Ajuda com Cubo da guitarra para PA

Marcos.coradin

New Member
Ola pessoal, sou novo por aqui mas já tirei muitas duvidas e vi que o pessoal daqui e fera !!!

Estou com pequeno problema na igreja que acabei de assumir a parte de áudio.

Seguinte: como assumi semana passada a parte técnica do som e antes não tinha ninguém (os próprios músicos e que controlavam o som), assim me deram carta branca para fazer o que fosse preciso. Sendo assim tirei a mesa que ficava encima do púlpito e joguei para traz da igreja, ate ai tudo bem. Acontece que quando fui ligar o cubo da guitarra na mesa percebi que não tinha saída de linha, sendo assim pensei em microfonar, mas antes disso percebi que o cubo tinha uma saída que eu não conhecia PRE-AMP OUT, ai resolvi conectar essa saída em um canal da mesa para mandar o som para o PA, só que fazendo isso cortou o som do cubo e como o culto já estava pra começar resolvi desconectar e deixar como estava antes, só que para sábado que vem quero resolver isso, então conto com a experiência de todos aqui para me dar um auxilio.

Duvidas... Será que se eu liberasse o retorno da mesa desse canal o guitarrista iria ouvir o som através do cubo ???

Eu lembro que na outra igreja que era operador de som, o operador da mesa que mandava volume para o cubo do baixo e para o PA... como era feita essa ligação ???

Essa e a mesa que opero: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.habro.com.br/alto/prod_det.asp?id=152">http://www.habro.com.br/alto/prod_det.asp?id=152</a><!-- m -->
Eu uso tambem 2 caixas passivas como PA e 2 passivas como retorno para vocais, teclado e violao.
Uso um amplificador apenas usando o canal L para retorno e o canal R para PA.

Segue abaixo fotos da igreja onde acontece o culto de jovens aos sabados e onde estou tendo esse problema.
http://www.ieq.com.br/website/multimidia/galeria-de-fotos/category/18-cruzadaquadrangular.html

Desde já agradeço a todos

Grande abraço e fiquem com Deus...
 
Seja bem vindo marcos!

Na minha opinião microfonar seria a melhor das opções. Mesmo que o volume alto perto do guitarrista, você controlaria o PA.

Outra sugestão é que se o cubo não está mais em garantia, poderia ir a um tecnico e pedir pra fazer uma mudança no Jack de pre- out, fazendo um by -pass. assim tambem ficaria o som no cubo e vc controlaria do mesmo modo no PA.

Acredito que muita gente dará outras sugestões talvez bem melhores que as minhas.

Só uma observação: Essas caixas de PA são grandes pra dedeu! Fico pensando como esse tripé aguenta.

Mas tudo seja para a glória de Deus!
 
Acho que tem 2 soluções, ou vai microfonar o cubo ou mais simples ainda coloca uma direct box, na saida link vc manda o som pra o cubo e na saida balanceada leva o som até a mesa.
 
Eu fiz o teste de mandar o sinal da guitarra com DI para mesa e pudemos ver que a distorção não fica boa nas caixas do PA.
Somente com som limpo.
Não sei como suas caixas e mesa respondem, mas acredito que a melhor opção é microfonar a caixa.
Nessa opção e com mic dinâmico 'ching ling' já ficou muito bom.

Até porque, seu amp. é marshall. Compre um SM57 da shure que provavelmente vai ficar show de bola.
 
Concordo com as 2 opções do rvtsom.
Ou microfona, ou manda via direct box.
Se o equipamento do seu músico não for o melhor do mundo, microfonar é melhor, pois o amplificador dá uma mascarada no timbre.
Se o equipamento dele for realmente bacana (e bem regulado), não tem motivo para não ficar bom via Direct Box.

E lembre-se: mais um microfone no palco = mais uma chance de dar microfonia.
 
Gabriel, bom dia

Vou fazer uma comparação da qual tenho dúvida: se colocarmos um amp. marshall e ao lado um pequeno PA ( guita-pedaleira-DI-mesa-rcf ). Qual responderá melhor em sonoridade a uma distorção usada através de uma pedaleira na guitarra?
Segundo o que tenho ouvido falar por aqui é que o amplificador de PA não é o mesmo usado em cubos. Por isso a distorção não sai legal, devido a fabricação do amp não ser projetada pra esse tipo de sinal elétrico. Apenas microfonando é que o sinal fica idêntico.
Isso é verdade?
 
De fato, o amplificador tem os alto-falantes PRÓPRIOS para o uso, com resposta de frequência ideal para o timbre da guitarra.
Porém, se o equipamento do guitarrista for de qualidade, é possível sim fazer a mandada do sinal via direct box sem fazer feio.

Lá na igreja, havia um preconceito muito grande com esse tipo de ligação.
Os guitarristas argumentavam que via direct box o sinal ficava "sem graça", "sem vida".

O que fiz? Um teste às cegas.
Um guitarrista tocando, e outros lá embaixo.
Na mesa, eu ia variando os sinais. Uma hora abria o cubo microfonado, uma hora abria o via direct box.
Nenhum guitarrista conseguiu diferenciar.

Agora, quando estamos sem amplificador por algum motivo, usamos via DI, e ninguém reclama.
Quando temos o amplificador, usamos microfonado, pois os guitarristas usam alguns efeitos integrados nele.
Sem contar que é valvulado, o que realmente dá um charme.

Mas é lógico que a boa resposta do sinal via direct box depende de uma série de fatores.
A começar da qualidade do próprio direct box.


CONCLUSÃO: o lance é testar, ouvir e decidir qual a melhor opção para vocês.
 
Minha dúvida não é a respeito dos falantes e sim do amplificador.

Se o amplificador de PA fosse feito para um sinal vindo diretamente de uma pedaleira com efeito de distorção ninguém compraria cubo.
Pra som limpo eu testei e vi que realmente a diferença não é perceptível.

Tente testar usando a distorção na pedaleira e não a distorção da caixa.
Coloque o line out da pedaleira no line in da mesa ou use um DI. Ouça com uma distorção pesada.
Deixe o som sair apenas através do cubo e ouça a diferença.
 
O fato dos "cubos" próprios de cada instrumento apresentarem melhor sonoridade é causado por 2 principais fatores: alto-falante e prés.
O amplificador em si altera pouco o timbre gerado.

Mesmo quando você usa as saídas de linha do cubo, ou seja, sem sofrer interferências do falante, a diferença de sonoridade que você percebe é por causa dos prés.
 
Marcos, sou guitarrista e já passei por algumas situações parecidas com essa, por isso acho que posso te ajudar.

Dificilmente o som da guitarra fica bom quando ligado direto na mesa, mesmo se você usar algum Direct Box comum.
Uma saída é microfonar o cubo, o que traz algumas desvantagens como, por exemplo, deixar o controle do volume do palco nas mãos do guitarrista...

Outra saída é usar um direct box feito especificamente para a guitarra. Posso citar dois com preços entre R$ 100,00 e R$ 150,00:
- Behringer GI100 Ultra G, que manda o sinal pra mesa de som simulando um amplificador de guitarra, o que dá um som mais definido, principalmente nos timbres com efeito de overdrive e distorção;

- Behringer GDI21, que faz a mesma coisa que o GI100, com a vantagem de poder escolher qual amplificador simular (Fender, Marshall ou Mesa Boogie), além de simular três posições diferentes de microfonação.

Tenho um Behringer GDI21 e uso quando não posso levar meu cubo de guitarra. Costumo usa-lo com a simulação de cubo Fender e o som fica muito bom tanto nos timbres limpos como nos distorcidos...
 
Amigos na minha igreja não usamos cubo, ligamos via um direct DI100, e temos uma pedaleira que nem sei a marca, ai compramos esta, que nos indicaram por simular vários amplificadores, ela pode ser ligada direto na mesa (01V96), sem usar o direct ou não? Pedaleira POD LINE6
d6749b3c0b107b0872fcb467fd9f98ae.jpg
 
Rinaldo, mesmo que a saída seja balanceada, é em nível de linha.
É legal usar um DI sim.

Sobre a Line6, é muito boa, porém, precisa de um bom guitarrista para acertar os timbres.
Alguns presets não são legais.
 
O ideal e ligar em linha. Mas a 01v96 tem botão Pad, pode ficar em mic se o Pad estiver ligado.

Fernando
 
Bom, concordo com o Gabriel,

Se a igreja tiver espaço no pulpito microfone o cubo, se não tiver espaço mas tiver uma sala ou espaço perto que possa ser usado instala o cubo lá e microfona o bicho....
mas se sua igreja for igual a minha com o pulpito pequeno e o som do cubo atrapalhe os outros musicos e o PA o jeito é puxar direto do simulador...

Esse simulador pode ser um V-AMP, pedaleiras (POD, BOSS GT, DIGITECH, Tonelab....) ou os simuladores analógicos : Samsamp GT2, SAMSAMp TriAC (é a mesma coisa do GT2, mas com 3 opções de regulagem), GDI21 (cópia barata do GT2 mas produzido pela beringela), A51 Amp Simulator da NIg (cópia do GT-2 mas com alguns incrementos).

Para ligar a guitar na mesa é indispensável o uso de simuladores, são eles que enganam o PA simulando cabeçotes, caixas e em alguns até mesmo microfonações.
depois joga o bixo no DI pra casar impedância.

Em geral os cubos para guitarra trabalham com uma equalização própria, nem um pouco linear( que é o que agente procura para o PA) alguns realçam bastante médios, outros exageram no grave...

Existem casos espalhados pelos foruns por ai de guitarristas usando cubos de teclado(que costumam ser mais lineares) para usar as simulações sem intervenção da timbragem da cubo...

sou guitarrista e te digo uma coisa:
Guitarrista é preguiçoso, quer ligar o treco e sair usando....
desses equipamentos que citei eu já tive pedaleira da zoom, V-amp, GDI-21(ainda tenho) pedaleiras da BOSS(GT-8 e ME20) e hoje tenho uma POD X3. Não tem jeito tem que gastar um tempo em cima para regular, principalmente se quiser usar em linha, tem que verificar configuração da gabinetes, falantes, e microfones(tudo quanto é simulador tem isso).
Ai o guitarrista pega a pedaleira dele que tava ligada no cubo, sem alterar nenhuma configruração joga no PA e reclama que o som tá diferente... PELAMORDEDEUSNÉ!

já nos cubos é praticamente ligar a guitar e sair tocando.
 
Ressuscitando o tópico (melhor que criar um novo) =)

Galera beleza? A alguns anos venho acompanhado o fórum e graças a ele, consegui resolver muitos problemas na minha igreja. Finalmente chegou a hora de resolver o problema do guitarrista (eu) que toca na igreja.
Sou adepto da praticidade/custo benéfico hoje eu conto com uma Ibanez RG 927 Premium 7 cordas e uma POD HD500. Já tem um tempo que enfrento problemas com o tipo de caixa que uso como referência e com o que envio para mesa (timbre e volume). Não possuo caixa/cubo, tenho quebrado o galho com caixas ativas da própria ou um cubo de baixo de um amigo.
1º problema – muitas vezes não tenho mesário para cuidar do som, sendo necessário zerar o volume dos retornos para ouvir a PA e tentar ao menos acertar os volumes. Porém detalhe, para não atrapalhar o retorno dos outros músicos eu uso uma caixa só pra mim e mando o sinal via line out para mesa. Só que usando caixas ativas, se eu zerar o volume delas eu zero o sinal para mesa, impossibilitando ter uma referência do som da guitar na PA.
2º problema – algumas vezes em eventos pequenos que eu não posso mandar o som pra uma PA se eu pegar uma caixa ativa fraca com falante pequeno, se eu tentar competir com a bateria o som sai uma merda, se eu precisar usar a 7º corda ai lascou.
Até hoje, a única coisa que resolveu somente o 1º problema foi um cubo de baixo de um amigo, o Line out dele funciona deferente de uma caixa ativa normal, mesmo zerando o volume do cubo ele continua mandando sinal. Foi ótimo, zerei o cubo e pude colocar na altura desejada na PA e no cubo. Porém já na parte de timbre não tive tempo de timbrar a pedaleira. E tenho medo de comprar um cubo de baixo com essa função e por se tratar de um cubo de baixo e não de guitarra eu não conseguir bons timbres(questões de Pré-Amp e Falantes).
Em resumo é isso, preciso de uma alternativa boa e barata para resolver esses problemas, independente se vou usar DLs ou o line out de algum cubo/caixa ativa que não corte o sinal, preciso de um cubo legal para cobrir eventos (do cubo direto para a plateia) sem saturar ou distorcer meu som. Como a HD500 simula tudo eu não tenho interesse me pagar mais caro para ter um monte de efeitos embutidos no cubo.

Estou por fora de modelos de cubos ou caixas ativas que resolveram os 2 problemas, como uso a HD500 talvez o uso de DL´s possa resolver mas ai caímos na questão de timbre que vai pra PA. Estou meio desatualizado nessa área Help !!

Desde já obrigado.
 
Amigo uma forma simples e barata de resolver isso é, compre uma direct box, e envie o sinal do link pro cubo e o balanceado pra mesa, assim vc terá os dois sons independente.

eu daria preferência para Di ativas caso a sua mesa tenha o recurso do "phanton power", caso não vai a passiva mesmo só q ela reduz um pouco o "volume" do sinal.

8) 8)
 
Ressuscitando o tópico (melhor que criar um novo) =)

LucasAlvarenga

Pois é Lucas, nas minhas pesquisas o Direct boc tem parecido uma boa...mas ainda tenho muito receio...
E a questão do timbre? O Direct box mudaria muito o timbre?

De qualquer forma eu preciso de uma caixa, se tem algo para me indicar que casaria bem com pedaleira e que tenha uma potencia legal ?
 
Back
Topo