AJUDA: Gravação ao Vivo - YAMAHA MG166C-USB + CUBASE 5

ger5668

New Member
Pessoal,

Esta é minha primeira mensagem e, já é um pedido de ajuda.

Minha Igreja comprou uma mesa da yamaha poucos meses atras e ela tem uma saida "USB" com a mesa veio o cubase. estou tentando fazer a gravaçao do louvor ao vivo e tenho muitas duvidas:

1ª Como essa mesa já tem saida USB é dispensavel uma interface, do tipo: "PRESONUS, FOCUSRITE, ETC" ela já faz esse papel? se não qual o seria o processo pra gravar "multi-pistas?

2ª Dá pra gavar todo mundo junto, "multi-pistas", ou seja, simultaneamente a banda toda e depois editar indivualmente cada canal?

3ª Qual a configuração minima de um PC pra gravar ao vivo?

4ª Precisaria de uma placa de som "decente" pra tocar as gravações?

link do manual da mesa: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www2.yamaha.co.jp/manual/pdf/pa/english/mixers/mg206cusb_en_om_a0.pdf">http://www2.yamaha.co.jp/manual/pdf/pa/ ... _om_a0.pdf</a><!-- m -->

por enquanto é isso valeu.

Gerson
 
Bem vindo ao SAV

De modo geral: a mesa de som ja é uma interface de audio, então vc nao precisa de uma placa de som adicional. Ela vai gravar apenas dois canais, ou 1 canal stereo, entao vc nao consegue gravar a banda separada pra editar depois. Tem que mandar tudo ja redondo.

Um PC para gravação de audio nao precisa ser tao potente como um pra gravação e edição de video. Um core 2 Duo ou i3 com 2gb de ram já é suficiente.

[]´s
Bustillos
 
ger5668 disse:
1ª Como essa mesa já tem saida USB é dispensavel uma interface, do tipo: "PRESONUS, FOCUSRITE, ETC" ela já faz esse papel? se não qual o seria o processo pra gravar "multi-pistas?

Na verdade essa interface USB é bem parecida com a Behringer uca 202.

ger5668 disse:
2ª Dá pra gavar todo mundo junto, "multi-pistas", ou seja, simultaneamente a banda toda e depois editar indivualmente cada canal?

Somente R e L.

ger5668 disse:
3ª Qual a configuração minima de um PC pra gravar ao vivo?

Bem simples, composta por um hd de 160gb da seagate, amd athlon x2 (acima de 2,4ghz),memoria 2gb ddr2 800mhz,e uma placa mãe basica mesmo, porém com sistema original e sem virus, com confiança para não travar na hora da banda.

ger5668 disse:
4ª Precisaria de uma placa de som "decente" pra tocar as gravações?

Não a mesa já envia com boa qualidade e sem latência para o computador, porém precisa de um asio ai, e um audacity para gravar.
 
[RESOLVIDO] - Gravação ao Vivo - YAMAHA MG166C-USB + CUBASE

Blz galera,

Valeu pelas respostas!

Fiz uns testes neste feriado e consegui fazer umas gravações bem básicas (estereo).

Mas a minha principal duvida era em relação à gravação multicanal... pelo que entendi eu teria que comprar uma placa Delta 1010LT pra gravar como eu prentendia...

Eu achava que como a mesa era USB, eu poderia fazer gravar varios canais simultaneamente, mas agora já sei que nao dá...

Por outro lado eu ainda estou bem "crú" no CUBASE... preciso estudar muita coisa ainda pra conseguir um resultado razoavel....

Valeu

GErson
 
Re: [RESOLVIDO] - Gravação ao Vivo - YAMAHA MG166C-USB + CUB

ger5668 disse:
... pelo que entendi eu teria que comprar uma placa Delta 1010LT pra gravar como eu prentendia
... entenda que vc precisa de uma placa multicanal, com numero de entradas que atenda sua gravacao multipista ... a 1010LT eh a mais em conta, mas, tem outras no mercado ... ai vai de $$$.

[ ]'s
 
Tbm tenho uma yamaha MG166c so que a minha nao e USB, mas tenho uma UCA200.
Fiz uma gravação nela e nao gostei do resultado, acho que o pré dela e muito simples.
Tem como vc postar alguma gravação feita por vc?

Gravo multipista nela, mas é tocando um musico por vez!
 
Caio Fábio disse:
Tbm tenho uma yamaha MG166c so que a minha nao e USB, mas tenho uma UCA200.
Fiz uma gravação nela e nao gostei do resultado, acho que o pré dela e muito simples.
Tem como vc postar alguma gravação feita por vc?

Gravo multipista nela, mas é tocando um musico por vez!

Posto sim...

só preciso de uns dias pra fazer uns ajustes minimos na gravação... por enquanto só deu pra gravar voz e violão, mas fiquei bastante animado com os resultdos

Gerson
 
Raphael Leal disse:
Qual eh a sequencia que voce faz? Qual instrumento grava primeiro?

Não tinha como gravar a bateria por falta de mic, a sequencia foi a seguinte:

1) Baixo
2) Teclado
3) Guitarra base
4) Guitarra solo
5) Voz principal
6) back

Se tivesse bateria ela seria a primeira e seguia a ordem escrita acima.
 
Caio Fábio disse:
Não tinha como gravar a bateria por falta de mic
... usava bateria sampleada :D, economizaria muito tempo e poderia depois gravar os outros instrumentos em qualquer ordem ... e tb nao necessitaria de esta com base harmonica para gravar.
... o basico, tendo recursos, eh batera junto com baixo e base harmonica (teclado), demais instrumentos e vozes por ultimo.

[ ]'s
 
Realmente para fazer gravação ao vivo, o ruido dos prés passa meio que despercebido sendo cobrido pela a ambiencia e ruido da plateia.

Agora prés pra estudio,já é outra historia.
 
Back
Topo