais o pior é o retorno, que por eu nao escutar direito acabo colocando som muito alto ou muito baixo

Penso que o melhor para você é realmente colocar sua mesa um pouco mais atrás com já foi dito.
E quanto ao retornos uma vez com sua mesa atrás, passe o som antes do culto começar, e deixe que os músicos ditam a altura que eles desejam.
 
sim e essa igreja mesmo
mais é um congregação

tipo assim

o volume do monitor é separado do retorno
so que o meu pastor disse pra mim priorizar o que esta se ouvindo no pulpito e nao no povo
 
ai seu pastor precisa entender que Jesus não tinha retorno, e que ele, com todo o respeito, deveria começar a pensar na primeira preocupação que qualquer pastor deveria ter, suas ovelhas! :mrgreen: :mrgreen: dx quieto!

desligue o PA e deixe a igreja inteira ouvindo o retorno.

......... uhhhhrrrrrrrrrrrr


Fica um retorno pro Pastor e outro pra ''banda" ?
Ele pede para que vc suba o volume quando ele esta pregando?
Se vc aumentar de acordo com o que ele pede, atrapalha o som das caixas de som que vão para a igreja?

o que o Hubner disse é bem interessante.

de uma lida nesse artigo talvez te ajude a usar o único auxiliar que vc tem.
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=52">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=52</a><!-- m -->

Eu saparia o PA ( as caixas da igreja) e usaria o auxiliar para o retorno msm. vc controla separado o que o pastor quer ouvir, daquilo que vc acha melhor para a congregação ouvir.
 
Jesiel,

quantos ficam atrás da "linha" do PA, isto é, não ouvem o sinal do PA diretamente?
os retornos são usados para quem?

Será que não daria para deixar só um retorno no chao.

e o outro usaria como retorno pendurado na parede perto da mesa, nele sairia um sinal igual ao do retorno no chao e do PA.

A ligação, mandaria o master L para o PA e o master R para o retorno, deixando o fader master do retorno um pouco mais baixo.

já fiz uma ligação assim e amenizou um pouco a falta de monitoração e audição do PA para o sonorizador.

Não sei se caberia no seu caso.
 
Back
Topo