Ajuda com controle de iluminação

mateus.dias

New Member
Pessoal,

Não entendo "patavinas" de iluminação. Vou contar o problema e talvez alguém poderia gentilmente me dar algumas valiosas dicas...

Na igreja em que frequento, existem diversas lampadas fluorescentes (aquelas luminárias com 3 lampadas cada...). No Púlpito existem luzes fluorescentes também e de outro tipo. Bom, no fundo da igreja, existe um quadro onde estão os disjuntores. Pois bem, olha que beleza: Quando vai ter algum teatro, alguma coisa que precise apagar as luzes, vai um irmão abençoado lá e : tac, tac, tac... hehehehe. Desliga os disjuntores que precisa. Imagine a cena. Isto é terrível! Além de "desgastar" os equipamentos.

Eu queria ter um dispositivo ao lado da mesa de som que eu pudesse controlar "por espaço" as luzes... exemplo: acende a luz do palco, diminui a luz do templo, assim por diante. Porém, não entendo nada dessas coisas. Sei que existem "mesas de iluminação" mas não entendo como ligar os equipamentos e, como controlar as luminárias por "grupos" por assim dizer: exemplo: grupo palco, grupo frente do templo, grupo meio etc... agrupando-as para acender, apagar, e diminuir a luminosidade e aumentar.

Lí sobre dimmers etc, mas como fazer o projeto? quais equipamentos utilizar? modelo, ligações, conexões etc...

Alguém pode me ajudar nisto?

Obrigado!
Mateus
 
Matheus, o mais simples seria um rack com chaveamento, tipo chave liga-desliga, a segunda opção seria um rack dimmer, onde vc controla a intensidade de cada ponto, lembrando que lâmpadas eletrônicas e fluourecentes não aceitam essa diminuição na intensidade de luz.
A terceira opção seria uma mesa dmx, já pra controlar par leds e movings,
O ideal é um profissional da área de iluminação mesmo, que vai dimensionar o projeto, dividir as fases, senão vira gambiarra, e aí...
 
Back
Topo