ajuda com som na igreja

Andre lira

Member
graça e paz a todos .
caros amigos do som ao vivo , mais uma vez estou aqui para trazer até vocês um pedido de ajuda e orientação , pois estmos tendo alguns problemas na nossa sonorização da igreja .
estou ha 21 anos fazendo parte do corpo de instrumentistas dessa igreja e ultimamente tenho tomado as dores de um som que acrerdito estar mau regulado e também mau instalado , então estou pensando seriamente em me envolver mais com a monitoração do áudio da igreja .
nosso templo trabalha com caixas e amplificadores e uma mesa destinada aos músicos e caixas suspensas com mesa e amplificador destinados as vozes e playback .
Ver anexo 1295

esse é o lado direito com três caixas passivas .20151013_100703.jpg

esse é o lado esquerdo com mais três caixas passivas . a do lado do púlpito tem um fone e um drive médio .
as outras duas tem um fone e um twitter cada .
20151013_100757.jpg

no púlpito um par de retornos ativo/passivo .20151013_100808.jpg

aqui temos a mesa para voz e playback , e o amplificador de 3000 wts que alimenta as seis caixas acusticas . ja dá pra ver que o canal 7 e 8 estão com o gain no maximo , o que deve estar contribuindo para a embolação que dependendo do pregador vem a acontecer .
20151013_100854.jpg

E por último o cabo flexível que não acredito obedecer a bitola correta para alimentar as caixas visto as distancias que o fio percorre , posso estar errado mas acredito que deveria ser de 4 mm .
bom meus amigos , as vezes ha reverberação e não se entende muita coisa , quero ressaltar que não ha divisão nas vias , o fone esta ligado ao twitter , ou seja não temos crossover que acredito mudaria um pouco por dar a frequencia certa a cada via nas caixas . Os amigos estão de posse da média das medidas e equipamentos que estamos usando para dar o seu aval naquilo que veem . não sei se a altura do templo e a disposição das caixas estãos desproporcionais ou não . as vezes não da pra entender o que o pregador fala dependendo onde o ouvinte esta .
se não fui claro em alguma peço que pergunte pra termos em mente o que pode ser feito para melhorar o som do templo , muito obrigado ao SOM ao VIVO pela oportunidade de expor nossas dúvidas e dificuldades e a todos que cooperam com suas experiencias ,
 

Attachments

  • 20151013_100757.jpg
    20151013_100757.jpg
    1.5 MB · Visitas: 11
Vamos a alguns comentários.

Os retornos estão na pior posição possível... A posição facilita e muito a realimentação (microfonia) e joga som demais as primeiras fileiras, sujando a MIX do PA.

Dado a sua mesa, que é bem modesta, todas as citadas no outro tópico seu vão te atender BEM melhor que esta.

Não há detalhe das caixas, mas parecem ser fracas (de potência)... A depender da potencia delas o fio usado não fará muita diferença, mas o ideal seria remover este fio e passar um PP, o diâmetro deste dependerá da potência.
Quanto a disposição das caixas, com um pé direito desse, sem dúvidas eu recomendo o uso das caixas suspensas em FLY, isso ajudaria na homogeneidade do som no ambiente e também ajudaria a conter as reflexões e consequentemente a acústica do ambiente.
 
Bom André sou nova tanto quanto vc.. Mas já acompanho o SAV a quase um ano.. Também não tenho instrução técnica, cai no som porque quem cuidava saiu e abandonou por motivos pessoais eu acho... Mas a gente começa a observar as coisas.. Tipo... Deu pra ver que sua igreja é bem ampla e nnão tem nada que absorva os sons produzidos no ambiente, tipo tapetes ou bancos estofados ou cortinas.. O seu mixer é pequeno mas vc precisa de mais canais?? Os microfones são uma preocupação por conta da captação dos timbres, eu tenho um karsect aqui que também me dá trabalho, tenho que mexer muito no mixer pra ajudar na inteligibilidade da fala da pessoa... Suas caixas de retorno estão viradas pro pulpito né? Se colocasse um tapete lá, talvez ajudaria na absorção do monitor e não refletiria na parede do pulpito consequentemente seria uma coisa a menos pra se preocupar com embolação e reverberação... Na foto seu equalizador está com um canal de um jeito e outro de outro.. Vc usa separado pra monitor e PA? Vc já fez a equalização mais aproximada do ideal pra tentar tirar os timbres em excesso do ambiente? Encontrar o 0db dos canal e adequar o ganho também ajuda... Tem muito artigo bom aqui.. Ajuda bastante.... Eu To aqui de intrusa mas quero aprender tanto quanto vcs.. E se eu disse alguma besteira, por favor, moderadores de plantão me corrijam para que também cresça!!!
Sessão desabafo: já sofri muito preconceito por ser mulher.. Todos os homens me olham de cima em baixo, devem estar pensando: o que essa doida tá fazendo aí? Ou quem foi o doido que deixou essa doida mexer no som, ela vai queimar tudo!!!! Kkkkkkk bom primeiro que eu não me meti,,, me chamaram... Segundo que eu gosto e resolvi aceitar, terceiro que outro dia teve programação aqui aberta pra 600.... Com 7 diferentes quartetos cantando aqui é o som ficou tão redondo que eu ganhei cds dos quartetos de presente como agradecimento do resultado final, ainda veio um pastor que cantava junto num dos quartetos me abraçar... Não estava acreditando no som que fiz... Kkkkkk uma salva de palmas aos AMIGOS SAV por distribuir tanto conhecimento gratuito para melhor adorarmos ao Senhor! Quero continuar aprendendo mais e mais!!!!

Bom acho que você deve buscar resolver ao máximo as coisas antes de pensar em investir em algo novo... Depois que tentar todas as formas aí vc sai trocando tudo de lugar e aparelhagem nova... Não entendo muito ainda de posicionamento dos PAs pra ver se tá tendo delay... Os mais sabidos podem te ajudar mais... Posso até ter falado bobagem, mas se eu não falar ninguém me corrige e eu continuo sem aprender....kkkkkk quero mais,,, mais é mais! Não tenho curso técnico mas Deus me deu ouvido afinado graças! É isso já me quebra um galho!
Abraço, bons estudos e que Deus te abençoe!
 
obrigado Eliabe e Feline , qual seria então uma melhor forma para direcionar essas caixas ?
não sei quem colocou o retorno daquele jeito mas ele fica sempre na posição tradicional .
 
Última edição:
André.

Alguns pontos realmente precisam de alteração.

O principal é o posicionamento das caixas que é a principal causa da reverberação. pois o som está saindo de seis fontes distintas, o que prejudica o som no geral. Uma solução seria colocar na frente duas caixas por lado (podem ficar na parede fixadas onde já está a primeira - acredito que um pouco mais altas dariam mais conforto para as pessoas) e a terceira caixa como delay, na parede no meio da igreja onde está a segunda caixa. mas sempre inclinadas para o publico (pense nas caixas como um foco de luz e direcione elas).
Obs. a terceira caixa atualmente não deve ajudar em nada (a não sem em aumentar o volume do sistema).
Para isso você vai precisar de um gerenciador de audio e uma potência para as caixas de delay.

Quanto as caixas de retorno, eles devem ser posicionadas de acordo com o padrão de captação do microfone utilizado.
Se o microfone foi cardiode as caixas devem ficar bem atrás do mic, pois estes microfones possuem maior rejeição nesta região. Se o mic for hiper cardiode a rejeição é maior nos lados em um angulo de 45 graus, ou seja, da forma que está as caixas atualmente (mas vire elas da forma correta pois estão direcionadas para o pé do pastor). Pense em uma potência exclusiva para este monitores para você ter uma melhor opção de controle na mesa de som.

A potência deve ficar o mais próximo das caixas de som, para evitar perda de potência devido a distância dos fios. Seria melhor colocar a potência próximo das caixas e não no fundo da igreja como mostrar nas fotos.

Outra coisa, conforme você comentou:
nosso templo trabalha com caixas e amplificadores e uma mesa destinada aos músicos e caixas suspensas com mesa e amplificador destinados as vozes e playback .
Esse é outro problema que precisa ser trabalhado. O som dos musicos vem de uma fonte a parte e parece que é de algumas caixas colocadas ao lado da bateria.
Sua igreja não é pequena ao ponto destas caixas suprirem toda a igreja sem que o volume da frente esteja muito alto e o de trás muito baixo.
O ideal seria ter o controle de tudo em uma unica mesa de som e tudo no PA, onde você trabalharia com um "palco" com menor volume de som, complementando este volume no PA para evitar esta diferença de som entre as primeiras e as ultimas fileiras.
 
Muito obrigado Fábio , altvan, Feline, ptjz, vou observar cada detalhe que me foi dito para melhorar nosso sistema desde já muito obrigado pelo tempo que cada um me dedicou .
 
Caso o uso de dois sistemas de som seja por falta de canais disponível na mesa, VC pode manter uma mesa no palco e enviar o máster para a outra mesa, fazendo assim a ligação com as duas mesas.
 
Back
Topo