Ajuda com som da igreja

Joás Ferreira

New Member
Olá.

Frequento o fórum a um tempo como leitor, mas chegou o momento que preciso da ajuda de vocês. Sou responsável pela questão do áudio na minha igreja, porém nunca possui conhecimento sobre o mesmo.

Nossa igreja tem cerca de 11 meses de vida, e começou do zero. Tanto em questão de pessoas quanto de equipamentos. Hoje nós possuímos:
*Mesa WATTSOM MXS 12 SD
*Amplificador ONEAL 3500 OP SERIES
*Microfone KADOSH K581B
*2 caixas, que acredito serem artesanais. (Quando assumimos a igreja, elas estavam lá. Tem cara de ter uns 10 anos de vida)
2wdqazk.jpg


A igreja tem dado uma média de 25 pessoas.

A questão é a seguinte, a igreja em questão é a Sara Nossa Terra. Atualmente não possuímos ministério de louvor ministrando, o louvor é feito através de músicas no notebook e ta começando a se fazer com um violão e um vocal. O problema é que mesmo com musicas com uma boa qualidade, o som fica horrível. Não ta ficando algo agradável de se ouvir. Creio que uma informação válida pro decorrer no tópico é que nós temos um culto chamado ARENA JOVEM, onde se toca musicas mais pesadas, exemplo FERNANDINHO - MIL CAIRÃO.
25z14kk.jpg


Aí a liderança conversando chegamos a conclusão que o melhor seria comprar caixas novas, mas queria saber a opinião de vocês quanto a essa solução, e também ajuda na escolha. Pensando no presente e um pouco no futuro, caixas que nos atenderiam com qualidade por um bom tempo, tendo em vista que a intenção é futuramente ter um ministério de louvor com violão, guitarra, baixo, vocal, teclado e a bateria seria acústica não microfonada.

O grande detalhe é que não temos um orçamento tão grande para isso, buscamos gastar em cada caixa cerca de R$ 1500,00. Sei que é pouco, mas é a nossa realidade no momento.

Sobre o templo peço perdão mas não tenho as dimensões, mas vou colocar umas fotos aqui, acho que vai da pra ajudar. ( Desculpa se ficou muito grande o tópico)

a2918l.jpg

fxgu4z.jpg

14l56j8.jpg
 
Última edição:
Boa tarde, Joas. Seja bem vindo ao SAV. pelas fotos vejo que o seu espaço é pequeno, atrevo-me a dizer que uma Staner sr212 é suficiente. É uma caixa ativa, ou seja, não precisa de amplificador, pois já vem "embutido ". O preço está compatível e vai te dar uma boa qualidade. Pesquise sobre ela no fórum. Tem muitas informações. Abraço.
 
@Joás Ferreira;

Seja bem vindo ao SAV! E glória á Deus pela sua igreja.
Como o @alessandrofabio disse, tb acho que uma caixa atenderia o seu espaço, mas como vc tem R$ 3.000,00 pra investir te recomendaria uma caixa top que seria a RCF Art310a MKIII. Está saindo a R$ 2.637,00 na Chelsom ou na Ninja Pro Áudio e pode ser que na CBorges esteja ainda mais barato. Tenho um par desta caixa e até hoje é só alegria.
Você pode instalar em fly no centro da igreja.
Desce as outras caixas e usa pra retorno.
 
Obrigado pelas boas vindas galera, e obrigado também por dar uma força aqui.
@alessandrofabio
Sim sim, o lugar é pequeno. Vou dar uma pesquisada sim. Valeu.

@AltVan13
Na verdade quando eu quis dizer que era R$1500,00 pra cada, era para comprar uma de imediato, e outra mais pra frente do mesmo modelo, infelizmente não temos R$3000,00 no momento.
Surgiu algumas dúvidas sobre sua indicação de posicionar em fly.
1 - Qual seria o melhor local?Bem no meio? Pergunto porque nessa posição ela vai ficar de frente para a pilastra. Tem nenhum problema nisso?
2- Logo enfrente ao altar? Um pouco encima dele?
3- Mais ou menos na altura que estão as caixas da parede?
 
Segunda opção então, vê se encontra a dB thecnologies Cromo 12".
Eu usaria a viga acima da linha do palco, no meia da largura da igreja, e inclinaria para atender a área ocupada pelas cadeiras. Regule a inclinação de modo que uma pessoa sentada na primeira fila possa ouvir perfeitamente e no púlpito se ouça o mais baixo possível ( vazamentos ). Faça no ouvidômetro mesmo. Quanto a altura, acho que a base da caixa em fly vai ficar mais ou menos na altura do topo das caixas que estão instaladas nas laterais hoje.
Falando assim pode parecer complicado mas acho que vc não terá muita dificuldade, não. Dê uma pesquisada sobre posicionamento de caixas no fórum, certamente vc vai encontrar alguma foto ou desenho que vai te ajudar a clarear a idéia.
Tb não acho que as reflexões nas colunas atrapalharam muito não.
 
Segunda opção então, vê se encontra a dB thecnologies Cromo 12".
Eu usaria a viga acima da linha do palco, no meia da largura da igreja, e inclinaria para atender a área ocupada pelas cadeiras. Regule a inclinação de modo que uma pessoa sentada na primeira fila possa ouvir perfeitamente e no púlpito se ouça o mais baixo possível ( vazamentos ). Faça no ouvidômetro mesmo. Quanto a altura, acho que a base da caixa em fly vai ficar mais ou menos na altura do topo das caixas que estão instaladas nas laterais hoje.
Falando assim pode parecer complicado mas acho que vc não terá muita dificuldade, não. Dê uma pesquisada sobre posicionamento de caixas no fórum, certamente vc vai encontrar alguma foto ou desenho que vai te ajudar a clarear a idéia.
Tb não acho que as reflexões nas colunas atrapalharam muito não.

Deu pra entender a questão do posicionamento da caixa. Agora queria saber se você acha que essa cromo 12 vale mais a pena que a staner sr212 que o alessandrofabio indicou.
 

Ótimo!! Então vou começar a pesquisar o melhor lugar para comprar na internet, e ver também se encontro alguma loja aqui em Belo Horizonte que tenha ela.
Se puder me indicar também alguma loja aqui na internet com preço bom e de confiança.
 
Vai encontrar várias no ML, tem que consultar a procedência das lojas. O @grpst já comprou estas caixas e pode tb dar um relato sobre elas bem como de sua experiência com a compra. Vamos aguardar ele dar um help.
 
Vai encontrar várias no ML, tem que consultar a procedência das lojas. O @grpst já comprou estas caixas e pode tb dar um relato sobre elas bem como de sua experiência com a compra. Vamos aguardar ele dar um help.

Beleza. Já andei dando uma pesquisada, e pelas lojas aqui em BH não achei dela não. Andei pesquisando pelo ML também, achei umas com preço ótimo. Provavelmente vamos adquirir mês que vem.
Muito obrigado pela ajuda. E quando comprarmos volto aqui pra atualizar e pegar mais dicas.
 
Olá @Joás Ferreira. Aqui em Belo Horizonte ainda não vi as Db Cromo à venda, mas um irmão de minha congregação comprou uma em uma loja do Paraná, chamada Áudio Maringá. Já comprei com eles duas vezes e não tive problemas. E mais um detalhe: fuja das lojas de BH. Não compensam.
 
@LukinhaBass
Opa!! Valeu demais pela contribuição. Realmente as lojas aqui em BH são complicadas. Sobre a AUDIO MARINGÁ, é nessa mesmo que estamos pretendendo comprar.

@AltVan13

Da muito mais tranquilidade kkkk

Vou aproveitar essa postagem, para já colocar uma dúvida aqui. Não ta ligado as caixas de som, mas sempre que surgir algo sobre o som da igreja vou usar aqui. É o seguinte, estamos com um Cajon elétrico da Witler Drums. Ele tem duas entradas de captação XLR. Queria só saber como ligar na mesa que temos. Usa o cabo XLR x P10 e aí liga por exemplo na line 5 e 6??
Nossa mesa é uma dessa:
https://www.multisom.com.br/resizer/view/160/210/true/true/5576.jpg
 
@Joás Ferreira ;

A depender da dúvida é melhor abrir um tópico específico, pois facilita a pesquisa de pessoas que possam estar com problemas ou dúvidas semelhantes ás suas.
Se vc vai ligar na mesa, na entrada dela, então no cajón deve ser necessariamente uma saída, ok?!
E se essa saída é XLR, provavelmente deve ser tb balanceada e com nível de microfone...
Fui ver no site e o instrumento é vendido com 2 cabos XLR + P10 "Mono". Esse tipo de cabo é fora de padrão, é um "recurso" utilizado por exemplo para ligar um microfone em um amplificador de instrumentos. Seguindo este raciocínio se sua mesa estiver distante, use um DI para interligar o cajón na mesa, na entrada de mic. Se ele estiver perto vc pode tentar ligar na entrada de linha, mas se ele estiver com saída em nível de microfone - como eu acho que deve estar - seu sinal vai ficar bem baixinho. se isto acontecer use um cabo de microfone comum, ligue na entrada mic e seja feliz.
Ai, meu Deus... cada vez que vou ver os links que vc mandou é uma surpresa. Sua mesa não tem entradas XLR!
Faz o seguinte:
Liga na entrada line, manda o instrumentista sentar a mão no cajón e ouve. Se ficar bom, ok, tá resolvido. Se ficar muito baixo, liga na entrada de mic e pede pra ele começar a bater devagar e vai aumentando gradativamente. Deve ficar bom.
 
@Joás Ferreira ;

A depender da dúvida é melhor abrir um tópico específico, pois facilita a pesquisa de pessoas que possam estar com problemas ou dúvidas semelhantes ás suas.
Se vc vai ligar na mesa, na entrada dela, então no cajón deve ser necessariamente uma saída, ok?!
E se essa saída é XLR, provavelmente deve ser tb balanceada e com nível de microfone...
Fui ver no site e o instrumento é vendido com 2 cabos XLR + P10 "Mono". Esse tipo de cabo é fora de padrão, é um "recurso" utilizado por exemplo para ligar um microfone em um amplificador de instrumentos. Seguindo este raciocínio se sua mesa estiver distante, use um DI para interligar o cajón na mesa, na entrada de mic. Se ele estiver perto vc pode tentar ligar na entrada de linha, mas se ele estiver com saída em nível de microfone - como eu acho que deve estar - seu sinal vai ficar bem baixinho. se isto acontecer use um cabo de microfone comum, ligue na entrada mic e seja feliz.
Ai, meu Deus... cada vez que vou ver os links que vc mandou é uma surpresa. Sua mesa não tem entradas XLR!
Faz o seguinte:
Liga na entrada line, manda o instrumentista sentar a mão no cajón e ouve. Se ficar bom, ok, tá resolvido. Se ficar muito baixo, liga na entrada de mic e pede pra ele começar a bater devagar e vai aumentando gradativamente. Deve ficar bom.
kkkkk valeu demais pela ajuda, e principalmente pela paciência. Vou fazer dessa forma.
 
Joás,
Respeito a posição dos colegas mas como Técnico eu faria primeiro uma análise de qual o defeito das caixas.
Talvez estejam apenas com problemas nos alto-falantes ou estejam simplesmente sem divisor de frequências ou até mesmo com a ligações dos cabos errados. Aqui no fórum tem bastante material sobre esses assuntos.
Faça uma análise técnica primeiro antes de sair comprando caixas novas.
Pelo espaço que vc tem penso que um conserto nessas caixas daria conta do recado.
Reserva essa grana para um novo som completo no futuro, ok?
Abraços.
 
Olá @Iriel;

Seja bem vindo ao SAV!
Acho válida a revisão das caixas atuais,embora creia que o problema delas não esteja nos aspectos que vc citou e sim na linha a que pertencem os drives usados nelas. Após a revisão elas poderiam ser utilizadas para retorno ( enquanto eles suportarem ), já que nos é informado que se pretende começar um ministério de louvor.
Sabemos tb que as demandas em nossas igrejas são muitas, dificilmente se consegue manter um caixa e estaria se perdendo uma ótima oportunidade para estabelecer a base do projeto do novo som, independente de quando isso será implantado, em um novo e bem maior padrão de qualidade, uma vez que, por melhor que seja, a caixa feita á facão deles jamais alcançará a qualidade da Cromo mesmo sendo ela uma linha de entrada da dB Technologies.
Acrescente a isso que o resultado ouvido por todos vai predispor lideranças e membresia a apoiar gastos maiores na implantação das outras fases do projeto.
E como estamos já falando em projeto, próxima etapa pra mim, em se confirmando que uma caixa apenas, posicionada como comentamos, atenderá sua demanda, seria usar os outros R$ 1.500,00 para substituir a mesa ( ainda que tenha que juntar mais pra comprar uma boa, nem que seja de segunda mão com boa procedência ).
 
Como ele usa poucos canais uma mesa pequena pode ser suficiente. Para culto ao ar livre, compramos na minha igreja uma mg102 nova na disconildo (era a última unidade ) pequena, barata e de boa qualidade. Poderia ser uma mg10 por exemplo.
 
@Iriel @AltVan13
Obrigado pela contribuição Iriel. Mas como o Atlvan13 falou, a intenção é ir implementando o projeto pouco a pouco. Acredito que por mais que fizesse uma revisão dessas caixas, elas não iriam atender a gente por muito tempo. Por isso já queremos comprar uma caixa nova, pensando tanto no presente quanto no futuro, visto que uma só uma já iria nos atender, e utilizar essas que já temos provisoriamente como retorno. A compra da mesa acredito que venha quando o ministério de louvor esteja a todo vapor, e aí vai se fazer necessário uma melhor.
 
Back
Topo