[AJUDA/DUVIDA] Montagem Primeiro Som Profissional

charliimlisboa

New Member
alguem pode me ajudar?
estou montando meu primeiro som e gostaria de sanar algumas duvidas
irei comprar:

graves: 2 Woffers de 18" Oversound Sub800 800wrms 8Ohms
medios/graves: 2 Oversound 12" Steel 400wrms 8Ohms
medio/agudo: 2 Cornetas D305 JBL 70wrms

o que eu gostaria de saber é:

para os graves, fazer a caixa powerbass MLW seria bom? ou indicaria outra caixa? no caso 1 caixa pra cada falante.

para os medio/graves qual caixa fazer? posso colocar eles juntos com as cornetas? mesma coisa 1 caixa pra cada medio e driver.
qual potencia devo usar? quantas? necessito de crossover? qual mesa de som? melhor custo x beneficio (por questoes financeiras)

usarei esse som para fazer festinhas como churrascos e sociais de amigos, esse som é para atender entre 100 a 200 pessoas.

para energias eletrica, queria fazer um main power de 4000w com chaveta de 110/220v (seria o ideal?)

quero saber se ta bom, esta certo, o que mais devo fazer

ou indicaria algo mais barato com custo x beneficio mais em conta.

aguardando respostas Obrigado
 
Meu caro,

Por não ter experiência vale a pena comprar caixas prontas, pois o tal custo beneficio faz jus ao "nome".

Sobre quanto estamos falando ($$) que vc quer investir esses outros equipamentos ? (tudo menos caixas) e nas caixas quanto quer investir ? vai ter banda ou só um not ?

ficamos no aguardo

8) 8)
 
R$4.000,00 valor que posso investir.

nao será para uso de banda nao, usarei notebook (som mecanico)

é porque meu irmao faz caixas para som automotivo, entao eu queria aproveitar isso dele e
fazer as minhas...


mais voces acham que as caixas prontas (ativas) seriam o ideal?
 
charliimlisboa disse:
mais voces acham que as caixas prontas (ativas) seriam o ideal?

Sem dúvida alguma. Projetos de caixas, quando bem elaborados e com os falantes corretos, já têm certos riscos de não dar certo. Imagine então uma produzida por "box makers" de som automotivo. Boa coisa certamente não virá. Não desperdice seu tempo e dinheiro nessa empreitada a não ser que saiba muito bem o que está fazendo. Caixas ativas produzidas por empresas sérias valem muito mais a pena.
 
Jefferson Telles disse:
Sem dúvida alguma. Projetos de caixas, quando bem elaborados e com os falantes corretos, já têm certos riscos de não dar certo. Imagine então uma produzida por "box makers" de som automotivo. Boa coisa certamente não virá. Não desperdice seu tempo e dinheiro nessa empreitada a não ser que saiba muito bem o que está fazendo. Caixas ativas produzidas por empresas sérias valem muito mais a pena.



obrigado jefferson pela resposta.. entao o que voce me aconselharia a comprar que ficaria muito bom, forte e com qualidade investindo ate 4mil reais?
 
Jefferson Telles disse:
charliimlisboa disse:
mais voces acham que as caixas prontas (ativas) seriam o ideal?

Sem dúvida alguma. Projetos de caixas, quando bem elaborados e com os falantes corretos, já têm certos riscos de não dar certo...

discordo dessa opinião. como pode um projeto de caixa com volume e sintonia corretos darem errado?

Se você não tem dinheiro suficiente, mas já tem os falantes e tem marceneiro pra fazer, é só fazer o projeto a risca como sugerido pelo fabricante. volume e sintonia certos não dá pra ficar ruim. No site da oversound tem os volumes e sintonia pra os dois modelos citados:

http://www.oversound.com.br/projetos/


É claro que se o marceneiro não fizer como tá no papel, dará errado mesmo. 4.000,00 só dá pra comprar uma caixa subgrave ativa de qualidade.

Eu tenho caixas Br feitas conforme as sugestões do fabricante e funcionam muito bem. Quanto ao acabamento, fica conforme a habilidade de cada um.
 
Antes que eu esqueça...

Estude bastante antes de se aventurar, pois você citou que tem drives d305 selenium. Eles são drives fenólicos e não reproduzem agudos. Se pensar em fazer troque-os por drives TIs ou mesmo coloque twitter.
 
D som disse:
Jefferson Telles disse:
charliimlisboa disse:
mais voces acham que as caixas prontas (ativas) seriam o ideal?

Sem dúvida alguma. Projetos de caixas, quando bem elaborados e com os falantes corretos, já têm certos riscos de não dar certo...

discordo dessa opinião. como pode um projeto de caixa com volume e sintonia corretos darem errado?

Se você não tem dinheiro suficiente, mas já tem os falantes e tem marceneiro pra fazer, é só fazer o projeto a risca como sugerido pelo fabricante. volume e sintonia certos não dá pra ficar ruim. No site da oversound tem os volumes e sintonia pra os dois modelos citados:

http://www.oversound.com.br/projetos/


É claro que se o marceneiro não fizer como tá no papel, dará errado mesmo. 4.000,00 só dá pra comprar uma caixa subgrave ativa de qualidade.

Eu tenho caixas Br feitas conforme as sugestões do fabricante e funcionam muito bem. Quanto ao acabamento, fica conforme a habilidade de cada um.

Respeito sua opinião, mas a construção de uma caixa, a meu ver, vai muito além do fiel cumprimento do projeto. Prossivelmente até ficará bom, mas não dá para garantir. Mesmo com a sintonia correta, outros fatores como a densidade da madeira, o enchimento, as alças e as eventuais imperfeições nas vedações podem influenciar no resultado final... Talvez as diferenças sonoras para as caixas produzidas pelos fabricantes, testadas em câmaras anecóicas, até sejam imperceptíveis, mas fatalmente existirão em maior ou menor grau. Assim sendo, para quê arriscar? Principalmente sabendo que em 95% dos casos, pelo menos, alguma modificação será feita pelo empreiteiro, como a colocação de uma corneta genérica, por exemplo, que é a situação mais comum de se ver por ai... A propósito, qual a corneta indicada pela Oversound neste projeto citado? Entendeu agora o que eu quis dizer?
 
Jefferson

A Selenium por muitos anos antes de ser vendida para a herman em seu site tinha muitos projetos para seus falantes. Nesses haviam informações de espessura de madeira, corneta e tantos outros detalhes. Será que qualquer fabricante iria arriscar apresentar projetos que não dariam o melhor rendimento pra seus drives?

Aliás, não só a selenium, mas quase todos os fabricantes mundiais tinham e alguns ainda tem projetos.

O fato é que a realidade de 4000,00 que é o caso do amigo, não dar pra comprar caixas de ótima qualidade. Sendo assim, como ele já tem os drives, tentemos orientar a fazer o melhor possível.

Outra pegunta: Você já construiu alguma caixa obedecendo o projeto sugerido pelo fabricante? ficou ruim?

Quanto ao drive que ele tem, é um selenium que não dá pra ser usado sozinho como falei anteriormente. Aqui tá as especificações dele e quais cornetas sugeridas:

http://www.jblselenium.com.br/marcas/upload/f69f8cb703bc9fb7097d747c4c3dc11c.pdf


Mas compreendo as suas sugestões, pois a maioria não fica atento a esses detalhes quando se propõem em fabricar suas próprias caixas e terminam gastando a toa.
 
Caro Denilson: Estou plenamente de acordo com as suas colocações, mas nossa orientação tem que ser a mais clara possível, de forma a evitar que nossos leitores acabem pensando que conseguirão tirar "leite de pedra" ou no caso específico, "JBL de Oversound". O que precisamos deixar claro, chamando a atenção do público em geral, é que projetos foram feitos para falantes e componentes específicos e, ao encorajarmos nossos amigos a construírem suas próprias caixas, precisamos alertá-los sobre os riscos envolvidos, sobretudo quando falamos de Oversound que, na maior cara de pau, chama de "projeto série profissional" o fornecimento de singelas informações como litragem, tamanho do duto e dimensões internas, como se fossem suficientes à construção de caixas acústicas, o que a gente sabe não ser verdade. Assim sendo, não nos resta outra alternativa senão contraindicar ao nosso amigo charliimlisboa a construção de caixas com esses falantes Oversound que ele dispõe, haja vista que ele não possui informações e nem conhecimento suficientes para fazê-lo com um mínimo de garantia de sucesso. Portanto, mantenho minha recomendação de que ele deveria avaliar a compra de caixas ativas, em vez de se aventurar na construção de caixas de qualidade duvidosa.
 
Tudo bem Jefferson.

Tranquilo. Entendi a sua posição completamente. É certo que não devemos incentivar a construção de caixas acústicas por causa da decepção que pode ser. Mas saiba que a realidade é que a maioria dos pequenos PAs são feitos de caixas construidas pelos próprios donos ou sob sua supervisão em marcenarias.

Eu mesmo tenho todo o meu PA feito por meu marceneiro [8 clones T-18, 8 12"+ TI, side e monitores] por falta de condições em comprar caixas prontas. Todas essas foram calculadas e sintonizadas obedecendo as sugestões de fabricantes e de programas específicos de cálculo. É claro que se eu podesse comprar caixas prontas de ótima qualidade não as teria feito.

Outro detalhe é que existem muitos fabricantes que suas caixas não valem o que cobram por elas. Daí não vale comprar só porque são de fábrica.

Não quero mais me deter nesse assunto,pois o que nós dois escrevemos já vai dar pra ajudar muita gente se tratando desse assunto.

Deus nos abençõe.
 
D som disse:
Tudo bem Jefferson.

Tranquilo. Entendi a sua posição completamente. É certo que não devemos incentivar a construção de caixas acústicas por causa da decepção que pode ser. Mas saiba que a realidade é que a maioria dos pequenos PAs são feitos de caixas construidas pelos próprios donos ou sob sua supervisão em marcenarias.

Eu mesmo tenho todo o meu PA feito por meu marceneiro [8 clones T-18, 8 12"+ TI, side e monitores] por falta de condições em comprar caixas prontas. Todas essas foram calculadas e sintonizadas obedecendo as sugestões de fabricantes e de programas específicos de cálculo. É claro que se eu podesse comprar caixas prontas de ótima qualidade não as teria feito.

Outro detalhe é que existem muitos fabricantes que suas caixas não valem o que cobram por elas. Daí não vale comprar só porque são de fábrica.

Não quero mais me deter nesse assunto,pois o que nós dois escrevemos já vai dar pra ajudar muita gente se tratando desse assunto.

Deus nos abençõe.

Beleza, amigo, como dizem os mais jovens, tamo junto!
 
Back
Topo