Ajuda em projeto de sonorização em Igreja

Nathanael Gomes

New Member
Olá amigos do Som ao Vivo!
Sou tecladista e operador de áudio em minha congregação(me viro nos 30). Sempre tivemos uma igrejinha simples, porém muito abençoada por Deus.

Nosso templo está em processo reconstrução e vai ter um LxAxC de 8x6x26 e uma galeria com LxA(do chão)xC de 8x3,5x7,5 vai ficar lindo demais.
O nosso equipamento sempre foi precário, temos um cabeçote ciclotron (esqueci o modelo) e duas caixas acústicas também ciclotron PSR 360 e uma mesa MXS 6.
Sempre quis investir no som, mas ninguém apoiava justamente por estarmos esperando o início da reconstrução do templo.
O término da reconstrução está previsto para Setembro deste ano e eu estou me auto encarregando pela parte de projeto de sonorização, porém sou leigo no assunto e gostaria muito da ajuda de vocês aqui do fórum.
Desejo ter um som de qualidade, sei que teremos que investir bastante dinheiro, e estou disposto a encarar as dificuldades que vão surgir.

Composição:
A igreja tem aproximadamente 150 membros(no domingo).
O nosso instrumental é composto por: teclado, baixo, guitarra ou violão, bateria eletrônica(futuramente acústica) e acordeon.
Teremos um conjunto de louvor de 4 ou 5 pessoas(cada uma com um microfone) e 2 microfones no púlpito.

Meu Projeto:
Mesa 12 ou 16 canais com saída de 4 retornos e talvez Phantom Power, Amplificador, Equalizador, 8 microfones (talvez alguns condensadores, por isso o Phantom Power na mesa), 2 ou 4 caixas acústicas.

Estou com muitas dúvidas em definir o meu projeto e gostaria de contar com a ajuda de vocês em: que modelo de mesa usar? Ligo todos instrumentos diretos a mesa ou cada um em seu cubo ou caixa? Qual potência de amplificador usar? 2 ou 4 caixas acústicas?

Aberto a sugestões!

De início são essas as minhas dúvidas, obrigado pela sua atenção e que Deus te abençoe!
 
8x26 é um templo muito estreito e comprido...
Como terá galeria será pior ainda, pois você terá um mezanino, então as caixas que cobriram a nave não poderão ficar muito altas, caso contrário baterá no mezanino e quem está em baixo não ouvira nada, precisando então de um reforço (mais caixas).

Minha dica, use um par de caixas em FLY para a nave, de preferência uma caixa que não tenha muito abertura horizontal, uma boa indicação é a RCF 310A, perfeita para seu caso.
Como sua caixa não poderá ficar muito alta, você provavelmente precisará de um reforço na galeria, então eu iria de dois pares, um para a nave e outro para galeria.
Quanto à mesa, uma ótima pedida com um preço relativamente baixo é a Yamaha MG206, atende suas necessidade de canais, AUX e tem PHANTOM.
Já quanto à bateria, mesmo sendo um defensor da acústica vou te dar a real, se vocês já estão habituados a uma eletrônica não recomendo trocar por uma acústica (principalmente pela característica do templo), compre uma outra BOA eletrônica (ROLAND na cabeça) e vocês serão mais felizes :p

Mais se mesmo assim quiserem a acústica, tenham em mente que terão que gastar para isso...
A bateria por si só solta no palco irá agredir muito a igreja, precisando então de um tratamento especial... Você terá de construir um aquário para ela, e terá que tratar este aquário adequadamente, e também precisará microfoná-la, o que da muito mais trabalho... Trabalho tal que adoro fazer, mais tenho de confessar que para uma igreja de pequeno porte, ainda em formação, não acho compensatório e talvez os resultados não sejam satisfatórios.
 
Nathanael.

Sei que vcs não vão investir num tratamento acústico e, como o templo é estreito e comprido, há alguns princípios que vc precisará seguir para ter um sistema de som funcional:

  1. Reduzir o nível de pressão sonora no palco;
  2. usar caixas direcionais.

Para atender ao primeiro princípio, usar cubos não é uma boa ideia. Vc terá muito volume no palco e as pessoas sentadas nas primeiras filas vão receber este impacto. Isso tb se aplica à utilização de bateria acústica. Sugiro que vc pense em adotar fones de ouvido para a monitoração dos músicos e mantenha a bateria eletrônica.

Quanto às caixas, há necessidade de que tenham ângulo de cobertura horizontal com, no máximo, 60°. Seria interessante ter tb algum tipo de painel absorvedor nas paredes laterais, para diminuir as reflexões.

Quanto à mesa, vc pode escolher qualquer uma dentro das características que indicou. Os preços e qualidade vão variar e não há ninguém melhor do que vc mesmo para saber até onde se pode gastar.

[]'s
 
Esqueci de falar sobre os cubos, mais como o mestre David falou, o melhor é evitá-los e partir para o monitoramento por fones.
 
Primeiramente obrigado pelas respostas!

Amigos e irmãos em Cristo, sou muito leigo no assunto mesmo, porém tenho estudado muito apostilas de sonorização ao vivo, igrejas, e tenho alguma base já..

Não sei se vocês viram meu perfil, mas eu tenho apenas 16 anos, trabalho e estudo, toco instrumentos desde meus 10 anos de idade: comecei com meu pai no acordeon, passei para guitarra e nos últimos 2 anos me dedico ao teclado, e junto com o teclado a mesa de som.. Estava pensando em abandonar o teclado mas como é um dom que Deus me deu, não vou deixá-lo de lado mas por outro lado a sonorização virá em primeiro lugar.

Caro amigo pTjz, entendi parcialmente sua ajuda, fiquei em dúvida apenas no que seria FLY (seria caixas suspensas na base da cobertura)? E se eu usar essa RCF 310A não preciso ligá-la ao amplificador (potência) né?

Caro amigo David Fernandes, a respeito do tratamento acústico: como é feito? e quanto ficaria mais ou menos pra fazer na medida do templo(8x6x26)?

E a respeito do som no palco.. O que faço com o acordeon?

O pastor disse que estava pensando em colocar os músicos na galeria, ficaria melhor?

Que Deus os abençoe pela ajuda..
 
Nathanael Gomes disse:
fiquei em dúvida apenas no que seria FLY
Seria usá-las penduradas a uma certa altura.
Nathanael Gomes disse:
RCF 310A não preciso ligá-la ao amplificador (potência) né?
Correto, pois elas são ativas não precisam de potencia.
Nathanael Gomes disse:
a respeito do tratamento acústico: como é feito? a respeito do tratamento acústico: como é feito?
Você deve procurar um profissional da área.
Quanto ao valor, não costuma ser barato, mais é muito recompensante.
Nathanael Gomes disse:
O pastor disse que estava pensando em colocar os músicos na galeria, ficaria melhor?
O local onde os músicos ficaram "independe".
 
David Fernandes disse:
...

Quanto à mesa, vc pode escolher qualquer uma dentro das características que indicou. Os preços e qualidade vão variar e não ninguém melhor do que vc mesmo para saber até onde se pode gastar.

[]'s


Essa foi uma das respostas mais sensatas que eu já ouvi aqui no SaV. Pois a maioria não tem essa visão.
 
Nathanael Gomes disse:
Estava pensando em abandonar o teclado mas como é um dom que Deus me deu, não vou deixá-lo de lado mas por outro lado a sonorização virá em primeiro lugar.
Siga em frente que uma coisa não anula a outra. Na verdade até ajuda, porque você terá a visão dos dois lado da moeda.
 
Exemplo de cluster central

igreja-003.jpg
 
Obrigado amigos pela ajuda e motivação..
Vou continuar meu projeto e apresentar para o grupo de louvor, para o pastor,
para que(se aprovado) ele veja se o pastor presidente pode dar uma forcinha $$..
kkkkkk

Mas antes postarei ele aqui completo, com todos equipamentos para vocês analisarem..

Deus os abençoe..
 
Mas algumas dúvidas continuam
Nathanael Gomes disse:
E a respeito do som no palco.. O que faço com o acordeon?


E pTjz a RCA 310A tem 70º de vertical e não de horizontal(vide <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.rcf.it/products/pro-speaker-systems/art-series/art-310-a">http://www.rcf.it/products/pro-speaker- ... /art-310-a</a><!-- m -->)
ACOUSTICAL SPECIFICATIONS
Frequency Response -3 dB:50 Hz ÷ 20 kHz
Max SPL:127 dB
Horizontal coverage angle:90°
Vertical coverage angle:70°
Compression Driver:1" neo, 1.5" v.c.
Woofer:10" neo, 2.5" v.c
 
A PAZ

O pastor disse que estava pensando em colocar os músicos na galeria, ficaria melhor?

Nathanael eu discordo desse posicionamento, pois imagina o seguinte o pessoal escuta o grupo nas caixas lá na frente e a equipe está lá atras.
Quanto a ideia do Cluster central, em fly, será uma ótima, pois altura vocês tem, 6 metros de altura, descontando 50 cm do teto, ficará ainda com 5,50m e é uma boa altura., e com isso irá diminuir as reflexões nas laterais, diminuindo em muito a reverberação no ambiente.
Por experiencia própria le digo que a retirada dos cubos é crucial, pois por mais que o músico seja consciente, basta um aumentar um pouco o dele os demais imediatamente aumentarão.
 
Nathanael

desculpa, é que estava em outro tópico o final da mensagem do outro saiu no que passei para voce. Já editei e agora está correto.
 
Quanto gastarei em um sistema de monitorização por fones para 5 fones?

E a respeito do som no palco.. O que faço com o acordeon?

Fique com Deus!
 
Nathanael Gomes disse:
Quanto gastarei em um sistema de monitorização por fones para 5 fones?
Depende do sistema e fones que vai comprar...
O mais comum é o powerplay + Portapro/414kp, se for esta configuração você deve gastar algo em torno de 1300-1700 reais.
 
Back
Topo