Ajuda em projeto acustico anfiteatro

amigos... apos mto pesquisar preço, resolvemos tentar fazer uma proteção para a bateria do nosso anfiteatro.
pelos preços pesquisados, resolvemos cobrir a bateria com madeira ateh a altura de 1,20 aprox e com espumas absorventes.
porem nosso pastor falou q iria ficar mto esquisito e naum era pra fazer... ele queria tudo de vidro ou acrilico (semelhante ao usado no anfiteato de domingos martins na icm).
porem orçando somente as placas de acrilico, ficou em 2 mil conto (somente placas).

um irmao nosso aki da cidade falou q consegue vidro temperado a preço mto baixo para nos, jah q somos da igreja e eh pra fazer algo em prol da igreja.
agora vem minha duvida pra saber se tal projeto teria algum resultado positivo.
eis o projeto:

--- 6 placas de vidro temperado transparente (1,70m x 0,60m) formando um sextavado na frente da bateria
--- 2 ou 3 placas de madeira de 1,90m x 1,00m com 10 cm de espuma (sendo 5 cm espuma normal e o restante espuma caixa de ovo)
---01 palco com 5cm de altura, de madeira maciça coberta com uma camada de borracha grossa dentro do sextavado e das placas traseiras.
--- o vidro ficaria uns 4 cm dentro de um friso no palco de madeira, para maior fixacao
--- na parte de cima dos vidros fariamos uma especie de anel para encaixar todos os vidros de forma q fiquem juntos, este anel feito de madeira com um friso onde se encaixaria todos os vidros e este mesmo anel seguiria ateh as placas traseiras para fixar todo o conjunto evitando q as peças se movam
--- de uma chapa de vidro para a outra, 2 dobradiças de plastico somente para maior fixacao

obs: o excesso de observacao junto a fixacao, eh pq na area onde fica a bateria as vezes venta mto e para evitar maiores desastres pensamos assim

soh naum sei se sera necessario na regiao proximo ao bumbo colocar mais uma parede de material absorvente entre as placas de vidro e a bateria
qq comentario eh bem vindo...
estamos fazendo o projeto de acordo com o q lemos tanto aki no forum como no audio list....
precisamos de tudo pronto para 1 semana por isso estamos com medo de naum dar tempo...
e em relacao ao acrilico, a principio fica inviavel pq do preço alto.
 
Fala Thiago,

olhe só, muito já foi discutido aqui sobre montagens de aquários...

Quanto ao uso de vidro no lugar de acrílico.
- vidro é frágil e pesado, mas mais barato. Acrílico é leve mas caríssimo. Se você precisa de mobilidade, fique com o acrílico. Caso contrário, ou seja, local fixo, pode usar vidro.

Quanto ao sistema de fixação.
- um bom isolamento vem de um bom sistema de isolamento das peças. Não deve haver frestas por onde passe ar (som). Entre os vidros, use silicole. Prenda tudo o mais firme posssível, para não haver vibração. E, se possível (sairá caro), monte tudo em cima de um tablado com sistema de coxins (acho que é isso), de forma a minimizar a transferência de vibrações para o chão.

Revestir ou não de espuma?
- existem sistemas onde a bateria fica atrás de vidro/acrílico apenas, de forma a deixá-la bem a mostra. É uma opção quando o visual da baterial é importante. Caso contrário, é interessante sim cobrir parte do vidro com algum tipo de espuma absorvedora, de forma a atenuar um pouco os médios e agudos. Lembrando que tal espuma terá pouco efeito sobre o bumbo, para este é melhor "abafar" a própria peça.

Uma outra sugestão é também revestir a parte de trás, a parede atrás do baterista.

Fora isto, só dar uma pesquisada, acho que é o 2o. assunto mais comentado do fórum, só perde para monitoração por fones.

Um abraço,

Fernando

Ah... imagine o trabalhão que vai dar. Pena que é muito mais fácil ter este trabalho que conseguir um baterista educado...
 
A PAZ


Pena uma boas aulas de Jazz faria efeito, mas parece que aprendem com os bateristas do Iron e da Metalica...rs.rs.rs.

Heriberto
 
Rapaz, agora que você falou é que eu atentei...

o seu Roberto, baterista conhecido meu de quase 70 anos de idade, o melhor que conheço, e que toca do jeito que você quiser, do baixíssimo ao ensurdecedor, a formação dele é toda em jazz mesmo...

É o único que conheço que o pessoal só tem elogios a ele. A pena é que, depois de muita frustração, ele não dá aula para ninguém, diz que ninguém quer aprender a tocar direito, só "socar tudo" mesmo.

Quando eu comecei no som, tive a chance de trabalhar uns bons anos com ele, os dois filhos (um excelente baixista e um maravilhoso guitarrista), e um primo meu tecladista. Eles são feras, e precisavam de alguém no som, e me ensinaram muito do que eu sei, especialmente me ensinaram que o que são bons músicos.

Para vocês terem ideia, eu NUNCA TIVE PROBLEMAS de volume com eles. Ajustávamos tudo antes, na passagem de som, e dali para a frente eles mesmo acertavam seus volumes (pelo ajuste do próprio instrumento), davam ênfase a cada instrumento na hora certa, enfim, sabiam realmente tocar em conjunto.

O único problema é que me deixaram mal acostumado. Muito mal acostumado. Hoje, pego cada "coisa", gente que só está preocupada com o próprio umbigo... ah Jesus, tem misericórdia de mim.

Um abraço,

Fernando
 
Tiago,

Pelo que você explicou o projeto parece bom e acho que ficará bonito, depois de tudo pronto irá micorofonar a bateria. Correto?

Fernando escreveu:

monte tudo em cima de um tablado com sistema de coxins (acho que é isso), de forma a minimizar a transferência de vibrações para o chão.

Isso é bastante usado, já cheguei ver até molas no lugar dos coxins de borracha, mas um ponto importante é manter o bumbo o mais longe do chão possível, tente aumentar a altura do tablado, faça-o de madeira e o fundo que ficará no chão quadriculado. Desculpe, mas não consegui desenhar...

Numa altura maior, uns 20 a 30 cm de altura do chão, se mesmo assim o bumbo embolar você pode preencher essas "câmaras" que ficaram embaixo do tablado com uma camada de lã de rocha bem espessa, daí é só ir fazendo vários testes acrescentando ou tirando lã até ficar agradável.

A altura do chão também ajuda o baterista ver toda a banda, dependendo do estilo a ser tocado ajuda muito, já que a grande maioria dos louvores nas igrejas são tocados sem partitura.

Heriberto escreveu:
Pena uma boas aulas de Jazz faria efeito, mas parece que aprendem com os bateristas do Iron e da Metalica...rs.rs.rs.

MPB também surtiria um bom efeito...Hehe

Bela sugestão de Jazz:

http://www.youtube.com/watch?v=vfGoGTQue34&feature=related

Bossa:

http://www.youtube.com/watch?v=_1nuuQnUdjQ&feature=related

Pra tocar boa música tem que ouvir boa música.

Abç,

Marcelo
 
MarceloCavic disse:
Tiago,

Pelo que você explicou o projeto parece bom e acho que ficará bonito, depois de tudo pronto irá micorofonar a bateria. Correto?

iremos microfonar sim
um kit da samson 5 pecas (sem os overs)
temos aki jah com o grupo 4 overs da samson c02 para o grupo.
acho q vou pegar 1 desses overs para microfonar em cima dos pratos da bateria e o restante deixo com o grupo.
como nesse evento pensamos em levar um coral maior (200 pessoas aproximadamente), vamos microfonar com os 3 c02 que sobraram. e 20 pessoas dessas (que jah saum a base do louvor aki na cidade sera microfonada com mics de mao normais). e o restante para ter pelo menos um nivel um pouco maior de participacao colocaremos os overs.
vou tentar postar fotos aki da montagem do aquario e depois posicao do grupo... e fazer as devidas observacoes.
 
Bom, existem abafadores como estes aqui:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-110760341-kit-abafadores-de-bateria-completo-incluindo-pratos-7-pecas-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -pecas-_JM</a><!-- m -->

Mas não sei se prejudicam em demasia o som do instrumento ou se atenuam demais.
Acredito que pelo preço vale até comprar para teste.

Abraços,

Eduardo
 
Thiago,

No nosseo aquário eu nem estou usando os overs, mesmo ele sendo todo fechado, pois o mic da caixa e dos tons está captando o sinal do pratos e hihat, tudo isto por causa dos vazamentos que ocorrem, devido há um mic pegar o som de outra peça próxima
 
Back
Topo