Ajuda: Compra DI. QUAL?

Biasi

New Member
Olá amigos, paz!

Estou com uma dúvida grande em relação a DI's. Mesmo vendo vários tópicos, ainda não consegui entender direito como ou quando usar uma DI.

Nós temos em nosso ministério, Violão, Guitarra, Baixo, bateria eletrônica e Piano digital (Yamaha p85).

Em nossa igreja a medusa é ligada tudo nos canais XLR.

Pergunta:
Tenho que ligar todos os instrumentos com DI? E se conseguir ligar em line ao invés dos canais xlr, algum instrumento ainda precisa? Ou ficaria melhor mesmo assim usando DI? Tipo, ao invés de ligar em line ligar com DI no canal XLR mesmo?
Desculpa a ignorância é que não consegui entender mesmo como funciona isso. Ah, e teria que ser todos DI's ativos, né? Pelo que entendi parece que fica melhor. (Se é que consegui entender direito... rsrsrs)

Bom, se tivermos que comprar DI iremos faze-lo, mas ai precisaria da ajuda para qual . Temos em vista estes:
(qual melhor custo/benefício)
- Behringer DI100 = R$105,00;
- Samson S-direct = R$127,00;
- Phonic Db3 = R$114,00;
- Landscape HB2 = R$79,00;
- CSR DBP (passivo) = R$79,00.

Mais uma vez peço desculpa aos amigos pela ignorancia sobre o assunto. Realmente esse negócio de com DI e sem DI tá me tirando o sono. rsrsrs
 
Vamos lá!

Para entender melhor sobre eles leia esse artigo:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=175">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=175</a><!-- m -->

Sobre suas duvidas:
Biasi disse:
Em nossa igreja a medusa é ligada tudo nos canais XLR.

Pergunta:
Tenho que ligar todos os instrumentos com DI?
Se vocês ligam tudo em XLR e "se" o seu multicabo realmente foi construído de forma correta ou seja, todo ele balanceado a resposta é sim! todo os instrumentos devem passar por um DI para balancear o sinal evitando a incidência de ruídos pela distancia do multicabo e casando melhor a impedância do instrumento com as entradas da mesa...

Biasi disse:
E se conseguir ligar em line ao invés dos canais xlr, algum instrumento ainda precisa? Ou ficaria melhor mesmo assim usando DI? Tipo, ao invés de ligar em line ligar com DI no canal XLR mesmo?
Não faça isso, a entrada line serve sim para ligar instrumentos nela, mas como voce usa multicabo e a distancia deve ser grande a melhor ligação seria mesmo instrumento->DI->Mesa na entrada MIC ou XLR

Sobre a indicação de compra do DI fico com a opnião do Rafael ae em cima...

[]´s
 
Amigos, paz!

Então, sei que é tudo ligado sim com cabo balanceado. A distancia é curta, não tem mais de 6, 7 metros. Usa a medusa porque o som, mesa, fica dentro de uma salinha (sim, infelizmente fica fechado).
Daria para ligar fora da medusa com cabo P10, direto na mesa. Por isso a pergunta se ficaria melhor.

Agora sobre usar DI's, entendo a colocação do Leal e do Fábio, mas não temos como desembolsar cerca de R$170,00 por cada DI (seriam 5 unidades). Pelo preço a gente iria de CSR ou Landscape. Sei que CSR não tem produtos bons, são bem inferiores. O da marca Landscape não conheço, ai viria ajuda dos amigos. Já o Behringer sei que tem bom custo/benefício. Vejo eles em todo lugar, 99% do povo usa esse.
Coloquei o Samson porque pela diferença para o Behringer poderia ser uma alternativa se fosse muito superior ao concorrente pela diferença. E no caso desse IMP2 que passaram como sugestão, pelo que vi é passivo. Atenderia mesmo assim?

Grato pela ajuda e disposição dos amigos.
 
Landscape tem boas referencias no ramo de guitarras...
Conheço vários equipamentos deles, e são todos bons, mais nunca usei o DI deles.
Mais credito ser algo de boa qualidade.

Quanto ao ativo e passivo, vai de acordo com sua necessidade... Se sua mesa tiver phantom não vejo porque comprar um passivo... levando em conta que seu sistema é ligado em uma boa rede de energia e devidamente aterrada.

Quanto as BEH, eu uso os DI100 e GI100... Nada de mais, mais também não são horríveis.
 
pTjz, paz!

Então você arriscaria usar o DI da Landscape?
Sobre a mesa usar phantom, sem problemas. Agora a rede elétrica não tenho certeza das instalações. Ai não tenho tanto acesso as instalações da igreja.

Agradecido pelo suporte e ajuda.
 
Biasi disse:
pEntão você arriscaria usar o DI da Landscape?
Contra estas marcas duvidosas Soundking, CSR, bla bla bla... Porque não?
Ja que é para arriscar, arrisque em algo que tenha pelo menos alguma referência boa...
A landscape tem ótimos equipamentos e ótimos endorses também, não acredito que ela queria se queimar com algo que não seja no mínimo descente!
 
Amigos, paz!

pTjz,
É, acho que me convenceu. Vou comprar uma unidade desse landscape e testar, ver como ele se sai. Um componente do nosso grupo tem CSR. Comparo e vejo os prós e contras.

Agradecido pela ajuda de todos.
 
Biasi, A paz. Você testou os DI's? Comparou? To precisando comprar uns aqui pra igreja, mas não quero comprar nada que eu vá me arrepender, só que também não tenho como gastar muito.

Quem tiver alguma outra sugestão, agradeço.

PS: Alguém já usou o phonic db3? Vi esse na loja, mas não quero comprar sem referências.
 
Uso bastante as 3 primeiras.
Leve em consideração o meu contexto de um PA horrível, acustica ruim e normalmente pouco tempo pra passar som.

Tanto a behringer como a phonic (são idênticas, não é só por fora, por dentro tmb - sim eu abri e comparei as duas).
Elas dão um ganho limpo se comparados ao ganho que você tenta dar na mesa usando uma DI passiva.
Usei em captadores de chello e violinos passivos e funcionou espetacularmente bem. Todas as outras passivas, inclusive uma wilrwind, me resultou em ruídos por causa do ganho da mesa.
A Sanson foi a mesma coisa, não consigo te dizer a diferença dessa para as outras duas.

Sugiro você comprar as passivas se sua fonte sonora for bem intensa, se for direto do amp do cubo: lembre-se de comprar uma com atenuação de uns 40 dB (inclusive é o que oferece a behringer/phonic, 2x pads de 20dB.A sanson tem um pad sem especificação, mas que deve ser em torno dos 40 dB)

Em aplicações mais práticas e flexíveis eu ficaria com qualquer uma das 3 primeiras, naquela velha história: leva a mais barata.
Se tiver a oportunidade de comprar duas, faça. E se tiver tempo, nos mande sua opnião, como fez o David.

Um pouco mais sobre a DI100:
Ela usa dois transformadores não isolados ou encapsulados: Um na entrada e outro na saída. A entrada XLR é desbalanceada (AHA pegadinha do malandro!). E o ground lift é ótimo. Os operacionais são os clássicos da behringer 4550, ou algo do tipo.

Adoraria fazer testes mais científicos... ah o tempo, "fio fino que atoa escapa"...
 
Amigos, paz!!
lucasleal_rj disse:
Biasi, A paz. Você testou os DI's? Comparou? To precisando comprar uns aqui pra igreja, mas não quero comprar nada que eu vá me arrepender, só que também não tenho como gastar muito.

Quem tiver alguma outra sugestão, agradeço.

PS: Alguém já usou o phonic db3? Vi esse na loja, mas não quero comprar sem referências.
"lucasleal_rj"
Então, ainda não comprei, mas dei preferencia pela IMP2 da Whirlwind.
Tenho um amigo que está no Paraguai. Pedi para trazer de lá uma para mim... Quando chegar posto minhas impressões.

aliabianco disse:
Uso bastante as 3 primeiras.
Leve em consideração o meu contexto de um PA horrível, acustica ruim e normalmente pouco tempo pra passar som.

Tanto a behringer como a phonic (são idênticas, não é só por fora, por dentro tmb - sim eu abri e comparei as duas).
Elas dão um ganho limpo se comparados ao ganho que você tenta dar na mesa usando uma DI passiva.
Usei em captadores de chello e violinos passivos e funcionou espetacularmente bem. Todas as outras passivas, inclusive uma wilrwind, me resultou em ruídos por causa do ganho da mesa.
A Sanson foi a mesma coisa, não consigo te dizer a diferença dessa para as outras duas.

Sugiro você comprar as passivas se sua fonte sonora for bem intensa, se for direto do amp do cubo: lembre-se de comprar uma com atenuação de uns 40 dB (inclusive é o que oferece a behringer/phonic, 2x pads de 20dB.A sanson tem um pad sem especificação, mas que deve ser em torno dos 40 dB)

Em aplicações mais práticas e flexíveis eu ficaria com qualquer uma das 3 primeiras, naquela velha história: leva a mais barata.
Se tiver a oportunidade de comprar duas, faça. E se tiver tempo, nos mande sua opnião, como fez o David.

Um pouco mais sobre a DI100:
Ela usa dois transformadores não isolados ou encapsulados: Um na entrada e outro na saída. A entrada XLR é desbalanceada (AHA pegadinha do malandro!). E o ground lift é ótimo. Os operacionais são os clássicos da behringer 4550, ou algo do tipo.

Adoraria fazer testes mais científicos... ah o tempo, "fio fino que atoa escapa"...
"aliabianco"
Então você indica as DI's ativas? São melhores? Melhor desempenho?

David Fernandes disse:
Há alguns anos atrás fiz um teste comparativo, bastante empírico na verdade, com quatro DI's dos mais baratos do mercado, mas que revelou algumas informações importantes. Olhem o artigo do link abaixo e decidam.

http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=31

[]'s
David, chequei a ver seu tópico. Foi dai que me surgiram as dúvidas... rsrs
Aliás, bem interessante seu tópico.
 
Biasi disse:
Então você indica as DI's ativas? São melhores? Melhor desempenho?
Leia este artigo: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=175">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=175</a><!-- m -->
No final do artigo tem os prós/contras dos ativos/passívos.
 
Biasi disse:
Então você indica as DI's ativas? São melhores? Melhor desempenho?

Opa, não foi isso que eu quis dizer.

Eu falei bem dos modelos específicos que citei. Em especial a DI100.

O conceito genérico de DI ativa nos remete a uma DI sem o TRANSFORMADOR que casa as impedâncias e balanceia o sinal,
através de amplificadores operacionais. O isolamento é péssimo e consequente ruído é gigantesco. Ai o quesito timbre nem entra na história.
Como por exemplo o modelo DI20 da behringer. Eu afirmo pra você: esta DI é RUIM pra caramba.

Voltando pra DI100.

Ela usa amplificadores operacionais sim (ai que precisa ou do phanton ou da pilha9V), MAS ela também usa a tecnologia dos passivos: os transformadores. Eu a chamaria erroneamente de uma DI hibrida, rs.

Porque eu acredito que ela é boa: porque o circuito de ganho fica na própria DI, isolado da fonte por um transformador e isolado da mesa por outro.

As passivas tem atenuação muito alta, 20dB se não me engano, o que requer o ganho na mesa.
Se ganho da tua mesa for ruim: ruído.
Se teu multicabo for longo e/ou tiver interferências, esse ganho que você deu na mesa, pra compensar a atenuação da di passiva: Gera mais ruídos.

Só esclarecendo (ainda que genericamente): amplificadores operacionais são a alma dos circuitos analógicos atuais: filtros equalizadores, maioria dos circuitos de ganho e por ai vai...

Acredito que falar de ativa ou passiva não garante qualidade. Já trabalhei com passiva ruim e com ativa ruim.

Biasi disse:
IMP2 da Whirlwind
Essa mesmo que agente tem aqui. Cuidado quando sua fonte por passiva, captadores passivos por exemplo e quando o volume da fonte for muito baixo.

Abraço!

Editado: Ah as M3P da EAM são muito boas também!!!
 
Alia.

Há diversos DI's passivos no mercado que têm atenuadores. Um exemplo é o M3P, da EAM, por sinal, um excelente DI.

m3p.jpg
 
Bom preço...
M3A DI
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.lumixpro.com.br/audio/perifericos/direct-boxes/direct-box-m3adi-383/">http://www.lumixpro.com.br/audio/perife ... m3adi-383/</a><!-- m -->
R$ 201,70
ou 6 x de 33,62 sem juros
12.7% de desconto para pagamento no Boleto Bancário: R$ 176,08
10% de desconto para pagamento à vista: R$ 181,53

M3P DI
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.lumixpro.com.br/audio/perifericos/direct-boxes/direct-box-m3pdi/">http://www.lumixpro.com.br/audio/perife ... box-m3pdi/</a><!-- m -->
R$ 140,40
ou 6 x de 23,40 sem juros
12.7% de desconto para pagamento no Boleto Bancário: R$ 122,57
10% de desconto para pagamento à vista: R$ 126,36

Iae? EAM ou Whirlwind IMP2?
 
BBE?? rsrs

Só pra aumentar a duvida!rs

di400-front_L.jpg


<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.bbesound.com/products/di-solutions/di-400.aspx">http://www.bbesound.com/products/di-sol ... i-400.aspx</a><!-- m -->


DI100x_L.jpg


<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.bbesound.com/products/di-solutions/di-100x.aspx">http://www.bbesound.com/products/di-sol ... -100x.aspx</a><!-- m -->


magnum-di_L.jpg


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A BBE é ótima também...
Estou na mira de um BMAX-T, quando aliviar um pouquinho o orçamento vou comprar um =X
 
Amigos, paz!
David Fernandes disse:
Alia.

Há diversos DI's passivos no mercado que têm atenuadores. Um exemplo é o M3P, da EAM, por sinal, um excelente DI.
Vi falarem muito bem mesmo dessa DI da EAM, mas o preço é um pouco caro. Encontrei, por exemplo, da Whirlwind mais barato. Só que ele não tem chave de atenuação.
Ah, também vi seu artigo e pelo que entendi o ideal é usar DI passiva para captadores passivos e ativas para ativos, Seria isso mesmo?

O que mais me deixa com dúvida é que parece ser tanto faz usar DI ativas ou passivas, o importante é o resultado.
Ai complicou, porque não consegui entender mesmo... rsrs. Se tenho um baixo com captador ativo o ideal não seria DI ativa? Mas se usar passiva vai dar resultado? Já vi usarem muito isso e ao contrario principalmente... (desculpem a ignorancia, isso ainda não entrou na minha cabeça) :cry:

Outra dúvida é se usar uma DI ativa (phantom da mesa) não terei problema em "plugar/desplugar" os equipamentos? Não terei risco de queimas?
 
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